Em 2020, chegou a segunda geração do iPhone SE, um aparelho que mantém a qualidade da Apple, mas com um preço mais acessível. Porém, algumas pessoas se questionam se o iPhone SE 2 é bom e se vale a pena comprar a versão 2020.

Esse modelo foi uma aposta da Apple para popularizar seus celulares em mercados emergentes, uma vez que a maioria de seus aparelhos possuem preços mais elevados.

Acompanhe, a seguir, uma review completa sobre esse celular e descubra se o iPhone SE 2 é bom e vale a pena.

Veja também: Aluguel de iPhone: Tudo o que você precisa saber!

iPhone SE 2 é Bom? Histórico do iPhone SE 2

Imagem com foto do iPhone SE 2
Foto: iPhone SE 2 é bom

Anunciado em 15 de Abril de 2020, o iPhone SE 2 é o sucessor direto do antigo modelo iPhone SE. No entanto, ele veio com algumas modificações: dimensões, tamanho e disposição dos componentes do iPhone 8 e o hardware e recursos do iPhone 11.

O smartphone apresenta as mesmas dimensões e estrutura do iPhone 8, como também a mesma tela LCD Retina HD de 4,7 polegadas com tecnologia True Tone, botão Home na parte de baixo do dispositivo com Touch ID e bateria não removível.

Em relação ao hardware, o aparelho possui o mesmo chip do iPhone 11 (A13 Bionic), com a terceira geração do Neural Engine. Além de contar com carregamento sem fio através do padrão Qi , Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0 e suporte para dois chips.

Mas será que o iPhone SE é bom? Logo você irá descobrir!

Ficha Técnica do iPhone SE 2

Tipo de ChipNano Chip
Sistema OperacionaliOS 13
Tipo de TelaRetina Display
Tamanho do Display4.7″
Resolução1334 x 750 pixels a 326 ppp
MultichipDual Chip
Câmera Traseira12MP
Câmera Frontal7MP
FilmadoraHD
NFCSim
ProcessadorA13 Bionic
Memória RAM3 GB
Memória Interna64 GB, 128 GB ou 256 GB
Expansivo até?Não possui entrada para cartão de memória
Banda3G / 4G
ConexõesWi-Fi,3G,4G
Bateria1.821 mAh
CorPreto, branco e vermelho
Dimensões do produto -cm138,4 x 67,3 x 7,3 mm;
Peso 148 gramas

O iPhone SE 2 é Bom?

Confira, a seguir, a experiência de uma consumidora que comprou o iPhone SE 2020. Ela descreveu as principais qualidades e defeitos do aparelho e afirmou que o iPhone SE 2 é bom, embora sua bateria não seja muito duradoura.

Design e Estrutura

Podemos começar dizendo que o iPhone SE 2 foi feito com o design inspirado no do iPhone 8: com bordas volumosas na parte superior e inferior da tela e um botão físico na parte frontal (onde funciona o leitor de digitais).

Possui uma estrutura pequena e é um aparelho extremamente leve e confortável para uso prolongado, uma vez em que pesa apenas 148 gramas. Com isso, se você tem um iPhone 8, pode reaproveitar as capinhas, sendo que ambos possuem medidas iguais.

Algumas mudanças notáveis são que, no iPhone SE 2, o ícone da maçã foi realocado para a parte central e o nome “iPhone” removido, e nas bordas ao redor da tela que tem a cor preta (no iPhone 8 esse detalhe era na cor branca).

O acabamento é feito com proteção de vidro na parte traseira e alumínio aeroespacial nas laterais e possui os mesmos detalhes das antenas e todos os mesmos conectores e saídas de som do iPhone 8.

Esse aparelho conta com proteção IP67, que não é a melhor do segmento, porém ajuda em eventuais acidentes. Com esse suporte, ele é totalmente resistente à poeira e pode ficar submerso em até 1 metro de água doce por no máximo 30 minutos.

Tela

O iPhone SE 2 possui uma tela pequena de 4,7 polegadas com resolução de 750 x 1334 pixels, resultando em uma densidade de 326 pixels por polegada. Seu display vem com tecnologia IPS, com proporção de contraste de 1.400:1, brilho máximo de 625 nits e atributos como True Tone e ampla tonalidade de cores (P3).

Como esse aparelho possui uma telinha de 4,7 polegadas, pode não ser uma boa opção para quem prefere telas maiores como de 6,9 polegadas por exemplo. Porém, existem pessoas que buscam dimensões reduzidas, fazendo desse modelo uma boa escolha.

