O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Os Dois Morrem no Final, de Adam Silvera – [Resenha]

Os dois morrem no final é um livro Young Adult (Jovem Adulto) que fala sobre temas importantes como a morte e também sobre a vida e como a vivemos.

É um livro de romance sensível que traz o final já no título, deixando claro que o que importa é a caminhada e não o final. Confira a seguir a resenha completa deste livro de Adam Silvera!

Sobre o que é o livro Os dois morrem no final?

Imagem com Os dois morrem no final em pé
Foto: Os dois morrem no final em pé

E se você soubesse de antemão o dia da sua morte? Será que você mudaria alguma coisa? Iria atrás dos seus sonhos, faria o possível para deixar todos os seus assuntos em ordem?

Este é o tema de Os dois morrem no final de Adam Silvera.

Mateo Torrez e Rufus Emeterio são dois jovens de quase dezoito anos que recebem a terrível ligação da Central da Morte.

O dia 5 de setembro acaba de começar, sendo pouco mais da meia-noite, e o comunicado é que cada um deles estará morto ao final daquele dia.

Mateo e Rufus não se conhecem e vivem vidas bem diferentes, mas neste último dia eles irão se conhecer e compartilhar os momentos derradeiros. Neste mundo em que se passa a história, existe também uma forma de alento para quem recebe essa triste notícia: um aplicativo chamado Último Amigo.

Este é um nome bem apropriado a esse aplicativo, afinal, trata-se mesmo de encontrar um amigo para o fim de tudo. Assim, os dois se encontram e decidem viver as horas que lhes restam da melhor forma possível.

  • Título original em inglês: They Both Died At The End;
  • Título traduzido para Pt/Br: Os dois morrem no final;
  • Autor: Adam Silvera;
  • Tradutor: Vitor Martins;
  • Editora: Intrínseca;
  • Ano de Publicação: 2017;
  • Número de Páginas: 416.

Temas abordados em Os dois morrem no final

Este é um livro de romance que procura refletir sobre a grande questão humana que é a morte. Esta é uma situação inevitável a todos os seres humanos, mas que costuma trazer medo e apreensão.

O medo do desconhecido, da não existência, do vazio são algumas das possibilidades que fazem com que este assunto seja um tabu.

Em Os dois morrem no final, Adam Silvera fala sobre o assunto de uma forma bonita e delicada utilizando-se de personagens bem diferentes, mas unidos pela fatalidade do destino.

A juventude dos dois e os poucos anos em que estiveram na terra são pontos que trazem uma carga maior de drama à história.

Personagens

Mateo tem dezoito anos. É introspectivo e fica na dele na maior parte do tempo. Apesar de ser uma boa pessoa, essa forma de lidar com o mundo e passar seus dias faz com que ele não tenha aproveitado bem a vida.

Assim, quando no dia 5 de setembro ele recebe a ligação da Central da Morte, tudo o que mais quer e voltar a se esconder.

Por sua vez, Rufus é um personagem de ação. Ele vive em um lar adotivo e sua família é o seu grupo de amigos.

Em sua mente, a morte virá para ele, mas ninguém mais a sentirá, nem mesmo notará a sua falta e é esse pensamento que o faz sentir uma tristeza imensa com sua morte próxima.

Os dois não têm muita coisa em comum e nem mesmo vivem em lugares próximos, mas o aplicativo Último Amigo será responsável por uni-los nesta última noite. Assim, Mateo e Rufus se encontram no fim da vida e tentam fazer essas horas finais durarem o máximo possível.

Público alvo

Imagem com frente e verso de Os dois morrem no final
Foto: Os dois morrem no final – frente e verso

O público alvo para Os dois morrem no final é aquele com a faixa etária acima de 16 anos.

Uma vez que o livro trata de temas mais pesados como a iminência da morte, é importante que os jovens que o leiam tenham um grau um pouco maior de maturidade para compreender a mensagem que o livro deseja passar.

Ainda que o tema seja complexo, ainda que busque tratar da morte de jovens, o livro traz uma mensagem importante sobre viver uma vida que valha a pena ser vivida.

É essencial parar e analisar a forma como se passa cada dia e em quais problemas a mente está ocupada.

Recepção de público e crítica

A recepção do público observada em comentários nas redes sociais e em sites de compra é positiva. No Skoob, a nota é 4.4 com votos de 15.670 avaliadores.

É uma nota alta que mostra a boa recepção do livro de Adam Silvera. A maioria dos comentários fala acerca da emotividade que o livro traz e da delicadeza com a qual o tema é abordado.

3 Motivos para ler Os dois morrem no final

Imagem com Os dois morrem no final deitado
Foto: Os dois morrem no final deitado

Confira, a seguir, três motivos para ler Os dois morrem no final, de Adam Silvera!

1. Um tema complexo com uma abordagem interessante

O tema da morte e da iminência da mesma é muito recorrente na literatura.

A mortalidade do ser humano é um ponto de grande interesse e a literatura é solo fecundo para as mais diversas teorias e abordagens.

Desta forma, em Os dois morrem no final, o mesmo tema surge, porém, com uma roupagem mais jovem e que conversa com a faixa etária do público Jovem Adulto.

2. Vai virar série!

Em março de 2022, Chris Van Dusen, criador da série Bridgertons da Netflix, confirmou que está trabalhando no roteiro para um piloto de série de Os dois morrem no final.

Ainda não há previsão de lançamento ou de escolha de elenco, porém o autor Adam Silvera está colaborando na escrita do roteiro.

3. Uma história de esperança e otimismo

Apesar de tratar do tema da morte e o grande spoiler estar já contido no título, Os dois morrem no final não fala sobre a morte. Ou pelo menos não é o foco do romance.

Neste livro, é a vida que tem o protagonismo é sobre a vida que o leitor é levado a pensar, sobre como está vivendo seus dias e como gostaria de estar vivendo.

Nesse sentido, este é um livro para despertar o leitor para aquele assunto incômodo que ninguém quer tocar que é a própria finitude.

No entanto, quando paramos para pensar sobre a nossa morte, paramos também para pensar nossa vida. Um não existe sem o outro. Assim, Os dois morrem no final é um livro que proporciona reflexões importantes.

Quem é Adam Silvera

Adam Silvera é um autor estadunidense, nascido e criado no Bronx em Nova York. Antes de ser reconhecido como escritor trabalhou por anos no mercado editorial.

O autor é destaque e Best-Seller no New York Times e já escreveu um livro em parceria com a escritora Becky Albertalli, autora de Com amor, Simon.  

Adam Silvera também é autor de:

  • • E se fosse a gente?;
  • • Here’s to Us (co-autoria com Becky Albertalli);
  • • História é tudo que me deixou;
  • • Lembra aquela vez;
  • • Infinity Reaper;
  • • Infinity Son.

Perguntas Frequentes

Quando foi lançado Os dois morrem no final?

O livro foi publicado pela primeira vez em 2017 nos EUA. No Brasil, o livro chegou em outubro de 2021.

Quais outros livros Adam Silvera escreveu?

E se fosse a gente?; Here’s to Us, escrito em parceria com Becky Albertalli; História é tudo que me deixou; Lembra aquela vez; Infinity Reaper; Infinity Son.

Considerações Finais

Os dois morrem no final de Adam Silvera é um livro de drama direcionado a Jovens Adultos.

Traz uma mensagem interessante e essencial sobre como viver a vida, como aproveitar os momentos que não voltam mais e como tentar ser feliz em meio às adversidades. É um livro interessante para ajudar a repensar algumas coisas.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>