Escolher a mamadeira para o bebê é extremamente importante, porque é através dela que ele será alimentado. Tanto as crianças que mamam no peito e necessitam desse item para realizar um complemento, quanto aquelas que a mãe não conseguiu amamentá-las por algum motivo, a mamadeira é um utensílio fundamental para os papais e mamães com um filho a caminho.

Para realizar essa escolha, é importante saber os modelos e marcas existentes no mercado, além de entender os benefícios que cada um oferece em relação à duração, custo, praticidade, segurança, entre outros. Então, continue lendo para conferir nossas dicas e também nossas sugestões de melhores mamadeiras para bebê.

Leia também: Melhores Banheiras de Bebê

Top 11 mamadeiras para bebê

Como fazer a escolha da mamadeira ideal para o bebê?

Como esse item é muito importante para garantir a boa alimentação do bebê com leite materno ou fórmula, é preciso estar atento aos detalhes para garantir a nutrição adequada e a saúde do pequeno.

Para isso, é necessário identificar as características que contribuem para que o bebê aceite o bico da mamadeira e tenha uma boa sucção.

Algumas mamadeiras apresentam menores valores, porém, se o bebê apresentar dificuldade em utilizar o bico e dificultar a ingestão do leite, é melhor trocar o acessório e tentar com outras marcas.

Confira quais itens levar em consideração na hora da compra:

Bicos de silicone

Há no mercado apenas dois tipos de bicos para mamadeira: látex ou silicone. Assim como no caso das chupetas, o bico látex não é recomendado para a alimentação do bebê, pois com o passar do tempo, apresenta cheiro e gosto ruim, prejudicando não apenas a aceitação por parte do bebê, mas também causa danos para a saúde.

Já os bicos de silicone proporcionam fácil higienização e são mais duráveis, com flexibilidade adequada para que ocorra o correto desenvolvimento da boca do bebê. Devido a esses fatores, é indicado dar preferência para esse tipo de bico.

Com essa matéria, a pega e a sucção acontecem mais facilmente, proporcionando ao bebê uma alimentação adequada, sem esforço. Então, não esqueça, o primeiro item a ser verificado é o material com o qual o bico da mamadeira é feito.

Bico com textura e base mais larga

Quando estiver escolhendo uma mamadeira para o bebê, fique atento não apenas ao formato do bico, mas também à textura. O ideal é escolher para os recém nascidos bicos com similaridade ao seio materno e com base larga, seguindo a abertura dos lábios do bebê.

Se a base do bico for mais larga, ficará mais fácil para o bebê encaixar a boca da forma correta, simulando a aréola do peito e evitando a ingestão de ar.

O material do bico também é importante, dando preferência não apenas ao silicone, mas aos produtos com textura aveludada e com maciez. Esse fator irá contribuir para a aceitação desde a primeira mamada.

Sistema anti cólica e anti refluxo

Não são todos os modelos que oferecem essa tecnologia e, geralmente, os modelos mais atuais que contém o sistema anti-cólica e anti refluxo costumam ter o preço mais elevado. No entanto, essas opções são importantes para garantir uma alimentação saudável, evitando a ingestão de ar e diminuindo as chances de ocasionar soluções cólicas ou gases.

Por isso, mesmo com um investimento um pouco maior, o ideal é dar prioridade para esses sistemas, proporcionando maior segurança, saúde, conforto e comodidade.

Sistema auto-esterelizável

Para maior praticidade dos cuidadores, essa opção é muito boa, porém, são poucos os modelos de mamadeira que o oferecem. Mamadeiras com o sistema auto-esterelizável facilitam o dia a dia na questão higienização.

Por isso, se for possível, busque por essa característica, pois poupará bastante tempo do seu dia. Esse também é um recurso bacana para os pais que saem bastante para locais que não possuem local adequado para higienizar os itens do bebê.

Indicação de faixa etária

Uma característica importante sobre a mamadeira do bebê é o tamanho do furo e a intensidade do fluxo da mamadeira, pois os modelos com o fluxo baixo acabam exigindo maior esforço da criança, sem necessidade. Porém, o fluxo não pode ser muito intenso, pois pode causar engasgos com mais facilidade.

Para escolher o modelo adequado nesse quesito, procure a indicação de idade do fabricante. Há modelos específicos para atender desde recém-nascidos até 2 anos.

