Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Gramado: Um Guia Completo e Atualizado Da Cidade!

Um dos mais famosos e incríveis destinos turísticos do Brasil, a cidade gaúcha de Gramado foi eleita pelo prêmio Travelers’ Choice como o 5º destino mais procurado da América do Sul e o 2º maior do Brasil, ficando somente atrás do Rio de Janeiro.

E essa importância toda não é para menos, eles recebem até 7 milhões de turistas anualmente!

Gramado se situa na Serra Gaúcha, a 104km de Porto Alegre e a 70km de Caxias do Sul.

Também conhecida como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, Gramado sedia grandes eventos e festivais durante o ano todo, entre eles o Festival de Cinema de Gramado, que acontece desde 1973.

Com enorme influência da colonização italiana e alemã, essa fascinante cidade na Serra Gaúcha respira romantismo, gastronomia, cultura e diversão!

O que fazer em Gramado: conheça todas as melhores atrações!

São incontáveis as atrações de Gramado! Por isso, prepare o papel e a caneta, porque nessa seção nós selecionamos criteriosamente todas as principais atrações da cidade, para que você não perca absolutamente nada do que há de melhor!

1. Lago Negro

Imagem Com Lago Negro
Foto: Lago Negro www.tripadvisor.com.br

Um dos passeios mais buscados em Gramado, o Lago Negro carrega muita história e uma floresta originalmente alemã.

É uma excelente opção para atividades ao ar livre em Gramado, com um clima bastante romântico. Perfeito para um piquenique com amigos ou a família!

2. Mini Mundo

O Mini Mundo é uma fascinante cidade em miniatura e o passeio por lá dura por volta de uma hora e meia, assim fica fácil de encaixar entre uma atração e outra!

Com quase 140 pequenas construções, é 24 vezes menor que o tamanho real. Lá tem até seu próprio periódico, o Jornal do Mini mundo, para que os seus 3.268 mini-habitantes não fiquem desinformados!

3. Centro de Gramado e a Avenida Borges de Medeiros

Imagem Com Centro De Gramado E A Avenida Borges De Medeiros
Foto: Centro de Gramado e a Avenida Borges de Medeiros www.tripadvisor.com.br

A Avenida Borges de Medeiros é a principal via da cidade, fica no Centro, e é o local que concentra a maior quantidade de atrativos em Gramado, essa são apenas algumas delas:

  • Rua Coberta e Rua Torta
  • Fonte do Amor Eterno
  • Palácio dos Festivais
  • Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo
  • Estátua Kikito, em homenagem ao Festival de Cinema de Gramado
  • Praça das Etnias
  • Casa do Colono
  • Mundo de Chocolate
  • Villa Santa Claus
  • Rótula das Bandeiras

Falaremos das principais delas adiante!

4. Rua Coberta

Tomar um café em alguma das cafeterias da Rua Coberta e depois caminhar passeando por suas lojas é mesmo uma boa síntese para sentir a energia de Gramado. No Natal tudo fica ainda mais decorado e belo. Não deixe de tirar boas fotografias neste local!

5. Rua Torta

Imagem Com Rua Torta
Foto: Rua Torta www.tripadvisor.com.br

Uma charmosa e curiosa rua torta, ela tem seu formato no moldes da icônica Lombard Street, em San Francisco na Califórnia. Pertinho da Praça das Etnias, rende muitas fotos lindas!

6. Fonte do Amor Eterno

À moda de Romeu e Julieta, casais apaixonados visitam a Fonte do Amor Eterno para prender cadeados com seus nomes, e depois jogar as chaves nas águas da fonte. Foi inspirada na famosa Fontana de Trevi, na Itália.

7. Palácio dos Festivais

Imagem Com Palácio Dos Festivais
Foto: Palácio dos Festivais www.tripadvisor.com.br

É onde acontece o grandioso Festival de Cinema de Gramado! Em frente ao prédio de linda arquitetura alemã tem o Caminho das Estrelas, que é a "Calçada da Fama" brasileira.

Muitos turistas vão lá para tirar foto com a placa dos seus artistas preferidos.

8. Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo

No coração da cidade, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo se destaca pela sua arquitetura romana. A construção de pedras é fabulosa, não é a toa que é um dos principais destinos turísticos! O acesso é gratuito e abre diariamente.

9. Praça das Etnias e a Casa do Colono

9. Praça Das Etnias E A Casa Do Colono
Foto: Praça das Etnias e a Casa do Colono

Um local que conta a rica história dos povos colonizadores, é bastante movimentada e costuma ter feirinhas de artesanato, com autênticos produtos feitos na região.

Lá também são comercializados produtos típicos, como geleias, mel, massas, biscoitos, pães, embutidos, doces, vinhos, queijos, temperos, etc.

10. Mundo de Chocolate

Já imaginou tirar foto com a maior Torre Eiffel feita de chocolate do mundo? São mais de 200 peças feitas de chocolate!

E para terminar, esse parque temático oferece uma maravilhosa degustação de chocolate derretido!

11. Casa do Colono

Imagem Com Casa Do Colono
Foto: Casa do Colono www.tripadvisor.com.br

Próxima do Centro da cidade, a Casa do Colono conta com uma série de atrativos. É um local de muitos artesanatos regionais e de comidas típicas coloniais, muito visitada pelos turistas.

É um passeio rápido, então, entre uma caminhada e outra, vale a pena separar um tempinho para conhecê-la!

12. Snowland

Se você nunca viu a neve, essa é a oportunidade perfeita! A Snowland é um enorme parque de diversões temático, todo fechado, e que garante neve de verdade!

Lá tem uma montanha de neve, e também outras atrações como patinação no gelo, show de patinação artística, aulas de sky e snowboard, área kids, um teatro e até mesmo um castelo!

13. Villa Santa Claus

Imagem Villa Santa Claus
Foto: Villa Santa Claus www.tripadvisor.com.br

É a casa do Papai Noel durante o ano inteiro, não somente no Natal. Um verdadeiro parque temático natalino. Com comércio, comidas e um cenário mágico!

14. Acquamotion

Parque Aquático em grande parte coberto, com piscinas de águas termais e uma piscina com ondas! Não precisa dizer mais nada, não é mesmo? É diversão garantida durante o ano todo!

15. Hollywood Dream Cars

Imagem Com Hollywood Dream Cars
Foto: Hollywood Dream Cars www.tripadvisor.com.br

Os carros da Era de Ouro do cinema de Hollywood estão em Gramado, com raridades incríveis, e o museu ainda conta com a maior coleção de Cadillacs da América Latina.

16. Alemanha Encantada

Outro magnífico parque temático inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, você pode subir na Torre da Rapunzel. Fica em frente ao Lago Negro, é uma viagem no tempo a uma Alemanha medieval!

17. Museu de Cera

Imagem Com Museu De Cera
Foto: Museu de Cera www.tripadvisor.com.br

É o primeiro Museu de Cera da América Latina, lá você poderá tirar fotos com Mike Tyson, Jack Sparrow, Amy Winehouse, Michael Jackson, Homem Aranha e até com a Rainha Elizabeth 2ª !

18. Exceed Games Park

O Exceed Games Park é um completo parque de games, com muitos jogos, games metaverso, simuladores, arena de realidade virtual, telões de 180 polegadas.

Com estacionamento grátis e uma praça de alimentação, é o local certo para quem busca muita diversão.

19. BusBier

Imagem Com Busbier
Foto: BusBier www.tripadvisor.com.br

Para o apaixonados por cerveja, são 4 horas de passeio em um ônibus temático, mergulhando no universo das cervejas artesanais, passeando por Gramado e parando em algumas renomadas cervejarias da região. Apenas para maiores de 18 anos, é a verdadeira OktoberFest móvel!

20. Fábricas, museus e lojas de chocolate artesanal: Prawer e Lugano

Por ter dezenas de fábricas de chocolate artesanal em Gramado, muitas vezes é possível sentir o aroma no ar da cidade. Repare quando estiver por lá!

A Prawer e a Lugano são as chocolaterias mais disputadas pelo turistas, em razão da grande qualidade e tradição. Oferecem experiências incríveis, como passeios em suas fábricas com degustação do famoso chocolate artesanal.

