Os aparelhos tecnológicos vieram revolucionar a nossa sociedade! Quem hoje não possui um parelho de celular (smartphone), um tablet, um computador? São aparelhos que facilitam muito a vida e estão presentes na maioria dos lares no cotidiano. Um terço da população global faz suas ligações pelo celular. Há cerca de três bilhões de celulares em uso no mundo todo. Estamos tão acostumados com eles que é bem difícil imaginar como seria a nossa vida sem esses acessórios tecnológicos.

Por exemplo, o aparelho de celular levou décadas para evoluir até o atual estágio, mas agora lidera os avanços tecnológicos. Além de fazer ligações, hoje, ele funciona como computador, agenda, câmera de filmar, câmera fotográfica, recursos de multimídia, e em um acessório que cabe no bolso. E o computador que virou notebook? Sem um monte de fio! Pois é, tudo para facilitar a nossa vida.

E para facilitar mais ainda, podemos usar a própria tecnologia para comprar aparelhos tecnológicos! Pois é! Usando algum aparelho digital (celular, notebook, tablet) podemos fazer alguns cliques e comprar outro aparelho digital no conforto do nosso lar. E a marca Asus fornece essa comodidade e essa praticidade, oferecendo produtos e equipamentos de rede em site.

Mas será que o site Asus é confiável? Venha conosco neste post para conferir a resposta!

Um pouco sobre a marca e a história da Asus

Imagem com celulares da Asus
Foto: Celulares da Asus

É digno de nota que foi só nas décadas de 60 e 70 que houve um empenho real para desenvolver um telefone portátil que pudesse ser levado a qualquer parte. Várias marcas queriam ser os primeiros a desenvolver essa tecnologia inovadora.

A AsusTek Computer Inc, conhecida mundialmente por Asus, é uma empresa multinacional de hardware e eletrônicos. Seu berço teve origem na Ásia Oriental, em Taiwan, um estado que faz parte da República da China.

A Asus foi fundada em abril de 1989, por quatro engenheiros chamados T.H. Tung, Ted Hsu, Wayne Hsieh e M.T. Liao. Todos os quatro fundadores da Asus haviam trabalhado na Acer, na função de engenheiros de hardware. E tudo isso começou por meio de uma conversa em um café, conversa compartilhada entre quatro engenheiros de visão que expuseram o desejo de criar uma “pequena e bela companhia”.

Em oito meses depois, tais engenheiros que estavam juntos em um café numa conversa informal, criam o Cache 386/33 e o ISA 486/25, ou seja, duas placas-mãe de computadores pessoais usados em produtos de indústria. E esse acontecimento foi um salto importante, porque até aquele momento, Taiwan, lugar de origem dos engenheiros fundadores da Asus, não tinha uma posição de liderança no negócio de hardware de computador. Depois da criação dessas duas placas, Taiwan se tornou mundialmente conhecida em tecnologia de alta qualidade.

Em 2000, os centros de estabelecimento para atender clientes passaram a se localizar na China, na Holanda, nos Estados Unidos, na República Tcheca, na Austrália e no Japão.

Em 2004, a marca lança o primeiro notebook com um sintonizador de TV integrado e software multimídia. Nesse período, a Asus se torna a principal fabricante de placas-mãe.

Em 2006, a marca colabora com a Automobili Lamborghini para incorporar elementos de design que acompanhasse a estética dessa marca de carros esportivos nos laptops.

No século XXI, a Asus reconhece a necessidade de impactar as comunidades globais por aderir à sustentabilidade. Dessa forma, o grupo GreenAsus começou o design de produtos e as iniciativas para a sustentabilidade. Por exemplo, a série ASUS Bamboo utiliza materiais ecológicos e foi projetada para o produto ter um longo ciclo de vida. Essa iniciativa da empresa nas práticas sustentáveis foram reconhecidas e valorizadas por grupos ambientais e meios de comunicação global.

A empresa foi a escolas para conversar com alunos do ensino fundamental e médio sobre seus produtos sustentáveis e a importância de se saber descartar produtos tecnológicos. Muito legal a iniciativa, não é?!

Hoje, aquela “pequena e bela companhia” desejada pelos quatro engenheiros T.H. Tung, Ted Hsu, Wayne Hsieh e M.T. Liao é líder global em tecnologia com mais de 16.000 funcionários espalhados por 58 escritórios globais. Isso indica que, de fato, a Asus é confiável.

