Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Cabelo Cacheado Pintado: Tutorial, Ideias e Cuidados

Você tem cabelos cacheados e está querendo dar um up no visual? Que tal investir na tintura e mudar a cor das suas madeixas, aderindo ao cabelo cacheado pintado?

Existe uma infinidade de nuances para colorir os fios, mas você sabe quais são as mais indicadas para os cachos? A tinta correta valoriza o volume do cabelo cacheado pintado.

Todas as cores, como castanhos, loiros, vermelhos de todas as tonalidades combinam com cabelos cacheados, mas além das cores mais tradicionais estão em alta as cores fantasia, que são diversos tons coloridos, como roxo, azul, verde, amarelo, laranja, para quem gosta de ir mais além e ousar no visual.

A maior preocupação de mulheres com cabelos crespos e cacheados é o resultado da tonalização nos cachos, com coloração ou descoloração.

A pergunta é: Ela poderá afetar a definição dos cachos ou não?

A resposta é que pode, sim, influenciar na definição e também mudar a curvatura dos fios.

O cabelo cacheado é delicado, e pode ressecar após o uso de tintura, água oxigenada e descolorantes, devido aos componentes químicos da fórmula.

Existem muitos casos que os cachos foram prejudicados, mas também muitos casos que não foram nada prejudicados. Vai depender do cuidado antes e depois, de quem fizer o procedimento e da manutenção do cabelo cacheado pintado.

Mas calma! Isso não quer dizer que você não pode pintar seu cabelo.

Com alguns cuidados, prevenindo e evitando, antes e depois da tonalização, certamente se torna possível a mudança de visual que você preferir, sem estragar seus cachinhos.

A melhor frase para esta questão é: Quanto mais tratamento, mais definição.

Para ter o resultado desejado no seu cabelo cacheado pintado, e não estragar os fios, a melhor alternativa é procurar a ajuda de um profissional, e também pesquisar comentários sobre a tinta que você irá utilizar.

Mas principalmente escolher a tintura adequada para o seu tipo de cabelo cacheado.

Uma ótima dica para evitar os danos como quebra e manchas na cor é o cuidado antes e depois do procedimento.

É necessário o fortalecimento dos fios antes e depois, e também usar produtos nutritivos após a coloração.

Imagem com cabelo cacheado pintado
Imagem: Bélit Araújo – Pinterest.

Faça um cronograma capilar para seguir:

Antes: intensifique a hidratação.

Após: capriche na reconstrução e na nutrição.

As colorações permanentes agridem mais os fios, pois contêm amônia, já os tonalizantes não contêm amônia, ressecando menos o fio e causando menos agressão.

É muito importante lembrar que os tonalizantes saem com muito mais facilidade, geralmente duram apenas algumas lavagens.

Mas se você está disposta a fazer a manutenção da sua cor, vale a pena investir no tonalizante para cuidar dos cachos e deixá-los mais saudáveis.

Afinal, melhor pintar com mais frequência com tonalizante, do que estragar os fios.

Para as tinturas com amônia, água oxigenada e descolorante, que podem causar alergias, irritação e até mesmo queimaduras, faça o teste da mecha, e também teste na pele para ter certeza que não causará nenhum problema.

A preparação feita com produtos que ajudam na remoção de metais pesados nos fios, previnem estes problemas, e também para desacelerar o desbotamento do cabelo cacheado pintado.

Você sabe quais são os procedimentos para utilizar no seu cronograma capilar? Veja algumas dicas a seguir.

Procedimentos utilizados no cronograma capilar para cabelo cacheado pintado

  • Hidratação – o cabelo deve manter-se hidratado sempre, principalmente quando passa por procedimentos químicos. A hidratação devolve umidade aos fios, deixando-os sedosos, soltos e brilhantes.
  • Nutrição – a nutrição é essencial para a reposição de lipídios nos fios. A nutrição deixa o cabelo sem frizz e ainda mais definidos.
  • Reconstrução – a reconstrução vai repor as proteínas, evitando a quebra e pontas duplas.

A etapa mais importante para o cabelo cacheado pintado é a reconstrução. Mas lembre-se que a reconstrução deve ser feita a cada 15 dias no mínimo, para não sobrecarregar os fios.

Abaixo, temos um cronograma capilar para cabelo cacheado pintado, que você pode usar:

Imagem com cronograma capilar
Imagem: Sonhos após dezoito – Pinterest.

Dicas para coloração dos fios

O ideal é colorir com os cabelos cacheados sujos, sem lavar no mínimo por 3 dias, para manter a oleosidade que ajudará como proteção natural dos cabelos.

Passar óleo de coco nos fios cacheados também ajuda na hidratação, melhorando o processo.

A primeira coisa que você deve fazer é o teste da mecha.

