Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Looks de Alfaiataria: Inspire-se e Combine Suas Peças!

Os looks de alfaiataria costumam ser atemporais, ou seja, podem se passar anos e muitas tendências, mas eles continuam relevantes e sendo utilizados por diferentes pessoas em diferentes momentos e espaços.

Isso é possível porque os looks de alfaiataria são clássicos. Confira a seguir todas as informações sobre como utilizar essas peças e modelos e estar sempre na moda!

Como surgiram os looks em alfaiataria

Falar em alfaiataria quase sempre é falar em elegância, no entanto, existem algumas particularidades desta técnica de modelagem que podem passar despercebidas e fazer com que esta seja mal aplicada.

Em primeiro lugar, alfaiataria é um termo que deriva de alfaiate, ou costureiro, um artesão que, por definição, trabalha suas peças de forma manual.

Com a Revolução Industrial no século XIX e a presença massiva de máquinas que davam conta de criar peças em série, a alfaiataria teve um pequeno recuo e deixou de ser uma das formas mais procuradas por pessoas que necessitavam de boas roupas.

Hoje, o termo se expandiu para significar mais do que o artesão.

Alfaiataria, hoje em dia, já não implica apenas aquelas peças feitas manualmente por um artesão ou artesã, costureiro ou costureira.

A palavra inclui também um certo tipo de modelagem, ou seja, aquela que possuem maior estrutura e que são feitas em tecidos mais nobres.

As peças de alfaiataria possuem caimento impecável, acabamento feito com muito cuidado e sendo, quase sempre, invisível, além de manter as linhas retas.

Os blazers em alfaiataria, por exemplo, possuem ombreiras para que a linha dos ombros seja o mais reta possível.

Nem toda peça feita com tecido nobre é uma peça em alfaiataria, isso depende mais da técnica utilizada do que do tecido.

Nomes como Jean-Paul Gautier, Yves Saint Laurent, Coco Chanel e Alexander McQueen foram nomes essenciais para a inclusão dos looks de alfaiataria nas passarelas, o que acabou transformando-as em must have de grande parte daqueles interessados em moda.

Looks de alfaiataria: onde usar

Os looks de alfaiataria são muito fáceis de compor por serem versáteis. Não se deixe enganar pela denominação e achar que estes looks só podem ser usados em espaços mais sociais.

A época em que as peças de alfaiataria só integravam escritórios ou eventos mais sérios ficou no passado e hoje a imaginação de cada um é que estipula o limite.

Desde lugares casuais, até aqueles com um dress code mais específicos, os looks de alfaiataria são ótimas opções a serem consideradas, afinal, o que importa é a forma como serão apresentados.

Os acessórios demandam muito na produção e a ajudam a se tornar mais ou menos compatíveis com o lugar e a situação.

Outro ponto que é importante ter em mente é que a moda não é extática, ela se modifica de acordo com o tempo e a cada ano novas tendências e formas de se vestir vão sendo apresentadas e incorporadas, ou mesmo rejeitadas pelas pessoas.

A moda depende de movimentos culturais, sociais e econômicos e todos esses aspectos estão imbricados.

Para que você consiga ver como os looks de alfaiataria são tão versáteis compilamos uma lista de locais em que estes podem ser utilizados nas mais diversas combinações.

São várias opções possíveis para cada tipo de evento, confira!

No trabalho

Imagem com look de alfaiataria para o trabalho
Foto: look de alfaiataria para o trabalho
Fonte: Ateliê de Calças – Pinterest

No ambiente do trabalho, os looks de alfaiataria ainda são mais presentes e comuns. No entanto, até mesmo esse espaço sofre mudanças que tendem a diminuir as restrições referentes ao dress code.

A cada dia, as regras acerca das vestimentas no ambiente de trabalho se tornam menos rígidas e as opções ficam mais amplas.

Em todo caso, seja em um ambiente mais casual ou em um mais restrito, os looks de alfaiataria ainda podem ser utilizados, afinal, eles são versáteis e dependem em muito de acessórios e combinações para que possam se adequar melhor a cada espaço.

Os calçados, por exemplo, são acessórios essenciais para dar o tom certo para cada produção.

Combinar um blazer com calças jeans e tênis, por exemplo, é uma ótima opção para usar em um ambiente de trabalho mais casual.

Por sua vez, substituir os tênis por sapatos de salto alto ou mesmo sandálias é uma forma de atualizar o look para um local mais tradicional.

