Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Melhores Praias em Fortaleza: Veja 9 Opções Incríveis!

Localizada num dos estados mais tropicais do Brasil, Fortaleza se tornou um verdadeiro refúgio para quem ama o sol e o mar. Devido às suas belezas naturais e infraestrutura perfeita para turistas, a cidade já é uma das mais visitadas do país. Por isso, vamos te mostrar as Melhores Praias em Fortaleza!

Uma pesquisa da MaxMilhas apontou que, no último ano, Fortaleza foi a quinta cidade mais procurada para turismo no Brasil. Neste sentido, o destino é bastante almejado por diversas razões, desde seus encantos naturais, culinária e até mesmo pontos turísticos religiosos.

Sendo assim, se você acredita que conhecer a capital do Ceará é uma excelente opção para suas férias, vamos te apresentar as melhores praias em Fortaleza para incluir no seu roteiro turístico! Confira abaixo. 

Conheça as Melhores Praias em Fortaleza

Se você ama passar o dia no mar, ou tomando um belo banho de sol, saiba que não faltam opções no Ceará para matar a sua vontade! Por isso, confira abaixo as melhores praias em Fortaleza para incluir no seu roteiro turístico.

Praia de Meireles

Imagem Com Praia De Meireles
Foto: Praia de Meireles www.tripadvisor.com.br

Localizada no Bairro Meireles, a Praia de Meireles é uma das mais belas do Ceará, sendo também uma das melhores praias em Fortaleza. Altamente estruturada para receber turistas, ela é uma das mais procuradas pelos navegantes que querem conhecer os encantos da capital cearense. 

Na Praia de Meireles, podemos encontrar diversos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e, entre os pontos turísticos mais conhecidos, temos a Feirinha de Artesanato local. Além disso, diversas casas de veraneio estão situadas na praia. 

Com um mar calmo e morno, a Praia de Meireles é uma das melhores opções de praia em Fortaleza para crianças e idosos. No entanto, cabe ressaltar que algumas partes da praia são impróprias para banho, ou seja, é necessário avaliar bem onde ficar. 

Além disso, por ser bem localizada, ela também dá acesso a outros pontos famosos de Fortaleza, como o Jardim Japonês. Sendo assim, se você quer conhecer uma das melhores praias em Fortaleza, saiba que a Praia de Meireles é essencial para o seu roteiro. 

Praia do Mucuripe

Famosa por ser o lar da estátua de Iracema, a Praia do Mucuripe é uma das mais belas do Ceará, sendo facilmente também uma das melhores praias em Fortaleza. Apesar de ser bastante calma, ela também conta com uma boa infraestrutura para receber visitantes. 

Com mar calmo e sereno, é uma boa opção para dar um mergulho nas águas em meio a área urbana de Fortaleza. Contudo, assim como a Praia de Meireles, existem alguns trechos impróprios para banho, logo, confira as condições antes de cair na água.

Além do belo mar e dos inúmeros coqueiros em sua extensão, algo que torna a Praia do Mucuripe tão famosa é o Mercado do Peixe. Isso porque a praia é o recanto perfeito para comer deliciosos frutos do mar, que são assados ainda frescos em diversos lugares da praia.

Dessa forma, se quer almoçar um típico peixe cearense, saiba que a Praia do Mucuripe tem diversos bares e restaurantes com pescados frescos, para o preparo de uma refeição incrível e inesquecível.

Praia do Futuro

Imagem Com Praia Do Futuro
Foto: Praia do Futuro www.tripadvisor.com.br

Com um belíssimo mar azul de encher os olhos, a Praia do Futuro é facilmente uma das melhores praias em Fortaleza, talvez até mesmo de todo o Nordeste. Inclusive, os tons de azul dessa praia são tão intensos, que poucos lugares conseguem entregar uma bela assim.

Somado a estas belezas e uma enorme faixa de areia, a Praia do Futuro também ficou famosa por ser perfeita para praticar esportes. Isso porque os ventos fortes da região propiciam a prática de surf, kitesurf, entre muitos outros esportes para se aventurar.

