O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Shopee é Confiável? É Seguro Comprar? Análise Completa!

A Shopee é uma loja que vem chamando a atenção dos brasileiros, devido à sua grande gama de produtos e, claro, aos preços baixos, além da disponibilidade de cupons de desconto na loja.

Mediante toda essa popularidade que a loja vem conquistando, começam a surgir perguntas sobre a segurança da loja.

As mais comuns são: Shopee é confiável? Shopee é um site seguro? Vale a Pena comprar na Shopee?

Se você deseja comprar no site, mas quer saber antes se a Shopee é confiável, neste texto iremos falar tudo sobre esse marketplace. Então, nos acompanhe até o final!

Antes de prosseguir, certifique-se que está no site oficial da Shopee. Ter certeza que está navegando no site correto é o primeiro passo para não cair em golpes na internet.

Acesse o site oficial: www.shopee.com.br

Trajetória da Shopee

A Shopee foi lançada em 2015 em 7 mercados de toda a região do Sudeste Asiático, como: Singapura, Indonésia, Malásia, Tailândia, Taiwan, Vietnã e Filipinas. Ela é uma plataforma para compra online, oferecendo ao cliente uma variedade de vendedores e um forte suporte de pagamento e de logística.

A Shopee University realizou a sua primeira sessão em Taiwan em dezembro de 2015, enquanto a Shopee Mall foi lançada em junho de 2017. Mais de 70 mil vendedores em todos os mercados prosperaram por causa dessas sessões.

Em 2018, a Shopee alcançou o GMV de mais de US$ 10 bilhões, com mais de 600 milhões de compras realizadas pela sua plataforma. E, em maio desse mesmo ano, a loja lançou o seu primeiro Super Brand day na Indonésia, e a P&G entrou como parceira da empresa.

O jogador Cristiano Ronaldo foi anunciado como embaixador da Shopee em novembro de 2019. E, em dezembro do mesmo ano, o marketplace vendeu 80 milhões de itens em apenas um dia, devido à Promoção de Aniversário da Shopee.

A empresa expandiu os seus serviços de comércio online para o Brasil em 2019. Hoje em dia, está como concorrente direta de outro marketplace muito conhecido aqui no país, o Mercado Livre.

Alguns vendedores brasileiros já se filiaram a essa plataforma de vendas. Com isso, os consumidores do Brasil contam com a possibilidade de comprar com vendedores nacionais e estrangeiros.

O site despertou o interesse dos brasileiros devido às suas promoções diárias incomparáveis e aos menores preços do mercado, além de uma enorme variedade de cupons para desconto que você encontra na plataforma.

Mas será que a Shopee é confiável? Você logo irá descobrir!

Reputação da Shopee

Imagem com site da Shopee em um computador

O site conta com certificação SSL, que é indicado pelo ícone de cadeado encontrado ao lado do endereço na barra de endereços. Isso vai garantir a privacidade dos seus dados pessoais e financeiros que são enviados para o site.

Também foi realizada uma busca no Whois do Registro.br e o domíno da Shopee foi criado em 28/02/2016 e só irá expirar em 2022. E, na busca do seu CNPJ no site da Receita Federal, a SHPS TECNOLOGIA E SERVICOS LTDA encontra-se ativa e regular.

Portanto, podemos dizer que é seguro sim comprar no site. E a Shopee é confiável? Você vai descobrir agora!

Shopee é Confiável?

Para começar, podemos dizer que a empresa, desde o seu lançamento em 2015, teve um crescimento absurdo e também conquistou o seu reconhecimento em 7 mercados Asiáticos e no Brasil.

Um fator importante que pode assegurar que a Shopee é confiável é ela possuir o CNPJ 35.635.824/0001-12, que está ativo e regular no site da Receita Federal. Ou seja, apesar de ser uma empresa estrangeira, por possuir CNPJ aqui no país, ela deve se submeter às leis nacionais.

A Shopee também possui uma Garantia estilo a do Mercado Pago, em que os pagamentos aos vendedores são retidos provisoriamente e só são liberados quando os consumidores confirmarem que seus pedidos foram entregues de acordo com o prometido.