21. Le Jardin Parque de Lavanda

Imagem Com Le Jardin Parque De Lavanda
Foto: Le Jardin Parque de Lavanda www.tripadvisor.com.br

Agora, se é de natureza que você gosta, então o Le Jardin é o lugar ideal para você se deliciar através de seu jardim encantador, num cenário que parece saído de um filme francês!

Além do jardim de lavandas, também conta com uma estufa de produção e um adorável Bistrô. Fica há somente 4km do Centro de Gramado.

22. Biblioteca Municipal Ciro Martins

Fundada em 1968, a Biblioteca Municipal de Gramado oferece muito mais que seu acervo de 49 mil títulos, lá também ocorrem palestras, sarais literários, eventos culturais e exposições. Para os amantes das letras, vale a pena ficar de olho na agenda!

23. Mirante Belverede Vale do Quilombo 

Imagem Com Mirante Belverede Vale Do Quilombo 
Foto: Mirante Belverede Vale do Quilombo  www.tripadvisor.com.br

Um lindo visual da Serra Gaúcha à 850 metros de altura. O Mirante Vale do Quilombo fica a apenas 10 minutos de carro do Centro, na estrada que liga Gramado à cidade de Canela. É um descanso das compras para contemplar a natureza exuberante.

24. Passeio em Vinícolas da Serra Gaúcha

Não é apenas a região de Bento Gonçalves que possui boas vinícolas. Em Gramado você também pode ter experiências inesquecíveis! Há muitas opções, entre elas se destacam as vinícolas Ravanello e Seganfredo.

Não deixe de incluir a degustação de vinhos em seu roteiro, é uma das atividades mais relevantes e elogiadas pelos turistas!

25. Pórtico de Entrada via Nova Petrópolis

Imagem Com Pórtico De Entrada Via Nova Petrópolis
Foto: Pórtico de Entrada via Nova Petrópolis www.tripadvisor.com.br

Inaugurado em 1973, impressiona pela beleza no estilo bávaro. Esse primeiro portal de entrada da cidade é bastante icônico e praticamente todos os turistas param para fotografá-lo!

26. Pórtico de Entrada via Taquara

Esse segundo portal é mais recente, foi inaugurado em 1991, com estilo normando. Não menos belo, vale bastante a visita para tirar algumas fotografias!

27. Passeio de Maria Fumaça

Imagem Com Passeio De Maria Fumaça
Foto: Passeio de Maria Fumaça www.tripadvisor.com.br

Uma das atrações turísticos-culturais mais interessantes de Gramado! O passeio tem um percurso de 23km, e conta com apresentações típicas italianas que ocorrem durante o trajeto, com degustação de sucos, vinhos e espumantes.

28. Lago Joaquina Rita Bier

Um lago formoso, é mais um lindo lugar com muita natureza para descansar do agito da cidade, praticar atividades físicas ou mesmo fazer um piquenique com os amigos e a família!

29. Central de Informações Turísticas de Gramado

Imagem Com Central De Informações Turísticas De Gramado
Foto: Central de Informações Turísticas de Gramado www.tripadvisor.com.br

Retire seu mapa turístico de Gramado no centro de informações! Uma linda casinha no Centro da cidade, no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com a Avenida das Hortênsias.

Os melhores festivais e eventos de Gramado

A cidade recebe muitas dezenas de eventos e festivais durante o ano todo, por isso, é praticamente certo que quando você estiver por lá, um ou mais estarão ocorrendo, então fique atento! Segue a lista dos mais badalados:

