Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Vestido Evasê: O Que É, Como Usar e 30 Inspirações

Com sua marcação justa no busto e seu estilo saia solta, o vestido evasê tem tudo para se tornar a nova tendência.

Ele valoriza o corpo feminino, deixa a mulher à vontade, e é super bonito e estiloso. É um tipo de vestido que se adequa a vários estilos e serve para diversas ocasiões.

Estamos falando daqueles modelos de vestido que têm uma linha marcada um pouco abaixo dos seios e a saia mais volumosa e solta.

Os vestidos evasê podem ser encontrados em vários comprimentos, curtos, longos, mídi, na altura do joelho, assim como em diversos modelos e estilos diferentes.

Pensando na variedade de opções e nessa tendência de moda, selecionamos dicas e inspirações para te auxiliar na hora de usar um vestido evasê. Vamos conferir?!

O que é vestido evasê?

O vestido evasê basicamente é um modelo de vestido que possui uma marcação bem mais justa no busto. Já na parte debaixo, a saia é totalmente solta, por causa do seu corte.

O estilo evasê é o tipo da modelagem de saia em corte que lembra a letra “A” (levemente rodada). É um modelo democrático que fica incrível no corpo, se adequando perfeitamente bem a qualquer biotipo físico.

Os vestidos em corte evasê favorecem todas as silhuetas, das mais magras até as mais gordinhas, valorizando mais as curvas e dando um toque leve e charmoso ao visual.

Ele se difere do corte godê, que é mais rodado e armado. Já o corte evasê, apesar de ser rodado também, possui um recorte bem mais discreto e amplamente mais “reto” e menos rodado. Geralmente o vestido godê possui detalhes de pregas largas na cintura.

O modelo evasê também não se confunde com o corte enviesado, que se afunila na perna e depois abre, e nem com o plissado, que tem muitas pregas.

Ou muito menos com tipo de saia lápis, que vai se estreitando, no formado da letra “V”, ou mesmo o corte reto, que dispensa explicações. O evasê é bem mais murcho também, se for comparar com uma saia tipo rodada, que é mais armada e com mais pano.

Outra característica da modelagem evasê é que os vestidos são feitos em textura leves que proporcionam um bom caimento. Podem ser utilizados vários tipos de tecidos, mas todos costumam ser mais leves e soltos.

Este vestido costuma ser mais usado com seu modelo acima do joelho. No entanto, existem outros modelos de saia longa, curta, midi, etc. As cores do vestido e estilos também variam bastante.

Seus estampados podem ser variados também, de acordo com o gosto de quem o usa, podendo ser encontrado com estampas florais, lisas, de poá, quadriculadas, listradas, de uma cor só ou em formatos variados.

Imagem com vestido evasê quadriculado
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Como valorizar o corpo usando vestido evasê?

O vestido evasê pode ser usado estrategicamente para valorizar o corpo feminino, por isso muitas mulheres gostam desse modelo de vestido.

Com essa modelagem, é possível esconder as insatisfações, disfarçar a barriguinha saliente, culotes e quadris que podem ser incômodos para certas pessoas.

Ele também possui uma vantagem que é marcar a cintura. Deste modo, a peça proporciona equilíbrio ao corpo e realça a bela silhueta feminina. O colo fica mais em destaque e a parte debaixo fica disfarçada na saia evasê.

As mulheres que possuem o corpo mais no formato retangular, ou seja, as medidas do corpo, ombro, quadril e cintura praticamente iguais, e as que têm tipo físico triangular invertido, em que os ombros são maiores que os quadris, se adequam perfeitamente aos vestidos evasê.

Isso acontece porque estes formatos de corpos precisam dar volume aos quadris para equilibrar a silhueta, em especial o tipo físico triângulo invertido. E este tipo de vestido alcança justamente este objetivo.

O estilo evasê é justo na parte superior, marcando abaixo da linha do seio, e vai abrindo em evasê, formando uma letra “A”.

Então, esse modelo valoriza o corpo feminino, pois além de disfarçar imperfeições, realça outras partes e traz feminilidade ao look.

Por exemplo, as magrinhas que queiram um pouco mais de volume nos quadris podem abusar de pregas e estampas que aumentam consideravelmente o volume. Quem possui o corpo mais estreito pode se beneficiar com tecidos mais encorpados e volumosos. O evasê vai ser ótimo para este tipo de corpo.

Ademais, esta modelagem de vestido vai agradar também as gordinhas ou plus size, pois o evasê suaviza as curvas e ajuda a minimizar as medidas, ainda mais que demarca bem a cintura.

