Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais São Os Melhores Vinhos Brasileiros? TOP 05 À Venda!

Vinhos brasileiros possuem muita qualidade. O terroir do nosso país propicia bebidas frutadas, com bastante acidez e leveza. E, tendo tem vista as boas práticas de vinificação e a dedicação dos produtores, atualmente temos vinhos premiados e reconhecidos internacionalmente.

Cada vez mais atingindo um sucesso maior na produção de rótulos, o Brasil tem revelado uma identidade própria em cada variedade elaborada pelas mãos dos produtores.

Então, se você está procurando um bom vinho brasileiro, pegue sua taça de vinho e vem conferir nossa lista com 5 melhores vinhos brasileiros disponíveis no mercado!

Top 5 Melhores vinhos brasileiros

A produção de vinhos no Brasil não é tão antiga quanto a de outras regiões, como a Europa, mas a evolução dos processos de elaboração e o investimento em tecnologias fizeram com que produtores nacionais ganhassem reconhecimento mundialmente.

Vinho Mioranza Tinto Suave

Outra boa opção de vinho nacional é o Vinho Mioranza Tinto Suave. Ele é feito pela vinícola Mioranza, na Serra Gaúcha, sendo mais precisamente na Região dos Altos Montes, em Flores da Cunha - RS.

Comercializado em garrafas de 750 ml ou 1 L, ele é feito com uvas americanas híbridas, Bordô e Isabel. Sua cor é um rubi intenso, com aroma frutado e sabor suave e delicado. Não é muito doce e seu teor alcoólico é de 13%.

Antes do engarrafamento, esse vinho é pasteurizado, sem o uso de conservantes. Há opções também de vinhos de mesa branco, seco e meio seco, entre outros, como frisantes, finos e especiais, dessa mesma vinícola.

Espumante Casa Perini Moskatel

Um dos vinhos brasileiros mais vendidos é o Espumante Casa Perini Moskatel, que vem em garrafas de 750 ml.

Ele é um vinho produzido a partir da fermentação de uvas viníferas frescas do tipo Moscatel, pela Casa Perini, em Farroupilha, Rio Grande do Sul. Seu teor alcoólico é de ‎7,5 % e ele é bastante adocicado, de sabor suave, com pouca percepção de álcool, sendo bem fácil de tomar.

Esse frisante já foi avaliado como o quinto melhor do mundo e se harmoniza muito bem com carnes e peixes, bem como sobremesas. É um ótimo aperitivo, quando servido gelado.

Vinho Casa Valduga Naturelle Branco Suave

A Casa Valduga tem vários vinhos de renome internacional, mas escolhemos o Vinho Casa Valduga Naturelle Branco Suave que é bastante procurado. Em 750 ml, ele oferece um blend feito de uvas Malvasia e Moscato.

Feito no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é sinônimo de leveza e paladar adocicado. Tem aroma frutado e floral, possuindo notas de melão, pêssego e limão. Sua coloração é amarelo palha, bem límpido e brilhante.

É ótimo para tomar gelado, acompanhado de um risoto, queijos azuis, sobremesas e pratos leves.

Espumante Prosecco Salton Brut

O Espumante Prosecco Salton Brut é de 750 ml e tem 11,5% de teor alcoólico.

Produzido pela Salton, em Bento Gonçalves - RS, ele já foi consagrado um dos melhores espumantes do mundo.

Tem coloração amarelo-esverdeado, aroma de frutas como pera, banana e pêssego, além de notas cítricas. Seu sabor é cremoso, leve e refrescante.

Sua temperatura de serviço é entre 6 e 8ºC e ele combina bem com carnes brancas, canapés e risotos.

Vinho Miolo Seleção Cabernet Merlot

Por último, um excelente vinho brasileiro é o Vinho Miolo Seleção Cabernet Merlot. Ele tem 750 ml e 12,5% de teor alcoólico.

É um vinho tinto seco, feito com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, pela Miolo, em Campanha Meridional - RS. Seu amadurecimento é feito por 2 meses em barricas de carvalho e tem um sabor incrível.

É um vinho frutado, macio, de corpo médio, para se beber todos os dias. Possui aroma com notas de frutas vermelhas, madeira e especiarias. Harmoniza-se bem com vaca atolada, pizzas, massas e pratos estruturados.

Como escolher o melhor vinho brasileiro

Atualmente, existem vinhos brasileiros excelentes. Então, para escolher qual realmente é o melhor para você, leve em consideração alguns requisitos. Primeiramente, opte pelo tipo: tinto, branco ou rosé; escolha também se você prefere seco, meio seco ou suave.

E aqui vai uma dica: prefira vinhos suaves se você não tem o hábito de beber vinho. Você vai saborear mais!

Analisando os vinhos nacionais, veja quais uvas são utilizadas na produção, se Malbec, Merlot, Moscato, Bordô, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, entre outras.