  • Festival de Cinema de Gramado: ocorre anualmente desde 1973, geralmente no mês de agosto, é o festival mais famoso da cidade e o mais importante festival de cinema do Brasil, reunindo celebridades de todo o país.
  • Natal Luz de Gramado: ocorre durante os meses de novembro a janeiro, com apresentações de espetáculos e atrações natalinas, como shows com música, show de luzes e desfiles temáticos.
  • Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado: ocorre em setembro e reúne chefs e restaurantes locais, sempre com um tema diferente em cada edição, e com preços acessíveis.
  • Gramado in Concert: evento de música clássica, com orquestras e músicos renomados que se apresentem ao vivo, acontece em fevereiro.
  • Festival de Inverno de Gramado: sempre em julho, conta com uma programação bastante variada de atividades culturais, como shows musicais, exposições de arte e peças de teatro.
  • Gramado Summit: uma festa do empreendedorismo inovador, reúne startups e grandes mentes para discutir tecnologia, inovação e negócios – acontece em agosto.
  • Páscoa em Gramado: é a festa para comemorar a Páscoa e o chocolate artesanal, já que foi em Gramado que se iniciou a fabricação no Brasil; não tem data fixa para acontecer.
  • Festa da Colônia: celebra a história das três etnias colonizadoras de Gramado: alemã, italiana e portuguesa; tem muitas atrações diárias, regadas de comidas típicas e tradicionais; não tem data fixa para ocorrer.

Onde se hospedar em Gramado

Com muitas opções de hotéis, pousadas e resorts, Gramado conta o que há de mais luxuoso no Brasil quando o assunto é hospedagem de alto nível.

Então, selecionamos para você as melhores opções, incluindo também as hospedagens com ótimos custos-benefícios!

Os 9 melhores hotéis de Gramado

  • Hotel Colline de France: Hotel de inspiração francesa, sem dúvidas esse é um dos mais bonitos e luxuosos que há na cidade, e impressiona por sua arquitetura suntuosa. Além de tudo, é muito bem avaliado pelos hóspedes e oferece uma experiência singular.
  • Hotel Vovó Carolina: Tem um ambiente familiar e rústico, com um dos melhores custos-benefícios de Gramado. Se você deseja se integrar ao clima da região serrana, esse hotel é uma ótima escolha.
  • Modevie Boutique Hotel: Um prédio charmosíssimo e com os serviços de alto nível, é isso o que esse hotel oferece. Os quartos são antialérgicos, e alguns deles têm sua própria banheira de hidromassagem!
  • Hotel das Hortências: Um dos hotéis mais tradicionais de toda a região, é muito elogiado pelos seus hóspedes pelo conforto que oferece. Mistura o ar rústico com comodidades modernas!
  • Hotel Estalagem St Rubertus: Fica às margens do icônico Lago Negro, um pouco mais afastado da badalação da cidade, e oferece um clima romântico sem igual, perfeito para qualquer viajante, mas ainda mais especialmente para casais.
  • Colline du Soleil Boutique Hotel: O que esperar de um hotel francês especializado em lua de mel? Pois é, esse hotel é um dos mais requintados da cidade, com vista para as montanhas e quartos com hidromassagem.
  • Hotel Laghetto Stilo Centro: Com uma das melhores localizações, fica a poucos minutos de caminhada das principais atrações do Centro da cidade. É um dos mais bem avaliados hotéis nos sites especializados em viagem.
  • Hotel Casa da Montanha: Uma verdadeira imersão nas Serras Gaúchas! Esse hotel oferece uma das melhores experiências hoteleiras de Gramado para quem quer vivenciar o verdadeiro clima de montanha.
  • Villa Bella Hotel & SPA Gramado: À 1,5km do Centro de Gramado, todos os quartos desse hotel têm vista para as montanhas da Serra Gaúcha. De arquitetura germânica, conta com recreação kids, sauna, piscina aquecida, espaço fitness, e tudo mais que um grande hotel oferece.

As 3 opções de resorts em Gramado

  • Wyndham Gramado Resort & Spa: Parte de uma rede mundial de resorts, o Wyndham é referência em conforto. Tem todas as comodidades necessárias, e ainda possui o serviço de recreação para crianças e conta com um mini golf!
  • Wish Serrano: Clima de montanha no Centro da cidade e com noites de Jazz, o Wish Serrano é para quem não abre mão de alta qualidade. Tem alguns prêmios, entre eles o selo do World Travel Awards.
  • Laghetto Resort Golden Gramado: O resort mais bem avaliado de Gramado, de acordo com as pesquisas de satisfação dos hóspedes nos sites especializados, o Laghetto Resort Golden conta com estruturas modernas, mas sem abrir mão do clima aconchegante. É um verdadeiro paraíso!

