O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Receiver Onkyo TX-SR393 Vale a Pena? É Bom Mesmo?

O momento de montar um sistema home theater pode se tornar desafiador, entre amplificadores, caixas de som, Televisores, e outros equipamentos, o receiver ou receptor é um dos elementos mais importantes, já que a esse dispositivo será conectado aos demais e os dados de imagem e som enviados para a TV  e para os alto-falantes serão administrados através desse aparelho.

Assim como outros aparelhos, os receivers também podem ser encontrados em diversas faixas de preço, os modelos mais baratos são os chamados “de entrada”, e quanto mais aumentam as opções de conectividade e as tecnologias integradas, mais caro o dispositivo se torna.

O Onkyo TX-SR393 é um modelo de entrada, portanto, ele deve ser avaliado dentro da sua proposta. Esse é um dispositivo para aqueles que querem montar suas salas home theater, mas não estão dispostos a investir em modelos mais robustos.

Design

Imagem com Receiver Onkyo TX-SR393 em fundo roxo
Foto: Receiver Onkyo TX-SR393 em fundo roxo

O Onkyo TX-SR393 possui um gabinete de alumínio preto escovado, mede ‎52,32 x 40,13 x 23,88 cm e pesa 8,21 Kg.  Seu tamanho compacto torna fácil o manuseio e a tarefa de integrá-lo em qualquer ambiente, porém, é importante posicioná-lo de uma maneira que permita o resfriamento adequado, caso contrário, ele pode esquentar muito.

O painel frontal do Onkyo TX-SR393 tem um design limpo e claro, na parte inferior, há um conector para fone, botões de controle de volume em formato côncavo, 3 equalizadores para agudos e graves, entrada de microfone de medição AccuEQ e botão de otimização de música.

O painel traseiro possui terminais de alto-falante, um conector de antena, diversos tipos de entradas e ainda uma entrada USB, entretanto, ela serve somente para alimentação e não é possível conectar dispositivos para compartilhar áudio e/ou imagem.

Um display posicionado no meio do painel frontal mostra o tipo de conexão que está ativa, o nível de volume, se o Bluetooth está ou não ativado, a quantidade de caixas de som ativas, entre outros detalhes. Através da tecnologia DIMMER é possível ajustar o brilho do display.

Há também um controle remoto, que tem a construção muito simples, mas é objetivo e funcional. Possui todos os botões padrão necessários, como liga/desliga, ajuste de volume, zona A/B, Bluetooth, entre outros. Além disso, conta com retro iluminação, facilitando a visualização no escuro.

Entradas e Conexões

Imagem com traseira do Receiver Onkyo TX-SR393
Foto: Receiver Onkyo TX-SR393 com foco na traseira

Como era de se esperar, o TX-SR393 oferece uma gama mais limitada de conexões se comparado a modelos mais caros. A parte traseira hospeda 4 entradas HDMI e 1 saída HDMI (ARC), ao lado da qual há uma única entrada USB (somente para alimentação).  

Possui 2 conexões para áudio digital, sendo uma óptica e outra coaxial, 1 de antena AM/FM e 3 conexões para áudio analógico.

Também conta 1 saída line out Zona B, que permite que a mesma trilha reproduzida na zona principal seja compartilhada em outro ambiente por meio da conexão de um amplificador de som. Possui ainda 5 conexões para caixas de som, sendo 3 deles conectores de molas, e ainda 2 saídas para subwoofer.

Este modelo não possui Wi-Fi integrado, mas é possível conectar um smartphone, TV e outros dispositivos a ele via Bluetooth.

Tecnologias Integradas

Como o esperado para um modelo de entrada, o Onkyo TX-SR393 elimina a maioria dos recursos ‘inteligentes’ e de rede.

Em contrapartida, sua a construção se concentra em oferecer um som de home theater de qualidade. Este receiver de 5.2 canais promete até 155 watts de potência por canal, porém, considerando um uso mais realista, ele alcança 80 Watts a 8 Ohms por canal.

Nesse sentido, o TX-SR393 é capaz de decodificar os mais recentes formatos de som surround, incluindo a decodificação Dolby Atmos, DTS:X, Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio.

Para o uso do Dolby Atmos, ele trabalha no formato 3.2.2, com três caixas frontais, duas caixas Atmos no teto e dois subwoofers. Ele também conta com o Dolby Atmos Height Virtualizer e o DTS: Virtual X, que possibilitam efeito surround mesmo sem a utilização de alto-falantes surround.  

Portanto, o TX-SR393, por meio das tecnologias de áudio que integra, proporciona uma excelente qualidade de som, permitindo que você experimente os áudios de forma mais imersiva.