No barzinho

Imagem com look de alfaiataria para ir a um barzinho
Foto: look de alfaiataria para ir a um barzinho
Fonte: CLAUDIA – Pinterest

No barzinho as opções são ainda maiores e vai depender do seu estilo, além do lugar em si. Existem barzinhos mais elegantes e aqueles mais casuais, portanto, para adequar a sua produção ao espaço, basta investir nos acessórios.

Podem ser desde pulseiras, brincos, anéis, até sapatos, tênis, sandálias sejam elas com salto ou sem salto.

É importante que você esteja confortável e satisfeita, afinal, estas condições de espírito ajudam muito a transformar uma roupa interessante em uma produção maravilhosa.

O conforto e o bem estar consigo mesma é essencial para que uma produção fique extraordinária.

Para compor looks mais casuais e confortáveis há bermudas em alfaiataria que podem ser combinadas com jaquetas jeans, camisetas ou mesmo camisas.

Há calças jeans e blazers com camisetas descontraídas e tênis, entre outras diversas possibilidades.

No almoço de domingo

Imagem com look de alfaiataria para almoço de domingo
Foto: look de alfaiataria para almoço de domingo
Fonte: Steal The Look – Pinterest

Looks de alfaiataria são diversos e podem ser vestidos, saias, bermudas, calças, blazers, camisas, entre outros.

É possível utilizar um look completo seguindo a mesma técnica, ou seja, cortes mais retos, tecidos mais estruturados em tecidos nobres e com ótimo caimento ou fazer combinações que transformem o look em algo mais apropriado ao local em que será utilizado.

Dentre os looks de alfaiataria mais interessantes para utilizar em um almoço de domingo estão os vestidos com cortes retos e em cores mais claras.

Para atualizar um pouco e fazer com que ele fique mais despojado, é possível combiná-lo com tênis ou sandálias baixas. Pulseiras coloridas e anéis maiores também podem ser formas simples de manter o visual mais moderno.

Combinações com peças diferenciadas como croppeds de crochê, por exemplo, podem fazer com que um blazer, uma peça mais séria, fique com uma cara mais moderna.

Combiná-las com calças ou bermudas jeans podem deixar a produção perfeita para um domingo com a família ou com amigos.

Peças em alfaiataria que não podem faltar no seu guarda-roupa

Poder contar com algumas peças de alfaiataria no guarda-roupa é ter opções diversas na hora de se arrumar sem precisar ter muitas peças de roupa.

É comum que as peças em alfaiataria sejam mais sóbrias e clássicas e, portanto, podem ser utilizadas com diversas combinações e para compor uma grande quantidade de looks.

Confira a seguir algumas peças que não podem faltar no seu guarda-roupa!

Vestido preto

Imagem com vestido preto de alfaiataria
Looks de Alfaiataria: vestido preto
Fonte: Principessa – Pinterest

O vestido básico preto é uma peça muito conhecida das fashionistas.

É uma roupa que pode ser tão versátil quanto a camisa branca, desde que seja combinado com sobreposições condizentes com o evento no qual será utilizado, seja um dia na praia ou mesmo um jantar social com colegas de trabalho.

O tecido e a modelagem são determinantes na hora de combinar o vestido.

Como estamos falando aqui em looks de alfaiataria, é importante lembrar que para se encaixar nesta técnica é preciso que o vestido tenha linhas retas e o tecido utilizado seja mais estruturado.

Peças com tecidos mais moles deixam de ser peças de alfaiataria, apesar de poderem se encaixar em peças de alta costura.

Camisa branca

Imagem com camisa branca de alfaiataria
Looks de Alfaiataria: camisa branca
pinterest.br

A camisa branca em alfaiataria é uma peça essencial para o seu guarda-roupa. Funciona com diversos tipos de combinações e pode ser utilizada em muitos espaços, desde aqueles mais sociais quanto nos mais casuais.

O segredo está em utilizar componentes no visual que sejam condizentes com cada situação.

Em outras palavras, a camisa branca pode ser combinada com calças jeans, com bermudas tanto jeans quanto em alfaiataria, pode ser usada com calças legging, assim como calças também mais sociais.

É possível também usá-la sobre um top para um look mais descontraído e despojado, ou mesmo com um blazer para ocasiões mais sociais.

Blazer

Imagem com blazer de alfaiataria
Looks de Alfaiataria: blazer
pinterest.br

Se existe uma peça de roupa que pode modificar um look em segundos, esta é o blazer. Esta peça é essencial em todo guarda-roupa porque a sua utilização transforma qualquer produção.

Você pode estar usando uma bermuda e uma camiseta branca, mas ao colocar um blazer por cima automaticamente já incorpora uma elegância casual e despojada que faz toda a diferença.

