O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 10 Lixas para Massa Corrida [Vonder, Norton…]

As lixas são objetos importantes em toda reforma ou construção. Isso porque são elas as responsáveis por preparar a parede ou superfície, tanto para aplicar a massa corrida como para dar um acabamento melhor após a aplicação dela.

Sem esse processo, a parede dificilmente absorve a pintura conforme necessário, o que mostra sua importância.

Porém, nem sempre sabemos qual lixa escolher em meio a tantas. Se você está em dúvida quanto a isso, não se preocupe! Nossa equipe preparou uma lista especial com as melhores lixas para massa corrida do mercado para te ajudar com isso.

Também apresentamos dicas que podem ser valiosas no momento da compra e no uso do objeto, não deixe de conferir!

TOP 10 – Melhores Lixas para Massa Corrida

Antes de seguir para nossa lista, vamos te lembrar de comprar o seu produto apenas nos melhores sites de compra online. Assim, sua experiência como consumidor será bem melhor!

Agora, veja nossa seleção das melhores lixas para massa corrida:

Lixa Para Massa Corrida Folha Vonder G100

Imagem com Lixa Para Massa Corrida Folha Vonder G100
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Para Massa Corrida Folha Vonder G100

Se você está procurando o produto ideal para lixar sua parede de forma eficaz, removendo desníveis e eliminando imperfeições, a Lixa Folha Norton G100 pode ser uma boa opção.

Trata-se de uma lixa granulada em formato retangular que promete atender às demandas dos consumidores, própria para aquelas paredes com bolinhas que precisam ser lixadas.

Vendida em um kit de 25 peças, ela tem alta durabilidade e tudo por um preço razoável, tendo um ótimo custo-benefício. Não deixe de conferir!

Lixa Folha Norton A257

Imagem com Lixa Folha Norton A257
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Folha Norton A257

O segundo item da nossa lista é uma lixa do tipo folha, classificada como A257, que ao mesmo tempo agrega leveza e resistência em um só produto.

Serve para lixar madeiras, eliminar imperfeições e dar um ótimo acabamento no caso de paredes. Se você busca nivelar uma superfície, por exemplo, essa pode ser a melhor opção.

Sendo a Norton uma marca popular no ramo de materiais para construção, podemos atribuir a ela certo grau de confiança, sem a preocupação de nos arrependermos da compra.

Lixa Disco Bosch Expert for Wood&Paint

Imagem com Lixa Disco Bosch Expert for Wood&Paint
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Disco Bosch Expert for Wood&Paint

Com uma granulação de 120, essa lixa da Bosch pode ser usada para o lixamento de madeiras, vernizes e outras superfícies sólidas como paredes com massa corrida, por exemplo.

O grão é abrasivo, facilitando o desgaste, e trata-se de uma lixa que também pode ser utilizada em materiais molhados.

Sua extensão contém pequenos buracos circulares que ajudam a remover o pó durante o processo de uso. Seu revestimento eletrostático é um facilitador do atrito que faz com que a área lixada fique uniforme.

A base é feita em papel C-/B- e adota uma flexibilidade ímpar que impede o rompimento da peça, sendo possível dobrá-la sem qualquer prejuízo desta.

Lixa Para Massa Corrida e Madeira Folha Famastil

Imagem com Lixa Para Massa Corrida e Madeira Folha Famastil
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Para Massa Corrida e Madeira Folha Famastil

A Lixa Para Massa Corrida e Madeira Folha Famastil tem uma granulação de 280 e é feita em papel kraft leve, contendo, em sua composição, óxido de alumínio e adesivo vegetal/resina.

O número de sua granulação é considerado elevado, portanto, é um produto apropriado para áreas lisas e finas por estas demandarem uma maior delicadeza.

Própria para alvenaria, gessos, massas e pinturas no geral, o resultado final de seu uso é uma superfície mais suave.

Tratando-se de uma das marcas mais tradicionais do mercado no ramo de materiais de construção e jardinagem, a Famastil é comprometida com o trabalho que vem construindo ao longo dos anos e tem uma boa aceitação por parte do público.