As 10 melhores pousadas de Gramado

  • Pousada La Vista: Uma das melhores pousadas de Gramado, recebe avaliações altíssimas de seus hóspedes nos sites especializados. Próximo das montanhas, é rodeado de muita área verde!
  • Pousada Petry: Bem localizado e com um dos melhores custos-benefícios da cidade, a Pousada Petry é bem aconchegante e muito elogiada por seu café da manhã, que é bastante completo.
  • Pousada Bernadete: Com uma arquitetura charmosíssima, também é uma das pousadas mais bem avaliadas da cidade, e fica em uma localização privilegiada.
  • Pousada Tango: À 1km do Centro da cidade, possui ótimo custo-benefício. O serviço da equipe e o café da manhã são os destaques, e seu prédio é um encanto!
  • Pousada Borô: Ambiente rústico e acolhedor, e com um gracioso jardim, tem ares de um lindo sítio. Alguns quartos contam com banheira de hidromassagem.
  • Pousada Belluno: Fica a poucos metros das principais atrações do Centro da cidade, é uma pousada bastante requintada e com ótima avaliação dos hóspedes.
  • Pousada Quinta do Vale: De alta qualidade e muito aconchegante, tem preço acessíveis e é considerada uma das melhores de Gramado.
  • Pousada Chalés da Montanha: Se você não quer somente se hospedar bem, mas deseja mergulhar totalmente na atmosfera europeia de Gramado, essa pousada é a escolha certa! Com seus chalés deslumbrantes, tem um cenário cinematográfico!
  • Pousada Ares da Serra: Talvez seja a pousada com as maiores avaliações tanto no TripAdvisor quanto no Booking.com, e é uma das poucas hospedagens de Gramado com livre acesso à piscina aquecida coberta, academia e sauna.
  • Hotel Pousada Kaster: Uma pousada bastante tradicional, tem quartos espaçosos e oferece comodidades que garantem uma das hospedagem com maiores confortos em Gramado.

Onde comer e beber em Gramado

O universo gastronômico e etílico de Gramado é um mundo a parte! É possível dizer que a cidade conta com o que há de mais sofisticado no país quando o assunto é comida, bebida e diversão.

São inúmeras boas opções e aqui reunimos as melhores e mais indispensáveis para que sua experiência em Gramado seja realmente inesquecível.

E se pudermos dar uma dica valiosa, é: não deixe de conhecer pelo menos alguns desses estabelecimentos!

Os restaurantes indispensáveis:

Restaurante Höppner

Muito tradicional e premiado, já ganhou o TravellersChoice como um dos Melhores Restaurantes da América do Sul. Seu prédio é encantador e foi o primeiro de Gramado, inaugurado em 1958!

O restaurante tem um charme ímpar, e recebe as maiores avaliações dos viajantes nos melhores sites especializados em viagem. Com um original menu alemão, tem absolutamente tudo o que esse requintado mundo culinário oferece.

Restaurante La Table D’Or

Imagem Com Restaurante La Table D’or
Foto: Restaurante La Table D’Or www.tripadvisor.com.br

Restaurante com pratos premiados, sem dúvidas é um dos melhores restaurantes do Brasil para saborear a culinária francesa, europeia e mediterrânea!

O menu conta com pratos à base de frutos do mar e carnes, e é um dos mais sofisticados e procurados de Gramado. O ambiente e o serviço também são muito elogiados!

Restaurante Cucina Boniatto

Um restaurante italiano totalmente familiar, promete (e entrega!) uma cozinha afetiva de altíssima qualidade com ingredientes fresquinhos, boa parte deles recém saídos de sua própria horta orgânica.

Não faltam elogios de carinho e amor em seus pratos e no atendimento da pequena equipe, que é formada apenas por membros da família. É como se você tivesse sido convidado para comer na casa da avó de uma família italiana, a qualidade e dedicação impressionam!

Restaurante George III

Imagem Com Restaurante George Iii
Foto: Restaurante George III wwww.tripadvisor.com.br

Seu nome homenageia o Rei inglês George William Frederick, ou George III (terceiro). E se a intenção desse renomado restaurante foi dar aos clientes a sensação de estar entrando em Buckingham, o Palácio oficial da realeza britânica, eles acertaram em cheio!