Por fim, ao analisarmos seu desempenho no site Reclame Aqui, a Shopee possui um ótimo índice de reclamações respondidas, 99.3%. Esse dado mostra que o site se preocupa com a satisfação dos seus clientes.

Apesar de sua reputação no Reclame Aqui ser considerada regular, vale a pena lembrar que a Shopee é o Marketplace, mas quem vende e fornece os produtos são outras empresas e vendedores. Portanto, a maioria das reclamações seriam direcionadas a esses vendedores, e não à plataforma.

Por todos esses dados, é plausível dizer que a Shopee é confiável sim, porém você deve ter cuidado com os vendedores que se encontram no site, pois, assim como todo Marketplace, ele possui a presença de golpistas.

Nota da Shopee no Reclame Aqui

Imagem com nota da Shopee no Reclame Aqui

Agora que você já sabe que a Shopee é confiável, vamos te mostrar como anda a reputação dessa empresa na plataforma Reclame Aqui.

Nos últimos 6 meses, o site recebeu 28.202 reclamações e respondeu 28.017, ou seja, 99.3%. Das reclamações respondidas, 68.7% foram resolvidas e 7.704 foram avaliadas.

Dos clientes que reclamaram da Shopee, 60% deles responderam que voltariam a comprar no site. E esses consumidores deram a nota de 5.14 para a empresa.

A maioria das reclamações dos clientes são a respeito de reembolsos e produtos que foram enviados erroneamente. Por isso, é importante pesquisar bem sobre o vendedor do Marketplace antes de comprar com ele.

Para concluir, no últimos 12 meses, a Shopee se mantém regular na plataforma e conta com a nota de 6.8/10 no Reclame Aqui.

Está com Receio de Comprar na Shopee? Dê Preferência Por Vendedores Nacionais

A Shopee é confiável e conta com muitos vendedores estrangeiros. Porém, a empresa abriu espaço para vários revendedores brasileiros. Isso pode dar uma maior segurança para quem não confia muito em fornecedores do exterior.

Se você levar em conta possíveis desvios, tempo de entrega e valor do frete, vendedores nacionais ou que possuem seus estoques no Brasil te oferecem mais rapidez na entrega.

Além disso, é mais fácil reclamar no caso de problemas com seus produtos. Aqui no Brasil, a maioria das empresas possuem CNPJ, ou seja, fica mais fácil acionar a justiça, caso seja preciso, por quaisquer problemas referentes à sua compra serão juridicamente analisados.

Formas de Pagamento

No site da Shopee, você encontra as seguintes formas de pagamento para suas compras:

  • Cartão de Crédito: aceita quase todas a bandeiras, desde que os cartões tenham sido emitidos no país;
  • Boleto Bancário;
  • Cartão de Débito Virtual da Caixa;
  • Pix.

No caso de pagamento por Boleto bancário, ele pode levar até 3 dias úteis para ser confirmado, após você efetuá-lo.

Se você preferir pagar com o cartão de débito virtual da Caixa Econômica Federal, basta adicionar o mesmo em sua conta no site. Acesse a página, vá em “Minha Conta”, depois em “Cartão de Crédito” e clique em “Adicionar um novo Cartão de Crédito”. Depois, é só preencher os dados do cartão e confirmar.

A opção para pagar com Pix aparecerá após você clicar em “Opção de Pagamento”. Você tem a opção de pagar via ” Pix copia e cola” ou QR Code, e ambas as formas estão disponíveis no celular ou pela Internet Banking.

Cancelamento na Shopee

Para você cancelar seu pedido na Shopee, precisa enviar uma solicitação de cancelamento. Basta selecionar “Cancelar pedido” na página “Detalhes do pedido”. Então, você vai escolher o motivo de cancelamento e clicar em “Confirmar” para enviar sua solicitação.

Os consumidores podem enviar apenas uma solicitação de cancelamento para cada pedido, e, se a mesma for rejeitada ou retirada, você não poderá enviar outra solicitação para o mesmo pedido.