A Apple utiliza a densidade de pixels como padrão para entregar qualidade, e o iPhone SE 2 tem a mesma do iPhone 11. Ou seja, ele é um dispositivo que vai oferecer uma boa qualidade de definição em filmes e nos gráficos dos jogos.

A tela desse modelo entrega exatamente a mesma imagem que a tela do iPhone 8, com qualidade e fidelidade de cores. A Apple fez um ótimo trabalho no projeto desse display, apesar do mesmo não conseguir reproduzir tons escuros mais profundos (tela IPS, alguns pixels se mantém acessos).

O dispositivo conta com um bom contraste e um alto nível de fidelidade de cores, o que garante uma ótima e confortável experiência visual. Além da iluminação de 625 nits, que é bem alto e assegura boa usabilidade em quase qualquer situação e ambiente.

Apesar de não ter a tecnologia HDR no seu display, para a reprodução de vídeos são usados o Dolby Vision, HDR 10 e HLG. Com esses recursos, ainda que sejam compatíveis com apenas poucos conteúdos, oferece cores mais profundas em alguns filmes, o que deixa a experiência melhor.

Outro ponto importante a se destacar é que o iPhone SE 2 não vem com a tecnologia de tela 3D Touch. A Apple removeu essa funcionalidade de todos os seus aparelhos mais novos. Porém, não existe prejuízos referentes a esse ponto.

Configuração e Desempenho

Em relação ao hardware (mesmo do iPhone 11), esse aparelho é um híbrido para quem procura performance, longevidade e um tamanho compacto.

O processador usado no iPhone SE2 é o Apple A13 Bionic, que é um chip fabricado com litografia de 7 nanômetros, o que permite mais componentes num mesmo espaço. Ele contém seis núcleos, com dois núcleos de alta performance trabalhando em 2,65 Ghz e quatro núcleos de alta eficiência rodando a 1,8 GHz.

Isso significa que esse processador conta com 1,4 mais desempenho em CPU e até 2 vezes melhor performance em GPU, quando comparado ao A11 Bionic (chip do iPhone 8). Ou seja, você pode esperar um ótimo rendimento para qualquer tarefa e um bom desempenho no longo prazo.

Para quem gosta de games, todos os jogos que são compatíveis com esse modelo irão rodar sem qualquer dificuldade e com gráficos de altíssima qualidade.

O chip A13 Bionic foi projetado para executar games com resoluções mais altas no iPhone 11. Como a resolução do iPhone SE 2 é bem menor, a carga de processamento para o chip gráfico é aliviada, permitindo, assim, sempre usar os melhores padrões de qualidade e também obter melhores taxas de quadros por segundo.

Há quem reclame porque o Iphone SE 2 tem apenas 3 GB de memória RAM, porém, a memória instalada é suficiente para a proposta do aparelho. Você pode manter tranquilamente vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, que o dispositivo vai entregar bom desempenho e não vai perder dados no multitarefa.

O produto não tem espaço para cartão de memória e tem nas versões de 64 GB, 128 GB ou 256 GB. Por isso, para quem pretende usar mais espaço, opte pela versão de 256 GB, uma vez em que o modelo não permite expansão de espaço.

Câmeras Traseira e Frontal

Imagem com foco na câmera traseira do iPhone SE 2
Foto: câmera traseira do iPhone SE 2

Na parte traseira do iPhone encontra-se apenas uma câmera, sendo um sensor wide eficiente de 12MP, com abertura de f/1.8 e estabilização óptica de imagem. Por ser um aparelho de entrada da Apple, ele conta com essa característica de ter apenas a lente grande angular, que não é mais tão comum nos aparelhos atuais.

Por ele ter os recursos avançados de hardware e software do A13 Bionic, a qualidade das fotos é muito boa e as mesmas ficam com cores mais naturais.

Mesmo não possuindo uma lente auxiliar, o SE possui um HDR aprimorado, modo retrato com efeito bokeh, controle de profundidade e seis efeitos para o uso no modo retrato. Tudo isso através de recursos de inteligência artificial.

No entanto, esse modelo não possui um modo noturno aprimorado como o do iPhone 11. Mas nada está perdido, você pode contar com a ajuda de aplicativos como o Nightmode, para obter melhorias nessas situações de pouca luminosidade.