Se você tem um recém-nascido, o ideal é escolher as mamadeiras menores e que pesam menos, além de dar preferência para bicos com textura aveludada e com formato semelhante ao do seio materno.

Para os bebês com mais de 4 meses, as mamadeiras ideais são as maiores, pois possuem capacidade maior de líquido e contêm controle de fluxo, garantindo a alimentação adequada.

Já os bebês que se aproximam de 1 ano, o indicado é trocar a mamadeira pelos copos de transição para dar a eles autonomia na nova fase.

Mamadeira Pétala – Philips Avent

Imagem com Mamadeira Pétala – Philips Avent
Foto: Mamadeira Pétala – Philips Avent

Com um bico em formato inovador de pétala e com espiral interno, é flexível e parecido com o seio da mãe, facilitando uma pega correta por parte do bebê e simplificando a combinação entre amamentação no seio e na mamadeira.

Esse produto vem com uma válvula anticólica dupla, um sistema que joga o ar para dentro da mamadeira e impede que a criança o ingira, diminuindo a chances de o bebê ter cólicas.

A sua jarra é produzida em plástico e livre de BPA, possuindo um formato ergonômico, proporcionando conforto no uso. Outra característica é o gargalo mais largo que o tradicional, que facilita a higienização.

O bico pode ser trocado em cada faixa etária para acompanhar o crescimento da criança.

  • Marca: Philips Avent
  • Indicação de uso: 1 a 3 meses  
  • Capacidade: 260 ml 
  • Tipo de bico: Formato de pétalas 

Onde comprar a Mamadeira Pétala – Philips Avent

 A Mamadeira Pétala – Philips Avent é boa?

Mamadeira Step Up – Chicco

Imagem com Mamadeira Step Up - Chicco
Foto: Mamadeira Step Up – Chicco

A mamadeira Step Up da Chicco tem o bico em sílico e inclinado. Seu fluxo é médio e permite que o bebê tenha conforto durante a amamentação. Como o bico fica inclinado, permanece cheio de leite e diminui a chance de o bebê engolir ar, o que evita as temidas cólicas.

Sua capacidade é de 250 ml e pode ser usada em diferentes fases do bebê, bastando trocar o bico para acompanhar o crescimento. O material com o qual o produto é produzido é em polipropileno, livre de BPA. Seu design evita vazamentos.

  • Marca: Chicco 
  • Indicação de uso: A partir de 2 meses  
  • Capacidade: 250 ml 
  • Tipo de bico: Inclinado

Onde comprar a Mamadeira Step Up – Chicco

A Mamadeira Step Up – Chicco é boa?

Mamadeira FC Trend S2 – NUK

Imagem com Mamadeira FC Trend S2 - NUK
Foto: Mamadeira FC Trend S2 – NUK

Essa mamadeira foi pensada para os bebês com mais de 6 meses e conta com o sistema NUK Air System anticólica. Ele reduz a formação e ingestão de bolhas de ar enquanto a criança é amamentada e possibilita o fluxo de líquido constante.

Seu bico é Oral Fit, com topo curvado e que se adapta à boca do bebê, auxiliando no posicionamento da língua durante a alimentação. Sua jarra possui capacidade de 300 ml e é livre de BPA.

  • Marca: NUK
  • Indicação de uso: A partir de 6 meses  
  • Capacidade: 300 ml 
  • Tipo de bico: Oral fit 

Onde comprar a Mamadeira FC Trend S2 – NUK

Mamadeira Anticólica – Philips Avent

Imagem com Mamadeira Anticólica – Philips Avent
Foto: Mamadeira Anticólica – Philips Avent

Com um sistema anticólicas eficiente, a mamadeira evita que o bebê ingira ar enquanto se alimenta, evitando os desconfortos abdominais. Seu design é feito para que não tenha vazamentos e seu material é polipropileno, livre de BPA.

Outra característica é que o bico é muito macio e também flexível. Sua textura é ondulada, promovendo a pega natural, com conforto e sem interrupções. Para facilitar a limpeza, o gargalo é largo e os cantos são arredondados.

  • Marca: Philips 
  • Indicação de uso: A partir de 3 meses  
  • Capacidade: 330 ml 
  • Tipo de bico: Convencional/com textura ondulada  

Onde comprar a Mamadeira Anti Cólica – Philips Avent

A Mamadeira Anti Cólica – Philips Avent é boa?

