Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quer Saber Quais As Melhores Pranchas de Surf? TOP 06!

As pranchas de surf, assim como as pranchas de Bodyboard, tacos de beisebol, bolas de futebol e raquetes de tênis, fazem muito sucesso entre aqueles que querem melhor a vida com esportes.

Dessa forma, se você acha que surfar no mar é uma boa opção para a sua saúde, separamos as 06 Melhores Pranchas de Surf do mercado, além de algumas informações incríveis sobre elas!

Vamos conferir?

TOP 06 Melhores Pranchas de Surf

Atualmente, existem diversas bolas de vôlei, bolas de beisebol, bolas de basquete e bolas de futebol americano incríveis para comprar no mercado. Dessa forma, as pranchas de surf não ficam para trás e, por isso, conheça 06 modelos maravilhosos para adquirir:

Prancha de surf Softboard Taruga Surf

Para começar nossa lista, temos um modelo da Taruga Surf, que impressiona por sua resistência e durabilidade. Permitindo até 80kg, ela é ideal para surfistas iniciantes, já que conta com uma estrutura adaptada para ondas mais leves.

Além disso, ela também possui quilhas removíveis com bordas arredondadas anti-corte, que impedem que você sofra algum acidente no mar. No mais, vale citar que a sua cor azul belíssima, que dá todo um charme na hora de surfar!

Maré Softboard 9.0

A Maré Softboard 9.0 conta com o bico um pouco mais redondo, sendo indicada para para nível intermediário. Com um revestimento macio, ela evita acidentes e as quilhas podem ser retiradas.

Ela suporta até 120 quilos e é uma das mais procuradas e bem avaliadas pelos consumidores. Sendo um modelo resistente e que tem uma boa durabilidade, este é um item obrigatório nas escolas que ensinam esse esporte e é aprovado pela Confederação Brasileira.

Prancha de Surf 6'0 Round Squash Taruga Surf

Sendo mais um modelo da Taruga Surf, a Round Squash é uma das pranchas de surf mais incríveis do mercado, e não faltam motivos para isso. Para começar, ela é fabricada com kevlar, o mesmo material usado na fabricação de coletes a prova de bala.

Com um design baseado em pranchas de madeira, ela permite mais flutuação na hora de surfar, bem como possui uma rabeta com o padrão mais usual, permitindo maior controle e maleabilidade. Por fim, vale citar que é um produto fabricado em poucas unidades, ou seja, ele é bem exclusivo.

Prancha de Surf 6'4 Squash Taruga

Indicada para iniciantes, a Squash Taruga foi fabricada em lotes limitados, sendo uma prancha de surf para quem ama exclusividade. Para começar, ela permite maior flutuação por ser leve e resistente, especialmente porque foi confeccionada em kevlar, o mesmo material usado para criar coletes a prova de bala.

Remetendo à pranchas de madeira, ela tem características de uma Funboard, contudo, com tamanhos reduzidos para auxiliar quem está começando no surf. Por fim, vale citar que ele permite que o surfista fique em pé com mais facilidade, já que possui bastante volume.

Prancha de Surf 6'3 Round Pin Taruga

Sendo uma prancha de surf com alta flutuação, a Round Pin foi confeccionada em kevlar, garantindo total segurança e estabilidade na hora de surfar. Ideal para surfistas mais experientes, sua tecnologia é voltada para ondas médias e grandes, embora funcione para vários tamanhos de onda.

Outro ponto que vale a pena citar é que sua rabeta tem um padrão mais usual, permitindo maior controle e maleabilidade para o surfista. No mais, além de ser uma prancha de surf muito veloz, ela foi confeccionada em poucas unidades, ou seja, é bastante exclusiva.

Prancha de Sup Paddle Inflável

Para finalizar, temos uma prancha de surf e Sup Paddle, da marca KIPOP. Ideal para surfistas profissionais, ela tem diversos acessórios legais, tais como chave de válvula, bomba de inflar, trela de segurança, kit de reparo, bolsa de transporte, barbatana de surf, entre outros.

Fabricada em PVC, ela tem construção do-stitch, que a torna mais forte, mesmo sendo leve. Além disso, sua almofada de deck EVA é antiderrapante, garantindo maior conforto e segurança para o surfista. Por fim, vale citar que ela é fácil de transportar, assim como também possui um apoio para conectar câmeras à prova d ́'água.

