Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Curtain Bangs: Confira Dicas E Inspirações Deste Corte

Um corte que está em alta é a famosa Curtain Bangs, que significam literalmente “franja de cortina” em inglês. Basicamente é uma franja mais curta que emoldura cada lado do rosto como uma cortina.

É um corte leve e suave que deixa os fios mais curtos no meio e mais longos nas laterais, dando uma aparência descontraída ao mesmo tempo que prática.

O estilo foi popularizado pela primeira vez nos anos 60 e 70 por atrizes como Brigitte Bardot e, graças às mídias sociais, agora está tendo um renascimento do tipo de corte.

A Curtain Bangs pode se adequar a diversos cabelos e estilos, basta descobrir o melhor jeito que combina mais com você. Para isso, selecionamos algumas dicas e inspirações

Sobre a franja de cortina

Curtain Bangs (franja de cortina, em inglês) é uma das tendências do momento, principalmente nas redes sociais.

Sucesso na internet, este tipo de corte se popularizou por causa do seu visual retrô, delicado e versátil. Sua principal característica é ser dividida ao meio com um corte em camadas, onde as laterais são mais alongadas que a parte central e emolduram o rosto.

No entanto, a Curtain Bangs já existia nas décadas de 1960 e 1970, quando surgiu. No passado, esse estilo foi marca registrada de atrizes, como Brigitte Bardot e Goldie Hawn.

Mas, como tudo na moda é um ciclo, a franja cortina retornou à cabeça de muitas pessoas, por ser prática e estilosa, além de ter esta vibe vintage.

Acreditamos que a tendência da franja de cortina pegou também porque, além de ser estilosa e leve, este tipo de franja exige menos manutenção e idas ao cabeleireiro para aparar os fios e dar retoques.

Ela ainda é prática e versátil, podendo variar e adaptar ao seu estilo.

Elas podem ser mais discretas, com poucas camadas e menos volume, sendo ótima para quem busca um visual mais delicado e sutil.

Ou podem ser mais ousadas, com bastante volume e camadas maiores, sendo ideal para quem quer ousar e apostar em um visual retrô e mais radical, com impacto.

A franja de cortina é indicada para todos os tipos de cabelo, justamente por causa do seu corte em camadas e divisão ao meio, que ajuda a distribuir e valorizar os fios com qualquer curvatura.

Ademais, há várias maneiras de variar o corte, sendo a versatilidade uma de suas principais características.

Como fazer a Curtain Bangs

Se você está buscando um corte mais leve e estiloso, a Curtain Bangs é uma boa pedida. Busque inspirações, referências e dicas na internet, como este artigo, para você saber exatamente o que quer e o que lhe agrada.

O ideal é procurar um cabelereiro de confiança para realizar o corte, pois ele é especialista e, com base no seu pedido, irá alcançar um resultado mais satisfatório, bem como desejado por você.

No entanto, se você já tem costume de cortar suas madeixas em casa, aqui vai algumas instruções para fazer a franja de cortina.

Passo 1

Primeiramente, com o cabelo limpo, molhe os cabelos. Separe a franja em formato de triângulo e, em seguida, divida-o em duas partes: esquerda e direita. Use um pente para dividir e prenda todo o resto dos fios para trás.

Passo 2

Use uma tesoura para cortar diagonalmente, fazendo com que a franja fique mais curta no centro e longa nas laterais. Corte as pontas verticalmente para deixá-las levemente repicadas e, assim, remover o seu volume.

Passo 3

Depois de cortar a sua curtain bangs, é fundamental saber estilizá-la. Então, para isso, você deve seguir alguns passos.

Primeiramente, com uma escova redonda e o bico concentrador do seu secador de cabelo, enrole cada lado de sua franja para fora. Seque as raízes para adicionar volume e elasticidade.

Seque sempre puxando a franja para trás e para cima, para dar volume e movimento. Em seguida, coloque um bobe em cada lado da franja, prenda e deixe o cabelo esfriar. Depois de um tempo, retire os bobes e ajeite a franja como preferir.

Você também pode utilizar um spray de cabelo para ajudar os fios a ficarem no lugar e dar definição. Mas, caso você prefira uma franja mais modelada, para que ela se alinhe com os fios ondulados, o uso da chapinha é uma boa dica.

Para isso, aplique um protetor térmico antes, penteie e segure os fios para cima com uma escova. Então passe a chapinha, da raiz até às pontas, fazendo uma leve curva para trás no final.

Se preferir voltas mais marcadas repita o movimento com a chapinha, passando pelas pontas e direcionando-as para ficarem curvas.

Agora, para as crespas e cacheadas, é indicado fazer a técnica de fitagem, sendo a melhor maneira de conseguir uma excelente definição em sua franja.

