Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais São As Melhores Tintas Nanquim? 5 Recomendações!

As tintas nanquim, bem como as canetas nanquim, aquarelas, tintas guache e os lápis de cor, se tornaram produtos essenciais para quem trabalha com escrita, desenho ou pintura artística, afinal, essas tintam permitem um acabamento muito bonito e, além disso, são difíceis de apagar.

Sendo assim, para que você encontra um bom modelo para sua pena, separamos as 5 Melhores Tintas Nanquim, além de algumas informações interessantes sobre esse tipo de tinta que se popularizou muito nos últimos anos.

Bora conferir?!

TOP 5 Melhores Tintas Nanquim

Por aqui, já trouxemos alguns produtos incríveis para quem deseja desenhar ou pintar, tais como canetas 3D ou canetas em gel. Hoje, vamos mostrar 5 opções de tintas nanquim que vão te ajudar a criar artes em grande estilo! Confira:

Tinta Nanquim Corfix

Ideal para desenhos e pinturas, essa tinta nanquim da marca Corfix é, facilmente, uma das melhores do mercado.

Isso porque ela foi desenvolvida especialmente para uso artístico ou decorativo, ou seja, dará um acabamento melhor na hora de desenhar ou pintar.

Disponível em diversas cores, ela tem uma textura espessa, além de uma rápida secagem. Diferente dos outros modelos aqui, ela vem em um modelo de tubo, sendo uma boa opção para quem precisa de tintas nanquim para bicos de pena.

Tinta Nanquim Trident

Se você quer uma tinta nanquim super prática para o dia a dia, nada melhor do que escolher esse modelo da Trident. Para começar, ela é indicada para diversos usos, inclusive para poliéster.

Contando com 20ml, ela possui qualidade de referência TNF-20, ou seja, é uma das mais eficientes do mercado. Além disso, vale dizer que é um produto indelével, ou seja, ela não pode ser apagada facilmente. Assim, devido às diversas vantagens que oferece, essa tinta merece abrir a nossa lista!

Tinta Nankin Preta Talens

Para finalizar nossa lista, temos outro modelo de tinta nanquim em tubo. Sendo da marca indiana Talens, ela foi desenvolvida para ser um tipo clássico de tinta, já que possui uma cor preta intensa.

Dessa maneira, ela é indicada para escrita, pintura, desenho e até mesmo artesanato. Contando com 30ml, ela pode ser usada para diversas finalidades, sem contar que tem uma embalagem super charmosa, que remete às clássicas tintas dos séculos passados.

Tinta Nanquim Chinesa SINOART

Sendo um clássico modelo chinês de tinta nanquim, essa opção da SINOART é perfeita para quem busca um produto vintage. Ideal para desenho e pintura, ela conta com 100ml, e possui uma cor preta bastante intensa.

Assim, pode ser utilizada em bicos de pena, canetas nanquim ou técnicas agudas com sumiê.

No mais, vale dizer que sua embalagem é extremamente retrô, até mesmo com sânscritos em chinês, que dão todo um toque vintage ao produto.

Tinta Nankin Profissional Acrilex

Essa tinta nanquim da Acrilex é uma opção simples e prática para o dia a dia.

Por aqui, temos um kit incrível com 12 cores, separadas em embalagens de 20ml, sendo ideais para escrita, pintura ou desenhos.

Sendo um produto atóxico, ela possui uma fácil abertura, já que você não precisa cortar o bico para usar. No mais, vale dizer que ela também é extremamente forte, já que não pode ser apagada com facilidade.

O Que é Tinta Nanquim?

A tinta nanquim, também conhecida como tinta da China, é uma tinta de desenho e pintura tradicionalmente usada em trabalhos artísticos e técnicos.

Ela é feita a partir de fuligem ou carvão moído, misturado com uma solução aquosa que pode conter outros componentes, como goma arábica, resinas ou aditivos para ajustar a consistência e o fluxo da tinta.

A tinta nanquim é conhecida por sua intensa cor preta e é frequentemente usada para criar ilustrações, desenhos, caligrafia, quadrinhos e outras formas de arte. Basicamente, ela é apreciada por sua capacidade de produzir linhas finas e detalhadas, bem como áreas de sombreamento densas e contrastantes.