Por outro lado, quando a maré está baixa, o destaque da Praia do Futuro são suas belas - e quase transparentes - piscinas naturais. Sendo assim, nessa hora, é o melhor momento para levar crianças e idosos para curtir uma prainha em Fortaleza.

Assim como as praias anteriormente citadas, a Praia do Futuro está situada na área urbana de Fortaleza. Por isso, a praia tem uma bela infraestrutura, pois o que não faltam são barracas, bares, restaurantes e diversos outros estabelecimentos para tornar a sua viagem inesquecível. 

Sabiaguaba

Se você é aquele tipo de turista que ama estar em lugares mais rústicos e menos movimentados, saiba que uma das melhores praias em Fortaleza vai te impressionar: a Praia de Sabiaguaba.

Diferente das demais praias citadas, ela não possui uma grande infraestrutura, nem mesmo uma enorme movimentação. Na verdade, os frequentadores da praia são os próprios habitantes de Fortaleza, tornando o lugar um refúgio calmo e sereno em meio a cidade grande.

No entanto, assim como diversas praias na região, ela também é um grande espaço para pesca, logo, o que não faltam são diversos barcos e pescadores na região. Porém, eles não atrapalham a praia e deixam a paisagem com um ar mais litorâneo. 

Neste sentido, vale destacar que Sabiaguaba tem um mar tranquilo e ondas leves, ou seja, você pode curtir seu dia de praia à vontade! Aliás, para os amantes de praias 

Praia de Iracema

Imagem Com Praia De Iracema
Foto: Praia de Iracema www.tripadvisor.com.br

Sendo uma das praias urbanas de Fortaleza, a Praia de Iracema é um verdadeiro paraíso perdido no meio da cidade. Inclusive, a praia leva esse nome devido ao romance Iracema, do renomado autor cearense José de Alencar.

Com uma paisagem exuberante e muitos coqueiros, a Praia de Iracema é facilmente uma das melhores praias em Fortaleza, especialmente porque muitas pessoas a consideram a praia mais importante da cidade.

Diferente das outras praias da orla urbana de Fortaleza, Iracema se diferencia um pouco por ter ondas mais fortes e ventos mais intensos. Por isso, é bastante comum que turistas venham para surfar nas suas imensas ondas, ou aproveitar dos ventos para praticar kitesurf.

Por outro lado, é necessário destacar que a Praia de Iracema é uma das mais bem localizadas de Fortaleza, servindo de sede para muitos eventos na cidade, como comemorações de Natal e Réveillon. Além disso, ela está próxima a alguns pontos turísticos famosos, como o Espião, por exemplo.

Dessa forma, se você quer curtir uma praia agitada, com uma bela infraestrutura para receber turistas, saiba que a Praia de Iracema é uma das melhores praias em Fortaleza para isso!

Praia da Caponga

Embora a Praia da Caponga esteja localizada a 50 minutos do centro da capital cearense, mesmo assim, ainda é considerada uma das melhores praias em Fortaleza. Além do belo mar e uma boa extensão de areia, a praia ficou famosa por suas incríveis dunas. 

Dessa forma, nos últimos anos, o local vem sendo infestado de turistas, que procuram diversas em meio a um oásis natural. Em Caponga, os destaques ficam nos passeios de buggy, ou até mesmo dromedários em algumas regiões da praia.

Por outro lado, vale destacar que o mar é calmo e bem transparente, sendo perfeito para curtir um dia em família. Inclusive, quando a maré está baixa, diversas piscinas naturais surgem ao longo da praia, para tornar sua paisagem ainda mais impressionante. 

Aliás, não pense que por ser afastada, a praia é pouco estruturada, pois o que não falta na praia de Caponga são bares, restaurantes, pousadas e diversos outros empreendimentos.

Sendo assim, não perca a oportunidade de conhecer uma das melhores praias em Fortaleza para curtir um dia tranquilo e calmo de verão!

Porto das Dunas

Imagem Com Porto Das Dunas
Foto: Porto das Dunas www.tripadvisor.com.br

Se você quer conhecer um dos pontos turísticos mais visitados do Ceará, além de uma das melhores praias em Fortaleza, não deixe de visitar a praia de Porto das Dunas. Como o próprio nome menciona, você encontrará as mais belas dunas cearenses para desbravar.

