Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Cabelos ressecados: O Que Fazer, Receitas E Cuidados!

Você se olha no espelho e vê seus cabelos ressecados. Tenta passar um produto diferente, que uma amiga recomendou, mas não melhora nada!

Você começa a ficar desesperada e procura os melhores produtos na internet – compra os mais caros e, mais uma vez, não adianta: seu cabelo continua super ressecado.

Bate um desespero ainda maior e você logo pensa em cortar. Calma, calma. Você não precisa fazer isso! Nem sempre o problema vai ser resolvido com a aplicação única de um produto.

Talvez você nem esteja usando o correto para seu cabelo! Então, hoje, nós vamos te ensinar a solução definitiva para acabar com o ressecamento dos cabelos – que não é cortar!

Por que os cabelos ficam ressecados?

Antes de saber a solução, nós precisamos conhecer o motivo do problema. Não adianta apenas controlar os efeitos se a causa continua lá – o problema, uma hora, vai voltar.

Por isso, não se preocupe tanto com os resultados: uma hora eles virão, mas você precisa reconhecer quais são os erros nos cuidados capilares e corrigi-los!

Então, eu vou te apresentar os principais motivos para ter cabelo ressecado:

Esse problema é o mais comum de todos. Se você não tem uma rotina de cuidados com o seu cabelo (como um cronograma capilar), é bem provável que ele fique super ressecado. Isso porque nossos fios estão sempre em contato com sujeira, com variações de temperatura brusca, água

Todos esses fatores podem colaborar para um ressecamento bem intenso do cabelo.

2- Alimentação incorreta

Sim, a alimentação interfere muito na saúde dos nossos cabelos! Nós não paramos para pensar que, assim como no resto do corpo, a alimentação pode fazer uma enorme diferença. Por isso, é super válido você analisar quais tipos de comida você está consumindo e como isso pode afetar seu cabelo.

3- Uso constante de secadores, chapinha ou difusores

Temperaturas muito altas nos fios os danificam demais. Então, se você usa frequentemente secadores, chapinhas ou difusores, e ainda sem a preparação correta, é bem provável que esse seja o motivo de seu cabelo ressecado. É hora de reavaliar isso!

4- Produtos inadequados

Se o seu cabelo é crespo, mas você tem utilizado produtos para cabelos lisos, seu cabelo pode ficar ressecado. Ou ainda, se você está com os fios ressecados, mas utiliza um produto para pontas duplas, é bem difícil que haja alguma melhora.

Assim, é importante se atentar ao que está escrito em cada embalagem e não comprar o que não atender às suas necessidades!

5- Produtos químicos

Por fim, o último causador de cabelo ressecado é o uso de produtos químicos. Não é novidade que eles fazem mal à saúde dos fios. Se você os pinta, mas não cuida deles, ou faz alisamento, isso causa o ressecamento dos fios.

Portanto, preste muita atenção ao uso desenfreado e inadequado da química no cabelo.

Sinais de cabelos Ressecados

Por incrível que pareça, o cabelo ressecado é um problema muito comum que é enfrentado por milhares de pessoas.

Os fios do cabelo ficam opacos, sem nenhum tipo de brilho e acabam embaraçando com maior facilidade. Além disso tudo, o frizz aumenta de uma forma que as pontas ficam bastante secas. Esses são os principais “sintomas” de cabelo ressecado.

Quando isso acontece, é hora de dar uma caprichada na hidratação capilar. Apesar de ser um problema para ser resolvido de uma forma bem simples, muitas mulheres acabam não seguindo o tratamento da forma correta e agravam a situação dos fios.

Os danos à fibra é um dos principais problemas que podem surgir quando o cabelo ressecado não é tratado do modo correto. Esse dano à fibra pode levar a pontas duplas e até mesmo quebra capitar.

Assim, para evitar esse problema, fique atento a esses três sinais de alerta.

Cabelo poroso: Alerta Amarelo

Imagem com Cabelo poroso
Fonte: comprandomeuape.com.br

Se você sente seus cabelos mais ásperos como se estivessem cheios de areia, eles estão começando a apresentar um certo quadro de porosidade. Esse quadro é um sinal de que os seus fios estão com as cutículas abertas, sendo muito ásperos ao toque.

Os fios tendem a ficar bem mais finos no seu comprimento e o problema vai se agravando nas pontas, já que a porosidade adquirida impede que os nutrientes necessários sejam absorvidos pelos cabelos, ficando assim, totalmente carente de nutrientes, agravando mais ainda a situação capilar.