Mamadeira Easy Active – MAM

Imagem com Mamadeira Easy Active - MAM
Foto: Mamadeira Easy Active – MAM

Esse produto tem formato ergonômico para aumentar a segurança e o conforto enquanto o bebê ou os pais a seguram. Seu bico possui formato simétrico e achatado, melhorando a acomodação e posicionamento na boca do bebê.

Sua tampa é antivazamento e também pode ser utilizada como medidor. Ela mantém o líquido protegido e evita vazamentos. O gargalo da jarra também é largo e fácil de limpar.

  • Marca: MAM
  • Indicação de uso: A partir de 2 meses  
  • Capacidade: 270 ml 
  • Tipo de bico: Achatado e simétrico feito em silicone     

Onde comprar a Mamadeira Easy Active – MAM

A Mamadeira Easy Active – MAM é boa?

Mamadeira Chuquinha Primeiros Passos – Lillo

Imagem com Mamadeira Chuquinha Primeiros Passos - Lillo
Foto: Mamadeira Chuquinha Primeiros Passos – Lillo

Essa opção é ótima para os bebês que nasceram prematuramente ou são muito pequenos nos primeiros meses. A mamadeira tipo chuquinha da Lillo tem o bico produzido em látex, um material macio e de origem natural, com um furo feito para que o fluxo do leite seja lento.

O produto vem com capuz antivazamento para o transporte e seu plástico é livre de BPA. Com capacidade de 50 ml, ela pode ser levada para qualquer lugar, pois é muito compacta.

  • Marca: Lillo
  • Indicação de uso: 0 a 3 meses  
  • Capacidade: 50 ml 
  • Tipo de bico: Látex 

Onde comprar a Mamadeira Chuquinha Primeiros Passos – Lillo

Mamadeira Essence – NUK

Imagem com Mamadeira Essence - NUK
Foto: Mamadeira Essence – NUK

Com bico do tipo Soft Zone, essa mamadeira conta com múltiplos furos e um topo curvado, além de base angular. Com isso, ela consegue assegurar o fluxo constante do leite e permite adaptação e posicionamento correto da língua do bebê.

O modelo ainda conta com uma válvula para reduzir as bolhas de ar, evitando as cólicas. O produto conta também com capuz antivazamento, proporcionando total vedação. O seu bocal é largo para facilitar a higienização.

A jarra dessa mamadeira é livre de BPA e com formato anatômico.

  • Marca: NUK
  • Indicação de uso: A partir de 6 meses  
  • Capacidade: 260 ml 
  • Tipo de bico: Soft Zone / Múltiplos furos 

Onde comprar a Mamadeira Essence – NUK

Mamadeira Aquarela – Kuka

Imagem com Mamadeira Aquarela - Kuka
Foto: Mamadeira Aquarela – Kuka

A Mamadeira Aquarela da Kuka tem capacidade de 250 ml e é indicada para os bebês com mais de 6 meses de vida. Com uma alça removível, ela facilita que o bebê segure, além de possuir bico ultra macio e ortodôntico, em silicone.

Esse produto é livre de BPA, com sistema anticólica. Ele funciona com um respiro que, toda vez que o bebê suga o líquido, ele abre, evitando, então, que a criança ingira o ar.

O gargalo dessa mamadeira é ultra higiênico e promete não reter os resíduos, sendo muito fácil de limpar. Além disso, ele também vem com uma tampa de proteção.

  • Marca: Kuka 
  • Indicação de uso: A partir de 6 meses  
  • Capacidade: 250 ml 
  • Tipo de bico: Ortodôntico

Onde comprar a Mamadeira Aquarela – Kuka

Mamadeira Fluxo Lento Anti cólica – Dr. Brown

Imagem com Mamadeira Fluxo Lento Anti cólica – Dr. Brown
Foto: Mamadeira Fluxo Lento Anti cólica – Dr. Brown

Esse produto conta com um moderno sistema para diminuir as chances de o bebê adquirir cólicas. Esse sistema é feito a partir de canalização interna, diferente de outros modelos que contam com furos ou válvulas para que as bolhas de ar não sejam ingeridas pela criança.

Com isso, há uma redução nas bolhas de ar e evita que os nutrientes importantes, como as vitaminas, sofram com a oxidação. Esses sistemas exclusivos da Dr. Brown ainda evita o vácuo que muitas vezes percebemos em outras mamadeiras.