Etapas do teste de mecha:

  1. Misture um pouco da coloração com oxidante e depois aplique em uma pequena mecha. Deixe agir pelo tempo recomendado, que deve ser em torno de 40 minutos.
  2.  Retire a tinta lavando a mecha, depois seque-a.

Após este processo, veja como ficou a cor obtida e o estado do cabelo. Os fios da mecha pintada no teste devem continuar fortes e sem quebra. Se isso acontecer, você pode continuar o processo.

Colorindo o cabelo cacheado em casa

Se você mesma é adepta a pintar seus cabelos, siga alguns passos para obter o resultado perfeito para o seu cabelo cacheado pintado.

  • O ideal é passar a tinta com pincel e não com pente, passando com o pente pode danificar o fio que está sensível no procedimento.
  • Antes de tudo, passe creme no rosto, orelhas e nuca, para evitar manchas difíceis de sair.
  • Siga corretamente as instruções da embalagem.
  • Coloque as luvas, para não manchar a pele das mãos.
  • Separe o cabelo em mechas.
  • Prenda a parte de cima e comece pela região da nuca com um pincel.
  • Espere o tempo recomendado para a tintura agir.
  • Depois de passar a tinta, amasse os fios com delicadeza apara manter a definição.
  • Após pintar e esperar o tempo recomendado, lave seus cabelos, aplique condicionador.
  • Depois, o ideal é aplicar creme para pentear nos cachos.

Após o procedimento de pintura, evite secar muito o cabelo evitando, assim, o contato com o calor extremo, quando usar o difusor prepare com leave-in para proteção térmica. Evite o uso de chapinha e outros equipamentos de calor.

O comprimento do cabelo influencia, sim, na quantidade de coloração, para os cabelos longos, utilize duas embalagens para conseguir cobrir todos os fios.

Descolorindo o cabelo cacheado em casa

Primeiramente, faça o teste da mecha com o produto.

Em um pote com o descolorante já pronto, coloque apenas a ponta da mecha e deixe agir pelo tempo determinado. Ocorrendo tudo bem, sem danos aos fios, você pode prosseguir.

A água oxigenada volume 30 é a mais indicada para descolorir cabelos cacheados.

Já a de volume 40  serve para loiro platinado, mas por ser mais forte e mais propensa ao ressecamento, o correto é você contar com a ajuda de um profissional.

Passo a passo para descolorir

Não esqueça de usar luvas e toalhas, e siga o seguinte:

  1. Misture duas partes de pó descolorante para uma parte de água oxigenada.
  2. Comece aplicando das pontas para a raiz. Deixe agir por 30 minutos.
  3. Depois disso, lave bem seu cabelo com shampoo e água em temperatura ambiente. Finalize com condicionador.
  4. Após todo o processo, utilize um creme para hidratar.

Assista ao vídeo e veja o passo a passo para descolorir o cabelo:

Dicas de cuidados com o cabelo cacheado pintado

Para o total cuidado de seu cabelo cacheado pintado, sempre dê preferência para os produtos específicos para cabelos tingidos, e de acordo com o seu tipo de cabelo, para o tratamento.

Atenção: Os produtos utilizados para os cuidados devem evitar sulfato que pode contribuir com o desbotamento dos fios.

Você deve diminuir a frequência de lavagens e uso de shampoos para no máximo 3 vezes por semana, para evitar o desbotamento, quebra dos fios e, com isso, pontas duplas.

Para usar o babyliss para definir os cachos, o ideal é apostar na fitagem, que é aquela técnica de aplicar o creme de pentear em cada mecha massageando delicadamente com os dedos e amassando os cachos do seu cabelo cacheado pintado.

Faça hidratação diária com condicionador e cremes para repor a umidade, evitando um cabelo ressecado.

Depois de coloridos, use condicionador, o ideal é aquele do sachê que vem na embalagem, sabe? Ele foi desenvolvido especialmente para aquela cor que você coloriu.

Imagem com cabelo cacheado pintado vermelho hidratado
Imagem: Lolaine Santos – Pinterest.

Tipos de tinturas disponíveis

Tintura lavável

As tinturas laváveis são livres de produtos químicos como a amônia e peróxido. São utilizadas para dar brilho ao cabelo, e não clareia o fio.

Ela sai com algumas lavagens, mas a pintura pode ser feita por você mesma, devendo ser aplicada novamente quando começar a sair, mas como o produto é livre de produtos químicos, você pode usar sem medo.

Tintura temporária

Tinturas temporárias também são mais leves, sem amônia, mas não clareiam o cabelo, se você tiver o cabelo mais escuro, terá que descolorir antes de aplicá-la.

Há diversas colorações temporárias, como, por exemplo: tonalizante, mousse de cor, creme colorido, máscara de cor, spray de cabelo e até giz de cabelo para cobrir os fios brancos.

