Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Corretivos Coloridos: Para Que Serve, Como Usar Cada Um E Outras Dicas

Sabe quando você vai a uma loja de makes e vê aquele tanto de corretivos coloridos, mas não faz a mínima ideia para que servem as diferentes cores? Pois bem, acho que toda mulher (ou homem) que gosta de se maquiar já passou por essa situação e quer aprender sobre a função de cada uma daquelas tonalidades na hora de se maquiar.

Com isso em mente, criamos este artigo pensando em todas e todos amantes de maquiagem, para facilitar a sua compreensão de como e quando são utilizados os diversos tipos de corretivos coloridos. Por isso, fiquem atentas às próximas dicas!

O que é corretivo e para que serve?

O corretivo é um item importante de make que serve para disfarçar olheiras, manchas, espinhas, cicatrizes, etc. Sua principal função permite uniformizar a pele e fazer sumir qualquer imperfeição. E, justamente por isso, existem corretivos coloridos, pois cada cor irá corrigir um determinado tipo de mancha, visto que podem existir várias tonalidades de manchas no nosso rosto.

Além disso, o corretivo possui outra função bastante conhecida também, que é a de iluminar pontos estratégicos do rosto, como a parte inferior das sobrancelhas, a região central do nariz e o arco do cupido – que é aquela parte superior dos lábios logo abaixo do nariz.

Tipos de corretivos coloridos

Assim como quase todo produtinho de maquiagem, os corretivos coloridos possuem diferentes formas de embalagem. Assim, veja alguns desses formatos que podem te auxiliar na hora de escolher:

  1. Bastão: Esse formato é semelhante a um batom e pode conquistar as pessoas que amam a praticidade, pois a aplicação é muito simples. Ele é o tipo de maior cobertura e é usado, inclusive, para cobrir tatuagens. Deve ser usado com muito cuidado para não deixar com aquele efeito artificial. Sua textura é super sólida e seca, então as peles oleosas se adaptam melhor a ele. Se sua pele for seca, hidrate muito bem a pele antes de aplicar o corretivo bastão para não correr o risco de craquelar.
  2. Em formato de gloss: Assim como o queridinho gloss, o corretivo nessa forma conta com um pincel de ponta esponjosa, que facilita a aplicação triangular. Bem prático e fácil aplicação, se adequa a todos os tipos de pele, pois sua textura é mais cremosa.
  3. Corretivo líquido: Esse tipo de produto não possui um aplicador específico, então você terá de usar seus dedos ou uma esponja para aplicar. A textura dessa forma é diferenciada e muito fácil de espalhar. Por conta de sua fluidez, ele é mais leve e não pesa no visual. É ótimo para utilizar na região dos olhos, porque não acumula nas linhas de expressão, que pode deixar aquele aspecto carregado.
  4. Lápis: Esse tipo é menos comum e ele geralmente é usado para esconder detalhes, como aquela espinha que incomoda ou pequenas manchas. Sua cobertura é leve e dependendo da mancha não é suficiente. No entanto, a versão lápis é bem versátil, pois além de corrigir, ele pode ser aplicado na linha d’água e até mesmo ser usado como iluminador.
  5. Paleta com corretivos: Essa opção é perfeita para as pessoas que gostam de um produto com várias opções. Assim, se você precisa de mais de uma função, vale a pena investir na paleta. Eles podem ter textura mais cremosa ou em pó. Alguns corretivos coloridos costumam vir em paletas, deixando à mão a cor que você necessitar.
  6. Corretivo mineral: A textura desse tipo de corretivo é em e tem uma cobertura super leve, ideal para peles sensíveis e também para as oleosas. Se a sua pele é seca, esse corretivo pode ressecá-la ainda mais, assim como acontece com outros produtos em pó. Para não craquelar, hidrate a pele antes.
  7. Corretivo em creme: Geralmente, esse vem em um potinho único. Entretanto, a textura é cremosa e encanta muitas amantes de maquiagem por aí! Ele é conhecido por ter alta cobertura, então é indicado para quem tem olheiras e manchas mais escuras. Se aplicar muito ao redor dos olhos, pode acumular nas linhas de expressão. Para quem tem pele oleosa, a dica é aplicar uma camada de pó fina por cima para selar.
Corretivos coloridos. Fonte: Marie Claire

Qual é a diferença entre os corretivos no tom da pele e os corretivos coloridos?

