Todos sabemos que as mulheres não economizam no investimento para estarem sempre bonitas. Cabelo, maquiagem, roupas e sapatos entram na equação para que ela esteja sempre apresentável durante a maior parte do dia. Igualmente, os cuidados com a pele e demais partes do corpo também são lembrados para a manutenção do visual.

Para tanto, é costume utilizar-se de produtos específicos para pele, como hidratantes e cremes perfumados, além de colônias, desodorantes, dentre outros. Uma das marcas que tem muita moral com o público feminino é a Avon, uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, que possui produtos para praticamente qualquer ponto do seu corpo.

Sabemos que a Avon é uma marca que já se encontra no mercado há muitos anos e goza sempre de uma imagem sólida e, aparentemente, da aprovação dos consumidores. No entanto, decidimos analisar a fundo a empresa, para descobrir se, de fato, a Avon é isso tudo. Então, será que a Avon é confiável?

No post de hoje, vamos detalhar as operações da empresa em sua loja online, identificando os pontos fortes e fracos, para saber se a Avon é confiável mesmo e se vale fazer uma compra. Acomode-se e vem com agente.

Como surgiu a Avon?

As origens da marca remontam ao século retrasado, quando o vendedor ambulante de livros, David McConnel, decidiu entregar, durante suas vendas, um pequeno frasco de perfume como brinde aos seus clientes, com o passar do tempo, os perfumes começaram a fazer mais sucesso do que os próprios livros, o que fez com que McConnel desviasse seu foco para a fabricação de perfumes. Então, em 1896, nascia o empreendimento que se tornaria a Avon.

Durante as décadas que se seguiram a sua criação, a companhia ganhou diversos sócios, e trocou de nomes várias vezes. Sua expansão para produção de outros produtos de cosméticos se deu na década de 30, quando começou a produzir loções para banho, batons e itens de maquiagem, conquistando rapidamente a atenção do público feminino.

Nas décadas de 50 e 60, após já ter se consolidado no mercado norte-americano, a Avon iniciou sua expansão para além de suas fronteiras, chegando a outros continentes e alcançando países como o Brasil. Naquele momento, também surgiu sobre se a Avon é confiável, mas logo ela foi superada.

Em terras tupiniquins, a empresa encontrou seu paraíso, cativando rapidamente os consumidores brasileiros, até que em 2010 o Brasil já aparecia como o maior e mais rentável mercado da marca, superando com folga as vendas em território americano e demais localidades.

No início de 2020, a Avon foi comprada pela gigante brasileira Natura&Co., tornando-se uma empresa que engloba o guarda chuva de empreendimentos da Natura, outra marca de cosméticos bem famosa no mercado global. Apesar da aquisição, a Avon ainda possui administração própria, com a manutenção de algumas tradições.

Com essa história, é possível dizer que tempo de mercado já é um indicativo de que a Avon é confiável.

Obviamente, seus gestores perceberam de antemão que a internet poderia ser uma ferramenta para alavancar a marca, por isso, já em meados de 2010, começaram investimentos massivos para a criação de conteúdo virtual para a marca, possibilitando a inserção de seus produtos no nascente mundo do comércio virtual.

Hoje, além de lojas físicas, a Avon conta com sólida presença no universos do e-commerce, contudo, ainda resta algumas dúvidas, dentre elas, se a Avon é confiável para se fazer negócio, além da qualidade de seus produtos.

Comprar na Avon é confiável?

Pode parecer besteira, mas a compra de cosméticos simples como cremes e perfumes pode se tornar uma imensa dor de cabeça, isso porquê produtos de procedência duvidosa podem conter substâncias nocivas a saúde do consumidor, podendo chegar até mesmo a resultar em óbito ou deformações severas.

Ademais, além do risco para a saúde, existe o perigo para o seu bolso, já que não é raro encontrarmos empresas virtuais que enganam seu público e deixam de entregar mercadorias, mesmo já tendo embolsado valores, por isso, é necessário resistir ao impulso de comprar sempre em sites com promoções extravagantes e com qualidade duvidosa.

Relativamente à Avon, a sua reputação pode ser conferida no site do Reclame Aqui, onde os clientes podem avaliar a qualidade dos produtos adquiridos e a eficiência dos serviços prestados, como entrega e atendimento.

Não perca essa review feita por uma cliente, para saber em primeira mão se a Avon é confiável de fato.

Notas da empresa no Reclame Aqui

Imagem com nota da Avon no Reclame Aqui
Foto: nota da Avon no Reclame Aqui

O site do Reclame Aqui, teoricamente, dispensa apresentações, já que a maioria das pessoas que frequentam os ambientes virtuais já devem ter utilizado de seus serviços ao menos uma vez – se não, deveriam. Apenas a título de breve explicação, o site permite que clientes avaliem outros sites de compras e serviços podendo postar seus problemas e aguardar resposta da empresa, ao fim, as notas somadas irão fazer uma média geral que vai de 0 a 10, o que permite que pessoas indecisas avaliem se vale a pena comprar no site avaliado ou não.