Lixa Cinta Gamma G686

Imagem com Lixa Cinta Gamma G686
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Cinta Gamma G686

O próximo item da nossa lista tem uma proposta diferente.

Nós já apresentamos a lixa do tipo folha e a do tipo disco, e agora trazemos a lixa cinta, que é usada em máquinas lixadeiras, que costumam ser itens mais sofisticados para realizar um trabalho como esse.

Com granulação 80, essa lixa é indicada para retirar grandes quantidades de massa corrida que estejam desniveladas.

É um produto altamente eficaz e com ótimo custo-benefício, então vale a pena considerá-lo no momento de escolha da lixa ideal.

Lixa Disco Norton G180

Imagem com Lixa Disco Norton G180
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Disco Norton G180

Trazemos aqui mais uma lixa da marca Norton, agora em formato de disco para atender a outra demanda dos clientes.

Esse modelo não contém furos, como ocorre em algumas lixas do tipo disco, e sua superfície uniforme é ideal para os mais diversos tipos de trabalhos, tais como o nivelamento de paredes e a correção de pequenas imperfeições em estruturas abauladas.

Lixa Disco Black Jack

Imagem com Lixa Disco Black Jack
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Disco Black Jack

A Lixa Disco Black Jack tem uma granulação de 180 com base aderente de velcro e é muito resistente. Ela não descasca nem empasta, cumprindo o que promete e garantindo uma superfície uniforme após o uso.

É um produto bastante versátil que pode ser usado em madeiras, metais, plásticos e muitas outras superfícies. Essa lixa é comercializada em embalagens com 5, 10 ou mais unidades, dando ao cliente uma escolha conforme a necessidade.

Lixa Cinta Bosch X440

Imagem com Lixa Cinta Bosch X440
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Cinta Bosch X440

Com revestimento eletrostático, a Lixa Cinta Bosch X440 é um produto exemplar que reflete o comprometimento da marca para com os clientes.

Seu processo de uso não ajunta muito pó a ponto de precisar interromper o trabalho para realizar a limpeza, o que por si só já é um fator favorável que confere maior praticidade a essa lixa.

Sua granulação é de 80 e ela conta com uma alta durabilidade, sendo sua composição com óxido de alumínio um fator fundamental em seu desempenho.

Lixa Para Massa Corrida e Madeira Folha 3M 230U

Imagem com Lixa Para Massa Corrida e Madeira Folha 3M 230U
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Para Massa Corrida e Madeira Folha 3M 230U

A marca americana 3M traz essa lixa que apresentamos aqui, apropriada para lixar tintas, massas corridas e rebocos de paredes, assim como madeiras.

O produto te dá a opção de lixamento manual ou por meio de uma máquina própria, assegurando a eficácia em ambos os casos.

Conta com uma ótima flexibilidade, mas sem deixar de lado a resistência e seu poder de corte. Ela desgasta as superfícies em desnível, o que contribui para um ótimo resultado final.

Lixa Disco MTX

Imagem com Lixa Disco MTX
Melhores Lixas para Massa Corrida: Lixa Disco MTX

Para finalizar nossa lista, temos a Lixa Disco MTX, com granulação de 120 que também proporciona um ótimo trabalho a um preço muito baixo.

Ela é própria para polimento e acabamento em superfícies de metal, plástico, madeira e outras. Pode ser encontrada em embalagens com várias peças, o que ajuda a economizar, e é uma boa opção para quem quer ter um serviço de qualidade a um baixo custo.

Afinal, para que serve uma lixa para massa corrida? Qual sua importância?

Você já deve ter se deparado com uma parede lisa ao ponto de parecer quase acetinada. Isso faz parte do nosso dia a dia, mas muitas vezes não paramos para pensar como foi que a parede ficou daquela forma, ou seja, quais e quantos procedimentos foram necessários para se atingir um acabamento tão perfeito.

Uma das principais ferramentas para se alcançar tal feito é a lixa, mais especificamente, a lixa para massa corrida.

Esses objetos costumam ter uma superfície áspera, granulada, que faz com que todas as imperfeições e desníveis presentes em uma parede sejam consertados e nivelados, tornados uniformes. Essa é, de forma simples, a função de uma lixa.

