10 melhores raquetes de tênis para comprar

Entre as melhores raquetes de tênis, há produtos que atendem desde o iniciante até o profissional. Nesse sentido, antes de escolher é bom conhecer os detalhes de cada modelo para poder comparar.
Há marcas que se destacam nesse segmento e já possuem a confiança do público. Por exemplo, Head, Wilson e Babolat. No entanto, são diversos os critérios que se deve analisar além da fabricante.
Para facilitar, confira uma lista com os 10 modelos de maior destaque no mercado. Aliás, alguns deles utilizados por grandes nomes do esporte em competições de nível internacional.
Melhores raquetes de tênis
No top 10 das melhores raquetes de tênis constam as marcas mais usadas pelos praticantes. Ainda assim, há modelos com preços mais acessíveis, além daqueles para quem quer investir em um item profissional.
Ao analisar as opções e chegar ao produto de sua preferência, você ainda conta com um cupom de desconto especial. Então, é uma boa oportunidade para o tenista que vai começar a praticar ou quer dar um upgrade em seus equipamentos.

Wilson Us Open Junior 23
A Wilson US Open Junior 23 é indicada para crianças entre 7 e 8 anos. Assim, esse modelo é leve e com a empunhadura adequada para esse público. Com a estrutura em alumínio e o cabo emborrachado, ela dá firmeza para os movimentos.
O item vem com as cordas no padrão 16×9 e tem um peso total de 205 gramas. Além disso, tem comprimento de 58,4 cm por 25,5 cm de largura. A marca, por sua vez, é referência e conta com algumas das melhores raquetes de tênis do mercado.

Roland Garros Elite II é uma das melhores raquetes de tênis
A raquete de tênis Roland Garros Elite II é uma edição especial lançada pela Wilson. O modelo leva o nome do torneio mais importante do esporte. Ela é muito leve, com apenas 291 gramas e já vem encordoada.
Graças ao design, ela garante uma resposta rápida e é fácil de manusear. Além disso, ela tem uma cabeça de 112″, mais ampla do que outros modelos. Por isso, é ideal para iniciantes, porque a área maior evita erros ao rebater as bolas.

Babolat Raquete Pure Aero
Entre as raquetes de tênis profissionais, esse modelo da marca Babolat merece destaque. Isso porque, a fabricante buscou um composto especial de carbono, o Carbon Ply Stabilizer para a composição da estrutura.
Outro destaque da Pure Aero é que ela permite que o próprio atleta passe as cordas, conforme o desenho de sua preferência. Além disso, se destaca o design arrojado e as cores vibrantes que dão um ar moderno ao conjunto.

Head Graphene XT Speed S é uma das melhores raquetes de tênis
A linha de raquetes Graphene da marca Head usa uma tecnologia que confere 30% mais resistência. A família Speed, por sua vez, trouxe uma melhoria, porque consegue distribuir mais o peso.
Com ela, o jogador tem mais potência nas jogadas, além de ser fácil de manusear. Aliás, com as cordas, o produto não chega a 303 gramas, o que ainda faz dela uma opção leve para uso.

Raquete de tênis Instinct Supreme
A raquete de tênis da Head, modelo Instinct Supreme é ideal para jogadores eventuais. Afinal, ela reúne o que há de melhor na tecnologia da marca, com uma cabeça mais ampla. Assim, o atleta consegue mais precisão para acertar os lances.
Sua estrutura conta com nano titânio, que confere maior durabilidade. Além disso, o seu design visa reduzir a vibração, o que dá mais estabilidade. Por isso, é uma das melhores raquetes de tênis quando se pensa em custo-benefício.

Wilson Energy XL
A raquete Energy XL da Wilson tem um preço acessível, por isso, é a escolha ideal para iniciantes. Ela possui dimensões maiores, o que torna mais fácil acertar os passes na partida.
Mesmo com o tamanho mais amplo, ela é bem leve e pesa só 272 gramas. Isso porque, ela conta com uma Liga Airlite, em aço, para ganhar mais desempenho. Além disso, a fabricante se preocupou em criar um sistema para redução da vibração.

Entre as melhores raquetes de tênis está a Wilson Federer
Essa linha é indicada para o uso recreativo, ou seja, não é uma raquete de tênis profissional. Mas, nem por isso ela deixa de entregar um alto desempenho. Afinal, ela conta com a tecnologia Air Lite, uma liga especial, mais leve e resistente.
Outro ponto positivo do modelo é que tem um comprimento maior. Desse modo, o atleta ganha mais alcance em quadra. Além disso, ela vem com pastilhas de choque para absorção do impacto, o que dá conforto ao jogador.

Raquete De Tênis Yonex Vcore 100
O modelo foi a escolha do tenista Denis Shapovalov, que representa o Canadá e ocupa a 10ª colocação mundial. Confeccionada em grafite, ela tem uma estrutura leve, que pesa apenas 300 gramas.
Com uma cabeça de 100 cm², ela confere boa precisão para atletas com uma batida mais forte. Tudo isso com a preocupação em reduzir a vibração causada pelo impacto. Por isso, figura na lista das melhores raquetes de tênis para linha de base.