A casa, de dois andares, tem a decoração luxuosa de uma Londres do século XIX, com elementos suntuosos, dignos de Reis e Rainhas.

comida é contemporânea, e traz aquilo que tem de melhor e mais famoso da cozinha britânica e europeia: os famosos Beef Wellington, Steak de Angus Britânico, Blood Mary, The Fat Duck e o King Fish são só algumas das opções de pratos principais!

Restaurante Vue de la Vallée

De inspiração francesa e suíça, o Vue de la Vallée é unanimidade em Gramado. Funciona desde 1995 na cidade, e também é um restaurante bastante reconhecido e premiado! Seu destaque é o rodízio de fondue a base de queijo uruguaio.

Tem o menu inspirado pelo melhor da gastronomia internacional, e conta com uma carta de vinhos com mais de 300 opções de rótulos. Não é a toa que é considerada uma das melhores e mais indispensáveis experiências gastronômicas em Gramado, e muitos famosos já passaram por lá!

Os melhores e mais incríveis bares!

La Birra

Imagem Com La Birra
Foto: La Birra www.tripadvisor.com.br

La Birra é parada obrigatória para o amantes de cerveja em Gramado. Considerado por muitos o melhor bar e cervejaria da cidade, o La Birra tem sua própria produção de cervejas e chopes.

Alguns rótulos são, inclusive, premiados! Como o La Birra Red Ale, o La Birra IPA, o La Birra Australian Pale Ale, entre outros. Para comer, o bar oferece em seu cardápio pizzas, hambúrgueres e porções.

E para quem não está afim de cerveja, há algumas opções de drinks e sucos.

WhiteFly

Sempre na lista de melhores atrações da cidade, o WhiteFly Bar e Petiscaria sem dúvidas é o local certo para que sua experiência em Gramado seja ainda mais incrível!

O menu é riquíssimo e bastante elogiado. Para beber, há diversas opções de cervejas, cocktails variados, carta de vinhos, whiskey, tequila, e até drinks não alcoólicos!

Toro Gramado

Imagem Com Toro Gramado
Foto: Toro Gramado www.tripadvisor.com.br

Em 2016, três amigos reuniram suas paixões e criaram esse lugar fascinante, de personalidade única, repleto de música, drinks autorais e gastronomia farta!

Diariamente conta com apresentações musicais refinadas e de altíssima qualidade! Lá, sua noite será ao som de Jazz, Blues, Soul e música Pop.

Hard Rock Cafe 

Presente em todo o mundo, é claro que não poderia deixar de ter um Hard Rock Cafe numa das mais importantes cidades turísticas do Brasil, que é Gramado!

Inaugurado em 2018, sua estrutura tem três andares e a arquitetura chama atenção: feito de pedra, madeira e vidro, mas com toque bem moderno, combina muito bem com o ar rústico e aconchegante que a cidade carrega.

Abstrato Wine Bar

Imagem Com Abstrato Wine Bar
Foto: Abstrato Wine Bar www.tripadvisor.com.br

Esse bar é para quem não abre mão de um bom vinho. Foi escolhido como o melhor Wine Bar de Gramado e região pela Revista Sabores do Sul.

E se você não sabe o que é o WineStation, funciona assim: você carrega um cartão, escolhe a taça, e tira o vinho que quiser (quantas vezes quiser!) numa máquina com várias torneiras, como se fosse numa estação de chopp. São doze opções de rótulos diferentes, é realmente uma experiência inesquecível!

República Comic 58

Já imaginou tirar um chopp você mesmo da torneira, jogar vídeo game e ainda poder escolher sua música preferida no jukebox? Isso é só um pouco do que esse bar geek oferece!

E não tem jeito, só mesmo uma listinha para que você possa entender o que tem nesse lugar: fliperamas, pinball, váaarios jogos de vídeo game e de tabuleiro, campeonato de games, campeonato de xadrez, shows ao vivo, comida farta, bebidas… ufaaa!

Ah, e como se não bastasse, é totalmente PetFriendy.

