O iPhone XR foi lançado em 2018, porém ele ainda é muito procurado pelos consumidores da Apple. Apesar de a marca ter lançado outros modelos, o XR consegue se manter entre os celulares mais vendidos. Mas será que o iPhone XR é bom?

Aqui, neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre esse smartphone que ainda continua fazendo sucesso entre os usuários da Apple. Como também vai descobrir se o iPhone XR é bom após alguns anos de seu lançamento.

Veja também: Onde comprar iPhone? Melhores sites para comprar Barato

O iPhone XR é Bom? Conhecendo o Smartphone

Anunciado em 12 de Setembro de 2018, no Steve Jobs Theater, na cidade de Cupertino, o iPhone XR foi lançado oficialmente em 26 de outubro de 2018.

Um aparelho feito com tecnologia de ponta, para mudar completamente a forma como você interage com o mundo, além de oferecer mais praticidade para o seu dia a dia.

O smartphone da Apple possui um design moderno e uma estrutura mais resistente, com molduras em alumínio aeroespacial. Para aumentar seu desempenho, ele usa um novo nível de inteligência artificial, através do chip A12 Bionic.

Ainda possui câmeras com alta definição e filma em 4k, para você poder registrar todos os seus momentos com uma qualidade incrível. E para proteger seus dados e arquivos, conta com autenticação facial, com o Face ID avançado.

Especificações Técnicas

  • Tela: 6,1 polegadas, Retina IPS e resolução 728 x 1792 com True Tone
  • Processador: Apple A12 Bionic hexa-core
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (f/1.8) com estabilização óptica
  • Câmera frontal: 7 MP (f/2.2) + SL 3D
  • Gravação de vídeo: 4K a 60 FPS
  • Bateria: Até 16 horas em navegação no 3G
  • Conectividade: Wi-Fi, 3G/4G, Bluetooth 5, USB, NFC e GPS
  • Sistema operacional: iOS 12
  • Dimensões : 150,9 x 75,7 x 8,3 mm
  • Peso: 194 gramas
  • Cores disponíveis: Preto, vermelho, amarelo, azul, coral e branco
  • Recursos extras: Face ID, proteção IP67, carregamento sem fio e carregamento rápido

Por que o iPhone XR Ainda é Campeão de Vendas?

Mesmo o iPhone XR não sendo o melhor modelo de celular do momento e da Marca, ele consegue combinar tela grande, câmera de qualidade, bateria de longa duração e um preço mais em conta.

Ele consegue manter sua posição entre os mais vendidos porque é um aparelho ainda muito poderoso e que conta com um design moderno. Com isso, ele se torna um bom custo-benefício para os usuários da Apple. Inclusive se tornou o favorito de muitos brasileiros.

Porém, será que é possível afirmar que o iPhone XR é bom? Logo você irá descobrir!

O iPhone XR é Bom?

Confira no vídeo abaixo uma review completa do iPhone XR. Assim, você verá na prática se esse modelo é bom mesmo e se ainda vale a pena comprá-lo.

Design e Estrutura

Imagem com foco na tela e na lateral do iPhone XR
Foto: tela e lateral do iPhone XR

O iPhone XR conta com um acabamento caprichado e moderno, o que faz ele parecer um produto Top de linha. Possui, na traseira, uma proteção de vidro que assegura uma sensação de conforto ao pegá-lo. E para deixar o aparelho mais elegante, a Apple usou alumínio aeroespacial.

Na tela frontal, encontra-se o famoso notch na parte superior, que comporta câmera, sensores e alto falante para chamadas. Além disso, o XR é maior e mais pesado (194 gramas) que modelos atuais, e pode ser ruim de segurar para quem tem mãos pequenas.

Tela

O smartphone possui uma tela Liquid Retina de 6,1 polegadas e a tecnologia do display é IPS. Esse display entrega uma proporção de contraste de 1.400:1, brilho de até 625 nits e recursos como True Tone e ampla tonalidade de cores.

A Apple usa a densidade de pixels como padrão para entregar qualidade, com isso, a definição do XR é suficiente para garantir uma boa experiência no geral.

