Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Conheça A Sombra Líquida, O Produto Que Vai Te Fazer Arrasar Na Make

O primeiro produto de maquiagem que conhecemos, desde o início do contato com o mundo da beleza, é a sombra. Entretanto, poucas pessoas conhecem um produtinho que veio para revolucionar o modo como maquiamos os olhos: a sombra líquida.

Isso mesmo, a indústria cosmética conseguiu deixar o produto mais conhecido das makes ainda mais fácil de aplicar e mais lindo de se ver! Por isso, nós viemos trazer um artigo especialmente sobre ele, para que você, leitora, saiba como usá-lo da melhor forma possível, além de pegar algumas dicas e ideias sobre este produto magnífico. Vamos lá?!

Mas, então, o que é a sombra líquida?

A sombra líquida é a evolução da tradicional sombra em pó que encontramos nas paletas: ela vem com uma textura totalmente diferente, líquida, além do formato das embalagens, que são pequenos potes compridos com aplicadores semelhantes aos que encontramos no gloss labial.

Ela veio com tudo para revolucionar a nossa forma de lidar com a make. Além de sua função como pigmento para os olhos, ela pode ser utilizada em outras partes do rosto, para funcionar como batom ou iluminador, por exemplo, acredita? Ela serve até mesmo como um lindo delineador colorido ou até como um corretivo para contorno.

Por ser líquida e cremosa, ela desliza facilmente e pigmenta muito bem, sendo muito fácil e prática de usar. O aplicador que vem junto ajuda bastante também, além de ser fácil carregar para qualquer lugar, economizando espaço na bolsa. Além disso, sua secagem também é bem rápida.

Atualmente, com a popularização deste produto, é possível encontrar diferentes cores, texturas e acabamentos. Então ela se torna extremamente versátil, pois nos permite criar mil e uma combinações com pouco esforço.

Assista a um vídeo contando mais sobre os diversos tipos de sombra líquida que tem hoje no mercado:

A principal função da sombra é ressaltar o olhar, mas com a sombra líquida o universo se expande ainda mais, sendo possível ser muito mais além de um complemento para os olhos. Com ela é possível criar diversos tipos de maquiagens e usar o produto de várias maneiras, inclusive para maquiagem artística. O céu é o limite!

Então, agora que você já sabe o que é este cosmético que tem estado tão popular ultimamente, que tal aprender mais sobre como se usa e algumas dicas para inserir ele na sua make, hein?!

Do que é feito a sombra líquida?

A composição de produtos cosméticos, no geral, varia muito de acordo com a marca do produto e da empresa que o fabrica. Por isso, é importante ler sempre o rótulo e sua composição.

Normalmente, as sombras possuem a composição dividida em sua maioria por óleos minerais, como azeite de jojoba, em seguida por ceras e gorduras e com uma porcentagem menor, composta por lanolina.

O restante da porcentagem dos ingredientes que compõem as sombras se dividem em conservantes, pigmentos, como pó de bronze, óxido de ferro e dióxido de titânio, e outros compostos químicos, como mica, talco e parabenos. Algumas ainda contêm vitamina E e ácido hialurônico em sua fórmula.

Sombra líquida. Fonte: Pajaris

Vantagens da sombra líquida: por que comprar?

Ok, não há dúvidas de que a sombra líquida realmente é linda e bem diferentona. Mas será que existem vantagens em usar este produto, em relação à sombra tradicional?

A resposta é definitivamente sim, e nós apresentamos 5 motivos para isso. Veja:

1- Diferentes efeitos

A sombra líquida é muito conhecida pelo brilho que tem e que deixa os olhos super chamativos, mas a verdade que existem muitas formas que a sombra pode ser utilizada: esfumada, mais cremosa, com efeito matte e, é claro, com aquele brilho clássico.

Sendo assim, a versatilidade é a marca da sombra líquida.

2- Alta pigmentação

A segunda característica desse produto que faz dele um dos mais queridos pelas blogueiras e por maquiadoras e maquiadores profissionais é a sua alta pigmentação. Diferentemente de sua versão tradicional, em pó compacto, ela precisa de apenas uma aplicação para ter um efeito super glow.

Logo, fazer a sua maquiagem com ar profissional fica bem mais fácil!