Se formos comparar os números dos consumidores, de fato, teremos índices surpreendentes, como exemplo: o número de reclamações respondidas fica na casa dos 99,7%, enquanto o índice de solução alcançou o patamar de 92% dos problemas respondidos, com 75% dos participantes confirmando que voltariam a fazer negócio novamente com a empresa.

Todos esses números somados garantem à Avon uma nota de 8.6 nos últimos 6 meses acompanhada do selo de qualidade RA 1000, oferecido pela Reclame Aqui somente aos sites mais elogiados. Portanto, se ainda tem dúvidas de que a Avon é confiável, dê uma espiada no site.

Apenas a título de exemplificação, nos anos de 2019 e 2020, a nota da empresa oscilou entre 8.3 e 8.5, indicativos de que a marca sempre prezou pela manutenção de um nível aceitável de relacionamento com seus clientes.

Assim, o desempenho da loja no Reclame Aqui é mais uma garantia de que o site da Avon é confiável. Ainda tem dúvidas? Continue a ler o post!

Como é o site da Avon?

Imagem com página inicial do site da Avon
Foto: site da Avon

A página de vendas da Avon é o ambiente virtual em que você pode fazer suas compras, sem ter que se deslocar até uma sede física ou aguardar o contato de revendedoras, escolhendo e pagando os produtos que mais te interessam, para recebê-los no conforto de sua casa sem preocupações triviais.

A página foi pensada para ser o mais direto possível, contando com uma aba em que é possível selecionar quais as modalidades de produtos que você procura. Feito isso, basta escolher o produto e você será levado a uma segunda página contendo brevemente a descrição dos produtos e sua composição e, neste momento, poderá decidir se gostaria de realizar a compra.

A Avon também edita uma revista digital, na qual você pode conferir dicas de cosméticos e moda, possibilitando que você faça combinações exuberantes utilizando os produtos e acessórios da Avon, e também seu guarda-roupa, tudo que você precisa para potencializar seu look.

Ainda pode se destacar como ponto forte do site sua variedade de produtos, além da quantidade de informações técnicas, como o prazo de postagem e entrega do produto, além de especificações de uso, o que demonstra como a Avon é confiável para manter informados seus consumidores acerca dos menores detalhes.

Produtos que você encontra no site

Imagem com perfume, creme facial e esmalte da Avon
Foto: produtos da Avon

Maquiagem

Seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais, a Avon tem uma linha completa de itens de maquiagem para que você seja o centro das atenções onde quer que vá. Na página, você encontra opções de delineadores, bases, lápis para olhos, batons, dentre um outros produtos.

Rosto

As mulheres têm uma consciência muito maior em relação aos cuidados com a pele, seja para a prevenção de doenças, ou para evitar o surgimento de rugas e marcas de expressão. Na Avon, você, mulher, tem opções de máscaras, cremes hidratantes e cremes faciais, para cuidar da pele do seu rosto.

Como medida para evitar câncer e outros tumores de pele, a Avon investe em seus cremes e protetores para que eles tenham uma carga de compostos que protejam sua pele da radiação ultravioleta, já que a longevidade e qualidade de vida das mulheres são duas das bandeiras mais fortes da marca.

Banho e Perfumaria

Os cuidados com a beleza se iniciam com um bom banho e continuam até o momento em que você deixa sua casa, por isso, você tem à sua disposição uma lista inteira de sabonetes, esfoliantes e loções para deixar sua pele bem tratada, macia e cheirosa, além da possibilidade de levar colônias e perfumes para marcar presença onde quer que você vá.

Cabelo e unhas

A Avon também tem uma seção exclusiva para você que não suporta cabelos sem hidratação ou unhas mal cuidadas. No site a mulher conta com shampoos, condicionadores e tratamentos relaxantes para os fios, todos de linha exclusiva da Avon, além de cosméticos para unhas como esmaltes em diversas cores e tamanhos.

Completo

A visita ao site da Avon confirma a intenção da marca de se mostrar uma aliada das mulheres. Suas coleções de produtos são completas, abarcando todas as áreas do corpo que são muito caras ao público feminino. Ademais, além de cosméticos de beleza, a marca preocupa-se com saúde da pele feminina, por isso, em maior e menor grau, suas fórmulas contêm substâncias que reforçam a proteção da pele contra o envelhecimento precoce causado pela luz solar.

No quesito entrega, a empresa realiza operações em todo território nacional, com prazo variado para diferentes estados, devido ao sistema de logística de seu transporte e galpões de armazenamento. Entretanto, os prazos para entregas não costumam ultrapassar os 15 dias, e têm uma media de 3 a 5 dias para chegada dos produtos comprados.

Por essas informações, é possível já criar uma opinião de que a Avon é confiável, e você estará segura e satisfeita ao realizar compras em seu site.

Como a Avon se relaciona com seus clientes e parceiros?

Explorando o site, identificamos que a empresa possui um setor próprio de suporte aos clientes, com a possibilidade de envio de mensagem para os analistas Avon. Também é possível entrar em contato com eles através de telefone fixado no site. Ressalta-se que as revendedoras Avon possuem um canal especial de contato.