Outro detalhe importante é que o modo com fundo desfocado só pode ser usado para fotos com pessoas. Caso queira registrar a foto de um objeto com fundo desfocado, pode recorrer também ao uso de alguns aplicativos.

Em relação aos vídeos, o iPhone SE 2 oferece gravação em 4K a 60 frames por segundo com estabilização óptica. Ele também possui algumas limitações de opções para gravar vídeos, pois não dá para controlar ISO, balanço de brancos, bitrate, entre outros detalhes.

Para você tirar selfies, a câmera frontal do SE tem um sensor de 7 MP com abertura de f/2.2. Ela é ideal para gravar seus vídeos com qualidade Full HD e conta com estabilização de vídeo. Também é compatível com o modo retrato e te permite aplicar vários efeitos e fazer o ajuste de profundidade de campo na edição.

Sistema de Som

O áudio desse celular é composto por um conjunto de som estéreo com alto-falantes de ótima qualidade. Você vai contar com um excelente nível de volume para escutar músicas, assistir filmes e jogar games.

A equalização é um ponto de destaque também, sendo que é possível diferenciar claramente os tons médios e agudos, assim como sentir um reforço nos tons graves.

Esse modelo não vem com conector de fones de ouvido, sendo que a Apple removeu desde o iPhone 7. Ou seja, você terá que usar fones que utilizam a entrada Lightning ou usar fones Bluetooth.

O SE também não conta com a tecnologia Dolby Atmos (encontrado no iPhone 11), que oferece a experiência de um som espacial para alguns conteúdos específicos.

Bateria e Carregamento

Em relação à bateria, esse modelo deixa a desejar, uma vez que os 1821 mAh de bateria não são suficientes para o uso nos dias atuais. Isso significa que, quem usa muito o aparelho precisará carregá-lo pelo menos 2 vezes por dia. Porém, o lado bom é que ele é compatível com carregamento sem fio e carregamento rápido de 18W.

Apesar de ser um modelo mais atual e com mais recursos, o Iphone SE 2 continua com a mesma bateria do Iphone 8. Então, para quem é acostumado a passar horas nas redes sociais ou navegando na internet, esse celular não é uma boa opção.

No entanto, mesmo tendo um componente de baixa capacidade, a bateria do SE de segunda geração não é tão ruim. A Apple afirma que ela pode oferecer até 8 horas de reprodução em streaming.

Após testes, foi comprovado que se você baixar vídeos para assistir offline, a duração da bateria para esse tipo de reprodução pode chegar a 13 horas.

Como esse aparelho não vem com carregador na caixa, você pode comprar o modelo que preferir, o padrão de 5 watts ou o de 20 watts. A Apple afirma que com o carregamento rápido, a bateria chega a 50% em apenas 30 minutos. Se você usar um carregador padrão da marca, o tempo para recarga completa pode levar até 2 horas e 20 minutos.

Comparativo iPhone SE 2 x iPhone XR

Imagem com comparativo entre iPhone SE 2 e iPhone XR
Foto: Comparativo iPhone SE 2 x iPhone XR

Como são dois modelos da Apple com valores mais acessíveis, o Iphone SE 2 e o iPhone XR podem ser considerados concorrentes diretos. Acompanhe, a seguir, o que diferencia um do outro e qual seria a melhor opção de escolha.

Diferença entre os modelos

O iPhone SE 2 é um híbrido da Apple que junta o design compacto e parte da construção do iPhone 8 ao hardware excelente do iPhone 11. Agora o iPhone XR é um modelo mais antigo (2018), com uma estética frontal mais parecida com as edições atuais da marca, porém com componentes internos de três anos atrás.

  • Desempenho: o SE 2 sai na frente por vir de fábrica com o processador A13 Bionic (mesmo do IPhone 11), sendo que o XR tem o A12 Bionic.
  • Câmeras: O SE, por ter o chip A13 Bionic, conta com algumas vantagens no sensor traseiro, tais como otimizações para efeitos de profundidade (modo retrato, principalmente) e estabilização. A câmera frontal de ambos conta com lente de 7 MP, no entanto, o XR tem a vantagem de gravar vídeos Full HD a 60 fps e possuir o Face ID, enquanto o SE 2 faz registros Full HD a 30 fps.
  • Capacidade da bateria: Apesar de ser uma edição de 2018, o XR oferece 2.942 mAh, já o modelo de 2020 (SE) vem com apenas 1.821 mAh. Em relação ao carregamento, o primeiro conta com suporte de carregamento rápido de 15W, e o segundo com 18W.
  • Tela e Design: O iPhone SE 2 vem com tela de Retina IPS LCD de 4,7 polegadas, com largas bordas superiores e inferiores e um botão físico Touch ID (sensor biométrico). Já o iPhone XR possui tela de Retina Líquida com 6,1 polegadas, entalhe na parte superior, bordas mais finas nas demais áreas. E como não tem botão físico, seu design frontal proporciona mais aproveitamento de espaço.