3- Longa duração

É muito chato quando você está em uma festa, já no final, e acha que está arrasando com aquela make que chegou. Você se olha no espelho e toma um susto: “onde está a minha make arrasadora?” É, meninas… Eu sei que é frustrante.

Mas com a sombra líquida é muito difícil ter esse problema. Isso porque ela tem uma adesão muito fácil à nossa pele, devido à sua textura líquida e, portanto, dura muito mais tempo do que as sombras tradicionais.

4- Aplicação super fácil

Com o aplicador no mesmo formato dos glosses labiais, é super fácil aplicar a sua sombra líquida, independentemente do design escolhido. Em segundos, é possível fazer a make do jeito que você quiser!

Além disso, a secagem é super rápida, o que evita o problema de borrar a maquiagem nos momentos mais cruciais, como passar rímel e delineador.

5- Não é só sombra

Você pode usar a sombra líquida de várias formas: como batom, iluminador, blush, contorno e delineador! Olha que maravilha: 6 produtos em 1 só!

Portanto, dá para fazer quase toda a maquiagem apenas com a sombra líquida!

Desvantagens: infelizmente elas existem

Cabe falar que a sombra líquida possui algumas poucas desvantagens. São elas:

  • Se não passar com cuidado, a sombra líquida pode borrar toda a maquiagem;
  • O líquido contido no produto pode desenvolver alergias ou irritações quando em contato com o globo ocular e, como todo cosmético, pode conter ingredientes que podem gerar coceiras na pele;
  • Em contrapartida, a sombra em pó é mais vantajosa em um quesito: se você deseja uma aplicação mais suave, ou se quer fazer sobreposições de camadas para intensificar o tom, o que não se consegue com a sombra líquida.

Como escolher a melhor sombra líquida

Sombra líquida. Fonte: Eudora

Para escolher a melhor sombra líquida para você, na hora de comprar, se deve levar em conta algumas questões, como tipo de pele, cor desejada, marcas, composição, procedência, origem, qualidade, duração, valores e onde pretende usá-la.

Apesar de ser um cosmético versátil, a sombra líquida é mais indicada para usar nas pálpebras, com o objetivo de ressaltar o olhar e destacar mais os olhos. Se você pretende fazer um olho mais suave, talvez seja melhor adquirir uma sombra em pó.

Ou se deseja produtos para uma maquiagem completa, é mais interessante adquirir um kit de produtinhos básicos, apesar que com a sombra líquida é possível fazer praticamente uma maquiagem completa.

Então, primeiramente, analise qual a sua intenção com este cosmético. Depois, veja as cores que você deseja ou que você mais gosta. Existem diversas cores de sombra líquida, como: vermelho, nude, bege, roxo, rosa, azul, prata, preto, com brilho, sem brilho, fosca, matte, iluminada, etc.

Leve em conta que a cor escolhida vai influenciar diretamente na sua aparência e em todo efeito da maquiagem. Para quem gosta de algo mais tradicional e padronizado, a cor preta, marrom, nude e rosa são as mais usadas. Qualquer uma destas não tem erro, vai servir para fazer várias makes lindas.

Porém, se você quer estar e usar cores diferentes e fazer uma make bafo, com certeza dá para diversificar na escolha das cores. Há uma infinidade de cores no mercado atualmente, além de texturas e acabamentos diversificados. Use e abuse sem medo!

Para inovar, fazer um look para balada ou festa, tente tons mais brilhantes, como prata, cobre ou dourado, além de cores intensas como vermelho, verde, azul, entre outras. Falaremos mais sobre como combinar cores posteriormente.

Além disso, é muito importante saber qual é o seu tipo de pele antes de adquirir a sombra líquida ou qualquer outro cosmético. Aliás, esse sempre será o principal aspecto que você deve considerar ao adquirir qualquer produto facial ou corporal.

Como sabemos, existem diversos tipos de pele, cada uma possui uma característica e exige um tipo específico de cuidado. Logo, se você adquirir um produto não indicado para a sua pele, os resultados não serão o que você procura, além de poder causar prejuízos, como alergias, machucados e outros danos à pele.

Mas, se você utilizar o cosmético específico para a sua pele, você conseguirá conquistar excelentes benefícios. Então, leia sempre a embalagem para descobrir para qual tipo de pele aquele produto é feito.

