O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Teto Para Dois, de Beth O’Leary – Resenha Completa!

Teto Para Dois é um livro de comédia romântica com uma narrativa leve e divertida. A história fala sobre Tiffy e Leon, duas pessoas que precisam dividir o apartamento, porém existem algumas particularidades nesse acordo que coloca os dois em diversas confusões.

Confira a seguir todas as informações sobre este livro de Beth O’Leary!

Sobre o que é o livro Teto Para Dois

Imagem com Teto Para Dois de frente
Foto: Teto Para Dois de frente

Teto Para Dois traz uma história que mistura romance romântico e comédia em doses proporcionais para divertir e encantar o leitor. Tiffy acabou de romper com seu namorado obsessivo, saindo de uma relação problemática que já não lhe satisfaz.

Por sua vez, Leon é um rapaz que está passando por dificuldades financeiras e precisa de uma solução rápida.

Assim, ele decide tomar uma decisão inusitada que vai envolvê-lo com Tiffy. Acontece que Leon decide sublocar o seu apartamento. Qualquer pessoa normal iria pensar: Ok, o apartamento tem, no mínimo, dois quartos, certo? Então…

O apartamento de Leon tem apenas um quarto. E apenas uma cama. A ideia é, portanto, alugar a cama nos momentos em que ele não a está utilizando.

É muito difícil pensar em alguém que fosse se sujeitar a um acordo desses, mas, Tiffy está desesperada, então ela aceita.

Leon é enfermeiro e trabalha no período noturno, então ele propõe utilizar a cama pela manhã e tarde nos dias úteis, sendo que Tiffy pode ficar com as noites e os fins de semana. Ambos resolvem os problemas rotineiros por meio de post-its.

As coisas parecem se acertar, mas então outras pessoas se envolvem e tudo se complica. Confira a seguir as informações técnicas do livro:

  • Título original em inglês: The Flatshare
  • Título traduzido para Pt/Br: Teto Para Dois
  • Autora: Beth O’Leary
  • Tradutora: Carolina Selvatici
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de Publicação: 2019
  • Número de Páginas: 400

Temas abordados em Teto Para Dois

Este é um livro de comédia romântica sobre dois personagens envolvidos em uma situação inusitada e que acabam atraídos um pelo outro.

Existem alguns temas que funcionam como um plano de fundo para a construção dos personagens, porém ainda que estes temas sejam mais complexos, eles não são o foco do livro.

Além desses subtextos referentes à vida romântica dos personagens, há também outras situações complicadas com as quais eles devem lidar, sendo uma delas a culpabilização do irmão de Leon por um crime que ele não cometeu.

A história de Teto Para Dois é leve e engraçada e não se propõe a ser sobre abusos e relacionamentos problemáticos, ainda que estes temas estejam subjacentes à trama principal.

Desta forma, é um livro para se divertir e passar horas agradáveis de leitura.

Imagem com Teto Para Dois deitado
Foto: Teto Para Dois deitado

Personagens

Os dois personagens principais são Tiffy e Leon. Tiffy trabalha com edição de livros, sendo que a editora em que ela trabalha é especializada em livros de crochê.

Ela não ganha muito no trabalho, porém gosta muito do que faz.

Leon, por sua vez, trabalha como enfermeiro em um lar para idosos e sua personalidade traz essa característica do cuidado com o outro.

É interessante como mesmo sendo a narrativa simples e divertida, a autora consegue contornar alguns clichês do gênero, sendo que a busca pelo “príncipe encantado” não é necessariamente, um empreendimento e sim algo que acontece meio sem querer.

Além disso, os próprios personagens não cabem nesses clichês simplificados.

Público alvo

Este é um livro que pode agradar a leitores iniciantes que gostem de histórias românticas e leves. Leitores mais experientes também podem se divertir ao ler as peripécias deste casal envolvido nesta situação diferente.

Recepção de público e crítica

Dentre seu público-alvo, Teto Para Dois parece ser um livro muito bem recebido. Ele cumpre o que se propõe, portanto, essa característica aparece nas avaliações.