A tela ainda apresenta um contraste excelente, elevado brilho e fidelidade de cores. Sendo assim, você terá uma ótima experiência para assistir filmes, jogar games e ver imagens.

Configuração e Desempenho

O processador usado no iPhone XR é bom, o A12 Bionic (produzido com litografia de 7 nanômetros), que garante maior performance e menor consumo de energia. Ele conta com seis núcleos, sendo dois de maior desempenho com clock de 2,49 GHz e quatro de alta eficiência que funcionam a 1,6 GHz.

O chip do XR é até 15% mais rápido e até 50% mais eficiente no uso de energia do que o chip constante no iPhone 8. Ou seja, para quem gosta de jogar, esse celular ainda tem capacidade para rodar seus games preferidos com boa qualidade. A vantagem do XR ter uma resolução de tela menor é que a carga de processamento gráfico é menor nos jogos.

Esse modelo possibilita manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo e desfrutar de ótimo desempenho, graças à sua memória RAM de 3 GB. Essa memória é mais que suficiente para esse dispositivo, sendo que ele tem menor resolução; os aplicativos rodam de forma otimizada e o sistema gerencia de forma inteligente para prevenir a extrapolação de memória RAM.

Em relação ao espaço de armazenamento, o iPhone XR conta com duas opções, 64 GB ou 128 GB. Quando foi lançado, tinha a versão de 256 GB também, mas ela foi descontinuada. Porém, ainda pode ser possível encontrar modelos de 256 GB. Outro ponto importante é que o XR não possibilita o uso de cartão de memória, então opte por um aparelho com maior armazenamento.

Câmera

Imagem com foco na câmera traseira do iPhone XR
Foto: câmera traseira do iPhone XR

A câmera do iPhone XR é exatamente a mesma do iPhone 8 e iPhone SE 2020. Ele possui uma lente grande angular na parte traseira, que utiliza um sensor de 12 MP com abertura de f/1.8 com estabilização óptica, zoom digital de até 5 vezes e efeito HDR inteligente para captura de fotos.

No modo retrato, o XR contém três efeitos, tais como Luz Natural, Luz de Estúdio e Luz de Contorno, diferente dos modelos atuais que contam com três efeitos a mais e modo noturno. E o modo com fundo desfocado só pode ser usado para registro de fotos com pessoas.

Com o XR, você pode gravar vídeos em 4K a 60 fps com estabilização óptica. No caso da função HDR, o dispositivo é compatível com a tecnologia, porém, com a limitação de 30 quadros por segundo. Com o zoom digital, você pode aproximar até 3 vezes e vídeos em câmera lenta são gravados em Full HD (1080p) com até 240 fps.

De modo geral, o iPhone XR é bom para gravar vídeos e capturar fotos com uso simples, sendo preciso apenas apontar e clicar para obter uma foto boa. No entanto, não dá para fazer muitos ajustes na hora de registrar imagens ou clipes, pois o aplicativo de câmera do iPhone não deixa controlar ISO, balanço de branco, entre outros detalhes.

Quanto à câmera frontal, ela possui um sensor de 7 MP com abertura de f/2.2, sendo igual a de modelos como o iPhone SE 2020 e o iPhone 8. Ela consegue bons resultados para as fotos, sendo capaz de registrar grande quantidade de detalhes. Inclusive, no modo retrato, você pode aplicar todos os seis efeitos disponíveis em outros modelos de iPhone.

Para vídeos, a câmera frontal grava em Full HD, que é uma resolução boa para conteúdos de rede social. Porém, ela não tem a opção de gravar em 4k, que é justamente para deixar o XR diferente do modelo iPhone X.

Sistema de Som

O iPhone XR vem com um sistema de som estéreo e componentes de alta qualidade, o mesmo surpreende com um volume bem alto e sem distorções.

A equalização é muito bem trabalhada, sendo possível sentir os graves reforçados, sem criar sons abafados, uma vez em que os alto-falantes ainda conseguem chegar a bons níveis de médio e agudos.

Esse dispositivo não tem conector de fones de ouvido de 3,5 mm, sendo necessário o uso de um adaptador ou de fones Bluetooth. Contudo, dispõe de compatibilidade com Dolby Atmos, fazendo dele uma boa experiência sonora, seja através da reprodução de musicas, filmes ou games.