Ficha técnica – iPhone SE 2 x iPhone XR

EspecificaçõesiPhone SE 2iPhone XR
Lançamentoabril de 2020novembro de 2018
Preço de lançamentoR$ 3.699R$ 5.199
Tela4,7 polegadas6,1 polegadas
Resolução da telaRetina HD (1334×750)Liquid Retina HD (1792×828)
ProcessadorA13 BionicA12 Bionic
RAM3 GB3 GB
Armazenamento64, 128 e 256 GB64 e 128 GB
Cartão de memóriasem suportesem suporte
Câmera traseira12 megapixels12 megapixels
Câmera frontal7 megapixels7 megapixels
Bateria1.821 mAh2.942 mAh
Sistema operacionaliOS 13iOS 12
Dimensão e peso138,4 x 67,3 x 7,3 mm e 148g150,9 x 75,7 x 8,3 mm e 194g
Corespreto, branco e vermelhoamarelo, branco, preto, azul, vermelho e coral

Nesse caso, dá para dizer que o iPhone SE 2 é bom e vale a pena se o que você procura é um aparelho mais barato da Apple com hardware mais atual. Lembrando também que o modelo de 2020 está apto a receber as atualizações do iOS por mais tempo.

Comparativo iPhone SE x iPhone SE 2020

Imagem com Comparativo entre iPhone SE 2 e iPhone XR
Foto: Comparativo iPhone SE 2 x iPhone XR

Ambos oferecem especificações avançadas e design baseado em celulares mais antigos, com o intuito de deixar mais barato o aparelho. Os dois modelos possuem bordas grossas e botão Home, porém as características da segunda geração são melhores.

Acompanhe, a seguir, o que mudou do iPhone SE original para o iPhone SE 2:

Tela e Design

O iPhone SE original possui um design muito parecido com o do iPhone 5S, no qual seu display é compacto, possui tela LCD de 4 polegadas com resolução de 1136 x 640 pixels.

Por outro lado, o iPhone SE 2 veio com o mesmo visual do iPhone 8, possuindo uma tela de LCD de 4,7 polegadas e resolução Retina HD de 1334 X 750 pixels, além do recurso True Tone (ajusta as tonalidades à luz ambiente).

Os dois modelos contam com moldura de alumínio, bordas grossas e botão Home com biometria do Touch ID. Porém, o SE 2 apresenta vidro na parte frontal e traseira e o SE original dispõe da parte traseira em alumínio.

Câmera

Apesar de ambos oferecerem a câmera traseira única de 12 MP, o sensor do SE 2 possui abertura de f/1.8 e recursos mais avançados, tais como fotografia computacional, seis efeitos de iluminação retrato, controle de profundidade e o Modo Retrato. No caso do SE original, a abertura da câmera é de f/2.2 e não conta com esses recursos mais atuais.

Em relação à câmera frontal, a do modelo antigo é de apenas 1,2 MP com abertura de f/2.4, enquanto que a do modelo da segunda geração é de 7 MP com abertura de f/2.2. As duas câmeras dispõem de detecção de faces e modo panorâmico, porém, apenas o modelo novo pode fazer gravações com resolução Full HD (1080p), e conta com a função Quick Time (Trava o vídeo durante a filmagem).

A gravação de vídeo de ambas podem ser feitas em 4K a 30 quadros por segundo. Contudo, o iPhone SE 2 pode gravar em 4K a 60 quadros por segundo também, além de em Full HD a 120 e 240 quadros por segundo. O modelo mais atual ainda tem gravação de áudio estéreo, alcance dinâmico estendido e estabilização de vídeo cinematográfico nas câmeras frontal e traseira.

Desempenho e Armazenamento

Aqui está uma grande diferença entre os dois. O IPhone SE original vem com chip A9 e um processador dual-core que roda na velocidade de até 1,84 GHz, como também com apenas 2 GB de memória RAM. Agora, o iPhone SE 2 traz o chip A13 Bionic, processador de oito núcleos (capaz de realizar cerca de 5 trilhões de operações por segundo) e memória RAM de 3 GB.