No Skoob, o livro alcançou a nota 4,3 por meio de 64.892 avaliações até o momento deste texto.

No Goodreads, o livro alcançou a nota 4,06 por meio de 243.119 avaliações. São boas notas de avaliação que demonstram uma ótima aceitação dentre o público-alvo.

O interesse maior dos leitores, segundo os depoimentos nesses referidos sites, se refere, sobretudo, ao arranjo diferenciado que ambos fazem em relação aos seus problemas de moradia.

3 Motivos para ler Teto Para Dois de Beth O’Leary

Imagem com Teto Para Dois de lado
Foto: Teto Para Dois de lado

Se você ainda não se convenceu a ler Teto Para Dois de Beth O’Leary, confira a seguir três motivos para dar uma chance a este livro simpático!

Leitura encantadora

Teto Para Dois é um livro simples e leve, uma ótima escolha para momentos de diversão. A escrita da autora é rápida e fácil e faz com que a leitura seja dinâmica e leve.

Assim, este é um daqueles livros gostosos para passar o tempo, para ler em uma tarde de domingo preguiçosa.

Beth O’Leary não se demora em temas muito espinhosos, afinal, esta não é a intenção do livro. Teto Para Dois é uma leitura que deve encantar e ajudar a divertir e passar o tempo.

Sendo assim, mesmo que existam subtextos com temas mais pesados, estes não são o foco do livro.

Personagens adoráveis

Tiffy e Leon são personagens muito simpáticos que vão despertar o interesse do leitor por suas vidas e pela forma como se dará o encontro eventual dos dois.

Cada um conta com suas respectivas bagagens, com problemas pregressos e com suas fraquezas que podem ser bem reconhecíveis por pessoas comuns.

Essas peculiaridades aproximam os personagens do leitor e desperta a simpatia destes por suas histórias.

Assim, é difícil não desejar que Tiffy e Leon acabem se encontrando e desenvolvendo algum tipo de relação que possa ser saudável e bonita.

Vai virar série!

Apesar de ainda não ter data de estréia, a Paramount anunciou a adaptação de Teto Para Dois de Beth O’Leary para 2022.

Nos papéis principais de Tiffy e Leon foram escolhidos os atores Jessica Brown Findlay e Anthony Welsh, respectivamente.

A série está prevista para ser formada por seis capítulos com direção de Peter Cattaneo e será filmada em Bristol, Londres e Brighton. Rose Lewenstein fica responsável pelo roteiro.

Quem é Beth O’Leary

Beth O’Leary se graduou em Inglês e trabalhou com edição de livros infantis. Teto Para Dois foi seu romance de estreia e, desde então, ela já escreveu outros três, sendo eles:

  • A Troca (2020);
  • Na estrada com o ex (2021);
  • The No-Show (2022 – ainda não publicado no Brasil).

Seu livro de estréia, Teto Para Dois, foi escrito nas viagens de ida e volta para o trabalho enquanto ainda publicava livros infantis.

A ideia para o livro veio de partes de sua própria experiência. Segundo a própria autora em seu site oficial, a ideia surgiu quando ela e o namorado tinham decidido morar juntos.

No entanto, devido às agendas de ambos, eles podiam passar dias sem se ver, então, a autora de sentiu inspirada por essa situação a escrever sobre Tiffy e Leon.

Em todo caso, ela também salienta que se inspirar em sua vida pessoal é uma coisa rara e, na maioria das vezes, as ideias já surgem formadas.

Perguntas Frequentes

Vai ter filme de Teto Para Dois?

Por enquanto não. Vai ter uma série que será produzida pela Paramount. O elenco conta com Jessica Brown Findlay e Anthony Welsh, sendo dividida em 6 episódios.

Onde se passa a história Teto Para Dois?

A história de Tiffy e Leon se passa em Londres.

Considerações Finais

Teto Para Dois de Beth O’Leary é um livro adorável para aquecer o coração. Traz uma história leve, simpática e bonita sobre dois personagens interessantes envolvidos em uma situação diferente. É uma boa opção para quem quer passar bons momentos com um livro engraçado e curtir uma escrita simples.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>