Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Belo Horizonte - MG: O que fazer, onde ficar, onde comer e mais!

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, conhecida também como a “cidade dos bares”, devido a sua variedade de estabelecimentos. É uma cidade que encanta por sua história, cultura e beleza natural, com uma culinária rica e diversas opções de hospedagens.

Se você está pensando visitar BH e ainda não sabe o que fazer, onde ficar e onde comer, não se preocupe. Você está no lugar certo!

O que fazer em Belo Horizonte

Existem inúmeras atividades turísticas para você experimentar em Belo Horizonte e nós separamos as melhores para você. Confira!

Shoppings

Imagem: Boulevard Shopping
Boulevard Shopping - Imagem: tripadvisor.com

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é um verdadeiro paraíso para os amantes das compras, com uma variedade de shoppings que atendem a todos os gostos e necessidades, contando com marcas de luxo ou opções mais acessíveis. 

Um dos principais shoppings da cidade é o Boulevard Shopping, localizado na região centro-sul. Com uma arquitetura moderna e elegante, o Boulevard oferece uma ampla gama de lojas, como grifes renomadas, além de diversas opções gastronômicas.

Outro destaque é o Diamond Mall, localizado no bairro de Lourdes. Conhecido por ser um shopping de luxo, o Diamond Mall abriga marcas internacionais e nacionais de alto padrão, além de oferecer uma praça de alimentação refinada e restaurantes requintados. 

Na região da Pampulha, temos o Shopping Del Rey, um dos maiores shoppings da cidade. Com uma ampla variedade de lojas, desde moda até eletrônicos, o Del Rey é um destino popular para os moradores da região e visitantes.

Para quem busca uma experiência de compras ao ar livre, o BH Shopping é uma excelente opção. Localizado na região centro-sul de Belo Horizonte, este shopping é um dos mais antigos e tradicionais da cidade.

Além dos shoppings mencionados, Belo Horizonte conta com outros centros comerciais de destaque, como o Shopping Pátio Savassi, o Minas Shopping e o Shopping Cidade. 

Museus e teatros

Belo Horizonte é uma cidade que respira cultura, e isso é evidente em seus diversos museus e teatros, que encantam os visitantes com suas exposições, espetáculos e apresentações artísticas

O Museu de Arte da Pampulha é um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Localizado às margens da Lagoa da Pampulha, o museu abriga um acervo de arte moderna e contemporânea, com obras de artistas renomados.

Outro destaque é o Museu de Artes e Ofícios, situado no centro histórico da cidade. Esse museu abriga uma coleção única de objetos relacionados ao trabalho e às profissões, mostrando a evolução das técnicas e ofícios ao longo do tempo. 

Quando o assunto é teatro, Belo Horizonte não deixa a desejar. O Palácio das Artes é um dos principais espaços culturais da cidade. Com diversos palcos, como o Grande Teatro e o Teatro João Ceschiatti, o Palácio das Artes recebe uma variedade de espetáculos.

Esses são apenas alguns exemplos dos ricos museus e teatros que Belo Horizonte oferece. A cidade valoriza e promove a cultura em suas diversas manifestações, proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência enriquecedora.

Clubes

Imagem: Granfinos
Granfinos - Imagem: tripadvisor.com

Belo Horizonte é uma cidade conhecida por sua animada vida noturna e seus clubes são parte fundamental dessa cena. Eles oferecem diferentes estilos musicais, atmosferas únicas e uma ampla variedade de eventos para garantir diversão a todos os gostos.

O Granfinos, localizado no bairro Santa Efigênia, é um dos clubes mais tradicionais de Belo Horizonte, com uma atmosfera intimista e uma decoração retrô. O espaço recebe uma programação diversificada, como shows de bandas locais.

Já A Obra, situado no bairro Funcionários, é um clube de música alternativa conhecido por suas festas temáticas e noites de rock, indie e música eletrônica. O ambiente descontraído e a programação eclética garantem uma experiência única aos frequentadores.

Na região da Pampulha, temos o Hangar 677, um espaço amplo e moderno que recebe shows de artistas nacionais e internacionais. Com capacidade para um grande público, o clube oferece uma infraestrutura completa, como bares em Belo Horizonte, camarotes e uma pista de dança.

Por isso, seja para curtir música ao vivo, dançar ao som de DJs renomados ou aproveitar festas temáticas, os clubes da cidade são locais ideais para se divertir.

Praças e parques

Belo Horizonte é uma cidade que valoriza o convívio ao ar livre, e suas praças e parques são espaços perfeitos para aproveitar momentos de lazer, descanso e contato com a natureza.

