O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

A Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH é Boa Mesmo?

Quer saber como funciona a impressora Térmica Bematech MP-4200 TH? Quais suas especificações, onde ela pode ser usada, modo de instalação e até mesmo onde adquiri-la? Confira neste artigo um review completo da Bematech MP-4200 e se vale a pena o investimento.

A Impressora Térmica do modelo MP-4200 TH da marca Bematech, tem seu uso voltado para o comércio. É uma impressora de cupom não fiscal. Mas o que isso significa? Basicamente, uma impressora não fiscal não pode fazer a impressão da NFC (Nota Fiscal do Consumidor).

Elas não possuem memória interna e memória de fita que são componentes onde ficam armazenadas todas as informações exigidas pela Fisco (Órgão do Estado, Gestor do Tesouro Público).

Impressoras fiscais, além de possuírem a memória para gravações das informações como citado acima, devem ser homologadas e obrigatoriamente lacradas por um técnico autorizado. Como você deve imaginar, isso a torna mais cara.

A Impressora térmica Bematech MP-4200 TH, é a mais vendida de sua categoria.

As impressoras térmicas não fiscais como a Bematech MP-4200 TH podem ser utilizadas para diversas finalidades além da impressão de cupons para controle interno.

São capazes de imprimir senhas para controle de filas e atendimento, pedidos para cozinha, lançamento para o estoque, tickets de estacionamento, entre outros papéis. 

Especificações técnicas da Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH.

Imagem com traseira da Bematech MP-4200 TH
Foto: traseira da Bematech MP-4200 TH
  • Conexão via cabo USB padrão;
  • Velocidade de impressão de 250mm/s (para textos & gráficos);
  • Resolução de 203 x 203 dpi;
  • Densidade de 0,125mm;
  • Caracteres por linha: 24, 32, 48, 64 (ESC/BEMA) ou 21, 28, 42, 56 (ESC/POS);
  • Tabela de Caracteres: CODE 437, CODE 850, CODE 858, CODE 860, CODE 862, CODE 864, CODE 866, QR Code;
  • Bobina interna;
  • Dimensões de 150mm de largura X 218mm de comprimento x 146mm de altura;
  • Peso de 1,2 Kg.

A Impressora Bematech MP-4200 TH tem uma base fixa e a possibilidade de adicionar as entradas Ethernet e entrada Serial (para balanças e gavetas de dinheiro). Para utilizar com cabo Ethernet, é necessário habilitá-lo em suas configurações.

A Bematech MP-4200 TH possui sensor de fim de papel e de calor para prevenir o superaquecimento da cabeça de impressão.

A vida útil do mecanismo de impressão da Bematech MP-4200 TH é de 200 km.

Outras funções e configurações da Impressora Térmica não fiscal da Bematech MP-4200 TH.

Imagem com Bematech MP-4200 TH imprimindo cupom
Foto: Bematech MP-4200 TH com cupom

A impressora térmica Bematech MP-4200 TH é ideal para o seu estabelecimento comercial, com a finalidade de imprimir recibos com rapidez. Tem uma velocidade de impressão de 250mm/seg. e uma guilhotina com vida útil de 2 milhões de cortes, tornando-se um dispositivo muito confiável.

Ela possui também o sistema Easy Recovery System desenvolvido pela Bematech, que resolve o atolamento de papel de maneira rápida para voltar a funcionar normalmente.

O Easy Recovery System permite com uma simples ação, desbloquear a guilhotina da Bematech MP-4200 TH (ou equipamentos que o possuem). Em caso de que o papel fique preso no mecanismo, basta abrir a tampa da impressora e a guilhotina retorna à posição original, permitindo que retome a impressão.

Na Bematech MP-4200, algumas configurações e definições podem ser realizadas através dos botões na própria impressora, sem a necessidade de acessar o seu software no computador.

Outra característica do dispositivo é o mecanismo e módulo eletrônico independente, ou seja, se houver algum problema, o dispositivo não precisa ser retirado do campo para manutenção e não é necessário interromper a operação, pois há uma impressora de backup.

Quanto custa a Impressora térmica Bematech MP-4200 TH e onde comprá-la?

Imagem com Bematech MP-4200 TH de lado
Foto: Bematech MP-4200 TH de lado

É possível adquiri-la em lojas online e também em assistências e estabelecimentos especializados. Alguns fornecedores de sistemas ERP, vendem os equipamentos de automação juntamente com seu sistema, sendo assim é possível adquiri-la também dessa maneira.