Então, para isso, separe mechas e aplique algum óleo vegetal, como óleo de coco ou outro de sua preferência, fazendo movimentos para o fio todo receber o óleo.

Em seguida, faça movimentos de baixo para cima, apertando os cachos, para melhor defini-los. Faça isso por todo o cabelo, inclusive na franja.

Confira um vídeo mostrando como se fazer a franja de cortina em casa:

Inspirações

Agora que você aprendeu como se faz a Curtain Bangs, vamos conferir algumas inspirações de variações deste corte, assim como ele pode se adaptar ao seu estilo e tipo de cabelo!

Curtain Bangs sutis

Você não precisa ser tão radical. Prova disso é que você pode fazer uma franja de cortina mais discreta, com poucas camadas e menos volume. Uma Curtain Bangs mais sutil é ideal para quem busca um visual mais delicado e moderno.

Imagem com curtain bangs sutis
Curtain Bangs. Fonte: Patio Hype

Curtain Bangs ousadas

Agora, se você quer ousar, ter bastante volume e camadas maiores, a dica é fazer um degradê no corte, cortando em camadas, no clássico da Curtain Bangs, bem no estilo que eram usadas pela modelo Brigitte Bardot nos anos 60.

Imagem com curtain bangs ousadas
Curtain Bangs. Fonte: Juliana Rakoza

Cabelos lisos

A franja de cortina fica ótimo para quem tem cabelos lisos, pois dá movimento e volume na parte da frente, fazendo uma moldura no rosto.

Imagem com curtain bangs em cabelo liso
Curtain Bangs. Fonte: Gegu Mall

Cabelos ondulados

Mas também cai muito bem nas onduladas, trazendo uma pegada mais retrô e um super charme. O corte vai acompanhar as ondas e dar um estilo a mais para o visual.

Imagem com curtain bangs em cabelo ondulado
Curtain Bangs. Fonte: Capricho

Cabelos cacheados

Já para os cabelos cacheados, a franja de cortina combina muito também. Deixe os cachinhos em tamanhos diferentes, contornando o rosto. A franjinha vai ficar muito linda e super estilosa!

Imagem com curtain bangs em cabelo cacheado
Curtain Bangs. Fonte: Pinterest

Cabelos crespos

Quem disse as crespas não podem ter Curtain Bangs também? Fica lindo o corte neste tipo de cabelo, porque dá um caimento e movimento para a franja, bem como para os fios da parte da frente.

Imagem com curtain bangs em cabelo crespo
Curtain Bangs. Fonte: Pinterest

Em vários formatos de rosto

As curtain bangs podem ser usadas por todos os tipos de rostos, principalmente os redondos. Dependendo do seu formato, você pode adaptar o seu estilo, variando o comprimento e posicionamento para valorizar ainda mais o seu rosto.

Nos rostos redondos, que possuem as bochechas mais em evidência normalmente, é indicado apostar na versão mais longa da franja. Já no rosto quadrado pode-se investir em um estilo mais curto, dando um toque delicado ao seu visual.

Imagem com curtain bangs em rosto oval
Curtain Bangs. Fonte: All Things Hair

Cabelos curtos

Um cabelo curtinho ganha uma uma nova cara com o corte Curtain Bangs. Então é uma boa dica para renovar o visual e ter uma novo tipo de franja.

Imagem com curtain bangs em cabelo curto
Curtain Bangs. Fonte: Segredos de Salão

Cabelos médios

Em cabelos médios a franja de cortininha também fica ótima! Ela traz uma pegada mais descontraída e despojada, dando mais estilo para qualquer look que você queira usar.

Imagem com curtain bangs em cabelo médio
Curtain Bangs. Fonte: Fique Diva

Cabelos longos

Nos cabelos longos, você pode fazer cortes sutis, em camadas menos marcadas, ao longo de todo o cabelo. Este tipo de corte vai trazer mais movimento para as madeixas.

Imagem com curtain bangs em cabelo longo
Curtain Bangs. Fonte: The Fashion Runaway

Franja de cortina mais fechada

Uma das versões da franja de cortina é deixar ela mais fechada, cobrindo toda a testa. A parte central é cortada mais curta do que as laterais, dando este formato como se fosse uma moldura.

Imagem com curtain bangs fechada
Curtain Bangs. Fonte: Kioshi Sako

Franja de cortina mais aberta

Outra alternativa é deixar ela mais aberta, com um maior comprimento na lateral. Fica muito bonito também!

Imagem com curtain bangs aberta
Curtain Bangs. Fonte: Mamas Uncut

Curtain Bangs longas

Um ponto positivo da franja cortininha é que você não precisa se comprometer com o corte todo de uma vez. Se estiver na dúvida, peça ao seu cabeleireiro para cortá-las no comprimento da mandíbula para começar, deixando as mechas da franja mais longas. Então, depois, você pode diminuir o comprimento da próxima vez que for ao salão de beleza.