Bateria e Carregamento

Os aparelhos atuais apresentam bateria de 4.000 mAh ou até 5.000 mAh, no caso do iPhone XR, sua bateria é de 2.942 mAh. Porém, a autonomia da bateria não pode ser baseada apenas nesses números, sendo que cada dispositivo consome energia de forma diferente. Após testes, a duração da carga do XR ficou em 16 horas.

Atualmente, os modelos do iPhone XR não trazem carregador na caixa, sendo necessário comprar um por fora. Com o uso de um carregador padrão da Apple (5W de potência), o aparelho leva em torno de 2 horas e 32 minutos para ir do 20 a 100%. Uma vantagem dele é que o mesmo é compatível com carregamento rápido e também com carregamento sem fio.

O iPhone XR é Bom? Confira Alguns Motivos Para Não Trocar Esse Apple

Mesmo sendo lançado há mais de 3 anos, esse smartphone ainda é muito buscado por usuários da marca Apple. Essa preferência se dá pelo celular ser bom e de qualidade.

Confira, a seguir, alguns motivos para não trocar iPhone XR:

Tela Com Notch

A tela do iPhone XR tem 6,1 polegadas, sendo igual ao tamanho do iPhone 11 e maior que o iPhone 11 Pro. Seu painel exibe cores vibrantes e com bastante nitidez, apesar de ser LCD.

Esse modelo não possui o 3D Touch. No entanto, inseriram o Multi Touch no lugar. Ele também não tem o botão home, mas é só deslizar o dedo para cima para acessar o Menu.

Câmera Única Com Efeito Bokeh

Mesmo o iPhone XR contendo apenas uma câmera, diferente dos aparelhos atuais, a mesma possui uma qualidade incrível e é capaz de capturar fotos com cores muito parecidas com a realidade.

Além disso, o dispositivo ainda conta com o Modo Retrato, que é muito usado por vários usuários mobile. Ou seja, mesmo possuindo apenas uma câmera, ele consegue capturar imagens com efeito bokeh.

Face ID

Conta com um reconhecimento facial que é considerado um dos melhores do mercado. A tecnologia por trás do Face ID acontece por causa da câmera TrueDepth, que cria modelos tridimensionais do rosto do usuário através de seus sensores.

A câmera TrueDepth é responsável ainda pelos Animojis e Memojis, e pela captura do efeito bokeh com controle de profundidade e composição de selfies.

Com o Face ID você consegue desbloquear o celular, preencher as senhas de forma automática, realizar pagamentos com a Apple Pay e liberar o download seguro de aplicativos na App Store.

Excelente Desempenho

O processador A12 Bionic em conjunto com a Neural Engine, são os responsáveis pelo excelente desempenho do iPhone XR. O chip conta com uma estrutura de 7 nanômetros que possibilita uma rápida comunicação entre os componentes do núcleo, aumentando sua performance de processamento.

Testes já comprovaram que o XR é muito rápido para abrir aplicativos e executar vários tipos de funcionalidades. Inclusive, para quem gosta de jogar no celular, os jogos não travam e possuem fluidez parecida com a dos consoles portáteis.

Bateria Duradoura

A bateria sempre foi um problema em aparelhos da Apple. Porém, a do iPhone XR veio com um upgrade. Com isso, o dispositivo fica cerca de 16 horas sem a necessidade de recarregar.

Quem possui o XR não precisa se preocupar em levar carregador quando sair de casa, pois vai poder acessar suas redes sociais, ver vídeos e trocar mensagens no WhatsApp, que a carga do celular vai dar conta.

iOS 13 Com Modo Escuro

O iPhone XR apesar de ter saído de fábrica com o iOS 12, pode ser atualizado para o mais novo iOS 13. Esse novo sistema operacional possibilita a utilização do modo escuro, uma interface em tons de preto e cinza. O modo escuro, além de emitir menos luz azul, que prejudica o sono humano, também aumenta a autonomia da bateria do celular.