Agora já podemos perceber qual a importância dela, não é mesmo? Sem o uso da lixa no processo de acabamento, uma parede não consegue ter aquele efeito final bonito, liso e acetinado.

A lixa também auxilia na fixação da pintura, fazendo durar mais e aderir mais à parede já lixada. Nos próximos trechos, informaremos quais são os tipos de lixas presentes no mercado e daremos dicas de como escolher a melhor opção para você.

Tipos de lixas para massa corrida

Existem vários tipos de lixas no mercado e é importante prestar atenção na diferença entre elas. Há mais de uma forma de categorizar as lixas, e aqui mostraremos duas opções: lixas por finalidade e lixas por formato.

Tipos de lixas por finalidade

Vale ressaltar que ainda que classifiquemos as lixas por finalidade, existem aquelas que servem para mais de uma função. Versáteis, muitas vezes podem ser usadas para vários fins e com muitos tipos de material.

  • Lixas para madeira: esse modelo pode ser usado para madeiras de vários tipos, desde as mais frágeis até as mais resistentes. Elimina desníveis, ajuda a acabar com as farpas e prepara a superfície para receber a pintura.
  • Lixas para ferro: é adequada para o uso no metal para remover ferrugem e diminuir os efeitos da oxidação.
  • Lixas para massa corrida: pode ser utilizada para vários tipos de massa e materiais, preparando e nivelando a área para a pintura.
  • Lixa d’água: é aquela que é usada molhada com água ou querosene. Costuma estar relacionada a acabamentos delicados e finos, como gesso, por exemplo.

Lixas por formato

Quando falamos em lixas por formato, nem parece um detalhe tão relevante, mas é. O formato da lixa diz muito sobre como ele será utilizado e em que equipamento.

  • Lixas do tipo “Folha”: esse tipo tem um formato mais ou menos retangular e é a mais fácil de encontrar à venda, sendo também mais barata. Ela é de fácil manuseio, alta flexibilidade e moldagem, e muito versátil. Não precisa ser usada necessariamente numa máquina lixadeira, podendo ser utilizada manualmente. Há, é claro, suportes específicos para auxiliar no uso, mas isso é opcional.
  • Lixas do tipo “Disco”: são lixas circulares, geralmente usadas em máquinas. Podem ser usadas manualmente, mas vale lembrar que se você quiser usar em uma lixadeira, é preciso que sua lixa em disco tenha os furos nos lugares certos para o encaixe certeiro na máquina. Esse tipo de lixa geralmente é apropriada para acabamentos leves em paredes.
  • Lixas do tipo “Cinta”: essas são usadas em lixadeiras para trabalhos mais pesados. Muito potente, a rotação da máquina faz com que ela gire intensamente, tornando-a ideal para superfícies mais brutas que precisam de um desgaste intenso.

O que considerar na hora da escolha

Ninguém quer ter a experiência de comprar a mesma categoria de ferramenta duas vezes porque, na primeira vez, escolheu algo que não lhe atende.

Ainda que uma lixa, dependendo do tipo, possa ser um objeto relativamente barato e que não causaria grandes prejuízos financeiros caso fosse escolhido errado, não deixa de ser um transtorno desnecessário.

Por isso, na hora de comprar a sua, alguns detalhes devem ser levados em consideração.

Granulação

As lixas são superfícies ásperas que servem para desgastar as áreas com as quais terão atrito. Entretanto, nem toda lixa é igual, concorda?

Existem mais ou menos ásperas, mais ou menos grossas, e isso tem a ver com sua granulação (ou também chamada “grana”).

Ao olharmos para uma lixa, podemos perceber uma textura de pequenos “pontinhos”, ou seja, o granulado ou a aspereza do objeto.

O nível de granulação de uma lixa é categorizado por uma numeração. Quanto mais granulada a lixa é, mais grossa ela também será, porém, sua numeração é menor.

Então, por exemplo: uma lixa com número 200 é mais fina que uma lixa com numeração 50.