Com cenários paradisíacos, muitos coqueiros e um mar transparente e tranquilo, Porto das Dunas se destacou nos últimos anos, sendo o destino perfeito para quem deseja passar férias em família no Ceará.

Inclusive, Porto das Dunas conta com uma das atrações cearenses mais famosas do país, o Beach Park. Dessa forma, é possível conhecer mais das belezas naturais do estado e ainda curtir um parque aquático ao fim da viagem.

No entanto, vale destacar que a praia não conta com uma grande infraestrutura, embora tenha um número considerável de bares, restaurantes, lojas e hotéis. Por isso, se prepare o máximo que puder antes de se aventurar numa das melhores praias em Fortaleza!

Praia de Morro Branco

Sendo um lugar charmoso e litorâneo, a Praia de Morro Branco é uma das melhores praias em Fortaleza, mas não somente por suas belezas naturais ou mar encantador, mas por servir de cenário para diversas obras brasileiras.

Nas últimas décadas, a Praia de Morro Branco serviu de locação para a gravação de diversos filmes, novelas, séries e até clipes musicais. Além disso, o Farol de Morro Branco, situado em meio a praia, dá uma visão perfeita para todo o litoral cearense. 

Paralelamente, o lugar ainda é muito procurado devido ao Labirinto de Morro Branco, um labirinto criado pelas falésias que criaram caminhos diferentes e divertidos para aproveitar.

Porém, vale destacar que mesmo sendo uma das melhores praias em Fortaleza, a Praia de Morro Branco é um pouco distante do centro da cidade e, por isso, é necessário pegar um ônibus na rodoviária local ou fazer um translado com agências locais para acessar a praia.

Apesar da certa dificuldade para chegar nela, a Praia de Morro Branco é um destino que vale a pena conhecer no Ceará, especialmente por ter belezas naturais que poucos lugares no mundo conseguem exibir. 

Jericoacoara

Imagem Com Jericoacoara
Foto: Jericoacoara www.tripadvisor.com.br

Apesar de não ficar na grande capital, vale destacar Jericoacoara como uma das melhores praias em Fortaleza e, inclusive, de todo o Ceará. Nos últimos anos, o que não faltaram foram turistas interessados em conhecer as belezas naturais desse incrível lugar.

Assim como diversas outras praias no Ceará, Jericoacoara também ficou famosa por seus ventos fortes. Dessa forma, muitos aventureiros aproveitam a condição dos ventos para praticar surf e kitesurf, além de outros esportes radicais.

Em relação ao mar, as ondas são um pouco fortes, mas nada que atrapalhe a sua viagem. Inclusive, durante a maré baixa, belíssimas piscinas naturais se formam para deixar o cenário da praia ainda mais bonito.

Por fim, ainda vale conferir a Lagoa Azul, uma lagoa belíssima, que conta com uma boa infraestrutura para receber os turistas. Assim, se você quer relaxar numa rede e curtir um pelo por-do-sol cearense, saiba que Jericoacoara é o destino ideal para isso!

Conheça os melhores pontos turísticos de Fortaleza

Agora que você já sabe quais são as melhores praias em Fortaleza, que tal conhecer alguns pontos turísticos fantásticos na capital cearense? Confira os melhores abaixo!

Centro Dragão do Mar

Nomeado em homenagem a Francisco José do Nascimento, o memorável pescador cearense, o Centro Dragão do Mar é uma verdadeira ode à cultura e tradição cearense. 

Contando com uma arquitetura clássica, o local abriga diversos casarões, lojas, teatros, auditórios, entre muitos outros. Além disso, ele abria os maiores museus da cidade, o Museu da Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense. 

Por lá, além das típicas atrações e instalações, também ocorre algumas apresentações de dança, canto e folclore locais, geralmente com entrada franca. Além disso, é possível conhecer um planetário incrível no local. 

Sendo assim, o Centro Dragão do Mar é um ponto turístico obrigatório para quem deseja conhecer mais da rica cultura cearense. Afinal, o que não faltam são obras de arte, exposições e diversos outros elementos que contém detalhadamente toda a arte e cultura do estado. 