Além disso, o iOS levou os famosos Memojis para as redes sociais. Ou seja, você poderá enviar emojis com seu rosto para amigos do Instagram , Messenger, WhatsApp, iMessage, entre outros aplicativos.

O iPhone XR é Bom? Confira os Prós e Contras

Se você está querendo comprar um iPhone XR, precisa ficar por dentro de tudo o que ele oferece de bom e o que tem de ponto negativo. Apesar desse aparelho possuir mais de 3 anos de lançamento, o iPhone XR é bom. Porém, ele possui algumas limitações em relação aos modelos mais atuais.

Confira, a seguir, os principais pontos positivos e negativos desse modelo:

Prós

  • Performance robusta: Um celular muito rápido para executar várias funcionalidades.
  • Fotos impressionam: Qualidade da câmera é muito boa, apesar de possuir apenas uma lente na câmera traseira.
  • Tela grande com boa resolução: Exibe cores vibrantes e com bastante nitidez.
  • Som de alta qualidade: Conta com um sistema de som estéreo e componentes de alta qualidade.
  • Bateria duradoura: Dura em média 16 horas.

Contras

  • Hardware datado: Alguns aplicativos demoram mais para aplicar efeitos e algumas funções podem estar ausentes.
  • Um pouco pesado: Pesa 194 gramas.
  • Câmera frontal não faz gravação de vídeos em 4K: Faz em Full HD.

Como Desligar o iPhone XR

Muitas pessoas que compram o iPhone XR costumam ficar na dúvida de como desligar o aparelho. Isso porque a Apple mudou a tradicional combinação de botões recentemente.

Para efetuar o desligamento do smartphone, é necessário realizar uma combinação de botões mantendo pressionado por dois segundos o botão na lateral direita do aparelho e o de volume. Com essa ação, surge na tela a opção de desligar o celular.

Veja, a seguir, como desligar o XR da forma correta e segura:

  1. Pressione ao mesmo tempo o botão na lateral direita e qualquer um dos botões de volume por cerca de dois segundos, até que apareça na tela o controle deslizante;
  2. Depois, basta deslizar da esquerda para a direita o botão de desligar o celular. Pronto!

Pode parecer simples, mas muitas pessoas que estão acostumadas com versões anteriores de iPhone podem se confundir.

Comparativo do iPhone XR Com Modelos Concorrentes

Para descobrir se o iPhone XR é bom e vale a pena, é necessário comparar ele com modelos que também chamam muito atenção dos consumidores. Acompanhe:

iPhone XR x iPhone 8 Plus

Imagem com comparação entre iPhone XR e iPhone 8 Plus
Foto: iPhone XR x iPhone 8 Plus

Ambos são celulares da Apple que estão disponíveis no mercado há mais de três anos e que ainda chamam muita atenção de usuários da marca.

Esses smartphones possuem preços parecidos, versões com 64 GB, 128 GB e 256 GB, além de recarga por indução e proteção contra poeira e água. Porém, existem diferenças no tamanho, resolução de tela, capacidade de bateria, qualidade da câmera e processador.

Ficha técnica

EspecificaçõesiPhone XRiPhone 8 Plus
Lançamentonovembro de 2018outubro de 2017
Preço de lançamentoR$ 5.199R$ 4.599
Tela6,1 polegadas5,5 polegadas
Painel de TelaIPS LCDIPS LCD
Resolução de telaHD (1792 x 828 pixels)Full HD (1920 x 1080 pixels)
ProcessadorA11 BionicA11 Bionic (hexa-core)
Memória RAM3 GB3 GB
Armazenamento64 GB, 128 GB ou 256 GB64 GB, 128 GB ou 256 GB
Cartão de memórianãonão
Câmera principal12 megapixelsDupla de 12 MP
Câmera frontal7 megapixels7 megapixels
Sistema operacionaliOS 12iOS 11
Bateria2942 mAh2.691 mAh
Dimensões e peso150,9 x 75,7 x 8,3 mm; 194 gramas158,4 x 78,1 x 7,5 mm, 202 gramas
Corespreto, branco, vermelho, amarelo, laranja e azuldourado, prateado, preto espacial e vermelho

Após a análise, dá para notar que o iPhone XR é bom, pois tem tela maior, mais recursos de segurança (Face ID) e bateria com maior durabilidade.