Imagem com curtain bangs longa
Curtain Bangs. Fonte: Correio do Povo

Curtain Bangs médias

Uma franja média combina tanto com um visual mais elegante quanto um mais casual. Escolha um corte que alinhe com o topo das maçãs do rosto para realçar os olhos e o formato do rosto. Fica muito estiloso!

Imagem com curtain bangs média
Curtain Bangs. Fonte: All Things Hair

Bottleneck Bangs

A franja de cortina não precisa necessariamente ser longa. Uma variação é a Bottleneck Bangs, que é uma versão mais curtinha e moderna da Curtain Bangs tradicional. O formato dela é um pouco diferente, com o fios do centro, que ficam sobre a testa, menores e com as laterais gradativamente mais compridas. Contornando todo o rosto, esta versão faz uma linda moldura.

Imagem com curtain bangs bottleneck
Curtain Bangs. Fonte: Glamour

Chanel em camadas com Curtain Bangs

Que tal fazer um chanel em camadas com uma franja de cortininha? Vai ficar lindo, prático e estiloso!

Imagem com curtain bangs com chanel
Curtain Bangs. Fonte: Fique Diva

Curtain Bangs com escova

Após cortar a franja de cortina, você pode estilizá-la como preferir. Se você tem uma ocasião especial ou um grande evento programado, uma sugestão é escovar bem a franja para dar mais volume e textura. O look vai ficar maravilhoso e sofisticado!

Imagem com curtain bangs com escova
Curtain Bangs. Fonte: Tudo Pra Cabelo

Rabo de cavalo

Com a Curtain Bangs é possível variar nos penteados. Nossa sugestão vai para fazer um rabo de cavalo nos dias mais quentes, deixando apenas a franjinha solta. Bem charmoso e feminino!

Imagem com curtain bangs com rabo de cavalo
Curtain Bangs. Fonte: Taylor Carolina

Coque

Outra ideia é amarrar todo cabelo em um coque, deixando a franja solta na frente. É uma ótima sugestão para um look elegante, para sair à noite, por exemplo.

Imagem com curtain bangs com coque
Curtain Bangs. Fonte: Salão Virtual

Afro Puff

Para as crespas e cacheadas, uma boa é fazer um coque alto, deixando os cachinhos soltos no alto, em um lindo Afro Puff. A franja de cortina vai cair na frente da testa e vai ter todo o destaque para ela.

Imagem com curtain bangs afro puff
Curtain Bangs. Fonte: Pajaris

Franja de cortininha te possibilita vários penteados

Enfim, este tipo de corte vai te permitir vários penteados e jeitos de arrumar as madeixas. Prenda por exemplo apenas uma parte dos fios e deixe a franja cair levemente na frente. Fica muito charmoso!

Imagem com curtain bangs em cabelo meio preso
Curtain Bangs. Fonte: Fique Diva

Cuidados essenciais com os cabelos

Lave o cabelo com água morna 

Evite lavar os cabelos na água muito quente. A água superaquecida irá tirar os óleos essenciais do seu cabelo, deixando-o seco e sem vida.

Portanto, o ideal é ajustar a temperatura do seu chuveiro para uma água mais morna. Você vai notar que o brilho dos fios vai mudar!

Use shampoo e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo

Existem vários tipos e marcas de shampoo e condicionador, mas certifique-se de escolher aquele que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo.

Verifique os ingredientes e os componentes da fórmula também, para ver os benefícios daquele produto.

Muitos shampoos contêm ativos que podem ser bons para um tipo de cabelo e agressivos para outro tipo. Procure por aqueles que contenham ativos naturais, pois eles garantirão que seu cabelo permaneça macio e brilhante. É importante também pesquisar sobre os produtos também.

Massageie o couro cabeludo

Uma massagem calmante no couro cabeludo em intervalos de algumas noites ajudará a estimular os folículos capilares e a ajudar o fluxo sanguíneo na região para estimular o crescimento saudável

Você pode massagear durante o banho ou após, com o cabelo ainda molhado, mas depois de você desembaraçá-lo.

Seque o cabelo suavemente

Evite torcer ou esfregar o cabelo com uma toalha, quando for secar os fios. Isso evitará que os fios fiquem danificados e quebradiços.

Em vez de esfregar, seque o cabelo pressionando suavemente as mechas entre as dobras da toalha para remover o excesso de água. Deixe secar naturalmente, de preferência.

Evite penteados apertados, como dreads ou tranças, com muita frequência

Tranças e outros penteados são lindos, e aqui no site sempre recomendados várias versões. Mas, infelizmente, usar os cabelos presos com muita frequência pode prejudicar os fios.