Além do contato direto, o site possui uma lista de perguntas e respostas para que as dúvidas mais frequentes dos clientes são postadas e respondidas pela equipe Avon, como forma de se antecipar aos questionamentos, tornando o processo mais simples para a empresa e para o consumidor.

Outra mostra de que a Avon é confiável é uma aba própria onde estão inseridas informações de trocas e devoluções, que cuida de esclarecer com precisão os termos em que se pode operar a troca e a devolução de um produto.

Por fim, no que se refere aos canais para solução de dúvidas, o site possui local especial onde posta textos explicando seus valores, seus compromissos com as mulheres, sua política de ética, além de disponibilizar, ao público, suas diretrizes acerca do meio ambiente e respeito no ambiente de trabalho, com ênfase, também, a orientação de como se tornar uma revendedora, dando mostras, mais uma vez, de que a Avon é confiável no sentido de se preocupar com as pessoas e meio ambiente.

Noutro giro, a marca possui forte presença nas redes sociais, contando com canais no YouTube, além de perfis no Instagram e Twitter, onde podem anunciar as novidades empresa, ao mesmo tempo em que interagem com seus seguidores para estreitar os laços, uma vez que a geração mais jovem é fã de carteirinha da internet e, sem dúvidas, essa é uma boa maneira de se aproximar de seu público.

Iniciativas para as mulheres

Outra prova de que a Avon é confiável como marca e empresa é a sua defesa incondicional das mulheres. Seus produtos, mais do que embelezar, visam empoderar as mulheres, mostrando que há beleza em todas elas, independentemente de corpo, forma, cor e idade.

A Avon apoia a conscientização e apoia entidades que lecionam sobre os perigos do câncer de pele e de mama para as mulheres, como forma de as ensinar a ter uma vida mais longa e saudável. No mesmo sentido, ela incentiva e promove campanhas de proteção a mulher contra a violência doméstica, incentivando denúncias e dando suporte a entidades acolhedoras, procurando, também, melhorar a autoestima das mulheres que sofrem preconceito por qualquer motivo que seja.

Todas essas iniciativas e muitas outras estão inseridas no contexto do Instituto Avon, o braço social da marca, responsável por amparar e desenvolver iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida de meninas e mulheres, e protegê-las de preconceitos e contra violência física e virtual.

Paralelamente, a Avon também apoia o empreendedorismo feminino, para que mais mulheres possam alcançar a liberdade financeira, atuando como revendedoras dos produtos Avon, com capacidade de alavancar suas próprias finanças e escrever o seu futuro.

Para tanto, a iniciativa conta com um programa de treinamento intensivo, que visa preparar as candidatas em diversos aspetos, como a negociação e a abordagem de futuras clientes, para que elas tenham maior probabilidade de êxito ao realizar suas vendas e, assim, aumentar a sua renda por meio da venda de produtos.

Salienta-se que as informações referentes a esses programas estão dispostas na página principal da Avon, onde qualquer pessoa pode interagir e descobrir mais sobre cada programa e empresa ajudada pela marca, além de orientações de como contribuir para a causa.

Ademais, o Instituto também promove ações voltadas ao enfrentamento do racismo e da superação da vulnerabilidade que a mulher negra tem na sociedade, procurando voltar os holofotes para os problemas sofridos por essa minoria.

Por esse viés, percebe-se que a Avon é confiável para garantir a proteção do futuro das mulheres.

Conclusão: A Avon é confiável?

Após a análise do site da Avon, poucas vezes tivemos tanta certeza de que um site merece ser chamado de confiável. Como referência em produtos cosméticos no mundo, sendo a 4ª maior marca global nesse segmento, a Avon não deixa a desejar. Seu estoque de produtos é imbatível, com uma variedade de produtos que poucas empresas conseguem igualar. Em matéria de produtos de beleza, o site da Avon é parada obrigatória.

No quesito entregas e atendimento ao cliente, a empresa procura voltar sua abordagem para uma interação mais humanizada, procurando entender as críticas e questionamentos do cliente, sempre deixando à disposição dele informações necessárias para que ele tenha uma experiência satisfatória e esteja a par dos mínimos detalhes.

Outro ponto que mostra que a Avon é confiável é sua estratégia voltada para disseminar opções de cosméticos para todas as mulheres, por isso, desenvolvem não apenas produtos com qualidade ímpar, mas, também, comercializam itens com preços acessíveis, pensando em dar oportunidade para que todo o público feminino possa gozar dos produtos da Avon.

Conforme salientado, a marca também se destaca pela defesa das mulheres em qualquer âmbito, seja para empoderá-las na vida financeira, emocional e social, a Avon colabora com inúmeros projetos que visam promover a igualdade de gênero e a proteção de garotas e mulheres que sofrem discriminação e violência. Portanto, ao consumir os produtos da Avon, você colabora com a causa de todas as mulheres.

Então, sim, a Avon é confiável! Seja para dar um presente para alguém ou para você mesmo, saiba que lá você compra produtos que transformam sua vida e a de milhares de mulheres.