Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Dicas de Penteados Para Cabelos Ondulados: 21 Ideias!

Muitas mulheres que tem cabelos ondulados ficam em dúvida de qual o melhor penteado para fazer na hora de sair, ou simplesmente para usar no dia a dia.

A queixa maior é que os cabelos não são nem totalmente lisos e nem todo cacheado, mas é aí que está triunfo de poder diversificar nas maneiras de arrumá-lo.

Geralmente, o cabelo ondulado tem ondas com curvatura em S, podendo ser em toda extensão dos fios ou de forma mais sutil apenas no comprimento ou nas pontas. Neste artigo, selecionamos algumas sugestões de penteados para cabelos ondulados e várias dicas. Vamos conferir?

Cabelos ondulados

Primeiramente, é bom descobrir qual tipo de ondulado é o seu cabelo, pois há uma classificação para indicar o tipo de curvatura que cada cabelo apresenta.

Essa definição é feita por número, começando do 1, sendo o cabelo liso, até o 4, que define o cabelo crespo, seguido de letra que irá especificar o grau dentro da classificação inicial.

Assim, o cabelo ondulado é um tipo de cabelo com curvatura em S e é classificado pelo número 2. Além disso, ele também é subdividido em 2A, 2B e 2C.

  • Curvatura 2A: Neste tipo, as ondulações são superleves, quase imperceptíveis. O ondulado perde com facilidade a curvatura;
  • Curvatura 2B: Possui ondas mais marcadas e definidas. As ondulações surgem do meio do comprimento às pontas, com a raiz lisa;
  • Curvatura 2C: A curvatura deste tipo também pode ser definida como pré-cacho, pois, dependendo da finalização, se consegue o estímulo de cachos abertos do tipo 3A. As ondas se iniciam já na raiz e são bem marcadas até as pontas.

Diferença entre cabelo ondulado e cabelo cacheado

Analisando a classificação, nota-se que cabelos ondulados são diferentes de cabelos cacheados. As principais diferenças são:

  • Cabelo ondulado: É caracterizado por possuir a sua curvatura em S e, dependendo do tipo da curvatura, as ondas estão presentes apenas no comprimento do cabelo. Elas precisam ser estimuladas e finalizadas para que permaneçam por várias horas, já que o cabelo ondulado perde definição com mais facilidade.
  • Cabelo cacheado: Possui a curvatura em forma de espiral, com cachos bem definidos. Eles se estendem por todo o fio, desde a raiz até as pontas, e é mais fácil conseguir defini-los e mantê-los cacheados por mais tempo.

Penteados para cabelos ondulados

Se você possui cabelos ondulados, aproveite as suas ondas para criar lindos penteados. Mas caso seu cabelo seja liso, cacheado ou crespo, dá para deixar seus cabelos ondulados com algumas técnicas para alguma ocasião especial.

Antes de tudo, você deve preparar o cabelo para que você consiga o resultado desejado, seja ondas maiores ou cachos mais definidos. Siga as instruções:

  1. Lavagem: Primeiramente, lave os seus cabelos, da forma habitual, com o shampoo e o condicionador de sua preferência, que você já está acostumada;
  2. Protetor térmico / defrizante: É importante que os cabelos estejam protegidos das altas temperaturas que vão ser expostos com secador, chapinha ou babyliss, para que não seja danificado.
  3. Mousse modelador / fixador: Alguns produtos também podem ser aplicados para auxiliar na formação e na fixação das ondas;
  4. Secagem: Antes de usar a chapinha ou babyliss, os fios devem estar secos.

Após a preparação, veja a seguir algumas sugestões de penteados para cabelos ondulados.