A Praça da Liberdade é o coração cultural de BH, pois além de belos jardins, a praça abriga importantes prédios históricos e museus, como o Palácio da Liberdade e o Memorial Minas Gerais Vale

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no centro da cidade, é uma área verde exuberante em meio à agitação urbana. Com lagos, jardins bem cuidados e uma diversidade de espécies vegetais, é um convite para caminhadas e piqueniques.

No bairro Mangabeiras, encontra-se o Parque das Mangabeiras, uma das maiores áreas de preservação ambiental de Belo Horizonte. Com uma extensa área verde, trilhas e mirantes com vistas deslumbrantes da cidade, é um lugar ideal para os amantes da natureza.

A Praça do Papa, também no bairro Mangabeiras, é conhecida por sua vista panorâmica da cidade, proporcionando um pôr do sol inesquecível. Além disso, abriga um monumento em homenagem à visita do Papa João Paulo II a Belo Horizonte em 1980. 

Às margens da Lagoa da Pampulha encontra-se o Parque Ecológico da Pampulha, um verdadeiro refúgio verde na cidade. Com uma extensa área verde, trilhas para caminhadas e corridas, além de espaços para prática de esportes.

Festivais e eventos

Belo Horizonte é uma cidade vibrante e repleta de eventos culturais ao longo do ano. Os festivais e eventos que ocorrem na capital mineira atraem visitantes de todo o país e oferecem uma experiência única.

Um dos principais eventos é o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT BH), um dos maiores festivais de teatro da América Latina. Durante dez dias, a cidade se transforma em um palco a céu aberto, com apresentações gratuitas.

Outro destaque é o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, importante evento do circuito audiovisual brasileiro. Durante uma semana, são exibidos curtas-metragens de diferentes países e gêneros, além de contar com mostras competitivas, debates e oficinas.

O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) também ganha destaque na cidade. A cada dois anos, Belo Horizonte recebe artistas, escritores e entusiastas dos quadrinhos para exposições, palestras, lançamentos de HQs e atividades interativas.

Na área da gastronomia, o Comida di Buteco é um sucesso. Considerado um dos maiores concursos gastronômicos do país, ele destaca a culinária de boteco de Belo Horizonte. Diversos bares participam do concurso, oferecendo petiscos especiais.

Onde comer em Belo Horizonte

Imagem: Moema Bar E Cozinha
Moema Bar e Cozinha - Imagem: tripadvisor.co

São tantas opções de bares e restaurantes para conhecer em Belo Horizonte, que você pode ficar confuso na hora de escolher o melhor. Pensando nisso, separamos algumas opções que podem combinar com você.

Moema Bar e Cozinha

  • Localizado no bairro de Lourdes.
  • Ambiente aconchegante e descontraído.
  • Cardápio com pratos da culinária brasileira e petiscos mineiros.
  • Opção ideal para desfrutar de boa comida e drinks em um ambiente agradável.

Coco Bambu Del Rey

  • Destaque para frutos-do-mar.
  • Ambiente amplo e sofisticado.
  • Cardápio diversificado com opções de peixes, camarões, lagostas e carnes.
  • Porções generosas e excelente atendimento.

La Macelleria Lourdes

  • Restaurante especializado em carnes nobres.
  • Decoração moderna e aconchegante.
  • Seleção variada de cortes especiais preparados com maestria.
  • Opção refinada para apreciadores de carne.

Kanpai

  • Restaurante japonês renomado.
  • Ambiente moderno e acolhedor.
  • Menu completo de pratos da culinária japonesa.
  • Ingredientes frescos e de alta qualidade.

Dal Grano

  • Restaurante italiano com atmosfera romântica.
  • Pratos típicos da Itália, como massas frescas e risotos.
  • Opção ideal para uma refeição especial em um ambiente charmoso.

Redentor Bar

  • Localizado no bairro de Santa Tereza.
  • Ambiente rústico e descontraído.
  • Música ao vivo e decoração boêmia.
  • Cardápio com petiscos e pratos de boteco, acompanhados de cervejas geladas e drinks saborosos.

Patorroco

  • Bar e restaurante em Santa Tereza.
  • Atmosfera descontraída e aconchegante.
  • Cardápio com opções variadas.
  • Ponto de encontro popular para moradores da cidade.

Onde ficar em Belo Horizonte

Encontrar as melhores hospedagens de Belo Horizonte não é tão difícil como parece, afinal, esta é uma cidade que está acostumada a receber turistas. Portanto, existem muitos hotéis e pousadas em Belo Horizonte disponíveis para você. Confira!

  • Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel: Localizado no bairro de Lourdes, é um hotel de categoria superior com quartos modernos e bem equipados. Oferece restaurante, bar, academia e salas de eventos, proporcionando uma estadia confortável.
  • Hotel Vivenzo Savassi Belo Horizonte: Situado no bairro de Savassi, é um hotel que oferece quartos confortáveis e bem decorados. Possui uma localização estratégica próxima a diversos restaurantes, bares e lojas.
  • Ibis Budget Belo Horizonte Minascentro: Localizado no centro da cidade, é um hotel de Belo Horizonte econômico com quartos compactos e funcionais. É uma opção acessível para quem busca uma estadia simples e com boa relação custo-benefício.
  • Pousada Caminhos de Minas: Situada em uma área tranquila, é uma pousada encantadora com atmosfera acolhedora. Oferece quartos confortáveis e charmosos, além de um ambiente tranquilo e cercado pela natureza.
  • Pousada Sossego da Pampulha: Localizada na região da Pampulha, é uma pousada que oferece quartos aconchegantes e uma atmosfera relaxante. É uma ótima opção para quem busca tranquilidade e proximidade com os principais pontos turísticos.
  • Casa Pampulha: Localizada na região da Pampulha, é uma casa de aluguel por temporada que oferece acomodações espaçosas e confortáveis. É uma opção interessante para quem viaja em grupos ou em família.

Quanto tempo ficar em Belo Horizonte

A quantidade de tempo ideal para ficar em Belo Horizonte pode variar de acordo com os interesses e disponibilidade de cada pessoa. No entanto, é recomendado uma estadia de pelo menos 2 a 3 dias para explorar as principais atrações da cidade.

Durante esse período, é possível visitar pontos turísticos como a Praça da Liberdade, a região da Pampulha com suas obras arquitetônicas, o Mercado Central, o Museu de Arte da Pampulha, o Parque das Mangabeiras, entre outros.

Além disso, Belo Horizonte é conhecida por sua culinária, então dedicar tempo para degustar a rica gastronomia local é uma experiência que vale a pena. Experimentar os famosos bares e botecos da cidade, como o Mercado Novo e a região da Savassi.

Se você tiver interesse em explorar cidades vizinhas ou realizar passeios mais extensos, como visitar as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Mariana, ou conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Em resumo, para aproveitar bem a cidade e suas atrações principais, recomenda-se um período mínimo de 2 a 3 dias, mas se você deseja realizar passeios opcionais na região, pode ser necessário estender sua estadia para aproveitar ao máximo tudo de BH.

Perguntas frequentes

Se você já começou a preparar a sua viagem para Belo Horizonte, mas ainda tem dúvidas, chegou a hora de saná-las. Abaixo, separamos algumas perguntas frequentes sobre a cidade, que podem te ajudar nesse processo de planejamento. 

O que não pode deixar de fazer em Belo Horizonte?

  • Visitar a Praça da Liberdade e aproveitar as atrações culturais.
  • Conhecer a região da Pampulha e suas obras arquitetônicas.
  • Desfrutar da rica gastronomia local, especialmente os tradicionais bares e botecos.
  • Explorar os parques e áreas verdes da cidade, como o Parque das Mangabeiras.

Qual é o ponto turístico mais visitado de Belo Horizonte?

O ponto turístico mais visitado de Belo Horizonte é a região da Pampulha, especialmente a Igreja de São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha.

Além disso, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que inclui a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha e o Iate Tênis Clube, é uma atração imperdível para os visitantes.

Que tipo de roupa levar para Belo Horizonte?

Para visitar Belo Horizonte, é recomendável levar roupas leves e confortáveis, pois a cidade possui um clima tropical com temperaturas amenas na maior parte do ano. Durante o verão, é aconselhável levar roupas frescas, como camisetas, shorts e vestidos. 

Para os meses mais frios, como junho e julho, é importante levar agasalhos leves, pois as noites podem ser mais frescas. Também é bom ter um guarda-chuva ou capa de chuva, especialmente durante a estação chuvosa, que vai de outubro a março.

O que fazer na Savassi de dia?

Durante o dia, a Savassi oferece diversas opções de lazer e entretenimento. Você pode:

  • Explorar as lojas, boutiques e centros comerciais da região.
  • Desfrutar dos cafés e bistrôs charmosos para uma pausa relaxante.
  • Visitar a Praça da Savassi, onde ocorrem feiras de artesanato e eventos culturais.
  • Conhecer a Casa Fiat de Cultura, que oferece exposições de arte e atividades culturais.

Agora você já sabe tudo sobre a cidade de Belo Horizonte!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.