Existem blazers em diversos modelos e cores, mas um blazer em alfaiataria possui ombros bem demarcados e costuras mais retas, além disso, é importante que o acabamento da peça seja impecável. As combinações com esta peça são diversas e podem ser utilizadas nos mais diversos espaços.

Calças de alfaiataria

Imagem com calça de alfaiataria
Looks de Alfaiataria: calça de alfaiataria
diadebrilho.com

Foi-se o tempo em que a calça de alfaiataria era uma peça destinada apenas ao ambiente do escritório. Hoje em dia ela é uma peça essencial para compor looks diversos e interessantes.

É possível combiná-la com camisetas, camisas, blazers, casacos, coturno, sandálias de tiras, sandálias de salto inteiro, tênis e muitas outras opções.

Assim como o blazer e a camisa, esta é uma peça que inicialmente era mais utilizada em produções sociais, mas que acabou sendo incorporada em produções das mais diversas e de forma muito versátil.

É uma peça essencial para se ter e existem diversas opções disponíveis no mercado.

Saia e/ou bermuda

Imagem com saia de alfaiataria preta
Looks de Alfaiataria: saia de alfaiataria preta
Fonte: Coimbra’s Fashion – Pinterest

Saias ou bermudas em alfaiataria são ótimas peças para compor combinações nas quatro estações do ano.

Saias podem ser combinadas com jaquetas jeans, camisas de alfaiataria branca, camisetas básicas ou estampadas, além de poderem ser utilizadas com sandálias, tênis, sapatos Oxford, plataformas, entre outras.

Por sua vez, as bermudas são tão versáteis quanto as saias e também possuem muitas possibilidades em combinações.

Para não correr o risco de errar, é sempre importante levar em consideração o local e o evento antes de fazer a composição.

Com a ajuda de um blazer ou mesmo de uma camiseta básica, uma simples bermuda pode se transformar em uma peça elegante.

Combinações possíveis utilizando looks de alfaiataria

Existem muitas opções de combinações disponíveis para você nunca repetir um look se não quiser. Para cada lugar e evento há inúmeras possibilidades em modelos que podem ser combinados de acordo com o seu estilo e as suas preferências.

Confira a seguir algumas opções em looks de alfaiataria!

Blazer de alfaiataria + calça jeans

Imagem com blazer de alfaiataria e calça jeans
Looks de Alfaiataria: blazer e calça jeans
pinterest.br

Esta é uma das combinações mais cheias de estilo e uma das mais usadas por pessoas que gostam de ligar o casual ao elegante de forma simples e despretensiosa.

Nesta produção é possível usar camisetas de bandas, ou camisetas com estampas diversas, ou ainda camisetas e camisas lisas ou coloridas.

Nos pés podem estar opções como coturnos, all stars, botas, sandálias, entre outras opções que devem seguir a preferência do usuário. É possível, ainda, montar um look com tênis preto incrível!

Nesse sentido, é importante lembrar que cada opção vai dar um determinado aspecto à produção total.

Blazer de alfaiataria + camiseta estampada

Imagem com Blazer de alfaiataria e camiseta estampada
Looks de Alfaiataria: blazer e camisa estampada
pinterest.br

As camisetas estampadas são parte integrante do guarda-roupa de quase todo mundo que usa camisetas, ou seja, de muita gente!

As opções são muito variadas e podem atender a todos os gostos.

Existem aqueles que gostam de camisetas divertidas com imagens de memes, ou de momentos de séries e filmes, ou uma das escolhas mais comuns que são as camisetas relacionadas à música.

A combinação blazer + camiseta é uma ótima opção para shows e eventos mais descontraídos, ainda mais se estes acontecerem em uma noite mais fresca em que uma blusa é necessária.

Assim, é possível aliar elegância e modernidade em uma combinação de duas peças clássicas em tecidos diferentes.

Calças em alfaiataria + sobretudo

Imagem com Calças em alfaiataria + sobretudo
Looks de Alfaiataria: calça e sobretudo
pinterest.br

O combo calças de alfaiataria + sobretudo é uma ótima opção para os dias de inverno.

Quando o frio bate, é comum que tiremos as peças mais quentes do armário e comecemos a criar possibilidades com elas.

Uma das mais clássicas combinações é o sobretudo, seja ele colorido ou em cores sóbrias e as calças em alfaiataria.

Utilizar esses dois itens com camisetas estampadas ou mesmo camisa, ou ainda com um cardigã para o caso de o dia ou a noite estarem ainda mais frios, são opções disponíveis para todos os gostos. Arrematar o visual com um coturno ou bota pode deixar tudo muito mais interessante.