Babolat Pure Drive Lite 2021
Com um design moderno e uma estrutura em grafite que pesa só 283 gramas, o modelo da Babolat é ideal para iniciantes ou intermediários. Aliás, a Pure Drive Lite 2021 tem um espaçamento maior entre as cordas. Isso confere maior potência e alcance nas batidas.
Por conta dessas características, ela é uma das melhores raquetes de tênis para quem busca desempenho. Aliado a isso, ainda possui um melhor amortecimento, para dar mais conforto durante o uso.

Babolat Falcon é uma das melhores raquetes de tênis
Uma opção mais acessível entre os modelos de raquete da Babolat, a Falcon é ideal para quem está no começo. Embora tenha um preço mais baixo, ela não deixa de lado a qualidade já conhecida da marca.
Feita em alumínio, ela já vem encordoada, ou seja, com as cordas instaladas. Aliás, essa é uma característica importante para quem é novo no esporte. Afinal, ajustar a tela é uma tarefa que requer técnica e deve ser feita por quem entende do assunto.
Conheça a história do tênis
Versões similares ao que se conhece hoje foram registradas desde a Grécia Antiga. Mas, ele se tornou mais popular na Europa. Inclusive, o primeiro torneio de tênis foi disputado na Inglaterra, em 1877.
Ele se tornou um esporte olímpico em 1896 em Atenas. Somente a partir dos jogos de Sydney, em 2000, a competição passou a contar na pontuação da Associação de Tenistas Profissionais. Por isso, grandes nomes da modalidade passaram a participar.
Vantagens da prática do esporte
O tênis é um esporte muito ágil, que exige um bom preparo físico. Afinal, seja no individual ou em duplas é preciso ter um bom condicionamento para cobrir toda a extensão da quadra. Diante disso, traz muitos benefícios para a saúde, tais como:
- Trabalha a coordenação motora;
- Melhora a capacidade respiratória;
- Dá tônus muscular;
- Auxilia no sistema cardiovascular.
De acordo com o perfil do atleta e a intensidade do treino, é possível eliminar até 500 calorias em uma hora. Portanto, é uma atividade bem completa, indicada até mesmo para crianças.
Quais os principais campeonatos de tênis?
Fora os Jogos Olímpicos, outros campeonatos ao redor do mundo reúnem os melhores jogadores de tênis da atualidade. Assim, entre os maiores eventos desta modalidade estão:
- Australian Open;
- Roland Garros, realizado na França;
- Wimbledon, na Inglaterra, que ocorre no mês de julho;
- US Open, realizado nos Estados Unidos.
Há ainda campeonatos menores, como os Masters 1000 e Copa Davis, por exemplo. Mesmo assim, eles são importantes para a pontuação no ranking da ATP – Associação de Tenistas Profissionais.
Quem são os principais jogadores de tênis?
Entre os destaques no esporte, o suiço Roger Federer é um dos principais nomes. Afinal, o atleta alcançou a marca de 20 títulos em Grand Slams, os maiores campeonatos de tênis. Já no feminino, a americana Serena Williams acumula 23 vitórias em torneios.
Fora esses dois, há inúmeros destaques na modalidade, inclusive, brasileiros. Então, confira na sequência uma lista com alguns dos maiores talentos recentes do tênis em todo o mundo:
- Rafael Nadal;
- Margaret Court;
- Novak Djokovic;
- Rod Laver;
- Gustavo Kuerten, o Guga;
- Fernando Meligeni.
O esporte está em ascensão e se torna mais popular a cada ano. Com isso, novos talentos surgem a cada novo ciclo. Por isso, é importante o incentivo aos atletas de base para que possam chegar às grandes disputas.
Como eram as raquetes de tênis no início do esporte?
Nos primeiros registros que se tem do esporte, usavam-se raquetes em madeira bem rústicas. Apenas por volta de 1800, foram adicionadas as cordas na vertical e horizontal como se vê hoje. Ao longo dos anos, mudou-se para outros materiais, dentre eles:
- Alumínio;
- Ligas de aço;
- De modo mais recente, o grafite.
Com a evolução da modalidade, os atletas e treinadores passaram a se preocupar mais com a performance. Por isso, surgiram novos desenhos, modos de passar as cordas, a fim de melhorar o desempenho.
Tecnologia proporcionou as melhores raquetes de tênis
Na busca pelas melhores raquetes de tênis, a ciência teve um papel fundamental. Por meio de estudos técnicos, os fabricantes buscaram novos compostos para dar mais leveza à estrutura. Além disso, outros upgrades obtidos foram:
- Melhor aerodinâmica;
- Redução da vibração;
- Tipos de cordas e trançados diferentes;
- Maior precisão.
Com base nesses pontos, hoje é possível encontrar opções que se adaptam ao nível e estilo de cada tenista. Afinal, as melhorias trazidas para os profissionais se tornaram mais populares e já estão no mercado em modelos acessíveis.
Dicas para a manutenção da raquete de tênis