Segundo a marca, eles mantém uma história revolucionária dentro da indústria desde 1989. A Asus está presente em mais de 50 países e nos cinco continentes. O objetivo da Asus é levar às pessoas inovação em tecnologia e design com muita qualidade, velocidade e serviços variados. A empresa afirma que lança a cada ano produtos novos que ajudam e estimulam as pessoas.

A marca Asus é baseada em quatro principais valores conhecidos com ASUS DNA, abrangendo cinco virtudes ou qualidades tais como: humildade, integridade, zelo, agilidade e coragem, focando em “fundamentos e resultados”; “inovação e estética” e “pensamento eficiente”.

O que você acha? Atributos muito importantes para passar confiabilidade para seus clientes, não é mesmo? Com essas virtudes que a empresa afirma ter, será que o site Asus é confiável?

A origem do nome da marca

A empresa se inspirou nas últimas quatro letras da palavra “Pegasus” para o nome da marca. Pegasus (ou Pégaso) é um cavalo na mitologia grega, um cavalo alado ligado às tempestades, à agua, ao trovão e aos raios. É símbolo da criatividade do espírito, dos poetas e da imaginação. Segundo a mitologia, ele continuou voando até as estrelas, as quais receberam o nome de constelação de Pégaso.

Em concordância com a empresa, esse nome tem a ver com a marca, pois a Asus incorpora força, espírito criativo com intuito de voar cada vez mais alto rumo à qualidade e à inovação em cada produto que ela disponibiliza para o mercado tecnológico.

O que achou? Interessante o nome, não é? “Pégasus” – Asus! Bastante criativo, não é mesmo? Mas isso torna o site confiável? Continue nos acompanhando!

O que o site Asus vende

Imagem com notebooks da Asus
Foto: notebooks da Asus

A loja Asus geral vende produtos tais como notebooks, smartphones, ROG (Smartphone gamer) e acessórios para acompanhar os produtos tecnológicos.

Além do guia de busca que está no início do site para facilitar a navegação dos clientes, a loja separa as opções: Destaques, Smartphones, Notebooks, ROG, Acessórios, Lançamentos e Ofertas.

Nos Destaques, apresenta alguns modelos de notebooks, e lançamento de smartphone.

Na opção Smartphone, há as escolhas organizadas para processador, armazenamento, memória RAM, tela, resolução de tela, câmera frontal, câmera traseira, bateria, sistema operacional, família e cor. Algumas opções de cores são: black saphire, cinza, prata, preto e titanium.

Nos Notebooks, apresentam as mesmas opções encontradas nos smartphones, além da opção tipos de uso, que inclui: alta performance, uso profissional, criação de conteúdo, games de performance, games casuais e uso diário/estudos. Algumas opções de cores: azul, azul celestial, azul escuro, branco, cinza, cinza escuro, preto, rose gold e azul cobalto.

Na opção ROG, apresenta o lançamento do ROG PHONE 5, “o melhor smartphone gamer do mundo”, apresentando os benefícios e as funções desse produto.

Na opção Acessórios, apresenta uma linha de produtos que acompanham os aparelhos tecnológicos, alguns deles: teclado, mochila, mouse, fone, dentre outros.

Nos Lançamentos, há smartphones de diversos modelos e cores.

O site também faz ofertas e combos. Confere lá!

Por fim, ele também disponibiliza suas redes sociais: Facebook, Instagram e Twiter. Há o contato de telefone para falar com a empresa.

Algumas perguntas do site Asus:

Quais são as formas de pagamento?

Pode ser via pix ou cartão de crédito: Visa, Mastercard, Elo, Hipercard e American Express. Em se tratando de cartão de crédito, a empresa afirma que essa forma de pagamento, para a própria segurança do cliente, estará sujeita à aprovação de crédito pela operadora do cartão. A análise do pagamento será feita em até 48 horas úteis e talvez a empresa pode entrar em contato com o responsável pelo cartão com o objetivo de confirmar os dados.

Posso ser avisado se um produto chegou ao estoque da loja?

Pode sim. É só se cadastra no “avise-me quando chegar” para receber a notificação de estoque. Você pode fazer assim: Entre no produto, clique sobre o item “avise-me quando chegar” e informe seu nome e e-mail para entrarmos em contato. O site informa que isso se trata de uma notificação que o site recebeu o produto, não que ele estará reservando para o cliente.

E quando não recebo minha compra?

É importante verificar, primeiramente, o prazo. O site entrega em dias úteis, de segunda a sexta. Porém, caso a compra esteja realmente atrasada, a Asus abre um protocolo nos Correios para verificar o que aconteceu com a entrega. O site informa que tem o prazo de até cinco dias úteis para o retorno em caso de SEDEX ou PAC. Se houver extravio, a empresa fará o reenvio ou o cancelamento de acordo com a disponibilidade e local de entrega.