Na moda plus size, o ideal é usar saias menos volumosas e peças monocromáticas, sem muitas estampas, disfarçando as ancas largas.

Mas, claro, isso tudo vai depender do gosto pessoal. A moda é livre e pode ser usada por qualquer pessoa.

Aqui apenas estamos dando dicas de como valorizar mais seu corpo e realçar suas qualidades. Leve em conta também o que deseja e também o que faz você se sentir bem.

Enfim, o modelo evasê tem atendido à maioria das mulheres e deixado o corpo feminino ainda mais bonito. Logo, é um vestido bem desejado e agora entendemos por que virou tendência!

Como usar vestido evasê?

O modelo evasê é uma peça coringa, que toda mulher deve ter no guarda-roupas, pois ele é prático e possibilita combinações para diversos ambientes, alternando entre modelos e tecidos. Com ele, é possível um visual casual ou até uma linha festa, mais formal e fina.

Além disso, se adequa a praticamente todas as mulheres, sendo um ótimo valorizador do corpo feminino.

Tenha sempre um vestido desta modelagem mais casual e um mais elegante, caso você necessite de uma peça para um evento formal, como um casamento, por exemplo.

Há muitas opções de modelos, texturas, comprimentos e tecidos do estilo evasê. Vestidos monocromáticos são mais fáceis de combinar e disfarçam o quadril. Já a transparência em qualquer parte da peça traz mais sensualidade.

Para o verão, aposte em peças coloridas e estampas divertidas. Tecidos leves são importantes também por causa das altas temperaturas e para a saia ter um melhor caimento.

Já para o inverno, invista em vestidos evasê de manga longa, tecidos mais grossos, além de sobreposições, como uma jaqueta por cima, para se proteger do frio.

Se quer chamar atenção para o quadril, prefira vestidos com mais pregas e tecidos encorpados que dão mais volume. Se quer disfarçar essa parte do corpo, opte ao contrário e também por peças de cor lisa.

O comprimento mídi, um pouco abaixo do joelho, é o queridinho do momento. Modelos leves são ideais para o ambiente de trabalho e tecidos mais encorpados são boas opções para a noite.

Já o evasê curto deixa feminina e elegante ao mesmo tempo. Dependendo do tecido, pode ser usado no dia a dia ou até em um look para uma festa à noite.

Este tipo de vestido marca bastante a cintura e leva a atenção do olhar para o colo, valorizando a parte superior do corpo feminino.

Ele também aparenta alongar o corpo. Logo, se você quer realçar ainda mais a altura, capriche em uma sandália de salto ou uma plataforma. Mas, se você é mais alta, opte por uma rasteirinha ou por um sapato mais baixo. 

Inspirações de looks

Agora que você já sabe o que é um modelo evasê e aprendeu como usar este tipo de vestido, que tal conferir algumas inspirações de looks que selecionamos?!

Longo

O evasê longo é elegante, bonito e deixa a mulher super confortável. Boa sugestão para uso diurno ou noturno.

Imagem com vestido evasê longo salmão
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Midi

Já o comprimento do vestido midi traz charme para o visual. Qual mulher não fica elegante com um vestido deste? Há vários tipos de tecidos e texturas para peças deste comprimento.

Imagem com vestido evasê midi com bolinhas
Vestido evasê. Fonte: Zattini

Curto

O vestido curtinho é bom para os dias mais quentes. Ele deixa o visual bem feminino e pode ser usado durante o dia, ou também à noite, para uma festa, por exemplo.

Imagem com vestido evasê curto branco com detalhes em preto
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Com mangas longas

Para os dias mais frios, uma boa escolha é um evasê de mangas longas. Este tipo de modelo continua charmoso, além de quentinho.

Imagem com vestido evasê com linhas brancas de manga longa
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Com mangas curtas

Outra ideia é usar vestidos evasê com mangas curtas. Com um estilo de meia estação, esta peça de roupa é versátil para qualquer tipo de ocasião. Os mais comuns são vestidos deste tipo com comprimento na altura dos joelhos ou abaixo.

Imagem com vestido evasê midi rosa de manga curta
Vestido evasê. Fonte: Pequena Mila

Para noivas

O estilo evasê é uma ótima escolha para noivas, pois ele valoriza o corpo da noivinha, sem exageros e sem ser vulgar. Esta modelagem realça a cintura e dá destaque para o colo. Fica lindo!

Imagem com vestido evasê para noiva
Vestido evasê. Fonte: Noivas do Rio de Janeiro

Eventos formais

Os vestidos evasê muitas vezes são a melhor opção para eventos mais formais, como um casamento, por exemplo. Geralmente longos e com tecidos mais firmes, o caimento da saia evasê fica perfeito e muito chique!