Outro ponto importante a se levar em conta é que o XR pode ser comprado novo direto pela Apple, no entanto, o 8 Plus só pode ser adquirido em revendedoras ou por outros usuários, com os quais não se tem garantia se os acessórios são originais.

iPhone XR x iPhone SE (2020)

Imagem com comparação entre iPhone XR e iPhone SE (2020)
Foto: iPhone XR x iPhone SE (2020)

São dois smartphones que chegaram ao mercado com a proposta de concorrer na linha mais barata da Apple. Eles possuem especificações parecidas, embora o iPhone XR tenha sido lançado em 2018.

Ficha técnica

EspecificaçõesiPhone SE (2020)iPhone XR
Lançamentoabril de 2020novembro de 2018
Preço de lançamentoR$ 3.699R$ 5.199
Tela4,7 polegadas6,1 polegadas
Resolução da telaRetina HD (1334×750)Liquid Retina HD (1792×828)
ProcessadorA13 BionicA12 Bionic
RAM3 GB3 GB
Armazenamento64, 128 e 256 GB64 e 128 GB
Cartão de memóriasem suportesem suporte
Câmera traseira12 megapixels12 megapixels
Câmera frontal7 megapixels7 megapixels
Bateria1.821 mAh2.942 mAh
Sistema operacionaliOS 13iOS 12
Dimensão e peso138,4 x 67,3 x 7,3 mm e 148g150,9 x 75,7 x 8,3 mm e 194g
Corespreto, branco e vermelhoamarelo, branco, preto, azul, vermelho e coral

Para quem busca um aparelho um pouco mais barato e menor, odeia o notch, prefere um leitor biométrico físico e tradicional e gostaria de ter mais tempo de atualizações, a escolha ideal seria o iPhone SE.

Agora, se você prefere celular com tela maior, não liga de usar biometria facial e não vê problema em ter apenas mais uns anos de updates de sistema, o iPhone XR é bom e ainda é uma ótima escolha. Isso porque ele oferece um bom custo-benefício e uma bateria que dura mais tempo.

As Pessoas Também Perguntam

Qual a vantagem do iPhone XR?

blank

O iPhone XR é bom, possui uma tela grande, desempenho excelente, qualidade de imagem, bateria duradoura e câmeras que capturam fotos muito boas, além de ser ideal para quem quer um Apple muito bonito com preço mais acessível.

Quando o iPhone XR sai de linha?

blank

Depois de mais de três anos no catálogo da Apple, o iPhone XR vai deixar de ser fabricado e vai sair das prateleiras das lojas oficiais da marca. Isso foi anunciado após a chegada do iPhone 13 em setembro de 2021.

Porque o iPhone XR é tão caro?

blank

Como o iPhone é o único dispositivo do mercado que não usa Android, ele entrega uma experiência diferente para seus usuários. Com isso, muitas pessoas consideram o iPhone melhor, e a Apple, para aproveitar desse status de premium, mantém os preços elevados de seus aparelhos.

O iPhone XR é Bom? Conclusão

A marca Apple é conhecida por oferecer smartphones de qualidade. E o celular iPhone XR foi um dos modelos que mais vendeu no ano de 2019. No entanto, mesmo após três anos de seu lançamento, esse aparelho é muito procurado pelos consumidores.

O iPhone XR é bom e pode compensar para quem busca um iPhone com boas especificações e um preço não tão caro (em relação aos preços da Apple). Ele entrega uma câmera que captura boas fotos, uma bateria que dura mais, desempenho na medida e uma tela grande que exibe imagens com qualidade.

No entanto, esse modelo perde para a concorrência por possuir apenas uma câmera e uma tela com tecnologia já ultrapassada. Com isso, apesar de ser um dos modelos mais baratos da Apple, pode não valer a pena para quem procura melhores especificações e tecnologias.

Por fim, se você gostou ou não dessa review, deixa sua opinião aqui nos comentários. Afinal, ela é muito importante para nós do Cupomzeiros!

Até logo!