Primeiramente, os corretivos do tom da pele da pessoa que está sendo maquiada não possuem uma função específica, apenas corrigem superficialmente algumas imperfeições. Já os corretivos coloridos têm uma função específica relacionada a cada cor.

Assim, se você tem manchas ou outras características que quer esconder de maneira muito precisa, o recomendado é utilizar os corretivos coloridos. Desse modo, o acabamento ficará muito melhor!

Além disso, diferentemente dos tradicionais, os corretivos coloridos devem ser aplicados antes da base, para que o efeito seja completo e a pele fique uniforme.

Como funcionam os corretivos coloridos?

Basicamente, os corretivos coloridos neutralizam a cor da mancha que se quer esconder. Isso é feito por meio da junção de tonalidades complementares, o que “anula” a mancha e deixa visível apenas a cor da pele, disfarçando imperfeições e deixando a pele mais bonita.

Por esse motivo, muitas vezes os corretivos coloridos são mais eficientes do que os tradicionais, uma vez que possuem uma ação mais específica. Assim, se você não quer usar muitas camadas do corretivo normal, basta utilizar o pigmentado (corretivos coloridos)!

Entendendo cada cor

Nas lojas de cosméticos e farmácias, podemos encontrar as seguintes cores de corretivos coloridos: amarelo, verde, vermelho, laranja e lilás (ou roxo). Cada uma delas possui diferentes funções, e é sobre isso que falaremos agora!

  1. Amarelo: A nossa primeira cor tem a função de esconder olheiras, hematomas, manchas marrons e arroxeadas. Geralmente, essas manchinhas são encontradas ao redor dos olhos, uma área muito fina onde há vasos que deixam o aspecto arroxeado.
  2. Verde: Esse corretivo possui a finalidade de disfarças áreas avermelhadas e manchas desta cor, como espinhas, vasinhos e cicatrizes. As partes do rosto que mais contêm vermelhidão são o nariz e o queixo, mas, se você também tiver outras áreas, pode abusar desse produto!
  3. Vermelho: Já essa cor tem a capacidade de neutralizar a cor branca ou manchas mais claras que a pele, como no vitiligo.
  4. Laranja: Essa cor serve para neutralizar áreas acinzentadas do rosto, como algumas olheiras que te deixam com aquele visual nada agradável de “panda”. Além disso, esse corretivo ressalta a cor das peles negras.
  5. Lilás: Por fim, este corretivo colorido esconde manchas amareladas, esverdeadas e marrons, como sardas, melasmas, manchas da gravidez e do sol. Assim, ele é um dos que mais tem funções!
Corretivos coloridos. Fonte: Pinheiros Cosméticos

Como aplicar os corretivos coloridos?

Depois de saber a função de cada cor de corretivo, agora é essencial saber como é feita a aplicação, a fim de que a make seja feita de forma completa e correta.

Para aplicar os corretivos coloridos e dar o acabamento perfeito na sua pele, existe um passo a passo que vai te ajudar a acertar na hora do processo. Confira:

  1. Escolha o corretivo adequado à sua necessidade;
  2. Aplique o produto na mancha ou região desejada, com o dedo anelar, desenhando um formato triangular com ele, se for nas olheiras, por exemplo. A aplicação pode ser feita com os dedos, com aplicador ou com pincel próprio;
  3. Espalhe delicadamente o corretivo, dando pequenas batidinhas;
  4. Distribua uniformemente todo o produto;
  5. Analise se não há mais nenhuma outra mancha que você queira disfarçar;
  6. Aplique a base da sua cor sobre toda a região facial, espalhando-a homogeneamente.
  7. Pronto, a sua pele estará pronta e perfeita!

Corretivos coloridos vem sempre antes da base?

Esta é uma pergunta que pode vir à tona na hora de se maquiar. E a resposta é: depende. Depende da forma que você se adaptar melhor. Os profissionais ficam divididos, alguns indicam que seja aplicado depois da base, e outros indicam que seja antes.