Le Spot

Imagem Com Le Spot
Foto: Le Spot www.tripadvisor.com.br

Um dos bares mais bem avaliados de Gramado, o Le Spot é um gastropub refinado, porém descontraído e muito completo! Um ambiente perfeito para curtir um momento especial nessa cidade tão linda.

O menu agrada a todos! Seja com amigos, família ou até mesmo em casal, o Le Spot certamente irá lhe entregar uma experiência singular e deixar um gostinho de quero mais!

Outras experiências tradicionais e obrigatórias em Gramado:

Ainda falando de comida, há coisas que não podem passar em branco numa viagem a Gramado:

Como por exemplo, comer em uma cantina italiana, experimentar uma noite de foudue, visitar alguma fábrica de chocolate artesanal, comer em algum dos fabulosos restaurante da cidade, visitar uma vinícola e degustar vinhos, comer comida alemã, ir a um autêntico rodízio gaúcho...

E ainda, se estiver muito frio, tomar uma sopa caseira e elaborada que alguns estabelecimentos oferecem.

Mas, dentre tudo isso, há duas experiências que são ainda mais obrigatórias que todas as demais, por serem profundamente tradicionais e originárias da cultura dos imigrantes italianos e alemães! São essas:

Café Colonial

O Café Colonial, trazido pela tradição germânica, é um completíssimo e sofisticado buffet de pequenos lanches, doces e iguarias, um pouco semelhante à um café da manhã de hotel, mas muito mais refinado.

Ele é disponibilizado durante o dia inteiro pelas casas super especializadas nessa tradicional experiência. Você pode, inclusive, trocar o almoço ou o jantar pelo Café Colonial!

E funciona assim: você paga uma tarifa fixa e tem à sua disponibilidade até quase cem itens diferentes para saborear à vontade, todos de suprema qualidade e sabor!

Gramado conta algumas casas especializadas nesse serviço, mas a Casa Bela Vista com certeza é a mais tradicional. Fica em uma espaçosa e linda casa, de uma arquitetura bastante charmosa e ares colonais, foi fundada em 1972 e é considerada a primeira casa de Café Colonial do Brasil.

Acredite: é imperdível!

Galeto assado

Imagem Com Galeto Assado
Foto: Galeto assado www.tripadvisor.com.br

Dizem que visitar Gramado e não ir a uma Galeteria é como ir a Minas Gerais e não comer pão de queijo! Comer galetos é um costume gaúcho que foi trazido pelos primeiros imigrantes italianos.

O galeto é um frango novo, assado sobre a brasa e geralmente servido com salada, polenta frita, espaguete, entre outras variações.

Para você ter uma ideia, o prato Galeto al Primo Canto é considerado um dos três mais tradicionais da culinária gaúcha, junto com churrasco e o arroz carreteiro.

Há muitas opções, mas as principais Galeterias de Gramado são:

  • Nonno Mio
  • Galeto Mamma Mia
  • Galeto Itália
  • Galeto di Paolo
  • Galeteria Nanoma
  • Galeto Nonna Tena

É só escolher uma e aproveitar!

Melhor época do ano para visitar Gramado

Com tantas coisas a oferecer, a efervescência cultural de Gramado atrai uma grande quantidade de turistas durante todos os meses do ano!

Contudo, em razão do período de férias escolares e do Natal, os meses de janeiro, julho, novembro e dezembro são mais movimentados, e isso faz com que os preços aumentem nesse período.

Visitar Gramado em um época fria, geralmente outono e inverno, é bastante indicado para quem deseja aproveitar e absorver o que a cidade tem a oferecer em sua plenitude, porque fica ainda mais charmosa! E em julho tem o espetacular Festival de Inverno.

Mas, em resumo, para decidir quando você irá para Gramado, você deverá considerar suas preferências climáticas e o quanto está disposto a gastar!

E lembre-se de conferir a agenda de eventos, pode ser que haja algum que te agrade bastante, aí vale a pena organizar a agenda para coincidir com ele.

Quantos dias ficar em Gramado

Bem, a resposta para essa pergunta é definitiva: você deve ficar em Gramado o máximo possível! Não há tempo mínimo nem máximo, mas entendemos que menos que 4 dias é muito pouco.