Além disso, uma característica notável da tinta nanquim é a sua resistência à água após a secagem. Isso a torna ideal para técnicas que envolvem lavagens e sobreposições de camadas, uma vez que a tinta anterior não será facilmente dissolvida pela aplicação subsequente de água ou tinta.

No mundo artístico, a tinta nanquim pode ser aplicada com pincéis, canetas de nanquim, penas ou outros instrumentos de desenho.

Na prática, ela é tradicionalmente usada em papel, mas também pode ser usada em uma variedade de superfícies, incluindo tela e pergaminho.

Como Escolher uma Tinta Nanquim?

Na hora de comprar alguns produtos de papelaria, tais como canetas, grampeadores, marca-textos, apontadores, colas brancas e colas coloridas, temos que nos atentar a alguns critérios para levar o produto certo para casa.

No caso das tintas nanquim, a situação é a mesma! Por isso, separamos alguns detalhes que você conhecer antes de comprar esse tipo de tinta, confira:

Tipo de Nanquim

Para começar, é importante saber que o nanquim pode ser à base de água (aquoso) ou à base de solvente (à base de álcool).

Atualmente, o nanquim à base de água é mais comum e é preferido por muitos artistas devido à sua facilidade de limpeza e menor odor.

Por outro lado, vale citar que o nanquim à base de solvente é mais resistente à água após a secagem, mas pode ter um odor mais forte e pode ser mais difícil de limpar.

Viscosidade

Um critério essencial para comprar uma tinta nanquim é a viscosidade. Para quem não sabe, a viscosidade se refere à espessura da tinta.

Assim, o nanquim pode variar em viscosidade, de fluido a espesso. A escolha depende do efeito desejado. 

Sendo assim, considere esse aspecto antes da sua compra, pois as tintas mais fluidas são ideais para linhas finas e detalhadas, enquanto tintas mais espessas podem ser usadas para áreas mais largas e escuras.

Resistência à Água

Para levar uma tinta adequada para suas necessidades, verifique se o nanquim é resistente à água após a secagem, se essa é uma característica importante para o seu trabalho.

Além disso, é importante dizer que algumas tintas nanquim são projetadas para permanecer à prova d'água, enquanto outras podem ser reativadas quando expostas à água.

Cor e Tonalidade

Assim como as tintas comuns, ou até mesmo tinta acrílicas, a cor e a tonalidade também devem ser analisadas para levar uma boa tinta nanquim para casa.

O nanquim tradicional é preto, mas você pode encontrar variações de tonalidade, como cinza, sépia ou azul, que podem adicionar interessantes efeitos artísticos ao seu trabalho.

Pronto! Com essas dicas, você terá mais facilidade em encontrar uma tinta nanquim adequada para fazer desenhos, escritas ou até mesmo pinturas!

As Pessoas Também Perguntam

Além das dicas que demos aqui, é fundamental que você conheça alguns questionamentos básicos sobre as tintas nanquim, para saber qual delas escolher na hora da sua compra. Confira:

Para que serve a tinta de nanquim?

A tinta nanquim, também conhecida como tinta da China, é uma substância corante de origem chinesa. Ela é produzida a partir de negro de fumo, também chamado de pó de sapato, e é normalmente usada em desenhos, pinturas aquarelas e para fins de escrita.

Como usar a tinta nanquim?

Para usar a tinta nanquim, basta misturar uma pequena quantidade de tinta com água em um recipiente, como um potinho ou um godê. As proporções podem ser ajustadas conforme necessário.

Você pode realizar a mistura molhando o pincel no nanquim e depois "lavando-o" na água. É notável como apenas uma gota de nanquim é suficiente para transformar a água em uma tonalidade profundamente escura!

Considerações Finais

Sendo um clássico chinês, as tintas nanquim estão cada dia mais populares e, se você quer investir nesse tipo de tinta para os seus desenhos ou pinturas, saiba que está fazendo uma boa escolha!

Hoje, mostramos 5 tintas nanquim super incríveis e, portanto, esperamos que uma delas seja adequada para as suas necessidades!

Para finalizar, saiba que também temos outros produtos de papelaria e escritório incríveis para te apresentar, tais como blocos de notas, lapiseiras, pastas, guilhotinas, réguas, corretivos, agendas, canetas de ponta fina, pistolas de cola quente, entre muitos outros!

Estamos ficando por aqui, mas em breve voltaremos com novas dicas e recomendações para vocês!

Leia também:

Até mais, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.