A Shopee é confiável e cada tipo de pedido de cancelamento em seu site funciona de uma forma diferente. Acompanhe:

Pedidos Locais Pagos (sem encomenda)

Nesses casos, o cancelamento pode ser feito de forma instantânea, dentro de 1 hora após você ter feito seu pedido, antes de o vendedor tê-lo organizado para envio.

Se ultrapassar 1 hora, você precisará da aprovação do vendedor para cancelar seu pedido, sendo que não se pode efetuar o cancelamento após o envio já ter sido organizado.

Pedidos Pagos (pré-encomenda)

Aqui você vai precisar que o vendedor aprove seu cancelamento, sem depender de o envio ter sido organizado. Após você enviar sua solicitação, o vendedor tem o prazo de até 2 dias para te responder.

Se o vendedor não te responder dentro desse prazo, o seu pedido será cancelado automaticamente pelo sistema da Shopee, e você receberá seu reembolso de acordo com a sua forma de pagamento,

Pedidos Pagos Vindos do Exterior (sem pré-encomenda)

Nesses tipos de situações, segue-se a mesma forma de cancelamento dos pedidos locais pagos, em que o cancelamento pode ser feito de forma instantânea, dentro de 1 hora após você ter feito seu pedido, antes de o vendedor tê-lo organizado para envio.

Se ultrapassar 1 hora, você precisará da aprovação do vendedor para cancelar seu pedido, de maneira que não se pode efetuar o cancelamento após o envio já ter sido organizado.

Como Verificar o Status do seu Pedido de Cancelamento

Para consultar o status da sua solicitação de cancelamento, você precisa ir em “Minhas Compras” e selecionar ” Exibir detalhes de cancelamento do pedido”.

Você pode conversar diretamente com o vendedor do seu pedido, através do Chat, ou fazer a solicitação de devolução/reembolso após receber seu produto. O reembolso será processado de forma automática, após o cancelamento do seu pedido ser aprovado.

Devolução e Reembolso

Após o vendedor ser notificado sobre sua solicitação de devolução/reembolso, o mesmo deverá responder em até 48 horas. No entanto, existem 3 resultados possíveis que você pode receber:

  • Vendedor aceitar seu pedido: Você receberá instruções de retorno via notificação no App e no e-mail. Seu reembolso será efetuado após os produtos devolvidos serem analisados e aprovados;
  • Vendedor não responder dentro do prazo determinado: Nesse caso, sua solicitação será aprovada de forma automática e seu reembolso será efetuado de acordo com sua forma de pagamento;
  • Disputas com o vendedor: Caso haja uma disputa, a Shopee entrará em ação para mediar a situação. A empresa poderá solicitar evidências adicionais, tanto dos clientes quanto dos vendedores, para chegar a uma conclusão justa.

A Shopee é confiável e pagará os custos de envio de devolução dos seus produtos para o vendedor. Porém, no caso de envio de produto errado ou com defeito, o vendedor é quem pagará o envio da devolução.

Envio e Entrega

Para cálculo do seu frete, a Shopee se baseia no peso e nas dimensões do pacote que o vendedor lhe fornece, assim como nos valores dos diferentes parceiros logísticos.

As transportadoras que trabalham com a Shopee para fazerem suas entregas são:

  • Correios;
  • Total Express;
  • Sequoia;
  • Loggi;
  • Rede Sul.

Assim que estiver disponível, seu código de rastreamento será enviado automaticamente para você. Todas as informações do envio serão atualizadas regularmente, desde de o preparo do seu pacote, retirada pela transportadora até a entrega em seu endereço.

Os produtos de vendedores diferentes no mesmo pedido serão entregues pelo mesmo método de envio?

Imagem com produtos diversos

Na verdade, quando você compra de diferentes vendedores no mesmo pedido, o seu produto será entregue de acordo com as opções de envio oferecidas para cada vendedor, e vai depender da área de cobertura dos parceiros logísticos.

Lembrando que, nesse caso, cada envio é cobrado separadamente por vendedor.

Como minha encomenda do exterior será entregue quando chegar ao Brasil?