Quais as Vantagens de Adquirir uma Prancha de Surf?

Existem diversos benefícios em comprar itens para práticar esportes, tais como tênis com amortecimento ou tênis para maratona, por exemplo.

Contudo, quando falamos de surf, sabemos que esses itens são irrelevantes e que, para ter um bom desempenho no esporte, é necessário uma excelente prancha.

Na prática, a principal vantagem de uma prancha de surf é no desempenho, já que, uma boa prancha ajuda na hora de fazer as manobras. Isso porque, é mais fácil de remar e chegar ao ponto que deseja na onda.

Sem contar que a qualidade garante que ela dure mais tempo. Por isso, na hora da compra é importante ficar atento aos detalhes, como:

  • Material;
  • Qualidade dos acessórios;
  • Dimensões.

Outro pró de escolher entre uma das melhores pranchas de surf é que elas facilitam o aprendizado. Afinal, com boa estabilidade e flutuação, não é tão difícil ficar em pé.

Por último, as vantagens de escolher um bom produto são muitas. Afinal, além de conseguir bons resultados, no geral, a durabilidade da mercadoria também é superior.

Quais as Melhores Pranchas de Surf para Iniciantes? 

A Longboard, como o nome diz, é um modelo mais longo e esguio do que os outros. Por essa característica é bem procurada pelos iniciantes, já que, deixa o surfista mais confiante. 

São ideais para ondas longas e cheias. Além disso, o fundo cavado permite andar sobre a prancha, o que faz dela um clássico. 

O modelo Funboard é bem espesso, o que a deixa flutuar melhor. É uma boa opção para iniciantes, por conta da:

  • Estabilidade;
  • Segurança. 

Com ela fica mais fácil fazer manobras com menos esforço físico, ou seja, menos remadas. É importante para os iniciantes que as pranchas sejam mais macias e tenham as bordas arredondadas.

O motivo é que em caso de queda, evita-se machucar. Portanto, essa é uma segurança a mais para o atleta ao enfrentar o mar.

Quais as Melhores Pranchas de Surf para os Intermediários e Avançados?

Conforme o nível aumenta é quase instintivo procurar por outros modelos de pranchas. Elas trazem diferentes possibilidades de manobras. Assim como, possibilita pegar ondas mais altas. Por isso, é natural trocar ou buscar por opções feitas de outros materiais.

A Shortboard tem as bordas mais finas, o que diminui a flutuação e precisa de mais remadas. Apesar disso, ela é a favorita para as manobras de rasgada com velocidade. É um item para os avançados no esporte, porque precisa de técnica.

O tipo Fish é ideal para os mais experientes pegarem:

  • Ondas médias;
  • Manobras mais radicais. 

Sua rabeta é do tipo cauda de peixe, com maior volume e deixa o surfista mais seguro. Assim como, ela permite que ela deslize na onda por mais tempo.

A Evolution é uma prancha versátil. Afinal, ao mesmo tempo que ela tem uma boa estabilidade com pouca remada, ela também permite ampliar as manobras. Uma ótima opção para quem já quer ir além da fase iniciante.

Como Escolher uma Prancha de Surf?

Na hora de escolher uma chuteira, para praticar futsal, por exemplo, é necessário se atentar a alguns critérios para escolher o melhor produto. No caso da prancha de surf, isso não é diferente.

Em campeonatos de surf, note que cada atleta leva várias pranchas diferentes. Isso vai além de se precaver no caso de quebra. O principal motivo é que cada onda precisa de um objeto específico. 

Ondas grandes, cavadas ou cheias, cada uma pede um diferencial, por isso, vai depender mais da condição do mar do que da vontade do surfista. Para quem não compete, o ideal é escolher entre duas a quatro, como:

  • Funboard;
  • Shortboard;
  • Fish;
  • Evolution.

Para quem está começando e não sabe qual prancha comprar, o ideal é que ela tenha um pé a mais que a altura do surfista. Isso dará a ele uma estabilidade maior, será possível ter mais confiança, o que é essencial para os iniciantes obterem sucesso.