Para conseguir resolver este problema, é essencial investir na reconstrução capilar, além da hidratação e nutrição.

Pontas Duplas: Alerta Laranja

Imagem com Ponta Dupla

As pontas duplas são muito comuns em muitas mulheres! Afinal, quem nunca sofreu com as temidas pontas duplas?

Essas pontas bifurcadas e ásperas que surgem ao final dos fios são um pesadelo e tanto para muitas pessoas. As pontas duplas surgem por conta do uso frequente de ferramentas de calor sem o uso da proteção devida.

Isso faz com que as pontas dos fios fiquem ramificadas, deixando o cabelo ressecado com as pontas ásperas e quebradas.

Essa situação pode ser revertida se a pessoa investir em produtos seladores, que auxiliam a fechar as cutículas. As hidratações frequentes também são uma forma ótima de repor os nutriente e a água que foram perdidos, evitando ainda que as pontas duplas surjam.

Cabelo Quebradiço: Alerta Vermelho

Imagem com cabelo quebradiço

Se ao passar a mão pelos fios ou com qualquer movimento um pouco mais brusco na escovação dos cabelos, os fios se rompem, significa que eles estão quebradiços, deixando os cabelos muito frágeis. Nessa condição, os fios ficam com carência de proteína, aminoácidos, água e queratina.

A situação pode ser revertida se for investido em uma reconstrução profunda para auxiliar a reverter os danos.

Há uma diferença grande entre os fios quebrados e a queda capilar. É importante consultar um profissional para entender as necessidades dos seus fios.

Solucionando o problema: como tratar o cabelo ressecado?

Agora que você já sabe quais são as possíveis causas para cabelo ressecado e depois de ter identificado qual delas se aplica a você, é hora de solucionar o problema. Veja como você deve lidar com seu cabelo ressecado:

Cronograma capilar

Fonte: @smari.abrantes

Antes de tudo, ter um cronograma capilar é essencial para evitar e tratar o cabelo ressecado. Basicamente, ele consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Para cabelo ressecado, a etapa mais importante é a nutrição. Entretanto, as outras também são essenciais para que seu cabelo não desenvolva outros problemas.

Veja algumas maneiras de nutrir os fios:

  1. Umectação com óleos: nesse processo, são utilizados óleos vegetais, como óleo de coco e óleo de rícino, em todo o cabelo antes da lavagem. Ele deve agir por 30 minutos.
  2. Máscara: as máscaras de nutrição contêm os agentes necessários para que seu cabelo seja nutrido novamente. Esses produtos têm ação mais rápida.
  3. Umectação noturna: você dormirá com óleo vegetal no cabelo ou maionese capilar e lavará no dia seguinte.

Além dos processos do cronograma, atente-se aos produtos que você usa e verifique se eles são próprios para seu cabelo ou para a etapa que vai realizar. Assim, fica muito mais fácil tratar os fios.

Alimentação saudável

A alimentação é um fator essencial para a saúde de seus fios

A alimentação saudável é um fator importantíssimo na restauração do cabelo ressecado. É claro que você pode comer besteiras de vez em quando, mas consumir frutas, legumes e vegetais é essencial para manter os fios saudáveis.

Além disso, existem alimentos específicos que ajudam a dar um aspecto mais saudável ao cabelo. Veja alguns deles:

  • Abacate: o abacate contém óleos que ajudam a manter o cabelo hidratado e nutrido. Ele pode ser ingerido ou aplicado no cabelo para fazer efeito!
  • Leite: o leite possui cálcio, que é imprescindível para levar nutrientes a todas as partes do corpo. Assim, ele também os transporta ao cabelo;
  • Cenoura: esse vegetal possui vitamina A, que ajuda a nutrir os fios e a regular a oleosidade natural do cabelo;
  • Morango: esta fruta tem componentes que facilitam a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que previne o ressecamento.

Além de consumir esses alimentos, lembre-se sempre de ingerir muita água, para que seu corpo e seu cabelos hidratem-se.

Evitar altas temperaturas e produtos químicos

Como já dissemos, os secadores, as chapinhas, difusores e produtos químicos danificam toda a estrutura dos fios, o que os deixa ligeiramente ressecados. Portanto, sempre que puder, evite utilizá-los.

Se você for expor o seu cabelo a altas temperaturas, utilize sempre protetores térmicos, para que o dano seja reduzido.