Para garantir uma boa durabilidade do equipamento é preciso fazer a higiene correta. Isso porque, o acúmulo de sujeira pode interferir no rendimento da raquete e na aderência do cabo, por exemplo. Então, confira algumas dicas simples para manter o bom uso:
- Remover a poeira com pano seco e limpo;
- Limpar o cabo com pano úmido com sabão neutro;
- Deixar secar antes de guardar.
O ideal é manter os acessórios armazenados em uma raqueteira. Assim, fica mais fácil transportar e guardar sem riscos de danos. Além disso, a proteção evita que o equipamento entre em contato com a umidade e outros elementos externos.
Qual a diferença entre as raquetes de tênis?
Os modelos de raquetes de tênis variam de acordo com peso, tamanho e encordoamento. Para os iniciantes e intermediários, é mais comum usar aquelas com cabeça maior, de cerca de 112 cm. Afinal, têm uma área maior, logo, é mais fácil acertar a bola.
Com relação às demais classificações, levam em conta aspectos como o peso e o balanço. Nesse sentido, confira na sequência a relação entre as dimensões e níveis indicados:
- Iniciante: com peso de até 285 gramas e balanço de 325 mm;
- No intermediário, ter até 300 g, com mais equilíbrio entre cabeça e cabo;
- Avançados, a raquete é mais pesada e com o balanço acima de 325 mm.
Quanto maior o peso, menos vibração tem a raquete. Além disso, têm uma força e resistência maior. Mas, é mais difícil de manusear para quem está no começo.
Dicas para escolher entre as melhores raquetes de tênis
Na hora de escolher entre as melhores raquetes de tênis, é preciso entender qual o perfil do jogador. Ainda, é bom definir qual a frequência de uso, a fim de comprar um produto com boa durabilidade. Assim, alguns aspectos a considerar são:
- Nível do tenista;
- Uso recreativo ou profissional;
- Faixa etária;
- Estilo de jogo;
- Orçamento disponível.
A partir disso, basta procurar entre as opções deste top 10, o modelo que se adeque à sua realidade. Desse modo, é possível comparar e optar pelo item que tiver o melhor custo-benefício.
Melhores raquetes de tênis para iniciantes
Ao analisar a lista com as 10 melhores raquetes de tênis, alguns modelos se destacam, porque são ideais para os iniciantes. Então, confira a seguir os três produtos que se enquadram nesse quesito:
- Wilson Energy XL;
- Babolat Falcon;
- Por fim, a Wilson Us Open Junior.
O modelo juvenil da Wilson é uma boa pedida para quem quer investir no esporte desde cedo. Ela é mais leve e adequada ao tamanho desse público, mas ainda conserva um design similar ao profissional.
Já os outros dois produtos, voltados aos atletas adultos, têm alguns pontos em comum. A cabeça mais ampla e a preocupação em oferecer um acessório leve e com pouca vibração. O preço das duas também é similar, por isso, a escolha fica por conta do estilo que prefere.
As pessoas também perguntam
Caso ainda tenha dúvidas sobre raquete de tênis ou o esporte em geral, confira as principais perguntas frequentes dos consumidores na internet.
Qual é a melhor marca de raquete de tênis?
As marcas Babolat, Wilson e Head reúnem as melhores raquetes de tênis. Inclusive, alguns de seus modelos são utilizados por jogadores profissionais nas competições oficiais.
Essa tecnologia utilizada para desenvolver os equipamentos dos atletas de ponta, chega também aos amadores. Assim, os avanços permitem um desempenho superior nos jogos e treinos.
Com qual raquete o Roger Federer joga?
Atualmente, o tenista usa o modelo Wilson Pro Staff RF 97 Autograph. A raquete foi projetada para ter uma boa potência, mas sem perder o controle dos movimentos. O jogador, inclusive, já colaborou com a marca para desenvolver uma linha com seu nome.
Quanto tempo dura uma raquete de tênis?
A durabilidade de uma raquete de tênis varia entre nove meses até dois anos. Mas, isso depende muito do volume de partidas e do estilo de jogo. Aliás, quanto mais aberto o espaço entre as cordas, menos ela dura.
Jogue com uma das melhores raquetes de tênis
A partir dessa análise dos 10 melhores modelos de raquetes de tênis fica mais fácil definir as prioridades. Por isso, é importante ter atenção a alguns aspectos importantes no momento da compra:
- Material;
- Peso;
- Nível indicado;
- Fabricante;
- Garantia do produto;
- Referências sobre o item.
Para quem é iniciante, uma boa dica é apostar em modelos que já venham com as cordas instaladas. Do contrário, será preciso pedir auxílio a alguém com experiência. Muito embora não seja um acessório barato, ao comprar um item de qualidade, terá longa vida útil.
Entre as opções listadas, há produtos que variam entre R$ 300 a R$ 1,5 mil. Logo, há uma enorme variedade, por isso, é essencial entender o que se busca para saber se vale a pena o investimento.