É fundamental prestar atenção na numeração da lixa para massa corrida antes de adquirir a sua. Isso porque há lixas de todos os tipos e que servem para os mais variados fins, nem todas sendo adequadas para desgastar a massa corrida de uma parede.

Compatibilidade com a máquina

Há mais de uma forma de se usar uma lixa.

O uso de uma máquina lixadeira não é obrigatório. Muitas vezes, as pessoas preferem ou acham mais adequado lixarem uma superfície manualmente, sem a ajuda de qualquer outro objeto que não a própria lixa.

Porém, se você se dispuser a usar uma máquina, é importante prestar atenção se a lixa que está comprando é compatível com ela.

Usos da lixa

Na construção ou reforma, muitas situações exigem que se utilize uma lixa. As duas principais são para o corte (ou também chamado desbaste) e o acabamento.

O corte ou desbaste ocorre quando uma superfície tem uma irregularidade que precisa ser cortada fora para que seja possível o nivelamento.

Imagine que exista um pedaço de madeira que seria perfeito para um trabalho caso não fosse um pequeno desnível que o deixa torto.

Nesse caso, bastaria fazer o desbaste do desnível, ou seja, cortá-lo.

Já o acabamento é o caso das lixas para massa corrida. Significa dar o toque final em uma parede ou muro para deixá-lo com um ar mais uniforme.

As pessoas também perguntam

Quanto tempo depois de aplicar a massa corrida pode lixar?

Após a primeira demão, é indicado lixar com uma lixa fina para que o resultado seja mais uniforme. O ideal nesse caso é aguardar pelo menos 3 horas após a aplicação da massa corrida para que a parede seja lixada.

Devo lixar a parede antes ou depois de passar massa corrida?

Essa é uma pergunta bastante comum. Muitas pessoas não sabem, mas lixar uma parede é fundamental para que a massa corrida fixe bem e não fiquem bolinhas ou imperfeições sobre a superfície. Em qualquer caso, lixar é necessário, tanto antes de aplicar a massa corrida como depois da aplicação. O que talvez mude aqui é qual lixa será utilizada, visto que uma parede já com massa corrida demanda um cuidado maior. Portanto, no segundo momento de uso da lixa, é ideal que ela seja mais fina e tenha um manuseio mais suave.

O que passar na parede antes de aplicar a massa corrida?

Antes da massa, é necessário o chapisco e o impermeabilizante. Entretanto, é claro que muitas paredes não vão ficar niveladas apenas com essas camadas. Para aplicar a massa corrida, é fundamental que a parede esteja livre de grandes irregularidades. Por isso, a primeira coisa a se fazer é lixar toda a área onde se deseja passar a massa. Em seguida, vem a aplicação. O próximo passo é deixar secar por pelo menos 3 horas (tudo depende do que estiver escrito na embalagem) e só então lixar novamente com o uso de uma lixa fina.

Como lixar a parede e aplicar massa corrida?

Levando em consideração que você não quer ainda mais furinhos e imperfeições na parede, é fundamental ter mãos leves na hora de lixar a parede para aplicar a massa corrida. Faça movimentos circulares e busque empregar o mesmo tipo de força em cada área da parede para que a superfície não fique em desnível. Só então é a hora de passar a massa corrida depois de ter lixado o melhor possível a superfície. Com a massa aplicada, aguarde ao menos 3 horas e lixe novamente, sempre com cuidado para não usar mais força em uma área e menos em outra.

Considerações Finais sobre as melhores lixas para massa corrida

Há coisas simples no contexto de uma construção ou reforma que muitas vezes não sabemos por não termos todas as informações.

Saber qual é a lixa ideal para sua situação, por exemplo, pode ser um desafio. Foi pensando nisso que nossa equipe escreveu as dicas que você leu ao longo deste texto.

Nosso objetivo foi te auxiliar a fazer uma melhor escolha baseada em informações concretas. Fizemos uma lista com as melhores lixas para massa corrida do mercado e esperamos ter ajudado em alguma coisa.

Agora é sua vez! Diga nos comentários qual lixa você pensa em adquirir em sua próxima compra!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>