Imagem com vestido evasê longo e azul para eventos formais
Vestido evasê. Fonte: Bem Resolvida

Eventos casuais

Mas essa modelagem fica ótima para eventos casuais também. É só optar por tecidos mais leves para usar no dia a dia, ou também estampas divertidas, que deixem o visual mais descontraído.

Imagem com vestido evasê curto vermelho com bolinhas brancas para o dia a dia
Vestido evasê. Fonte: Posthaus

Muito magras

Para mulheres com corpo mais estreito, este modelo é bom que dá um volume para a parte do quadril e cai muito bem no corpo mais magro. Marcando a cintura e deixando a saia mais larga, é um ótimo look para qualquer ocasião.

Imagem com vestido evasê quadriculado com volume
Vestido evasê. Fonte: Pequena Mila

Plus size

Já para mulheres com corpo mais largo, a modelagem também cai super bem, pois ela demarca a cintura. O modelo realça os seios e dá todo um charme para o visual, deixando tudo bem feminino.

Imagem com vestido evasê plus size com detalhes florais
Vestido evasê. Fonte: Pequena Mila

Preto

Aposte no pretinho básico neste modelo que não tem erro. Você estará pronta para qualquer ocasião ou evento. Seja curto ou mais cumprido, em qualquer tecido, o preto sempre é uma boa opção.

Imagem com vestido evasê preto
Vestido evasê. Fonte: Posthaus

Branco

O oposto também é verdadeiro. Então escolha o branco também para não errar. O estilo evasê na cor branco traz charme, feminilidade e deixa o look bem delicado.

Imagem com vestido evasê branco
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Colorido

Para um visual mais alegre, invista em cores, como estampas de flores, folhagens, listras, etc. Qualquer vestido colorido dá mais vida e compõe muito bem o visual, ainda mais com o movimento do evasê.

Imagem com vestido evasê colorido
Vestido evasê. Fonte: Kauly

Estampado

Falando em cores, as estampas estão liberadas. Saia das cores neutras e inove apostando em um modelo divertido. Atualmente, há uma variedade muito grande de lindas estampas no mercado.

Imagem com vestido evasê estampado
Vestido evasê. Fonte: Pequena Mila

De renda

Pensando em um look mais romântico, uma boa ideia é o vestido de renda, seja ela branca, rosa ou até preta. A renda traz charme e o evasê movimento. O conjunto da obra fica lindo!

Imagem com vestido evasê de renda rosa
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Outras texturas

Aposte também em outras texturas além da renda. Use e abuse da criatividade neste quesito, sem medo de errar. Os vestidos evasê já dão charme, a textura só vem como um detalhe, para dar personalidade e deixar o visual mais estiloso.

Imagem com vestido evasê rosa texturizado
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Com bolso

A maioria das peças de roupas femininas não tem bolso. E isso pode incomodar (bastante)! Então por que não um vestido com bolsos? Uma ótima escolha, como a imagem a seguir.

Imagem com vestido evasê midi verde com bolso
Vestido evasê. Fonte: Shein

Para o verão

Nos dias mais quentes do ano, como no verão, o vestidinho é uma escolha certa. Para deixar o visual ainda melhor, invista em estampas, cores e modelos diferentes. O resultado é bem feminino!

Imagem com vestido evasê curto roxo para o verão
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Para o inverno

Já para os dias frios do inverno, as escolhas devem mudar. Ainda dá para usar vestido, mas agora com tecidos mais grossos, com mangas longas, por exemplo. Use em conjunto com botas de cano alto ou também com uma meia-calça.

Imagem com vestido evasê quadriculado em vermelho e preto para o inverno
Vestido evasê. Fonte: Loja Style Me

Moda evangélica

Uma grande tendência do modelo evasê é na moda evangélica. Isso porque o vestido é comportado, ao mesmo tempo que não deixa de fora a feminilidade. Escolhemos um modelo com botões dourados super bonito, veja na imagem.

Imagem com vestido evasê vermelho de moda evangélica
Vestido evasê. Fonte: Lara Bless

Mais sensual

O tipo evasê é tão versátil que com ele também é possível fazer um visual mais sensual (sem ser vulgar). Para um look mais sexy, capriche no decote e deixe o resto do trabalho com o movimento do evasê.

Imagem com vestido evasê verde sensual
Vestido evasê. Fonte: Mercado Livre

Para o dia

O look para o dia permite que você diversifique bastante. Escolha cores, estampas, modelos de vestidos diferentes, mais curtos, com decote e tecidos leves. O resultado é sempre algo descontraído, soltinho e charmoso.