Agora, quem já pratica há um tempo, o tamanho varia conforme a onda que irá pegar, independente do tamanho da pessoa. Até porque, entende-se que já há o domínio do equipamento. A partir daí, não há limites para experimentar os variados tipos.

Quais os Acessórios para Pranchas de Surf?

A escolha dos acessórios é tão importante quanto a prancha. Isso porque, eles ajudam no desempenho e até mesmo a evoluir mais rápido para outros tipos de ondas.

O deck, por exemplo, é um adesivo feito de borracha que deixa os pés colados na prancha. Além de ser antiderrapante, auxilia os iniciantes a pegarem firmeza para ficarem de pé. Aliás, ele ainda ajuda a conservar a rabeta.

São vários os modelos e tamanhos, a escolha depende mais do gosto pessoal do surfista, já que são poucas diferenças entre eles. Para aplicar na prancha nova, basta passar um pano com álcool. Em modelos usados, se atente a raspar toda a parafina antes de colar.

O leash é conhecido como a cordinha que é amarrada ao tornozelo. Ela é essencial para que na queda, o surfista consiga encontrar o equipamento mais rápido. Além de dar a sensação de segurança e comodidade.

Para que Serve a Parafina e as Quilhas?

A parafina ajuda na aderência, ou seja, evita que se escorregue da prancha. Assim como o deck, ele auxilia e dá mais segurança durante as:

  • Remadas;
  • Manobras. 

São vários os tipos e eles mudam conforme a temperatura da água em que irá surfar. Já as quilhas são os principais acessórios para as melhores pranchas de surf. Isso porque, elas ajudam a dar direção à prancha. 

Como também a velocidade e desgarre nas manobras. Sem contar que ela tem papel importante na hora de pegar onda cavada. Elas são escolhidas pelo peso do surfista:

  • Até 65 kg, o uso é das quilhas pequenas;
  • Já entre 65 e 80 kg, o melhor é adquirir uma peça média;
  • Acima de 80 kg , o recomendável é o tipo grande.

Antes de adquirir as quilhas, atente-se para suas preferências de onda e o seu modelo de prancha. Até porque, ela precisa se encaixar direito sem danificar o equipamento.

As Pessoas Também Perguntam

Embora seja um esporte muito popular no Brasil, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como o surf e sua prancha funcionam. Sendo assim, confira alguns questionamentos comuns antes de comprar a sua prancha:

Quanto tempo dura uma prancha de surf?

Isso depende, antes de mais nada, da forma como a usa. Pranchas usadas no dia a dia duram em média um ano. Além disso, será natural o desejo de trocar o modelo, assim que evoluir no esporte. Até por isso, a troca acaba sendo algo orgânico.

Quais cuidados para preservar melhor o equipamento?

Os cuidados principais são não guardá-la molhada com água salgada, dê preferência a lugares com sombra na praia quando não estiver em uso, se possível. Além disso, troque a cera com frequência e a mantenha com capa.

Qual o melhor material para prancha de surf?

O melhor material é a fibra de vidro, porém, o seu custo é elevado. As pranchas de poliéster e epóxi também são de boa qualidade, além de serem mais acessíveis.

Considerações Finais

Ahhh! O Surf! Sendo o esporte de praia mais popular do Brasil, ele atrai novos entusiatas a cada dia e, para fazer a diferença na hora de praticá-lo, é essencial ter uma boa prancha de surf.

Sendo assim, na hora de adquirir uma prancha comece pela iniciante, ela dará o que é necessário para pegar confiança no mar. Após aprender a dominá-la, mude conforme o tipo de onda que prefere pegar.

Com o tempo, irá mudar naturalmente de produto, isso porque, cada prancha é um novo desafio e um mundo de possibilidades. Porém, o ideal é não ter pressa e acompanhar o ritmo do aprendizado.

Por último, caso já seja experiente, prefira as melhores pranchas de surf de fibra de vidro e aquelas que lhe trarão maior performance, a fim de ter bons momentos em alto mar.

Aliás, não deixe de conhecer bons smartwatches, pois eles irão te ajudar a entender o seu desempenho durante o surf!

No mais, esperamos que esse guia completo tenha te ajudado a entender melhor como funcionam as pranchas de surf!

Por hoje é só, mas em breve voltaremos com novas recomendações para vocês!

Leia também:

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.