Inclusive, é importante também ler todo o rótulo, onde vai estar escrito sobre sua composição. É de extrema relevância conhecer os ingredientes dos produtos que vai usar, inclusive para evitar reações alérgicas.

De forma geral, a maioria das sombras líquidas são compostas por agentes formadores de películas, de pigmentos e espessantes, como óleos minerais (como dito anteriormente). E elas são testadas dermatologicamente antes de entrar em circulação, justamente para evitar qualquer irritação ou alergias.

Mas, por existirem tantos produtos no mercado, é muito importante se atentar à qualidade do cosmético que você adquirirá. Verificar a marca, se é conhecida, sua procedência, bem como sua origem, se foi testada e como foi feita.

Então vamos repetir: leia sempre o rótulo antes de adquirir qualquer produto, para confirmar tais informações.

Desconfie se os componentes são estranhos, se nunca ouviu falar dar marca, se não há muitas informações do produto, se os ingredientes são duvidosos. Desconfie também se o produto custa um valor muito abaixo em comparação aos demais.

Esta questão do valor também deve ser levada em conta. Mas nem sempre o cosmético mais caro é o melhor. Geralmente, a dica dada é para você avaliar a quantidade oferecida, a qualidade e o preço. Coloque na balança e adquira aquele que tem um bom custo-benefício.

Por fim, analise a duração da sombra líquida. A maioria das marcas que fabricam este tipo de produto informam que suas mercadorias são de longa duração, porém se deve analisar com calma, pois a grande maioria não é.

Algumas informações no rótulo podem indicar que o produto é de longa duração, e uma delas é estar escrito especificamente o tempo de permanência do cosmético na pele. Outro indicativo é se é a prova d’água, assim como se vier especificando a sua pigmentação.

Uma sombra que não tem longa duração pode derreter e borrar toda a sua maquiagem. No entanto, a desvantagem de um produto de longa duração é que é mais difícil de ser removido.

Enfim, se você seguir todas estas dicas, com certeza você irá adquirir a melhor sombra líquida.

Onde comprar sombra líquida

Depois de saber como escolher uma excelente sombra líquida para adquirir, você deve querer descobrir onde é melhor para comprar este tipo de produto, não é mesmo?

Então, os melhores estabelecimentos para se adquirir a sombra líquida são as grandes lojas físicas de cosméticos, como Sephora, e também pequenas lojas locais que vendem produtos desta natureza. Marcas como Océane, Ruby Rose, Eudora, Natura, Luisance, Playboy, entre outras, são as mais procuradas.

Ademais, este tipo de cosmético pode ser comprado em lojas online, onde será possível encontrar diversas marcas e cores. Lojas como Beleza Na Web, Sephora, Época Cosméticos, entre outras, e as próprias lojas online da marca são as mais requisitadas.

Como usar a sombra líquida e arrasar na make

sombra líquida
Sombra líquida. Fonte: Tudo Sobre Make

Como já dissemos, existem várias formas de utilizá-la, da make mais discreta até a mais chamativa. Vamos te mostrar, agora, algumas dessas maneiras que são uma mão na roda para sua produção!

Maquiagem com 3 tonalidades de sombras

Normalmente a sombra líquida é aplicada nas pálpebras. E, para o resultado do pigmento ficar ainda melhor e durar mais tempo, é aconselhável que seja aplicado um primer antes da utilização da sombra líquida, pois isso ajudará o produto a espalhar e fixar melhor.

Então, depois de passar o primer, escolha três cores diferentes de sombra líquida(tudo da mesma gama de cor) de sua preferência e comece aplicando a de tonalidade mais clara na órbita ocular (onde sai a lágrima). Depois de espalhar a cor mais clara, aplique um pouco da cor principal e a espalhe com a ajuda de um pincel esfumador ou aplicador.

Por fim, aplique a sombra líquida mais escura no fim dos olhos, pois isso criará um efeito visual de profundidade.

Resumindo:

  1. Primer;
  2. 3 tonalidades de sombra, começando da mais clara no canto do olho e indo para a mais escura;
  3. Espalhe com pincel ou aplicador.

