O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O Multímetro EDA 8PJ é Realmente Bom? #Review

Um produto feito para amadores e profissionais, o multímetro EDA 8PJ consegue entregar uma boa performance na medição de correntes elétricas, por um preço econômico que, certamente, agrada a todos os bolsos. Contudo, vamos mostrar os detalhes do produto, focando em suas vantagens e desvantagens.

Multímetro EDA 8PJ. O que é?

Imagem com Multímetro EDA 8PJ
Foto: Multímetro EDA 8PJ

O multímetro é um equipamento que serve para a medição de grandezas elétricas, como a tensão e a resistência. Trata-se de um item muito utilizado na construção civil e indústria, sendo o multímetro EDA 8PJ um dos modelos favoritos para serviços mais simples.

Apesar de ser um produto básico, isso não significa que seja desprovido de utilidades, conforme podemos aferir de suas especificações:

  • Multímetro digital para medir voltagem AC e DC;
  • Mede resistência, diodos e transistores;
  • Possui teste de continuidade;
  • Utiliza bateria 9V;
  • Acompanham pontas de prova.

A bateria de 9V já vem inclusa, sendo indicada para trabalhos que exijam menor potência. Tem capacidade de medição de voltagens AC e DC, mostrando-se bastante versátil. O multímetro EDA 8PJ ainda conta com teste de continuidade, para verificar se a corrente medida encontra-se aberta ou fechada.

Como funciona o Multímetro EDA 8PJ?

O aparelho funciona de forma intuitiva, bastando encostar suas agulhas no cabeamento ou circuito, para aferir a medida de eletricidade ali presente. Suas agulhas são totalmente emborrachadas, para que apenas as pontas façam contato com a corrente, a fim de se evitar acidentes.

O painel de controle tem uma interação bem facilitada, embora seja um pouco pequeno para conter tantas informações, o que pode causar confusão, entretanto, as configurações do multímetro podem ser feitas com bastante rapidez e precisão pelo usuário.

Se você também gosta de detalhes menores, é possível escolher entre as cores amarelas, tom de cor tradicional do produto, ou, caso prefira, preto fosco.

Recursos

Agulhas removíveis

Imagem com Multímetro EDA 8PJ e suas agulhas
Foto: Multímetro EDA 8PJ e as agulhas

As agulhas para medição acompanham o aparelho, com sistema de acoplamento facilitado, para que o usuário possa escolher instalar outros tipos de agulhas, caso seja necessário. Igualmente, isso significa facilidade para manusear e guardar o produto.

Bateria com troca fácil

A bateria que acompanha o multímetro EDA 8PJ possui carga de 9V, não sendo indicada para medição de correntes mais robustas, sob o risco de acidentes. A bateria é de alcalina, material bem fácil de ser encontrado no mercado, indicando que trocas futuras não serão uma dor de cabeça adicional.

Compacto

As dimensões do produto o tornam de fácil manuseio, em especial em lugares de difícil acesso, além de não apresentar empecilhos para transporte e guarda. Trata-se de um item excelente para se ter em casa, mesmo que você não realize medições com frequência.

Pontas de prova emborrachadas

Conforme frisado anteriormente, o multímetro EDA 8PJ tem detalhes pensados para prevenção de acidentes e segurança dos usuários, desta forma, seu corpo é totalmente coberto por microfibras de borracha, impedindo que a corrente elétrica possa avançar para além da ponta do aparelho.

Ressalta-se que esses detalhes não interferem na precisão da medição, uma vez que as pontas continuam como metal nu, possibilitando a detecção das correntes elétricas de maneira facilitada.

Teste de continuidade

O aparelho consegue proporcionar, ao usuário, informações extras necessárias durante o trabalho. O teste de continuidade serve para aferir se o circuito medido possui energia elétrica corrente, além de indicar sua potência.

Tal funcionalidade serve para alertar ao usuário como deve proceder em relação à medição, uma vez que circuitos abertos podem causar acidentes fatais se não forem manuseados de forma correta, portanto, trata-se de mais um item de segurança.

Quais as vantagens que o produto traz?

Imagem  com Multímetro EDA 8PJ na embalagem
Foto: Multímetro EDA 8PJ na embalagem

Embora tenha dimensões compactas e configurações básicas, o aparelho traz ao possuidor uma série de benefícios que fazem do multímetro EDA 8PJ seja considerado uma das melhores opções do mercado:

  • Seguro;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Uso simplificado;
  • Manuseio facilitado.