No quesito armazenamento, o SE original tem opções de 16 GB, 32 GB, 64 GB ou 128 GB. Já o SE de segunda geração conta com opções de escolhas de espaços maiores, tais como versões de 64 GB, 128 GB e 256 GB. Nenhum deles oferece suporte para expansão de espaço via cartão micro SD.

Bateria

Ambos os modelos oferecem bateria de íons de lítio não removível, sendo a do SE original de 1.624 mAh e do SE 2 de 1.821 mAh. A vantagem do SE 2 é que ele possui suporte para carregamento sem fio no padrão Qi, podendo obter uma carga de até 50% em apenas 30 minutos.

Segundo a Apple, a bateria do modelo antigo é capaz de manter o aparelho funcionando por até 14 horas de ligação, enquanto que a do novo seria apta a reproduzir até 8 horas de vídeos.

Versão do iOS e Recursos Adicionais

O modelo antigo do SE vem com o iOS 9.3.2 de fábrica, mas pode ser atualizado até o iOS 13.4. Porém, o modelo da segunda geração já vem com o iOS 13.

No que diz respeito a conexões, o SE é compatível com as faixas de Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e hotspot, e possui a versão 4.2 do Bluetooth. Enquanto isso, o modelo atual dispõe das mesmas faixas, com a adição do Wi-Fi 6 (802.11 ax), do dual-band e possui o Bluetooth 5.0.

Os dois modelos possuem GPS e NFC, sensores Touch ID, giroscópio, acelerômetro, sensor de proximidade e sensor de luz ambiente. Porém, só o SE original ainda possui saída para fones de ouvido convencionais, o SE 2 só pode usar fones bluetooth ou fones que utilizam a entrada Lightning.

Outro upgrade muito bom do modelo novo é a certificação IP67, que confere uma proteção contra água para o aparelho. Ela possibilita que o mesmo fique submerso em água por um período de até 30 minutos.

Especificações iPhone SE x iPhone SE 2

EspecificaçõesiPhone SEiPhone SE 2
Lançamentomaio de 2016abril de 2020
Preço de lançamentoa partir de R$ 2.699a partir de R$ 3.699
Tela4 polegadas4,7 polegadas
Resolução de tela1136 x 640 pixelsHD (1334 x 750 pixels)
ProcessadorA9A13 Bionic
Memória RAM2 GB3 GB
Armazenamento16 GB, 32 GB, 64 GB ou 128 GB64 GB, 128 GB ou 256 GB
Cartão de memóriasem suportesem suporte
Câmera principal12 MP12 MP
Câmera frontal (selfie)12 MP7 MP
Sistema operacionaliOS 9.3.2, podendo atualizar até o iOS 13.4iOS 13
Bateria1.624 mAh1.821 mAh
Telefoniasuporte a SIM cardsuporte a SIM card e eSIM
Dimensões e peso123,8 x 58,6 x 7,6 mm; 113 gramas138,4 x 67,3 x 7,3 mm; 148 gramas
Corescinza espacial, ouro rosa, prata e douradopreto, branco e vermelho

As Pessoas Também Perguntam

Quais são as vantagens do iPhone se?

blank

O iPhone SE 2 é bom e entrega um ótimo desempenho de sistema e uma boa qualidade de fotografia. Além de ser compacto e possuir um design elegante.

Qual iPhone é melhor 8 ou se?

blank

Se você busca um celular com melhor performance, o iPhone SE 2 é bom porque conta com o chip A13 Bionic, o mesmo encontrado no iPhone 11.

Qual iPhone é melhor 7 ou se?

blank

O iPhone SE 2 se torna uma melhor opção por ter especificações técnicas melhores e mais atuais.

O iPhone SE 2 é Bom? Conclusão

Após a análise desse aparelho da Apple, deu para confirmar que ele é o modelo ideal para quem procura um preço mais baixo em dispositivo atualizado. O iPhone SE 2 é bom, apesar de sua bateria deixar um pouco a desejar.

Quem gosta de smartphone mais compacto, leve e com boa câmera, além de desempenho excelente, vai gostar muito desse aparelho. Porém, só vai precisar andar com o carregador na bolsa, uma vez em que o mesmo pode precisar de mais de uma recarga ao dia, se for muito usado.

Por fim, se você concorda ou não com essa review, deixe sua opinião aqui nos comentários. Afinal, ela é muito importante para nós, do Cupomzeiros!

Até Mais!