Principalmente os dreads e as tranças, puxam o cabelo com força, o que tensiona os folículos e os enfraquece ao longo do tempo. E isso resulta em queda de cabelo.

A dica é puxar menos o cabelo, fazer penteados mais soltos ou com menos frequência. Procure optar por estilos que danifiquem menos os fios.

Evite o uso em grandes quantidades de produtos para o cabelo

Produtos para o cabelo como cremes, géis, mousses e tinturas podem deixar o cabelo mais bonito, mas o uso excessivo de produtos pode danificar os fios ou até mesmo causar queda.

Então evite grandes quantidades, escolha porções menores e produtos mais eficazes.

Se muitos produtos forem usados ​​com muita frequência, resíduos podem se acumular no cabelo e causar seu enfraquecimento, bem como a quebra. Outros riscos incluem ressecamento e pontas duplas.

Então monitore quais produtos você utiliza, dando intervalo de um ou dois dias entre eles, para dar uma folga ao cabelo.

Evite o calor excessivo nos fios

Mais uma dica é quanto ao uso de secadores, chapinhas, babyliss, etc. Aparelhos que usam altas temperaturas para dar formato aos fios sempre danificam os cabelos.

Use o bom senso, para evitar o ressecamento, pontas duplas e quebras constantes.

Não use estes aparelhos todos os dias, opte por uma configuração mais fria (temperatura mais baixa) e tente não aproximar muito do fio, quando for usar o secador, por exemplo.

Proteja as madeixas dos raios UV

Ficar com o cabelo no sol pode causar o desbotamento da cor, quebrar a haste do cabelo e também degradar a estrutura das madeixas.

Não existe nenhum produto no mercado que irá protegê-lo completamente. Mas os produtos com FPS podem te ajudar quando estiver se expondo ao sol.

Use um boné ou chapéu para proteger os fios e o couro cabeludo quando estiver sob raios solares. 

Use um pente de dente largo no cabelo molhado 

O cabelo molhado tende a quebrar mais facilmente do que o cabelo seco, por isso recomendamos que você use um pente de dente largo no cabelo úmido e que ele seja de madeira, de preferência, para evitar a estática (o que provoca o frizz).

Evite usar uma escova, porque vai arrebentar os fios. E também seja extremamente gentil ao pentear as madeixas.

Faça cortes regulares e corte sempre as pontinhas

Fazer cortes regulares e cortar sempre as pontas quebradiças e duplas, que podem causar mais danos ao cabelo, pode ser um bom incentivo para o crescimento.

Cortar os cabelos danificados manterá o seu cabelo mais saudável e bonito. Então, o ideal é cortar os cabelos periodicamente.

Faça hidratação com regularidade

Manter os cabelos hidratados é muito importante para restaurar a maciez e o brilho dos fios. Os especialistas recomendam fazer um tratamento de hidratação uma vez por semana.

A hidratação periódica irá prevenir o ressecamento, fortalecer os fios e fornecer nutrientes extras que promovem a saúde do cabelo.

Siga uma dieta saudável

Uma alimentação saudável garante que seu cabelo permaneça saudável e, consequentemente, lindo. Frutas, legumes, vegetais, grãos integrais, proteínas, como peixe e frango e carne vermelha magra, são ótimos alimentos para manter uma dieta saudável e balanceada.

O seu corpo e seu cabelo irão agradecer!

Inclua também bastante água em sua dieta. Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Isso vai manter sua pele e cabelo devidamente hidratados, além de aumentar o potencial de crescimento de seus folículos. Reduza também a ingestão de alimentos gordurosos, frituras, sal e açúcar.

Evite ou reduza fatores que são prejudiciais à saúde

Alguns fatores que são prejudiciais à saúde também podem afetar seus cabelos. Estresse e tabagismo são exemplos destes fatores.

O estresse afeta o ciclo de crescimento do cabelo, fazendo com que os folículos fechem, o que impede o crescimento dos fios. Então tente reduzir seus níveis de estresse para beneficiar seu corpo e suas madeixas.

Fumar é outro exemplo que faz mal à saúde e afeta diretamente o crescimento do cabelo. Ele restringe o fluxo sanguíneo e a circulação dos folículos capilares, o que afeta sua capacidade de crescer novos cabelos.

Tente ter um estilo de vida mais saudável, porque isso refletirá diretamente no seu corpo e cabelo.

Visite o dermatologista regularmente

Por fim, marque periodicamente uma consulta com o dermatologista especialista em tricologia. Ele é o profissional mais indicado para tratar quedas de cabelo, doenças do cabelo e do couro cabeludo.

Considerações finais

Enfim, isso é tudo o que temos para falar sobre Curtain Bangs. Se você gostou deste artigo, deixe nos comentários sua opinião e compartilhe com as amigas. Até mais!

você pode gostar também
Comentários