Imagem com vestido evasê decotado para o dia
Vestido evasê. Fonte: Termax

Para a noite

Já para noite, opte por cores mais sóbrias, sem muita estampa, com detalhes, comprimentos maiores, com decote talvez e tecidos mais encorpados, para realçar as pregas do evasê.

Imagem com vestido evasê verde militar curto para a noite
Vestido evasê. Fonte: Tudo Com Moda

Vestido de noiva evasê

Toda noiva sonha com seu vestido ideal. E muitas vezes uma excelente sugestão é um modelo de vestido de noiva evasê.

Isso porque ele tem um estilo semelhante aos vestidos de princesa dos contos de fadas. Além também de chamar atenção pelo volume e formato da saia, que não é exagerado, mas também não é sem graça.

Existe uma boa variedade de vestidos evasê para noivas, desde os mais simples até os mais sofisticados. E, em todos, o caimento combina com diferentes tipos de silhuetas.

Então, claro, cada uma escolhe o que mais gosta e o que combina mais, mas é certo que o evasê vai ser uma boa escolha. Não é à toa que ele é um dos modelos favoritos das noivinhas.

Com uma cintura marcada e a base mais larga, ele é bastante conhecido como modelo universal ou vestido de noiva com corte “A”.

Quando bem modelado, o vestido de noiva evasê veste maravilhosamente todo tipo de corpo. Ele valoriza a cintura e não marca o quadril.

A saia é no formato da letra “A”, mas o decote varia. O decote em V, por exemplo, é o que combina mais com a noiva que possui o busto mais cheio. Já os decotes com formato coração e quadrado também valorizam muito pescoço e colo.

Outra opção é escolher o ombro a ombro, o famoso decote canoa, que transparece charme e romantismo. Há opções de outros decotes também para quem tem pouco busto, ou ainda decote nas costas, que fica lindo!

No entanto, vale ressaltar que o vestido de noiva evasê não é aquele super rodado, chamado de vestido princesa.

O evasê tem volume na saia, mas não tanto, seu caimento é mais suave, ao contrário do rodado que tem um corte arredondado, em uma saia ampla, com muito tecido. Ambos são lindos, mas vale a diferenciação.

Veja algumas sugestões de vestidos de noiva evasê:

Imagem com vestido evasê de noiva com brilho
Vestido evasê. Fonte: Tudo Ela
Imagem com vestido evasê de noiva com renda
Vestido evasê. Fonte: Elo7
Imagem com vestido evasê de noiva decotado
Vestido evasê. Fonte: Revista Icasei

Saia evasê

Além de vestidos, as saias evasê também são uma boa alternativa para compor o visual e possuem as mesmas vantagens dos vestidos evasê.

Assim como eles, marcam mais a cintura e disfarçam as gordurinhas, além de se adaptarem bem a qualquer tipo de corpo.

As saias também estão em alta e fazem muito sucesso no mundo da moda. 

Toda mulher deve ter um modelo de saia evasê em seu guarda-roupas, pois é uma peça versátil, que combina com tudo e serve para vários tipos de ocasiões.

Muitos modelos contêm cintos para cinturar ainda mais a saia, mas há outras opções com tecidos mais leves e menos marcados.

A versatilidade e praticidade da saia evasê faz com que ela seja uma peça favorita de muitas mulheres. Confira algumas sugestões de uso a seguir:

Imagem com saia evasê vinho
Vestido evasê. Fonte: Shopee
Imagem com saia evasê preta
Vestido evasê. Fonte: Magazine Luiza
Imagem com saia evasê longa
Vestido evasê. Fonte: Mercado Livre

Como fazer vestidos do tipo evasê?

Depois de ter se inspirado em vários modelos e tipos de vestido evasê, que tal aprender a fazer o seu próprio vestido evasê em casa? Não é difícil e com as dicas certas você vai conseguir criar uma peça ótima para ser usada em várias situações.

Primeiramente, é preciso ter os equipamentos certos. Em seguida, você deverá aprender a cortar o tecido no tipo evasê, que é uma das partes mais difíceis.

No entanto, com a técnica certa e uma boa prática, é tranquilo aprender a costurar um vestido dessa modelagem. Veja um vídeo ensinando com dicas bem simples para iniciantes como fazer um vestido longo evasê:

Considerações finais

Enfim, é isso tudo o que temos para falar sobre vestido evasê. Espero que tenhamos te inspirado e te auxiliado para definir o seu próximo look. Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com as amigas.

Se você gosta de dicas de moda como esta, confira também outras publicações do nosso guia. Até a próxima, cupomzeira!

você pode gostar também
Comentários