Por isso, caso possa escolher, fique ao menos 4 dias. E caso possa ficar mais, melhor ainda, porque é possível que, mesmo que você vivesse um ano inteiro em Gramado, ainda assim talvez não conseguisse conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer!

Como chegar em Gramado

Gramado fica à 125km de Porto Alegre e a 70km de Caxias do Sul.

Para a maior parte dos turistas, que vêm de longe, a forma mais usual de ir para Gramado, sem dúvidas, é pegar um avião até Porto Alegre ou Caxias do Sul e depois pegar um ônibus de viagem até Gramado, alugar um carro, pegar um transfer no aeroporto ou um táxi/uber.

Não precisa nem sair do aeroporto para conseguir fazer essa segunda perna até Gramado, lá você terá algumas opções. Alguns ônibus de viagem passam por lá, então vale a pena consultar empresas rodoviárias para se certificar dos horários e disponibilidade dos serviços.

Também existe a opção de um avião de Porto Alegre até Canela, que fica ao lado de Gramado, mas essa rota não é muito usual, e pouco operada pelas companhias aéreas.

Em resumo, a forma mais barata de chegar até Gramado já estando em algum dos aeroportos mais próximos, é através dos ônibus de viagem.

Perguntas frequentes sobre Gramado:

Em Gramado neva?

Até neva, mas não é nada frequente. Pode ficar um ano ou outro sem nevar, e quando neva, é em apenas um ou dois dias durante o ano, quase sempre em julho.

Qual a época mais barata para ir a Gramado?

Fevereiro e março são os meses mais tranquilos e baratos para conhecer Gramado. Isso não quer dizer que a cidade fica vazia, pelo contrário, Gramado é sempre muito movimentada.

Por que em Gramado faz tanto frio?

Gramado está em uma região de serras de altitude, as famosas Serras Gaúchas.

Além disso, a cidade está em uma zona em que a pressão atmosférica exerce bastante influência nas temperaturas da região. No inverno, pode alcançar temperaturas negativas.

Tem serviço de Uber em Gramado?

Sim, Gramado conta com esse serviço. O Uber foi regulamentado na cidade em 2018 e é uma ótima opção para se movimentar por lá.

Quanto custa uma diária em Gramado?

É estimado em cerca de 12 mil a capacidade hoteleira de Gramado, que se divide em hotéis, pousadas e resorts. Por isso, há opções para todos os bolsos, e as diárias podem variar de R$150 a R$600 aproximadamente, a depender da época do ano e da qualidade da hospedagem.

Qual o mês mais quente em Gramado?

Janeiro costuma ser o mês mais quente em Gramado, com a temperatura variando, na média, entre 16ºC e 30ºC.

O que é a Rua Coberta?

Trata-se de uma rua bastante turística, com comércio e opções de restaurantes, bares e cafés. É um dos pontos mais visitados pelos turistas em Gramado.

Quem colonizou Gramado?

Os habitantes originais foram os índios caingangues. E os primeiros colonizadores de Gramado foram os portugueses, que ocuparam a região por volta de 1875. Em seguida chegaram os imigrantes alemães e italianos, por volta de 1913.

Considerações finais sobre o Gramado

Bem, se você chegou até aqui, com certeza compreendeu porque Gramado é uma incrível potência turística no país. Uma cidade totalmente preparada para receber, com muita hospitalidade, os quase 7 milhões de turistas que anualmente visitam a cidade.

De fato, não é um destino barato, mas conta com muitas atrações gratuitas. E se procurar bem, você pode encontrar restaurantes, bares, atrações e hospedagens mais em conta.

Por fim, deixamos a última, mas não menos importante dica: praticamente todos os grandes restaurantes da cidade exigem algum tipo de reserva prévia, já que a cidade é muito movimentada o ano todo! Sendo assim, lembre-se sempre de reservar para não correr o risco de perder a viagem.

Para aproveitar tudo o que Gramado tem de melhor, não deixe de planejar com antecipação sua viagem. Também não se esqueça de considerar ter um seguro viagem para deixar tudo ainda mais tranquilo!

Lhe desejamos uma viagem inesquecível!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.