Seguro

O produto possui uma série de funcionalidades, pensadas com o intuito de reforçar os padrões de segurança, atenuando as chances de acidentes e diminuindo a possibilidade de ocorrência fatais.

Para tanto, conta com corpo de agulhas emborrachado, para que a corrente não ultrapasse as agulhas medidoras, e alcance o usuário ou aparelho, o que pode gerar incêndios e choques elétricos. Ademais, o teste de continuidade serve para comprovar que determinado circuito esteja fechado, ou seja, sem a passagem de corrente elétrica.

Custo-benefício

Para adquirir um multímetro EDA 8PJ, não é necessário realizar grandes investimentos, pois seu preço é drasticamente inferior do que a grande maioria dos concorrentes, aparecendo como um dos instrumentos favoritos para se ter em casa, ou para se utilizar em trabalhos menores como em construções e reparos.

Se você trabalha com reparos menores ou deseja apenas ter um por perto para situações de emergência, este produto é altamente recomendável, devido ao baixo investimento e eficácia.

Uso simples

Não é necessário ter experiência ou conhecimento muito vasto para se utilizar o produto. Ele vem acompanhado de manual de instruções, que fornece ao consumidor os pormenores de sua utilização, bem como a maneira correta de conservá-lo.

Fácil de manusear

Possui poucos centímetros de altura e comprimento, de modo que você pode transportá-lo para qualquer lugar que necessite, sem ter trabalho extra, além de facilitar o uso em locais de difícil acesso.

Desvantagens

Embora seja um produto bem confiável e valente para trabalhos rotineiros, ele conta com algumas falhas que podem dificultar seu uso:

  • Potência baixa;
  • Escritas confusas;
  • Frágil.

Potência

Com uma abateria de apenas 9V, você terá dificuldades em aferir medidas de aparelhos mais complexos, recomendando-se o auxílio de aparelhos com funções mais robustas. O aparelho deve ser utilizado apenas para demandas de menor porte, que não exijam cargas mais pesadas.

Escritas confusas

Por ser um aparelho compacto, o multímetro EDA 8PJ tem informações e comandos escritos de maneira muito confusa, em letras bem pequenas por causa da ausência de espaço. Isso resulta em uma apresentação desorganizada e esteticamente não tão agradável.

Frágil

O multímetro EDA 8PJ é fabricado com componentes plastificados que, embora influenciem em seu baixo preço, também representam um ponto negativo, uma vez que o equipamento não suporta pancadas de baixo e médio impacto, podendo rachar ou partir-se sem dificuldades.

Perguntas Frequentes

Para que serve um multímetro?

O multímetro é um equipamento utilizado para se medir a grandeza de correntes elétricas de forma segura e facilitada. Modelos como o multímetro EDA 8PJ possuem agulhas metálicas que, ao serem aproximadas de circuitos, mostram o valor da corrente elétrica ali presente.

Como saber se meu multímetro é bom?

Se você escolheu seu multímetro pensando nos trabalhos a serem realizados, a potência e desempenho do aparelho estará de acordo com a demanda, contudo, você deve se atentar à calibragem do aparelho, que pode influenciar diretamente na medição. Se seu produto fica acima de 0,05 Ohms com frequência, pode ser uma indicação de que o aparelho não seja tão confiável.

Qual é melhor: multímetro digital ou analógico?

Esta informação dependerá do objeto a ser medido. Considere utilizar um aparelho como o multímetro EDA 8PJ, digital, para medir grandezas fixas, entretanto, recomenda-se multímetros analógicos para medição de grandezas variáveis.

Considerações Finais

O multímetro EDA 8PJ pode não ser uma daquelas opções mais completas, com múltiplos recursos e designs elaborados, entretanto, no que se refere ao cumprimento de uma função, ou seja, medição de grandezas elétricas, o produto consegue performar de maneira satisfatória e com bastante eficiência.

Para aqueles que gostariam de contar com um aparelho como este em seu arsenal de ferramentas ou, por trabalharem no ramo de construção e por vez ou outra necessitam deste equipamento, recomenda-se a aquisição do multímetro EDA 8PJ, principalmente em razão de seu preço extremamente acessível.

Esperamos que você tenha gostado desta análise e que ela tenha te ajudado.

Até breve, cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>