Esse produto imita a amamentação natural, sem interrupções, permitindo que o bebê mame no ritmo que ele quiser, sem ser interrompido pelo vácuo.

  • Marca: Dr. Brown 
  • Indicação de uso: A partir de 0 meses  
  • Capacidade: 150 ml 
  • Tipo de bico: Silicone

Onde comprar a Mamadeira Fluxo Lento Anti cólica – Dr. Brown

Mamadeira de Silicone – Comotomo

Imagem com Mamadeira de Silicone - Comotomo
Foto: Mamadeira de Silicone – Comotomo

Esse produto chama atenção devido ao formato maleável que permite que o bebê não seja interrompido pelo vácuo, diferente das mamadeiras tradicionais. O material tem toque suave e promove aderência para as mãos do bebê, proporcionando calma durante a amamentação.

Com duas saídas de ar próximas ao bico, essa mamadeira é anticólica, pois o ar e a pressão são liberados através da saída de ar. Outro diferencial é o fluxo contínuo com que o leite sai, tornando mais parecido com a amamentação no seio materno. Essa mamadeira é livre de BPA e Ftalato.

  • Marca: Comotomo 
  • Indicação de uso: A partir de 3 meses  
  • Capacidade: 250 ml 
  • Tipo de bico: Silicone

Onde comprar a Mamadeira de Silicone – Comotomo

Mamadeira Starter First Choice – Nuk

Imagem com Mamadeira Starter First Choice – Nuk
Foto: Mamadeira Starter First Choice – Nuk

Esse modelo de mamadeira conta com três opções de tamanho e bicos que possibilitam acompanhar o crescimento do bebê, fornecendo melhor custo benefício.

O bico é achatado e com sistema anticólica, melhorando a deglutição através do correto posicionamento da língua da criança. Essa opção conta com o diferencial de medição de temperatura, mudando de cor quando o leite ultrapassar 37 graus. Dessa forma, fica mais fácil saber quando o líquido está quente demais e evitar acidentes.

  • Marca: NUK
  • Indicação de uso: A partir de 0 meses
  • Capacidade: 90 ml, 150 ml e 300 ml
  • Tipo de bico: Sistema anticólica/achatado

Onde comprar a Mamadeira Starter First Choice – Nuk

A Mamadeira Starter First Choice – Nuk é boa?

Qual o melhor bico de mamadeira para o bebê pegar?

mamadeiras para bebê

O que funciona para um bebê pode não funcionar em outro, por isso, teste diferentes tipos de bico. Os mais aceitos são os de silicone, pois são macios. É importante também optar por bicos que são produzidos com maior semelhança ao seio materno e dê preferência para os anatômicos. Também é importante ter bastante paciência, pois o período de transição pode demorar um pouco. Se o bebê não aceitar um tipo, teste outros até que a pega aconteça.

O que comprar de mamadeira para recém nascido?

blank

As mamadeiras para recém-nascido não precisam ser muito grandes. O produto deve ter entre 120 ml e 240 ml. É importante lembrar que, se optar por um chuquinha, de tamanho muito pequeno, precisará trocar a mamadeira já no segundo mês de vida do bebê.

Qual a melhor mamadeira para evitar o desmame?

blank

É importante estar ciente que qualquer tipo de mamadeira e chupeta pode causar confusão de bico no bebê, ocasionando o desmame. Caso o uso da mamadeira seja necessário, dê preferência para os produtos com bico que se assemelham ao seio materno.

Considerações finais

Escolher o produto ideal para o bebê, principalmente quando está à espera de um recém-nascido, é muito importante. Comprar a mamadeira correta evita muito transtorno desnecessário nas primeiras semanas após o nascimento, nas quais todos da família estão em adaptação com o novo bebê e, com certeza, não estão muito afim de passar horas procurando pelo produto nas prateleiras de uma farmácia ou na internet.

Para realizar a escolha certeira da melhor mamadeira, preste atenção em alguns detalhes, como se há sistema anticólica e antirrefluxo, oferecidas em ótimas marcas, como a Philips Avent, Nuk e Chicco.

Para que a criança aceite a mamadeira, procure ficar atento aos detalhes como o tamanho, matéria e, o mais importante, o bico ideal e a capacidade da mamadeira.

Curta e compartilhe esse conteúdo com outros papais e mamães de bebês. Até logo!