Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Itziar Ituño: Biografia, Filmes, Séries, Fatos e Mais!

0 1.178
Itziar Ituño: Biografia, Filmes, Séries, Fatos E Mais!
Fonte: Wikimedia Commons

Itziar Ituño é uma atriz espanhola de 47 anos de idade, isso em 2021, e que se destacou bastante em seu trabalho na produção original da Netflix, La Casa de Papel.

Na época de seu lançamento, a série tornou-se um verdadeiro fenômeno mundial, e seus atores tornaram-se estrelas em todo o mundo, devido a todo o sucesso que a obra obteve.

No entanto, não é apenas pela sua atuação que Itziar Ituño é conhecida, isso porque, além de atriz, ela também é cantora e compositora, já tendo participado de algumas bancas ao longo de sua carreira, exercendo essa profissão.

Nota-se, então, que a atriz possui seu lado artístico bastante ativo, com uma entrega em várias vertentes, seja na música ou na atuação.

Fatos Rápidos sobre a vida de Itziar Ituño

NomeItziar Ituño Martinez
GêneroFeminino
Famoso comoAtriz
NacionalidadeEspanhola (Basca)
Signo do zodíacoGémeos 
Nascimento18 de junho de 1974

Redes sociais de Itziar Ituño

Instagram: Itziar Ituño (Oficial) @itziarituno

Quem é Itziar Ituño?

Itziar Ituño é um atriz espanhola, ou basca, já que nasceu no território basco, e que sempre demonstrou um lado artístico bastante forte, que realmente conseguiu explorar muito bem, e diversificar sua atenção, dando o melhor de si em várias áreas.

No meio artístico, é comum encontrar atores que pertencem ao teatro, a TV e ao cinema, como é o caso da veterana atriz britânica Eileen Atkins, que já conta com 70 anos de carreira, dedicados a essa arte.

No entanto, no caso de Itziar Ituño, há um ponto que também chama a atenção, pois além de se dedicar ao cinema, à TV e ao teatro, ela ainda dedica-se à música, seja cantando ou compondo.

Apesar disso, foi graças a sua atuação na TV, que ela viu sua carreira decolar, ao interpretar Raquel Murillo, também conhecida como Lisboa, na série La Casa de Papel. Essa é uma série  original da Netflix, onde Itziar Ituño possui um dos papéis principais, já que sua personagem é a companheira do Professor.

Estando ativa profissionalmente desde o ano de 1997, ou seja, com mais de 20 anos de carreira, Itziar já atuou em diversas produções, como Agur Olentzero Agur (1997); Agujeros en el cielo (2002); Ander eta konpainia (2000); El cazador de dragones (2010); El silencio de la ciudad blanca (2019); Cuéntame cómo pasó (2017); Errementari: El herrero y el diablo (2017); etc.

Itziar Ituño: infância e formação

Itziar Ituño nasceu no dia 18 de junho de 1974 em Basauri, na Espanha, ou melhor, no País Basco, que é um território que fica entre a Espanha e a França, sendo que ainda não é uma área independente.

Seu nome completo é Itziar Ituño Martinez, e desde muito jovem começou sua dedicação artística a atuação e a música.

Para aperfeiçoar suas técnicas, ela acabou formando-se em Teatro, mas além disso, ela também possui graduações em sociologia e política.

Um ponto interessante sobre sua carreira é sua fluência inicial em espanhol e basco, que são línguas diferentes.

E foi justamente por aprender basco que ela conseguiu ganhar várias oportunidades dentro do meio artístico do território.

Tanto que suas primeiras produções ocorreram justamente dentro do País Basco, sendo algo mais regional, mas que contribuiu bastante para a formação profissional, na prática, da atriz. 

Início da vida profissional 

Após concluir sua formação, já com atuações dentro de teatros, com peças menores, finalmente aos 23 de idade, Itziar Ituño conseguiu dar seus primeiros passos na vida profissional, ao interpretar a personagem Miren na série de televisão Agur Olentzero, Agur, no ano de 1997.

Como mencionado, isso deve-se justamente a sua fluência em basco, que foi de extrema importância para que ela pudesse pegar papéis dentro do território.