No caso de corretivos cor de pele, uma dica para economizar é aplicar depois da base, pois quando aplicamos a base, ela já vai cobrir boa parte das imperfeições. Já para os corretivos coloridos você pode passá-los antes da base, depois retocar com algum corretivo cor de pele e finalizar com a base. Assim, a cobertura ficará perfeita e a pele super uniformizada, sem manchas.

Se você preferir aplicar os corretivos coloridos depois, terá que espalhar bem e usar em conjunto com o corretivo no tom da sua pele para finalizar. Talvez ainda seja necessário uma camada de pó bem fino para deixar tudo harmonioso ao final.

Dicas para os corretivos coloridos não acumularem e craquelarem

Quem tem pele seca e madura costuma ter mais linhas de expressão, então convive bastante com esta situação do corretivo acumular e craquelar, principalmente na região dos olhos. Peles oleosas também possuem essa área dos olhos mais ressecada também.

Nossas dicas são não exagerar na quantidade de produto e também passar bastante hidratante antes de começar a maquiagem. Outras atitudes que podem ajudar é beber bastante água para manter a pele hidratada e massagear a região para estimular a circulação sanguínea.

Para evitar acúmulo de produto e/ou craquelamento quando usar corretivos coloridos em versões mais cremosas, tente passar a quantidade suficiente necessária apenas para cobrir as manchas, espere secar e passe um pó para selar com esponjinha.

Dica extra para quem não tem todas as cores de corretivos

Se você não possui todas as cores dos corretivos coloridos, não se preocupe. Há outras maneiras de disfarçar as imperfeições, usando outros produtos que você já tem como o corretivo do tom da sua pele, a própria base ou um batom para áreas arroxeadas.

Então essa dica extra é muito útil para quem não tem o corretivo avermelhado em casa, por exemplo. Se esse for o seu caso, utilize um batom vermelho ou alaranjado para substituir o corretivo colorido. Assim, aplique-o da mesma forma como foi dito anteriormente, passe a base correspondente ao seu tom de pele e tcharam! Você conseguirá um efeito igual ao do produto específico.

Muito boa essa dica, não é?

Confira agora um vídeo explicando melhor como se aplica os corretivos coloridos:

Como escolher os melhores corretivos coloridos

Para escolher os melhores corretivos coloridos para comprar, devemos atentar-se para algumas questões. A primeira delas é o tipo da sua pele. Corretivos líquidos podem ser perfeitos para peles secas, oleosas ou mistas, mas isso vai depender da textura e do acabamento. A textura escolhida vai ser de acordo com a correção necessária.

Por exemplo, os corretivos cremosos possuem alta cobertura e textura mais espessa e, por isso, são indicados para manchas acentuadas. Esse tipo de corretivo pode ser aplicado com os dedos ou com um pincel próprio, dando leves batidinhas para não ficar marcado. Deve-se tomar cuidado com a quantidade, para não acumular nas linhas de expressão.

Por ter uma excelente cobertura, os corretivos cremosos são muito usados por maquiadores profissionais.

Já para manchas em grandes áreas da pele, talvez seja mais fácil adquirir corretivos líquidos, pois eles espalham mais facilmente. Sua textura é mais fina, mas ele hidrata também, sendo uma boa para a região dos olhos.

São indicados para qualquer tipo de pele, seca, mista ou oleosa. Mas, se sua pele for do tipo oleosa, prefira opções que são oil free e que tenham um acabamento mais sequinho.

Há opção também em bastão, que para pele seca talvez seja necessária uma hidratação prévia, porque senão corre o risco de craquelar. E há as versões em mineral que é em pó e em formato de lápis, que são boas escolhas também, conforme já especificamos anteriormente.

Outro fator que deve ser analisado é se o corretivo tem agentes hidratantes em sua fórmula. Isso porque dependendo da textura do produto e da pele, talvez seja necessária a hidratação ao mesmo tempo que corrige, para evitar craquelamento.

Escolher um produto com esses agentes traz, além da correção das imperfeições, benefícios como maciez, hidratação, combate a radicais livres, entre outros.

Então leia o rótulo antes de comprar. Vitamina E, vitamina B, pantenol e goji berry são alguns dos componentes hidratantes e nutritivos que podem ser encontrados nos corretivos.

No entanto, mesmo possuindo ativos hidratantes em sua formulação, a preparação de pele antes da maquiagem, usando hidratante facial, é essencial para a make ficar linda.