O site Asus Brasil

Imagem com página inicial do site da Asus
Foto: site da Asus

O site dessa marca, no Brasil, oferece mais produtos e serviços. As opções perto do guia de busca são: Portáteis, Notebooks, Monitores/Desktops, Placas-mãe/Componentes, Redes/loT/Servidores e acessórios.

Nos Portáteis, há smartphones e acessórios.

Nos Notebooks, tem para casa, para trabalho, para criadores, para estudantes e para gamers. Nessa opção ainda é separado por categoria e por série.

Nos Monitores/Dektops, tem por tamanho de tela e por série.

Nas Placas-mãe/Componentes, é separado por chipset e por série.

Na opção Redes/loT/Servidores, há roteadores WIFI, roteadores com MESH, AIoT & Soluções Industriais e servidores.

Nos acessórios, há teclados, mouses e mouse pads, fones de ouvido e áudio, streaming kit e power banks.

Na parte inferior do site, há uma opção “Precisa de ajuda?”. Ali há as possibilidades para o cliente: Como solicitar reparo, verificar o status de reparo, dúvidas técnicas, contate-nos por telefone, vídeos de suporte ASUS, assistente virtual e myAsus.

O site é bem organizado e ainda disponibiliza uma seção de suporte.

O site Asus é confiável? Veja no Reclame AQUI

Imagem com nota da Asus no site Reclame Aqui
Foto: Asus é confiável do Reclame Aqui

A marca Asus está há 16 anos no Reclame AQUI.

No período de seis meses, ficou com ótimo em sua reputação, recebendo a nota 8.2 de 10. Recebeu 1.216 reclamações e respondeu a 1.150.

No período de doze meses, que abrange o ano de 2021, da data 01/01/2021 até 31/12/2021, a reputação também foi ótimo, com a nota 8.1. Obteve 2.923 reclamações e respondeu a 2.824 delas.

No ano de 2020, datando de 01/01/2020 a 31/12/2020, recebeu a reputação bom, obtendo a nota 7.5. Fora 7.055reclamações e conseguiram responder a 7.017.

No quadro geral, da data 14/01/2019 até 13/01/2022, ficou com a reputação bom, com a nota 7.3 de 10. Respondeu a 20.878 das 21.417 das reclamações feitas.

Na Black Friday, recebeu 97% menos reclamações, pois durante o período da Black Friday, dentre às12h de 24/11 até às15h de 13/01, as empresas costumam receber 20% mais reclamações que a sua média dos últimos seis meses. Não foi o caso da empresa Asus.

No quadro “Dentro da média histórica”, no Reclame AQUI, a Asus ficou assim:

  • Reclamações respondidas – 97.5%
  • Voltariam a fazer negócio – 59.2%
  • Índice de solução – 74.8%
  • Nota do consumidor – 6.49

Alguns principais problemas relatados no Reclame AQUI pelos clientes tem a ver com:

  • Problemas com a tela do aparelho (não liga, problema com a câmera, está desligando sozinho e não carrega). A porcentagem para esse tipo de problema ficou em 8.34%.
  • Problema com os produtos e serviços de smartphone, notebooks, componentes, peças e acessórios e outro tipo de produtos e serviços. A porcentagem de reclamação para esse tipo de problema foi 28.62%.
  • Problemas na categoria, celulares e smartphones, informática, dentre outros. Porcentagem de 64.73%.

Mesmo com alguns números acima, acreditamos que ainda é confiável comprar no site da Asus. Ela ficou consecutivamente com a reputação de ótimo, por duas vezes, nos anos mencionados no Reclame AQUI. Acreditamos que o site da Asus é confiável sim.

Vamos ver em outro site o que ele fala sobre a Asus. Se a Asus é confiável. O site é o Ebit (Reputação de lojas virtuais e dados para o mercado on-line).

A Asus na Ebit

A Ebit é uma plataforma de opinião dos consumidores do Brasil. Ou seja, é outro site interessante para a pronta pesquisa quando se quer saber se a Asus é confiável ou se o produto é bom.