Veja também de qual região do Brasil ele foi produzido. Hoje em dia, há grandes rótulos brasileiros de qualidade por todo o país. Serra Gaúcha, Vale do São Francisco, Serra Catarinense, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, etc., são alguns lugares com excelentes vinícolas, cada uma com uma característica peculiar.

Observe ainda se é um vinho jovem ou reserva. Para isso, veja a sua safra. Isso indicará o ano em que a uva utilizada para produzir o vinho foi colhida. Vale ressaltar que vinhos mais jovens podem ser consumidos entre 1 e 3 anos, a contar da data da safra.

Veja também as avaliações de especialistas, as descrições do seu sabor, aroma e visual. Sommeliers experientes e consumidores assíduos são um ótimo parâmetro para se conhecer os melhores vinhos brasileiros.

Verifique o teor alcoólico, para decidir entre vinhos mais fortes ou mais fracos, com maior ou menos acidez.

Geralmente, vinhos brasileiros variam entre 7% e 14%, mas há exceções. Veja ainda a temperatura de consumo para degustar de forma adequada. Em geral, varia de 10 e 18ºC a temperatura de serviço, mas há espumantes e frisantes, por exemplo, que são melhor apreciados gelados, em temperatura de 6 a 8ºC.

Ademais, as garrafas de vinhos tintos de modo geral costumam vir com 750 ml. No entanto, existem também versões comercializáveis com 1 litro, o que pode ser considerado um bom custo-benefício.

Além disso, antes de comprar, analise o valor do vinho. Hoje em dia há vinhos brasileiros de preços variados. Vale ainda ficar de olho se o site que você vai comprar é confiável e seguro, para não cair em golpes ou fraudes.

Dessa forma, então, sempre é recomendado adquirir vinhos nos sites que classificamos como melhores sites para comprar vinhos, do mesmo modo que selecionamos as lojas para comprar adegas de vinhos.

Você também pode se interessar por:

As pessoas também perguntam

Quais uvas são mais usadas em vinhos brasileiros?

Os vinhos nacionais são produzidos utilizando uvas de várias castas diferentes. Há muitas opções de cultivo, mas as principais uvas usadas para fazer a grande maioria dos vinhos brasileiros são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Moscato e Pinot Noir. 

Além delas, muitas vinícolas do país usam a Alicante Bouschet, Pinot Grigio, Bordô, Isabel, Tannat, entre outras, que também são capazes de produzir rótulos interessantes.

Como harmonizar os vinhos brasileiros?

Os vinhos brasileiros podem ser degustados puros, muitas vezes gelados, como aperitivos, a depender do tipo. No entanto, podem ser harmonizado com diversos pratos, para maior apreciação do seu sabor. Cada tipo de vinho combina melhor com certos tipos de comida. Procure manter uma coerência.

Assim, é importante que você harmonize vinhos e pratos com o mesmo corpo, para que um não prejudique as principais características positivas do outro, se sobreponha ou anule o sabor do vinho.

Por exemplo, vinhos com muita acidez combinam mais com pratos salgados e gordurosos, já que essa acidez justamente minimiza as características do sal e gordura forte e realçam os sabores mais sutis.

Por outro lado, vinhos muito tânicos combinam perfeitamente com proteínas, como carnes e peixes.

Vale dizer também que os vinhos que possuem algum grau de açúcar em sua composição, como alguns dos citados nesse artigo, harmonizam melhor com comidas levemente apimentadas, queijos azuis, risotos e sobremesas.

Geralmente, vinhos tintos harmonizam muito bem com carnes vermelhas e massas. E vinhos brancos ou rosés combinam com peixes, pratos com frutos-do-mar e risotos.

Quais são as melhores marcas de vinhos brasileiros em 2023?

Em 2023, há excelentes marcas de vinhos nacionais, como Casa Perini, Casa Valduga, Salton, Aurora, Garibaldi, Amitié, Miolo, Mioranza, Rio Sol, Casa Verrone, Pizzato, Maria Maria, Santa Helena, Villaggio Grando, Campestre, etc.

Considerações finais

Então, você conferiu aqui nossa lista de compra dos melhores vinhos brasileiros do mercado, levando em consideração a qualidade, marca e os vinhos mais procurados.

Há bons rótulos brasileiros sendo produzidos em todo o Brasil, mas principalmente na Serra Gaúcha, nas montanhas de Santa Catarina, em Goiás, Vale do Rio São Francisco. Assim como em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, que também merecem um super destaque.

Porém, vale lembrar que há outras opções excelentes de vinhos no mercado, como vinhos brancos, vinhos rosés, vinhos do Porto, vinhos secos, vinhos tintos, vinhos chilenos e de outras nacionalidades. É só escolher qual você prefere!

Enfim, se você gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.