Penteados mais formais

  • O cabelo mais preso, com um coque alto, é mais formal e chique, podendo ser usado em eventos noturnos. Para dar uma personalidade, você pode adicionar acessórios e amarrações. Além disso, você pode usar um fixador ao final, para manter os fios no lugar.
Imagem com cabelo ondulado em coque alto
Imagem: Tudo Com Moda
  • Já o coque bagunçado, mais baixo, é ótimo para festas no campo, ou casamentos durante o dia. As ondas deixam os penteados mais simples super sofisticados.
Imagem com coque baixo e com flores em cabelo ondulado
Imagem: Dica de Mulher
  • Coque com trança dá um ar romântico. A trança pode ser feita desde a raiz ou várias pequenas, compondo o coque, assim como você pode criar outras formas de fazer as tranças ou fios torcidos.
Imagem com trança lateral e coque baixo em cabelo ondulado
Imagem: Dica de Mulher
  • Outra ideia é fazer uma coroa de trança. Para isso, separe uma mecha grossa da parte da sua nuca, faça uma trança e prenda usando um elástico. Segure sua ponta e enrole-a em toda a circunferência da cabeça, como se fosse uma coroa. Com os fios soltos que sobraram, faça um coque baixo simples. Você pode finalizar com um spray fixador para o penteado durar mais tempo.
Imagem com coroas trançadas em cabelo ondulado
Imagem: Depois dos Quinze
  • Rabo de cavalo é uma boa pedida para um casamento. Amarre todo o seu cabelo em um rabo de cavalo mais frouxo. Para dar volume no topo, use shampoo seco e separe os cabelos com as mãos. Você pode deixar alguns fios de fora para um visual mais descolado.
Imagem com cabelo ondulado preso em rabo de cavalo
Imagem: Dica de Mulher
  • Penteado ao estilo “old Hollywood é um clássico e te deixa linda para qualquer festa de gala. Basta usar um modelador de cachos para definir bem as ondas, além de repartir o cabelo de lado, com o uso de fixadores.
Imagem com cabelo ondulado ao estilo old hollywood
Imagem: Dica de Mulher
  • Cabelo meio preso meio solto é um penteado mais fácil de fazer, mas também tem sua elegância. Você pode puxar algumas mechas da frente e prender atrás com presilhas ou outro acessório. Outra ideia é prender somente um lado do cabelo.
Imagem com cabelo ondulado semi preso
Imagem: Salão Virtual

Penteados mais despojados

  • O penteado solto dá destaque às ondas e é ótimo para qualquer ocasião. Fica natural e lindo!
Imagem com cabelo ondulado solto
  • O cabelo meio preso ganha charme com ondas naturais e um bonito acessório.
Imagem com cabelo ondulado semi preso com um acessório
Imagem: Dicas de Mulher
  • Ondas e tranças combinam muito e são perfeitas para qualquer dia de praia. Outra sugestão é adicionar flores.
Imagem com cabelo ondulado loiro com tiara de trança
Imagem: Dica de Mulher
  • O cabelo do lado é versátil, dando um charme e ressaltando as ondas. Com o babyliss, você pode definir melhor as ondas, alternando o movimento para enrolar para dentro e para fora, para criar ondas mais despojadas.
Imagem com cabelo ondulado com trança lateral e fios soltos
Imagem: Dica de Mulher
  • Top knot é um penteado ótimo para dias quentes. Basta juntar o cabelo em um coque no topo da cabeça. Deixe alguns fios soltos para dar um ar despojado. Por fim, passe o fixador ou um shampoo seco
Imagem com cabelo ondulado com top knot
Imagem: We Fashion Trends

Penteados em cabelos ondulados e curtos

  • O volume dos cabelos ondulados e curtos é ótimo para fazer lindos penteados. Uma ideia é o coque duplo (space buns). Divida o cabelo no meio e separe as duas partes, uma para cada lado. Traga uma mecha do lado direito para cima e, em seguida, faça um pequeno coque no topo da cabeça. Prenda com um elástico e faça exatamente o mesmo do outro lado. Os cabelos mais curtos provavelmente vão se soltar e cair sobre o pescoço, dando um charme.
Imagem com cabelo com coque duplo
Imagem: Fica Diva
  • Um outra sugestão é colocar o cabelo todo para cima fazendo um coque abacaxi. Estimule o volume do cabelo com um pente garfo.
Imagem com coque abacaxi em cabelo ondulado
Imagem: Oi Bonita
  • Coque “podrinho”, que é feito com um coque rosquinha, meio soltinho, sem caprichar muito, no topo da cabeça, é bem tranquilo de fazer. Bagunce e solte alguns fios para ficar menos formal.
Imagem com coque podrinho em cabelos ondulados
Imagem: Área de Mulher
  • Afropuff é uma boa dica também, que é basicamente um coque abacaxi que usa algum tipo de tecido. Passe a tira de tecido ao redor do eixo do rabo de cavalo e amarre. Desse modo, você consegue controlar melhor como você quer finalizar o seu penteado, dando mais volume ou não.
Imagem com afropuff
Imagem: Unilever Services

Confira também algumas sugestões de penteados no vídeo a seguir:

Penteados em cabelos ondulados e longos

  • Para cabelos ondulados e longos, um meio rabo de cavalo é uma ótima ideia, pois é fácil de fazer e pode ser usado no dia a dia. Basta pegar o topo do seu cabelo e amarrá-lo em um rabo de cavalo. Para dar um charme, você pode adicionar tranças.
Imagem com meio rabo de cavalo em cabelos ondulados
Imagem: Alto Astral
  • Para um visual romântico e descontraído, um bom penteado é com cabelo meio preso e torcido. Pegue dois fios de cabelo perto das orelhas, torça-os na nuca e amarre-os juntos. A finalização pode ser feita com difusor, ou pente garfo para dar mais volume.
Imagem com cabelo ondulado meio preso e torcido
Imagem: Fique Diva
  • Meio preso lateral também é lindo. Separe uma pequena mecha da parte frontal e uma mecha grossa da parte superior, prendendo esta e formando um rabo de cavalo. Enrole a mecha pequena em volta do elástico no rabo, escondendo-a dentro do cabelo. Junte o rabo de cavalo com o resto do cabelo solto e jogue por cima do ombro para a lateral.
Imagem com cabelo ondulado meio preso lateral
Imagem: Pinimg