A vantagem de adquirir seja a Bematech MP-4200 TH ou outra impressora térmica com o fornecedor de sistema ERP é que o usuário tem garantia de que ela terá compatibilidade, já que em alguns casos o sistema pode não reconhecer a impressora.

O custo médio da Bematech MP-4200 TH é de R$ 735 (setecentos e trinta e cinco reais). A impressora pode ser adquirida pelo site da Americanas com cupom de desconto da Cupomzeiros.

Como funcionam as impressoras térmicas como a Bematech MP-4200 TH?

O funcionamento das impressoras térmicas ocorre através do aquecimento do papel que possui uma mistura de corante e ácido em sua composição. Por não utilizarem nenhum tipo de tinta, isso faz com que o custo de impressão seja bastante baixo, porém, não resistente aos fatores externos e exposição à umidade. Com o tempo, as informações no papel tende a sumir.

Impressoras térmicas possuem um custo de manutenção mais baixo, não tem problema de memória, não há pré-requisito básico para seu uso e realiza as impressões mais rapidamente.

Conheça um pouco da história da empresa: a Bematech surgiu do espírito empreendedor de dois jovens estudantes que, em 1990, transformaram o trabalho de conclusão de curso em uma empresa real e consolidada, conhecendo necessidades e reconhecendo oportunidades.

A organização rapidamente tornou-se a provedora principal dos equipamentos para automação comercial. Em 2015, a Bematech foi adquirida pela TOTVS e desde então está dedicada a trazer para o mundo dos negócios, equipamentos e dispositivos cada vez mais tecnológicos, inteligentes e conectados, melhorando a experiência do consumidor.

Dúvidas Frequentes sobre a Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH.

Com impressora Bematech MP-4200 TH é possível imprimir a logo do estabelecimento junto ao cupom?

Sim. A impressora tem capacidade para tal função, no entanto, isso irá depender do sistema que o usuário está utilizando.

Qual a diferença entre as impressoras Bematech MP-4200 TH e MP-4000 TH?

A principal diferença está na interface e desempenho de impressão. No MP-4000 TH, os usuários podem escolher entre as interfaces serial RS 232, paralela, USB ou Ethernet. No MP-4200 TH, uma interface USB é padrão e, além da velocidade de impressão de 250 mm/s para texto gráfico, uma interface opcional pode ser adicionada entre as opções RS 232, Ethernet ou Wi-Fi.

Vídeo Unboxing e Instalação da Impressora térmica Bematech MP-4200 TH.

Consideração Final sobre a Impressora Térmica Bematech MP-4200 TH

A impressora térmica não fiscal Bematech MP-4200 TH é um ótimo custo-benefício para os comerciantes que buscam durabilidade, qualidade, simplicidade e tecnologia.

É uma impressora não fiscal, que imprime cupons para controle de vendas, mas também pode ter outras funcionalidades como a impressão de senhas, pedidos, guias, entre outros. Além disso, é um produto de fácil instalação e uso.

A Bematech MP-4200 TH possui ótima velocidade de impressão e praticidade para o dia-a-dia do comércio, tem sensor de fim de papel e aquecimento para que a impressora não seja danificada.

Seus sistema ERS (Easy Recovery System) permite com uma simples ação, desbloquear a guilhotina do equipamento em caso de que o papel fique preso no mecanismo.

Imprime em 8 tipos de leitura e impressão de caracteres diferentes, inclusive o QR code e capacidade de realizar a impressão da logo do estabelecimento (dependendo do seu sistema).

A Bematech MP-4200 TH funciona sem tinta e cartucho, sua impressão ocorre através da fonte de calor que é aplicada ao cabeçote e tem reação com o corante e ácido do papel da bobina.

Atende todos os segmentos do varejo que possuem grande volume de impressão.

Possui exclusivo sistema de modularidade, com mecanismo impressor independente do módulo eletrônico, permitindo a troca de forma individual, sem a precisar retirar o equipamento do local – o que possibilita ter um mecanismo impressor de back-up, sem interrupção da operação em caso de problemas e com aumento da disponibilidade de uso do equipamento.

Sua entrada padrão para conexão é USB, e tem a possibilidade de adicionar o cabo Serial e Ethernet.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>