Quando sua encomenda entrar no Brasil, ela será entregue pelos Correios. A Shopee é confiável e te enviará via Aplicativo um código de rastreamento. Assim, você poderá acompanhar o status da sua entrega no site dos Correios.

Garantia Shopee

Este é um método de segurança para os clientes do site Shopee, no qual os pagamentos só são liberados para os vendedores após você receber seu pedido e confirmar que foi tudo de acordo com o prometido.

Esse período de bloqueio do pagamento ao vendedor é calculado com base nos dias que o vendedor demorar para enviar seu produto e tempo estimado de entrega do pedido, que começa a contar a partir da data de confirmação do seu pagamento, além de contar com alguns dias para o consumidor confirmar o recebimento da sua entrega.

Caso os vendedores não enviem seu produto dentro do período de garantia, o seu pagamento será de forma automática reembolsado quando esse período acabar.

Você tem o direito de estender uma única vez sua garantia em 3 dias, se o vendedor ainda não tiver enviado seu produto. Para isso, basta selecionar na página detalhes do pedido, a opção “Estender Garantia Shopee”.

Se acontecer de seu pedido já ter sido enviado, mas você ainda não recebeu, você poderá estender a Garantia Shopee em mais 7 dias. Se, mesmo assim não receber seu pedido, antes do término da extensão de 7 dias, solicite o reembolso.

Onde Fica a Sede da Shopee no Brasil?

A sede da Shopee no Brasil, está localizado em SP (capital) na Avenida Faria Lima!

Dicas para Comprar no Site Shopee com Segurança

Como já dissemos antes, a Shopee é confiável e é um marktplace. As vendas na plataforma são de responsabilidade dos vendedores. Acompanhe algumas dicas para evitar golpes:

  • Verificar sempre a reputação do vendedor;
  • Nunca aceitar realizar pagamentos por fora da plataforma;
  • Pesquisar bem sobre o produto, veja as avaliações dele;
  • Informe-se com outras pessoas que já realizaram compras na Shopee;
  • Fique de olho nas regras e restrições da Alfândega, pois alguns produtos não podem ser comprados;
  • Você deve ficar ciente que que compras do exterior pode gerar cobranças de impostos;
  • Sempre opte por envios que forneçam rastreamento;
  • Já compre ciente de que seu produto pode demorar a chegar, no caso de compra de produtos internacionais.

Seguindo essas dicas, dá para você fazer uma compra de confiança na Shopee, assim como faz no Mercado Livre.

Conclusão: Shopee é Confiável mesmo?

Após analisarmos todos os dados disponíveis, ficou claro que o site Shopee é confiável, porém, assim como em todo marketplace, conta com a presença de vendedores golpistas.

Por isso, para você comprar com confiança nesse site, tome todas as precauções necessárias para evitar golpes e transtornos. E se caso ficar com receio ainda, prefira vendedores nacionais da Shopee, assim fica mais fácil recorrer caso haja algum problema.

Por fim, você pode comprar no site com segurança, lembre-se que com o Cupomzeiros, suas compras na Loja ficam mais econômicas, aproveite nosso cupom Shopee e o programa de cashback no qual devolvemos uma parte do dinheiro de volta, na sua compra online.

Vá ao site: www.shopee.com.br

As Pessoas Também Perguntam

É seguro comprar pelo Shopee?

O site Shopee é confiável e seguro, porém analise bem os vendedores e os produtos antes de realizar suas compras.

Quanto tempo demora a entrega da Shopee?

Isso depende de alguns fatores como: tempo de preparo e envio da mercadoria pelo vendedor, tipo de transporte, mercadoria nacional ou estrangeira. Porém você pode ter uma base quando colocar seu CEP para calcular o frete. Lembrando que podem ter atrasos por diversos fatores.

O que saber antes de comprar na Shopee?

É importante saber que a Shopee é o Marketplace, e quem tem responsabilidade pelas vendas são os vendedoras da plataforma. Por isso, pesquise bem sobre a reputação dos mesmos e de seus produtos.

Clique para avaliar
[Total: 3 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>