Penteados com acessórios

Complemente o seu visual com um acessório, como uma bandana, tiras de tecidos, grampos, presilhas, pedrarias, pérolas, flores, folhas, etc. Acessórios trazem um charme e dão um toque mais sofisticado para o penteado mais simples.

Para escolher o acessório ideal é só pensar em qual estará mais coerente com a ocasião que você vai usar, além de combinar com o seu look.

Imagem com cabelos ondulados decorados com acessórios
Imagem: Apenas Ana

Como fazer o cabelo ficar com ondas perfeitas?

Cada vez mais, há produtos, técnicas e soluções que deixam o cabelo ondulado mais definido, hidratado e bonito, proporcionando às onduladas a opção de manter seus fios naturais e lindos por mais tempo.

Algumas opções muito usadas para formar as ondas perfeitas são ferramentas como o modelador de cachos, o secador e uma boa escova e, por incrível que pareça, a chapinha. Além disso, o uso de cremes modeladores e fixadores podem ajudar na preservação das ondas, bem como técnicas de texturização e finalização que vão ativar a curvatura em S.

Modelador de cachos

Para deixar os cabelos ondulados, um bom aparelho é o modelador de cachos, popularmente conhecido como babyliss. Ele utiliza o calor para criar as ondas bem definidas. Mas é importante frisar que os aparelhos elétricos, como secador, babyliss e chapinha devem ser usados após aplicação de protetor térmico ou um defrizante.

Assim, usando produtos de proteção térmica, você conseguirá proteger os fios de altas temperaturas quando em contato com o cabelo úmido. Você vai poder secá-lo sem fritar suas madeixas.

Outro ponto muito importante para que você tenha exatamente o resultado que deseja é a espessura do seu modelador de cachos. Para cada efeito ou penteado, existe uma ideal:

  • Grande: Espessura mais larga, ótima para cabelos longos e dar um ar de naturalidade. Ela não é recomendada para cabelos curtos, pois você não vai conseguir fazer quase nenhuma volta;
  • Média: Espessura mediana, perfeita para quem quer um ar mais despojado, seja em cabelos longos ou em cabelos curtos;
  • Pequena: Menor espessura possível, definindo muito a ondulação. É indicada para quem gosta de penteados clássicos, mais bem definidos.

Assim, faça a escolha apropriada para seu tipo de cabelo e para o penteado desejado.

Após lavar os cabelos e secar normalmente, separe mechas médias para usar o modelador de cachos. Com a presilha aberta, faça o babyliss apenas nas pontas do cabelo, colocando pequenas mechas de cada vez.

Se preferir ondas com espessuras maiores, pegue mechas mais largas. Uma dica também para conseguir espessuras diferentes é fazer com um babyliss menor do que o tradicional. Principalmente para quem tem cabelos curtos, é uma boa sugestão, porque assim é possível dar mais voltas.

Depois de usar o aparelho em todo cabelo, aguarde uns minutos para o cabelo esfriar e desmanche, cuidadosamente com os dedos, os cachos com suavidade, para que as ondas fiquem bem definidas. Você vai dar uma soltada no cabelo.

Aí então aplique um shampoo seco para dar textura e/ou um spray de fixação para as ondas durarem mais tempo.

Veja um vídeo explicando como fazer um bom babyliss:

Escova e secador

Outra maneira de fazer ondas perfeitas é usando uma boa escova e um secador apenas. O calor vai modelar os fios como você desejar. Então, o ideal é ir fazendo movimentos arredondados, puxando o cabelo de cima para baixo e girando nas pontas. Quanto mais variado, mais natural vai ficar.

A dica é primeiro alisar os fios com uma escova redonda maior. Depois usar uma escova mais fina, para enrolar o cabelo, como se estivesse fazendo babyliss, nas pontas. Como resultado, obtém cabelos com ondas naturais e bastante volume.