O mais indicado é o tonalizante, ele dura de 08 a 28 lavagens, os outros tipos saem apenas com uma ou duas lavagens.

Tintura semipermanente 

As tinturas semipermanentes são parecidas com as laváveis e temporárias, porém têm maior durabilidade.

Mas as cores podem não ser modificadas totalmente na primeira aplicação, mas ela é livre de amônia e demais produtos químicos, o que é uma vantagem.

Após a aplicação da tintura semipermanente, é necessário fazer a selagem após a aplicação com secador por no mínimo 30 minutos. As tinturas semipermanentes também são indicadas para quem está no processo de transição capilar.

Tintura permanente 

As tinturas permanentes contêm amônia e peróxido, e oferecem a pintura permanente dos fios. Diferente das demais, ela dura mais e não sai lavando o cabelo.

Apenas quando a raiz do cabelo cresce que você verá sua cor natural novamente, sendo necessário acompanhar o crescimento do fio para que volte ao tom de seu cabelo.

Para manter o cabelo totalmente tingido com tintura permanente é necessário retocar a raiz quando começar a crescer, em geral, em um mês ela já vai estar aparecendo. Com esse tipo de coloração, o melhor é que a aplicação seja feito pelo seu cabelereiro.

O dilema de misturar colorações

O ideal é não fazer isso em casa, se você tiver que misturar alguma coloração para ter o tom ideal, deixe isso nas mãos de um profissional.

Cores e tons de coloração

Existem os mais diversos tons de coloração que você pode imaginar disponíveis no mercado de cosméticos, para obter um cabelo cacheado pintado.

Vamos falar de alguns tons:

Loiros

O cabelo cacheado pintado loiro fica deslumbrante! Se você quer iluminar os fios, sem clarear por inteiro, por querer um tom mais discreto ou até mesmo por medo de que o clareamento danifique os cachos, o ideal é fazer luzes, pintando, assim, apenas algumas mechas das madeixas. Os tons de loiro mais quentes, como mel e dourado são os mais indicados.

Imagem com cabelo cacheado pintado loiro
Imagem: Kahchear – Pinterest.

Já para quem quer iluminar, clareando todos os cachos, há diversos tons de loiro que são indicados.

O loiro mel é clássico para iluminar e combina com todos os tons de pele. É mais indicado para quem não quer descolorir as mechas, conseguindo o clareamento somente com o uso da coloração.

Um tom de loiro escuro, é perfeito para deixar os cachos iluminados, mas discretos.

O loiro dourado dá um toque altamente iluminado aos fios, valorizando a curvatura e destacando os cachos.

E para quem quer radicalizar, mergulhe de cabeça em um loiro platinado, deixando o cabelo claríssimo e acinzentado.

A dica para os loiros é: não clareie mais do que 5 tons acima da sua cor natural.

Imagem com cabelo cacheado pintado loiro platinado

Castanhos

Os tons castanhos dão um ar de naturalidade aos cabelos cacheado pintados, mas dando um charme especial.

Para quem não quer arriscar diretamente o loiro, um castanho claro vai dar a luminosidade perfeita, e mais discreta.

Imagem com cabelo cacheado pintado de castanho

Para quem tem os cachos mais claros e quer escurecê-los, o tom castanho escuro é uma ótima escolha, é também uma cor que precisa de pouca manutenção, aconselhado para quem prefere um cabelo cacheado pintado mais fácil de cuidar.

Imagem com cabelo cacheado pintado de castanho escuro
Imagem: Beleza Extraordinária – Pinterest.

O tom de castanho morena iluminada café é uma ótima pedida para cabelos cacheados, com uma base escura e reflexos acobreados e acinzentados deixam o cabelo cacheado pintado com brilho intenso.

Vermelhos

As nuances mais usadas em vermelho, são Cereja, Marsala e Borgonha.

Os tons vermelhos combinam muito com as madeixas cacheadas, por exemplo, o vermelho Cereja, que é um dos favoritos, é perfeito para um visual vibrante e marcante, com este tom você consegue um vermelho de pigmentação forte.

Já o Marsala trás reflexos levemente arroxeados, é um tom mais escuro eu pode ser feito sem descolorir. Combina com todos tons de pele.

 E o vermelho Borgonha é o mais escuro, tornando o visual mais elegante, e mais discreta. Tem um tom que remete ao vinho.

Imagem com cabelo cacheado pintado de vermelho marsala
Imagem: Leticia Magalhães – Pinterest
Imagem com cabelo cacheado pintado de vermelho cereja
Imagem: Luana Baltazar – Pinterest.

Veja incríveis transformações de cabelo cacheado pintado para se inspirar:

Cabelo cacheado pintado com cores fantasia

As cores fantasia estão em alta nas madeixas cacheadas. Está pronta para arriscar?