2 receitas para cabelos ressecados

Além de seguir esses passos, você também pode usar algumas receitinhas caseiras para deixar seus cabelos hidratados, nutridos e lindos novamente. Veja essas 2 que separamos para vocês:

Nutrindo com abacate

O abacate é uma fruta oleaginosa que tem o poder de nutrir e hidratar o cabelo. Os ingredientes da receita completa são:

  1. Três colheres de sopa de abacate maduro;
  2. Uma colher de sopa de óleo vegetal (preferencialmente óleo de coco);
  3. Máscara capilar de sua preferência.

Basta misturar todos eles, aplicar em toda a raiz e no comprimento do cabelo e deixar agir por 30 minutos. Depois, é só lavar normalmente e repetir esse processo de acordo com o cronograma capilar!

Adeus, ressecamento, com maionese

A maionese também pode ser utilizada nos cabelos! Para combater o ressecamento, siga a receita:

  1. Em um recipiente, adicione duas colheres de sopa de maionese;
  2. Coloque uma colher de sopa de creme de hidratante e misture os dois;
  3. Depois, aplique no cabelo antes de lavar e deixar agir por 30 minutos;
  4. Por fim, enxágue e repita esse processo toda semana.

Bem diferente essa receita, não é? Com certeza vai te ajudar a recuperar seus fios ressecados!

Melhores cremes para hidratação de cabelo ressecado

Manter seus cabelos sempre saudáveis e bonitos é um cuidado que ajuda bastante na autoestima. Além disso, evita que o cabelo ressacado se desenvolva.

É sempre bacana ter um tempinho do dia ou mesmo da semana para cuidar dos cabelos ou mesmo da gente, então aproveitar para fazer uma hidratação é ótimo para os seus fios.

Vamos conferir então os melhores cremes para cabelos ressecados com as diferentes opções de preços e tratamentos.

Creme de Hidratação Schwarzkopf BC Hyaluronic Moisture Kick

Creme de Hidratação Schwarzkopf BC Hyaluronic Moisture Kick

Se o seu cabelo apresenta falta de elasticidade e maleabilidade, o creme acima é o perfeito para você. Entretanto, se você fizer uso de produtos químicos ou mesmo alisamentos, pode ser que haja um creme de hidratação mais específico.

A fórmula desse creme promove uma penetração imediata nas fibras capilares que hidratam e restauram os fios ressecados, sem brilho e quebradiços.

A tecnologia Cell Perfector que está presente nesse creme é responsável por reestabelecer o nível de umidade dos cabelos, que potencializa a hidratação.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para cabelos normais a secos
  • Contém derivados de ácido hialurônico
  • Restaura a força dos cabelos
  • Efeito duradouro

Creme de Hidratação Truss Net Mask

Creme de Hidratação Truss Net Mask

Esse creme de hidratação aposta na tecnologia para dar os fios uma textura sedosa, brilhante e macia. O creme promove uma nano-reposição da massa proteica e também a nano-regeneração dos cabelos. Reduzindo o volume e potencializando a maciez.

Se você possui cabelos cacheados, esse creme promete definir os cachos. É um creme muito usado em cabelo ressecado, ele possui diversos ativos que hidratam e restauram a força dos cabelos, como queratina, óleo da fibra do linho dourado e pantenol.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para cabelos danificados
  • Prolonga a hidratação
  • É necessário friccionar as mãos com o creme no movimento de juntar e separar elas para ativas os componentes do produto
  • Contém diversos ativos para intensificar o brilho

Creme de Hidratação L’Oréal Nutrifier

Creme de Hidratação L'Oréal Nutrifier

Se você procura nutrição profunda, esse é o seu creme ideal! Com uma fórmula enriquecida em óleo de coco e glicerol, o creme promete repor os nutrientes que o cabelo ressecado precisa, deixando os fios totalmente hidratados e nutridos.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para cabelos secos e opacos
  • Reparação da fibra capilar
  • Efeito anti-frizz
  • Contém glycerol, ingrediente potente para hidratação

Creme de Hidratação Wella Oil Reflections

Creme de Hidratação Wella Oil Reflections

Se você precisa cuidar do seu cabelo ressecado, o creme Oil Reflections da Wella pode ser o seu melhor amigo. Além do seu poder de restauração, o creme garante uma aparência mais saudável e brilhosa aos seus fios, já que sua fórmula é à base de óleos preciosos.