  • Alguns elogios dos usuários da Asus na plataforma Ebit:

“Sempre fico satisfeita desde a primeira compra. Apaixonada pela ASUS” ( Maria da Conceição Ferreira da Silva- 08/08/2020)

“Chegou dentro do prazo, muito bem lacrado, sem nenhum defeito na embalagem.” (Gabriel Santos Carvalho – 06/08/2020)

“Loja oferece maior descrição possível dos produtos, tem um ótimo pós-venda, respostas rápidas, produto tem grande durabilidade. Só peca na transportadora, pois nunca entregam no endereço e por esse motivo, o frete é muito caro devido a esse problema, já que eu sempre tenho que ir encontra-los em algum outro endereço.” (Amanda Aparecida Teixeira do Nascimento- 29/07/2020).

A Asus sempre teve a fama de se ter ótimos produtos, com qualidades incontestáveis. Não são os mais populares nas categorias de produtos que comercializam (por exemplo, na categoria ‘Celulares Androids’, Samsung e Motorola são mais populares; na Categoria ‘Notebooks’, Dell e Lenovo Lideram…).

Mas sempre vejo boas avaliações de consumidores dos produtos Asus. Então resolvi dar um voto de confiança e adquirir dois smartphones de uma só vez, pois a a promoção foi atrativa, e as configurações dos aparelhos parecem boas!! Meu elogio em si fica por conta das ofertas que a Asus faz, do tipo: “Compre 2, pague 1″. É a única que vejo fazendo sempre esse tipo de oferta para Celulares e Notebooks. E isso é bacana, atrai consumidores qualificados! Parabéns!!” (Anônimo – 24/07/2020).

Os comentários de elogio acima destacam: que o produto chega dentro do prazo, que vem bem embalado, que há um bom serviço pós-venda, que as respostas às perguntas são rápidas, que o produto tem durabilidade e qualidade. Até um cliente citou outras marcas que são mais populares em determinados produtos que a Asus vende, porém deu um voto de confiança e comprou dois smartphones de uma só vez devido à oferta que a marca estava fazendo. E ele se arrependeu? Não né! Ótimos indícios para ver que o site da Asus é confiável e que os produtos têm qualidade.

Porém, deixaremos para os leitores, deste post, alguns comentários negativos, ou reclamações que a plataforma Ebit seleciona sobre a Asus:

“O Smartpfone não veio com o andrid 9.0 conforme anúncio” (Valdir Bento Damaso – 16/08/2020).

O preço na tela anterior à de finalização é diferente do preço no momento do pagamento.” (Anick Oliveira – 24/07/2020).

“Preço está X e quando você vai comprar está Y Exemplo: Fui comprar ASUS 6 e marca 3.419,10 12x no cartão e quando você vai comprar ele sobe para 3,700,10” (Douglas Mendes Oliveira – 17/07/2020).

“Minha compra passada ficou em análise por 2 dias, me ligaram para fazer perguntas de coisas que nem lembrava mais e depois cancelaram a compra. Estou tentando comprar novamente, por que eu preciso muito desse aparelho, compro com certa ansiedade e tem muita burocracia para aprovar o pagamento que outros sites não tem. Quando compramos pela internet queremos agilidade, em tudo, inclusive no pagamento e na entrega, fazendo dessa formas vocês só atrasam a compra e fazendo ate desistir da compra. Espero que minha reclamação seja útil. Obrigado!” (Anônimo – 05/07/2020).

As reclamações envolvem preço, produtos, cancelamento de compra, dentre outras. No entanto, pesando os prós e os contras, o que você acha, caro leitor? O site Asus é confiável? Nós acreditamos que sim.

Veja no YouTube um vídeo que fala se o site Asus é confiável:

Os produtos da Asus

Você achou um celular mais barato e quer saber se é bom. Veja um vídeo no YouTube para verificar se Asus é confiável no quesito smartphone:

Considerações finais: Asus é confiável?

Sabemos que a tecnologia veio pra ficar e tomou conta da nossa era de existência. Precisamos manusear notebooks, smartphones e outros dispositivos eletrônicos para uma infinidade de tarefas, inclusive para nosso sustento do dia a dia. Até mesmo o advento da pandemia da Covid-19 fez com que muitas atividades fossem realizadas on-line por cauda do isolamento social. Aulas, cursos, trabalhos, palestras, tudo sendo feito remotamente. Imagine as pandemias anteriores sem nenhuma tecnologia! Que solitário!

A Asus possibilita a obtenção desses produtos tecnológicos no conforto do seu lar. Sem sair de casa. Com apenas alguns cliques. Colocamos neste post alguns elogios e reclamações de usuários para o leitor da Cupomzeiros ponderar o serviço dessa marca. Se esse artigo te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar com seus amigos, parentes e conhecidos. Deixe seu comentário aqui: você acha que a Asus é confiável? O que você pensa é importante para nós.