Se você quer ter um cabelo cacheado pintado com cores fantasia, antes é necessário descolorir, a não ser que seu cabelo seja super claro. Se você acha arriscado por ser um procedimento delicado procure seu cabelereiro de confiança. E também não esqueça de fazer o teste da mecha!

Imagem com cabelo cacheado pintado de amarelo nas pontas
Imagem: Dicas de Mulher – pinterest.

Cor fantasia, como usar?

Coloração global

A coloração global é a que modifica a cor de todo o cabelo uniformemente, deixando todo o cabelo de uma cor só.

Colorir totalmente o cabelo é ótimo para quem está a fim de uma mudança radical no visual.

Tome todos os cuidados necessários no procedimento para que a tinta seja aplicada em todos os fios, evitando mancha e deixando a cor ideal e uniforme que você deseja.

Seja cabelo cacheado roxo, rosa, azul… Todas as cores são possíveis!

Imagem com cabelo cacheado pintado de rosa global
Imagem: Beleza Extraordinária – Pinterest.

Colorido na nuca

Se você quer apenas arriscar mudar um pouco o visual, trazendo um  pouco de cor, de forma que quando necessário possa esconder a cor, faça a coloração apenas na nuca. Aproveite e teste o visual, depois você pode decidir se pinta todo o cabelo.

Imagem com cabelo cacheado pintado de azul na nuca
Imagem: Dicas de Mulher – Pinterest.

Mechas coloridas

Para ter um cabelo super descolado, mechas coloridas são as ideias.

Você pode fazer luzes, balaiagem ou reflexo.

Imagem com cabelo cacheado pintado em mechas azuis
Imagem: Latest Hairstyles – Pinterest.

Colorido nas pontas

Se você quer deixar seu cabelo multicolor, pode optar por pintar com tinta colorida apenas as pontas dos seus cachos.

Lembre que a descoloração é um procedimento delicado, se você tiver duvidas, consulte um profissional. Melhor do que arriscar e colocar todo o processo da sua meta de cabelo cacheado pintado em risco e estragar seu lindos cachos.

Imagem com cabelo cacheado pintado de verde nas pontas
Imagem: Pajaria – Pinterest.

No vídeo, você pode ver diversas cores fantasia para cabelo cacheado pintado:

Cuidando dos cachos

Seguir alguns cuidados básicos com seus cachos no seu cabelo cacheado pintado é essencial, veja algumas dicas:

  • Evite água quente, o ideal é lavar os cachos com água morna para evitar o ressecamento.
  • Massageie os cachos, até mesmo na hora do banho, para estimular a liberação da oleosidade.
  • As toalhas convencionais causam frizz, o ideal é você ter uma toalha de algodão para evitar que isso aconteça.
  • Defina os cachos com finalizadores como cremes para pentear e óleos de tratamento.
  • Não esqueça da fitagem.
  • Para secagem, sempre use o difusor para deixar os fios mais soltos e diminuir o calor.

Revitalização do cacheado pintado

O cabelo cacheado pintado deve ter o day after. Utilize um borrifador com água filtrada e um pouco de creme nas partes necessárias.

Ou use somente água filtrada no borrifador, o creme de pentear utilizado na lavagem ajudará a revitalizar os fios.

Imagem com cabelo cacheado sendo cuidado
Imagem: Dicas de Mulher – Pinterest.

Dicas de como hidratar o cabelo cacheado pintado

  1. Prefira shampoo sem sulfato e, após a lavagem, aplique o creme, principalmente nas pontas.
  2. Aplique massageando suavemente mecha por mecha.
  3. Faça um coque, coloque uma touca e deixe o creme agir pelo tempo recomendado.
  4. Enxágue.

Selagem capilar

Ela devolve a proteína ao cabelo cacheado pintado, procure um salão de beleza para fazer o procedimento e deixar os fios saudáveis.

Utilize produtos com filtro UV, isso ajudará a evitar o desbotamento da cor que o sol pode causar.

Confira no vídeo, as tendências de cores de cabelo cacheado pintado para 2022:

Aproveitando que o assunto é cabelo cacheado, que tal algumas ideias de penteado para cabelos cacheados e crespos pintados ou não! Assista o vídeo:

Agora que você já está ligada em como pintar o seus cachos, sabe como cuidar, tratar, revitalizar e conhece as mais diversas opções de cores, está na hora de aderir ao cabelo cacheado pintado!

Mudar o visual demonstra personalidade forte, e isso você tem de sobra!

Escolha a cor, o tom, o estilo e invista nessa moda que virou tendência.

O cabelo cacheado pintado vai te deixar ousada, cheia de estilo e pronta para arrancar olhares por onde passar!

você pode gostar também
Comentários