Confira este vídeo ensinando fazer belas ondas com o uso do secador:

Chapinha

Sim, também é possível fazer ondas com chapinha. Esse aparelho além de alisar, com boas técnicas, consegue formar ondulações bonitas no cabelo. Veja o passo a passo:

  1. Separe seu cabelo em mechas médias, sendo opção sua separar primeiro as partes superior e inferior ou no meio do cabelo. Divida o cabelo conforme você costuma usar;
  2. Pegue a chapinha e a incline, colocando a ponta para baixo;
  3. Após posicionar corretamente a ferramenta, coloque a mecha na chapinha e imediatamente comece a enrolar os fios e escorregá-los para baixo. Seja rápida e não demore muito em cada fio para não queimar;
  4. Sempre faça os cachos no sentido oposto ao lado do cabelo que você está enrolando;
  5. Depois de fazer isso em todas as mechas, você pode deixar os cachos definidos ou bagunçá-los com com os dedos;
  6. Por fim, aplique o fixador para maior duração das ondas.

Assista este vídeo que contém um tutorial e ensina fazer cachos com chapinha, de forma simples:

Fitagem

Uma boa sugestão também é realizar a fitagem. Ela é uma finalização utilizada por onduladas, cacheadas e crespas, que consiste em separar os cabelos em fitas e pressionar os fios de cima para baixo, para que memorizem o formato ondulado e estimulem as ondas. Siga o passo a passo para alcançar um bom resultado:

  1. Com o cabelo limpo e ainda molhado, separe mechas (fitas);
  2. Passe o creme para pentear ou ativador de cachos de sua preferência, em uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em mais fitas, com os dedos;
  3. Amasse as fitas com as mãos em direção a raiz, fazendo com que cada fita forme um cacho;
  4. Repita o procedimento em todo o cabelo.

Prender por algumas horas

Se você quer deixar seu cabelo ondulado sem utilizar fonte de calor, a dica é prender o cabelo por algumas horas para dar forma aos fios, após lavá-los. Muita gente usa uma meia para prender as mechas.

É possível fazer essa técnica com o cabelo úmido ou com o cabelo seco, sendo que com o cabelo úmido as ondas ficarão mais bem definidas.

Torça várias mechas e vai prendendo na meia-calça ou em qualquer outro acessório que manterá o cabelo preso. Outra sugestão é torcer todo o cabelo e fazer um coque, com o uso de grampos ou presilhas. Fique com o cabelo assim por algumas horas e depois solte. O resultado será ondas despojadas no estilo beach waves e bem naturais.

A seguir, um vídeo demonstrando como se faz ondas usando uma meia-calça:

As técnicas apresentadas são bem fáceis e possíveis de fazer, basta ter o instrumento certo. Para ondas incríveis, basta seguir as dicas acima, para depois realizar o seu penteado favorito e arrasar.

Como cuidar dos cabelos ondulados

Há diversos cuidados necessários para deixar seu cabelo ondulado incrível. Uma coisa importante é manter a hidratação em dia. Seus cabelos hidratados vão combater o frizz e facilitar a definição.

E, para as ondas durarem por mais tempo, é só caprichar na finalização, com um bom leave-in, combinado com um fixador. Mas não exagere, para o cabelo não ficar endurecido.

Confira um vídeo com boas dicas que vão te ajudar na hora de cuidar das suas ondas:

No geral, o que os especialistas falam é que o principal segredo é encontrar os produtos que melhor funcionam em seu cabelo.

Seja shampoos e condicionadores específicos, máscaras de tratamento para manter a hidratação em dia, além de bons fixadores e mousses modeladores para deixar as ondas definidas.

Ter uma rotina de cuidados é fundamental para qualquer tipo de cabelo, mas o cabelo ondulado possui algumas especificações que vão garantir belas ondas.

É importante alertar que os produtos escolhidos devem manter a hidratação de seu cabelo, mas sem pesar ou deixar oleoso. Fora que devem ser de qualidade, para garantir bons resultados.

No inverno, o frizz, tão presente no cabelo ondulado, tende a aparecer mais e, por isso, é preciso cuidar de maneira diferente e adequada.

A umectação é indispensável para manter o frizz controlado, além de outras técnicas de hidratação que podem te ajudar a controlar os fios.

Uma dica é evitar ao máximo escovas que arrebentam o cabelo e o uso do secador muito perto das madeixas.

Ademais, a finalização para as mulheres que têm cabelo ondulado é tão importante quanto qualquer outra etapa de cuidados.

Será com ela que as ondas irão aparecer efetivamente e ficarão no seu cabelo pelas horas seguintes. Com o uso de produtos próprios, você consegue dar definição e volume para suas ondas, assim como também fazer com que elas durem mais.

Enfim, é isso que temos para falar sobre cabelos ondulados.

Se você gostou do nosso artigo sobre dicas de penteados para cabelos ondulados e quer ver mais conteúdos de beleza como esse, acompanhe o nosso site!

E não se esqueça de deixar seu comentário contando qual penteado você mais gostou! Até a próxima!

você pode gostar também
Comentários