  • Endereço: R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema

Praça dos Mártires

Imagem Com Praça Dos Mártires
Foto: Praça dos Mártires www.googlemaps.com

Se você quer passear pela cidade após visitar as melhores praias em Fortaleza, saiba que a Praça dos Mártires é o melhor lugar - e mais cultural - centrinho de visitação da capital cearense.

No passado, a praia servia como um point para toda a sociedade fortalezense. No entanto, nem todas as pessoas circulavam por toda a praça, pois algumas partes eram destinadas somente a alta classe da cidade.

O tempo passou e esse costume ficou de lado, mas a Praça dos Mártires nunca deixou de ser um lugar incrível para conhecer mais da história de Fortaleza. Inclusive, a praça foi reformada e conta com diversos empreendimentos por perto.

Atualmente, a praça possui bares, lojas, restaurantes, além de um pequeno palco para apresentações e shows populares. Sendo um espaço cultural e histórico, vale a pena dar um passeio por uma das praças mais antigas de Fortaleza. 

  • Endereço: Praça dos Mártires - Centro

Mercado Central de Fortaleza

Se você acha que conhecer as melhores praias em Fortaleza é o suficiente para experimentar todos os sabores da capital cearense, saiba que você está enganado! Isso porque o Mercado Central de Fortaleza é uma grande homenagem a toda história e tradição da cidade.

Situado próximo à Catedral Metropolitana, o mercado centro tem mais de 200 anos de história e, inicialmente, era apenas um espaço para vender legumes e carnes. Ao longo da história, o lugar cresceu, se tornando o maior mercado do Nordeste.

Dessa forma, são mais de 500 lojas, vendendo o melhor dos insumos cearense: cachaças, feijões, amendoins, flores, plantas, bebidas típicas, caranguejos, entre muitos outros.

Além disso, é claro, o lugar também conta com artesanato e arte local, onde você pode levar uma lembrancinha incrível para casa. Inclusive, por ter uma enorme praça de alimentação, vale a pena degustar o melhor da cozinha cearense na hora do almoço. 

Sendo referência na história de Fortaleza, o Mercado Central é um passeio obrigatório para todos os turistas. Contudo, vale citar que é um local imenso, ou seja, reserve uma tarde inteira para conhecer tudo o que ele pode oferecer.

  • Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 199 - Centro
  • Telefone: (85) 3454-8586

Qual a melhor época para visitar Fortaleza?

Se a sua missão é conhecer as melhores praias em Fortaleza, temos uma boa notícia! Isso porque a capital cearense é um local com altas temperaturas o ano inteiro, ou seja, não há muita diferença entre o inverno e o verão.

Na verdade, no inverno, as chuvas amenizam o tempo quente da cidade, mas nada tão discrepante assim. Atualmente, a média anual de temperatura em Fortaleza é de 28º C.

No entanto, se você quer aproveitar o máximo das praias sem pegar uma chuvinha, saiba que é ideal visitar Fortaleza entre dezembro e maio. Isso porque, nessa época, a temperatura é intensa e o sol aparece todos os dias.

Por outro lado, entre junho e agosto, as chuvas aparecem e, mesmo alguns dias ficam nublados sem chuva, a sua praia pode não acontecer. Sendo assim, evite viajar nessa época se não quiser desistir de conhecer as praias.

Por fim, vale citar que se você quer praticar kitesurf ou windsurf, é necessário visitar Fortaleza entre setembro e novembro, quando os ventos ficam mais intensos em todo o Ceará.

Considerações Finais

Conhecer as melhores praias em Fortaleza é uma excelente maneira de desbravar e se encantar com o litoral cearense. Isso porque o que não faltam são opções para todos os gostos, desde os turistas mais aventureiros aos que buscam tranquilidade e calmaria.

Dessa forma, vale muito a pena conhecer a capital cearense, especialmente por ter praias belíssimas, sendo muitas delas em seu perímetro urbano. Assim, você não precisará viajar muito para chegar nos mais encantadores paraísos naturais da cidade.

Por fim, agora que você já sabe quais são as melhores praias em Fortaleza, que vão conhecer os melhores bares da cidade? Assim ficará mais fácil de refrescar.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.