Como montar um look equilibrado usando roupas em alfaiataria

Pode parecer difícil, mas criar bons looks de alfaiataria não é tão complicado assim. É necessário apenas um pouco de tempo e disposição para uma análise da própria imagem. Confira a seguir algumas dicas:

Descubra seu estilo

O primeiro ponto que qualquer pessoa que quer estar na moda precisa saber é conhecer o próprio estilo.

Seguir as tendências de estações ou das passarelas pode não ser a melhor coisa a se fazer, afinal, estilos demonstrados em passarelas dificilmente se adéquam a todas as pessoas vivendo vidas comuns.

Assim, para manter-se sempre elegante e confiante nas próprias roupas é necessário conhecer o próprio corpo, conhecer os próprios interesses e então formular o próprio estilo.

O primeiro passo para isso é fazer um quadro de interesses, sendo possível fazer tanto online em sites como o Pinterest ou mesmo manualmente utilizando revistas, tesoura e cola.

Os quadros ou murais de interesse funcionam da seguinte forma: você coloca ali todos os tipos de roupas que você acha bonitas ou que gostaria de utilizar.

Em seguida, verifica os padrões, o que aparece com mais freqüência, quais são as peças recorrentes. Estas peças devem ser incluídas no seu estilo.

Fica muito mais simples reduzir um infindável número de peças e modelos para aqueles pelos quais você genuinamente se interessa.

Às vezes, as possibilidades múltiplas podem ser fator de estresse e ansiedade e dificultar o processo de escolha. É por isso que é muito importante ir às compras sabendo de antemão quais são seus interesses.

Invista em peças com bons tecidos e bom caimento

É muito tentador sair para rodar por várias lojas e voltar com as sacolas cheias de peças, no entanto, esta pode não ser a melhor opção quando se trata de montar um guarda-roupa elegante que possua peças que nunca vão sair de moda.

As peças disponibilizadas pela chamada fast-fashion, ou aquelas adquiridas a preços mais baratos costumam ter também uma qualidade aquém do desejado.

Para escolher uma peça com um caimento perfeito no corpo, além de ser uma peça que poderá ser utilizada por muitos anos é importante ter em mente que o investimento poderá ser mais alto.

Em todo caso, as vantagens são maiores, afinal, além de contribuir com a preservação do meio-ambiente ao não comprar peças descartáveis, ainda poderá utilizar produtos de melhor qualidade.

Tecidos sintéticos, ou seja, aquelas manufaturados à partir de elementos plásticos devem ser evitados.

Os tecidos de maior qualidade geralmente são fabricados a partir de linho, crepe, peças em lã, zibeline, crepe, entre outros. São tecidos nobres que podem transformar até mesmo a mais simples das peças.

Conheça suas medidas

Conhecer o próprio corpo é outra dica de ouro para quem deseja estar sempre na moda, afinal, os corpos são diversos e existem aquelas características que queremos demarcar e outras das quais não gostamos tanto.

Assim, um exercício interessante é ficar em frente ao espelho e analisar atentamente quais são essas características.

Disfarçar ou evidenciar os ombros, os braços, as pernas, a região dos quadris ou dos seios, tudo isso vai influenciar na escolha do modelo de roupa, na cor, no corte e pode ajudar você a ficar mais bonita e elegante.

Não se trata de ter vergonha do próprio corpo ou de partes dele e sim de evidenciar aqueles detalhes que você mais gosta e dar um up na auto-estima.

Considerações Finais

Os looks de alfaiataria são ótimas opções para parecer ainda mais elegante e moderna estando em qualquer espaço.

Há muito tempo que esses modelos já não significam exclusivamente roupas sociais. Hoje em dia, é possível criar looks com peças em tecidos mais nobres e combiná-los com roupas de academia, por exemplo.

O que importa em qualquer produção é que as escolhas sejam conscientes e que o próprio estilo seja respeitado.

Não adianta investir em uma peça que você sabe que será usada apenas uma única vez e nunca mais.

O importante é adquirir peças que possam funcionar com diversos tipos de roupas e em vários espaços.

Um guarda-roupa funcional, interessante e cheio de personalidade é o sonho da maioria das pessoas que se interessam em estar na moda, afinal, estar na moda requer uma consciência muito própria de estilo e respeito ao próprio corpo.

Para isso é importante fazer uma autoanálise e ter em mente seus próprios interesses. Não tem como errar.

você pode gostar também
Comentários