As frequências baixas, médias e altas são bem equilibradas, mas as frequências graves necessitam de um pouco mais de potência, aspecto pode ser solucionado adicionando um subwoofer ao sistema.

Esse modelo pode reproduzir facilmente uma gama diversa de formatos de arquivo, incluindo MP3, WMA, AAC, WAV, FLAC e DSD.

Com relação às especificações de vídeo o Onkyo TX-SR393, possui Ultra HD Pass que suporta sinais de vídeo 4K (até 60p). Suporta também HDCP 2.2, 4K/60p, HDR (Dolby Vision, HDR10, HLG, BT.2020), espaço de cores 4:4:4, Vídeo 3D, ARC (Áudio Return Channel), DeepColor, e upscaling de 1080p para 4K através de suas entradas HDMI.

O TX-SR393 reproduz todos os tipos de arquivos de mídia, incluindo discos Blu-ray de alta definição.

Seu processador de vídeo garante a mais alta qualidade de imagem, minimizando o ruído e melhorando a gradação de cores. Além disso, a função de upscaling converte material de definição padrão em Full HD para uma imagem melhorada, mesmo em telas grandes.

Diferenciais

Imagem com Receiver Onkyo TX-SR393 em fundo cinza
Foto: Receiver Onkyo TX-SR393 em fundo cinza

Em sua lista de recursos que o diferencia de outros modelos de entrada, o TX-SR393 conta com saídas Zona B (somente áudio), conectividade Bluetooth, Vocal Enhancer controlado por DSP e Advanced Music Optimizer. O TX-SR393 também possui a Calibração Acústica de Sala AccuEQ da Onkyo, EQ de Subwoofer e AccuReflex.

O Receiver Onkyo TX-SR393 Vale a Pena?

O Onkyo TX-SR393 é um modelo de entrada excelente. Ele pode ser perfeito para aqueles que estão iniciando sua trajetória nos home cinemas, já que conta com os codecs mais atuais em termos de imagem e som, numa faixa de preço mais acessível que os modelos top de linha.

Esse é o receiver perfeito para quem deseja desfrutar de uma paisagem sonora genuinamente cinematográfica. O TX-SR393 é poderoso o suficiente para oferecer um desempenho satisfatório, sem comprometer a acessibilidade. Portanto, se você está procurando uma atualização do seu sistema atual, deve ficar atento a este modelo.

Prós do Onkyo TX-SR393

  1. Dolby Atmos;
  2. DTS:X;
  3. DTS Virtual:X;
  4. Dolby Vision;
  5. Bluetooth;
  6. Zona B.

Contras do Onkyo TX-SR393

  1. Não possui Wi-Fi;
  2. Poucas entradas HDMI;
  3. Poucas saídas HDMI;
  4. Não possui entrada Phono;
  5. Não possui entrada multicanal.

Vídeo-review do Onkyo TX-SR393

As pessoas também perguntam

Onkyo é uma marca boa?

A Onkyo foi fundada em 1946, de lá pra cá, a marca inovadora se consolidou e se tornou uma potência e sinônimo de excelência no audiovisual. Desde a década de 70 seus receivers são elogiados não só pelos consumidores, mas também pelos experts e pela crítica.

O que é um receiver?

O receiver é, em resumo, o ponto central do seu sistema de home theater, e provavelmente a parte mais importante. Ele conecta seu dispositivo de entrada (DVD, Blu-ray, notebook, console de videogame, etc.) ao seu dispositivo de saída (TV ou caixas acústicas). Ele também permite alternar entre dispositivos, e pode amplificar sinais para sistemas mais complexos.

Como faço para reiniciar o Onkyo TX-SR393?

Após colocar o aparelho em modo de espera, pressione e segure o botão ON/STANDBY na unidade principal por pelo menos 5 segundos, e então o dispositivo será reiniciado. (As configurações do aparelho serão mantidas).

Considerações Finais

O TX-SR393 é um excelente receptor que oferece um preço bastante atrativo. Ele tem muitos recursos não encontrados em outros receptores em sua faixa de preço. Por exemplo, possui Bluetooth integrado que permite transmitir músicas do seu telefone ou tablet.

Ele também possui uma porta HDMI com passagem 4K e suporte HDCP 2.2, que possibilita aproveitar ao máximo os mais recentes formatos de vídeo de alta resolução.

Por fim, possui um sintonizador FM integrado, que você não encontrará em muitos outros receptores nessa faixa de preço. Combinado com os alto-falantes ideais, o TX-SR393 se torna uma excelente opção para um home theater de nível básico.

Até mais, Cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>