Veja também qual a sua necessidade antes de escolher a cor do seu corretivo. Vimos aqui que existem corretivos de diversas cores e para cada uma delas há uma funcionalidade.

Corretivos cor de pele ajudam na camuflagem de manchas mais suaves, sem necessitar de usar corretivos coloridos. Esse tipo de corretivo deve ser escolhido no tom exato da sua pele e, sempre que possível, na mesma cor que sua base.

Se você tiver olheiras ou manchas muito pigmentadas, também vale apostar em um tom mais claro – mas não exagere para não correr o risco de ficar com um visual artificial.

Agora, se na sua pele do rosto há manchas de outras cores, como marrons, avermelhadas, esverdeadas e arroxeadas, você vai ter que recorrer aos corretivos coloridos para um melhor resultado, como já comentamos aqui.

Corretivos coloridos devem ser aplicados nas áreas específicas, conforme a tonalidade de cada mancha. Consulte a tabela de cores que postamos acima para descobrir qual cor é a mais indicada para determinada mancha.

Espalhar bem o corretivo, selar com um pó e passar a base no seu tom de pele vão garantir também que a mancha seja neutralizada e sua pele fique harmônica e uniforme.

Ademais, antes de comprar, verifique a cobertura indicada na embalagem do produto. Há opções no mercado com baixa, média e alta cobertura. Os de baixa e média cobertura deixam uma correção mais suave e natural, ideal para o dia a dia.

Já os de alta cobertura são potentes na correção, cobrem melhor as manchas e deixam uma maquiagem mais pesada, sendo mais indicados para eventos noturnos.

Veja também o acabamento, há opções com acabamento natural e acabamento matte, sendo este último ideal para quem tem pele oleosa, já que é mais sequinho. Mas, além disso, o recomendado para quem tem esse tipo de pele é optar por corretivos livres de óleos.

De qualquer forma, para corretivos com acabamento mais seco, vale lembrar novamente de sempre hidratar a pele para evitar o craquelamento do corretivo.

Outra questão que deve ser considerada na hora de comprar são os valores. Atualmente há corretivos coloridos de todos os preços. Veja qual adequa melhor ao seu bolso.

Analise também marcas e fabricantes, quais são suas origens, ingredientes, se são de boa procedência e de boa qualidade. Por isso é muito importante que se leia o rótulo da embalagem não só dos corretivos, mas de todos cosméticos, antes de realizar qualquer compra.

Enfim, o corretivo é um item de make importante de se ter no seu kit de maquiagem. Ele é tão poderoso que, às vezes, dependendo da proposta, nem é preciso finalizar com a base. Agora que você considerou estas questões levantadas, é só escolher qual se adequa mais às suas necessidades e investir em um corretivo para chamar de seu!

corretivos coloridos

Como preparar a pele antes da maquiagem

Falamos muito aqui sobre preparar a pele antes de receber o corretivo. Esta etapa é muito importante porque vai refletir diretamente na qualidade e no resultado da sua maquiagem. Uma pele sem hidratação, por exemplo, com certeza o corretivo não ficará bonito, craquelará e marcará ainda mais as linhas de expressão.

Logo, para fazer uma maquiagem arrasadora e perfeita, uma boa preparação de pele faz total diferença. Para evitar que o corretivo, base, sombra, blush, ou qualquer outro produto saia, craquele ou acumule nas linhas de expressão, limpar, hidratar e proteger a pele é essencial. 

Primeiramente, antes de tudo limpe a pele com um gel de limpeza ou sabonete facial específico para o seu tipo de pele. Depois hidrate a cútis com hidratante também próprio para seu tipo de pele e logo em seguida proteja com um protetor solar facial.

Fazendo esse passo a passo com bastante atenção e preparando sempre a sua pele antes, sua maquiagem irá ficar impecável e o resultado excelente dela será garantido!

Considerações finais sobre corretivos coloridos

Então é isso que temos para falar sobre corretivos coloridos e suas funções. Espero que este artigo tenha te ajudado entender melhor sobre este produto e facilite sua vida na hora de se maquiar.

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com os amigos!

Se você quer saber outras dicas de beleza como esta, não deixe de acompanhar nosso guia. Por lá tem publicações diárias sobre esse universo!

você pode gostar também
Comentários