Porém, é importante destacar que esse creme pode acabar demorando um pouco para que faça efeito nos fios.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para todos os tipos de cabelo
  • Com óleo de semente de camélia e e extrato de chá branco, antioxidante natural
  • Efeito anti-frizz por até 72h
  • Restaura a estrutura capilar, promovendo o equilíbrio natural da água nos fios

Creme de Hidratação Revlon Uniq One

Creme de Hidratação Revlon Uniq One

E se eu te dissesse que esse creme de hidratação possui uma função de 10 em 1? Essa é a promessa do creme da Revlon. Esse creme repara os fios, dá mais brilho, protege a cor contra os raios solares e o calor das ferramentas térmicas, como chapinhas, além de desembaraçar e nutrir as madeixas profundamente.

Por ser um creme de hidratação profunda, o ideal é que ele seja usado uma vez na semana ou até de 15 em 15 dias. Se seu cabelo é saudável, o creme pode deixar o seu cabelo com um aspecto pesado.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para fios danificados por químicas como coloração e alisamento
  • Indicado para cabelo ressecado
  • Deixa os fios alinhados em apenas 3 minutos
  • Proteção térmica
  • Previne pontas duplas e controla o frizz

Creme de Hidratação Cris Dios Repair

Creme de Hidratação Cris Dios Repair

O creme da Cris Dios tem como promessa recuperar a vida do cabelo ressecado, secos e danificados por processos químicos. Esse creme possui compostos de vitaminas com poder de deixar os fios mais brilhantes, sedosos e resistentes.

A fórmula desse creme recupera a umidade e age até mesmo contra a porosidade dos fios.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para todos os tipos de cabelo
  • Indicado para cabelo ressecado
  • Contém óleo essencial de ylang ylang e manteiga de murumuru
  • Restauração profunda
  • Sua fórmula protege a naturalidade de seus ingredientes

Creme de Hidratação Senscience Inner Restore Intensif

Creme de Hidratação Senscience Inner Restore Intensif

‌O creme de hidratação Senscience Inner Restore Intensif promete a renovação capilar de dentro para fora. É um creme consistente com polímeros umectantes, responsáveis por reequilibrar o nível de nutrição dos fios.

Promete reduzir o frizz dos cabelos com bastante maciez e brilho. A sua fórmula conta com queratina hidrolisada, composto capaz de deixar os cabelos mais resistentes às agressões diárias.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para fios grossos e com frizz intenso
  • Indicado para cabelo ressecado
  • Restauração dos fios danificados
  • Brilho intenso e natural
  • Fórmula de hidratação profunda

Creme de Hidratação Joico K-PAK Hydrator

Creme de Hidratação Joico K-PAK Hydrator

‌O creme K-PAK Hydrator possui complexo peptídico bio-avançado, silicone, lanolina e manteiga de karité. Ele repõe a umidade do cabelo ressecado, extremamente desgastados pelo sol, químicas, secadores e chapinhas, selando as cutículas dos fios.

O fabricante informa que é possível observar a melhora instantânea nos cabelos. Esse creme de hidratação pode ter a sua textura alterada dependendo da temperatura, sem perder a qualidade do produto.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para cabelos secos e danificados
  • Indicado para cabelo ressecado
  • Perfeito para cabelos finos
  • Não pesa nos fios
  • Devolve a saúde dos cabelos, protegendo-os de danos futuros

Creme de Hidratação Kérastase Nutritive Masquintense

Creme de Hidratação Kérastase Nutritive Masquintense

‌Esse creme é ideal para cabelos finos ou ressecados que estão precisando de um glow up. Ele promete trazer a hidratação ideal para os seus fios.

Apesar de ser um creme consistente, ele não pesa nos fios e os deixa mais saudáveis e nutridos. O fabricante garante ainda que esse creme é capaz de blindar a superfície do cabelo e não deixar que os cabelos fiquem ressecados.

É um excelente creme até mesmo para cabelos saudáveis.

Características desse creme de hidratação:

  • Indicado para cabelos finos e secos
  • Indicado para cabelo ressecado
  • Nutrição profunda com efeito duradouro
  • Conta com a tecnologia Irisome, que promove uma nutrição intensa e duradoura
  • Protege as fibras capilares contra processos de oxidação

Conclusão

Nosso artigo de hoje trouxe o tema de cabelo ressecado. Nesse artigo, pudemos ver os principais motivos do cabelo ressecado, os principais “sintomas” para poder identificar o cabelo ressecado e claro, a melhor forma de arrumar esses problemas capilares.

Trouxemos ainda para vocês algumas receitinhas de hidratações caseiras para diminuir o ressecamento do cabelo e elencamos também as melhores hidratações para cabelo ressecado.

Esperamos que nosso artigo tenha sido esclarecedor e que você consiga cuidar dos seus cabelos caso eles também precisem de hidratação!

você pode gostar também
Comentários