Usando o brilho da sombra para aumentar o seu

O carro chefe da sombra líquida é, sem dúvidas, o seu brilho. Então, se o seu objetivo é ter um make super glow, não economize nela! É sua hora de brilhar! Veja uma sugestão usando sombra preta e dourada para se destacar:

  1. Primeiro, use uma sombra líquida preta nos cantos exterior e interior de suas pálpebras, deixando um espaço no meio;
  2. Em segundo lugar, esfume os dois cantinhos e utilize uma tonalidade mais clara para isso;
  3. Utilize uma sombra dourada e aplique no meio;
  4. Utilize novamente o preto sobre a linha lacrimal e, novamente, esfume;
  5. Depois, faça um delineado tradicional e voilà! Sua maquiagem estará pronta!

Essa é apenas uma ideia de como você pode arrasar com o brilho, há inúmeras outras formas!

Maquiagem matte com sombra líquida

Se você prefere uma make mais básica, menos brilhosa e mais discreta, o efeito matte talvez seja uma boa opção! Com a sombra mais opaca, é possível que sua maquiagem seja elegante e muito linda, além de discreta.

Assim, para te ajudar a fazer uma produção desse tipo, utilize sombras foscas, com efeito matte, em tonalidades como o marrom e o preto, por exemplo. Ou então algo mais claro para ficar mais discreto, como o rosa, branco e o nude. Esfume bastante para um resultado ainda melhor!

Delineado colorido com sombra

Isso mesmo! É possível fazer o nosso querido delineado com a sombra líquida. E o melhor: é super fácil! Você pode construir o delineado com o próprio aplicador ou com um pincel bem fininho, no qual você coloca um pouquinho do produto antes de iniciar.

Como escolher as cores de sombra?

A maquiagem colorida é indicada para quem tem personalidade, quer arrasar no visual e deseja fazer produções mais ousadas. Não se intimide e ou tenha receio em colocar cores pigmentadas em sua make.

Para quem quer começar devagar, vale a pena apostar nos clássicos, com cores em tons rosados, nudes, cores mais claras para algo mais discreto. Sombras metalizadas deixam o visual mais moderno e dá brilho à produção.

As cores mais clássicas ficam ótimas em qualquer tipo de pele e a maioria das mulheres gostam, para algo mais básico. Cores mais intensas já indicam uma make mais pesada e não é todo mundo que curte. Verifique também seu tom de pele para descobrir quais tonalidades de sombras ficam melhor em você.

Para algo mais colorido, tente tons como azul, verde e vermelho, mas sem exageros. Tons mais claros, como os tons pastéis ou candy colors, também deixam o look alegre sem pesar.

O preto básico, marrom, nude e rosa são apostas certeiras que você pode usar sem medo. Mas existem diversas cores de sombra líquida que quando combinadas com algumas cores de olhos ficam simplesmente perfeitas. Sendo assim, confira algumas dessas cores que podem super combinar com a cor dos seus olhos:

  • Olhos cor de mel: Sombras nas cores dourado, bronze, verde-oliva e verde-esmeralda ressaltarão as linhas mais claras dos olhos.
  • Olhos castanhos: Sombras nas cores azul-escuro, verde-escuro, roxo, azul-cobalto e âmbar são as que mais combinam com essa tonalidade da íris.
  • Olhos azuis: Sombras líquidas nas cores dourado, champanhe, acobreada e azul-marinho sempre ficam incríveis nesses olhos.
  • Olhos pretos: Sombra líquida nas cores azul, verde, roxo e prateado super combinam com estas cores de olhos.
  • Olhos verdes: Sombra líquida na cor verde mesmo, tons avermelhados, roxo e bronze são as cores indicadas para pessoas com olhos desta cor.
Sombra líquida. Fonte: Karen Bachini

Como fazer sombra líquida caseira

Você sabia que dá para fazer sua sombra líquida em casa? É muito simples! Você só vai precisar de:

  1. Glitter em pó, da cor de sua preferência;
  2. Cola não tóxica ou cola de glitter;
  3. Vaselina;
  4. Soro fisiológico ou demaquilante em spray;
  5. Por último, um pote para armazenar;

Basta misturar os ingredientes e prontinho. Agora é só aplicar e fazer a make!

Considerações finais

Então, é isso tudo o que temos para falar desta magnífica invenção que é a sombra líquida. Além de prática, fica linda em qualquer maquiagem.

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com quem você acha que vai gostar destas dicas!

Se você curte dicas de beleza como esta, não deixe de sempre conferir as novidades no nosso guia. Até a próxima, cupomzeira!

você pode gostar também
Comentários