Após isso, ela continuou seus trabalhos dentro de séries de TV, como em Ander eta Konpainia, do ano de 2000, e também em Teilatupean, de 2000, interpretando a personagem Ana.

Dentro da TV, ela conseguiu realmente realizar diversos trabalhos.

No cinema, sua estreia profissional não demorou a acontecer, uma vez que, já  em 2002, aos 28 anos de idade, Itziar Ituño conseguiu iniciar sua carreira dentro das telonas, com o filme Agujeros en el cielo, com a personagem Elena.

Assim como na TV, ela também conseguiu se dedicar bastante ao cinema, participando de outros filmes nos anos seguintes, como El final de la noche, de 2003, interpretando a Rakel.

Principais Trabalhos 

Juntando suas atuações dentro da TV, do teatro e também do cinema, Itziar Ituño já conta com mais de 20 anos de atuação profissional, já que iniciou seu trabalho ainda em 1997. E ao longo desse período, realmente ela conseguiu participar de diversas obras interessantes.

Na série de televisão “Goentake”, atuando como Nekane Beitia, ela atuou entre os anos de 2001 e 2015, ou seja, 15 anos interpretando a mesma personagem, sendo então uma de suas atuações mais marcantes, pessoalmente, por ser uma dedicação duradoura.

Filmes como Izarren argia: estrellas por alcanzar, de 2010, interpretando Sor Angústias, e também Loreak, de 2014, com a personagem Lourdes, são bons exemplos de conteúdos voltados para as telonas do cinema.

No teatro, como já mencionado, ela também teve uma atuação significativa, em obras como Zeta, de 2005, ao interpretar a personagem Helene; e Herioa eta dontzeila, de 2012, com a personagem Paulina, etc.

Além também de muitas curta-metragens, como Seré tus ojos, de 2005, como Raquel; Bariku, de 2016, como Deusa Mari; Silencio, de 2007, como Susana, e muitas outras obras.

Contudo, seu verdadeiro sucesso veio realmente apenas em 2017, ao interpretar a personagem Raquel Murillo, conhecida pelo nome Lisboa, na série da Netflix La Casa de Papel, que obteve um enorme sucesso mundial, e onde ela continuou até muitas de suas produções seguintes, nas temporadas futuras.

Na história, sua personagem era uma investigadora da polícia, que investigava realmente os roubos a bancos ocorridos. No entanto, ela acabou se envolvendo, sem saber, com o Professor, e assim mudou de lado, passando a assaltar junto ao seu lado.

Assim, La casa de papel começou a integrar um catálogo de grandes sucessos da Netflix, que já conta com inúmeras outras produções de enorme sucesso mundial, tais como The Crown, Santa Clarita Diet e Round 6.

Carreira musical de Itziar Ituño 

Com uma carreira profissional bastante ativa dentro do universo da atuação, com inúmeras participações em filmes, séries, peças, curta-metragens, e em documentários, como em La casa de papel: el fenómeno, de 2020, que trata justamente da história da série de grande sucesso da Netflix, onde ela conseguiu despontar, Itziar Ituño também se dedica ativamente a outra área artística, que é bastante forte em sua vida: a música.

Isso porque ela também é uma cantora de grande talento, tendo participado de algumas bandas profissionalmente ao longo de sua vida. Bandas como Ingot e também EZ3, já tiveram a Itziar fazendo o vocal de suas canções por algum tempo.

E além de cantar, ela ainda é uma compositora talentosa, já tendo escrito inúmeras canções no decorrer de sua vida como musisista, o que a torna realmente uma artista completa, capaz de encantar nas mais variadas vertentes do mundo artístico.

Vale lembrar que é até comum encontrar artistas que buscam essa diversificação, mas poucas conseguiram se dedicar tanto quanto Itziar Ituño, já que ela fez carreira dentro do teatro, com inúmeras peças; dentro da TV, com inúmeras séries, documentários e curta metragens; dentro do cinema, com diversos filmes; e na música ela também conseguiu essa diversificação, ao cantar e compor diversas canções. E isso é algo que realmente chama bastante a atenção.

Vida pessoal de Itziar Ituño

Dentro de sua vida pessoal, Itziar Ituño se mostra uma mulher também bastante ativa, principalmente dentro de suas redes sociais. No instagram, por exemplo, em outubro de 2021, ela já contava com mais de 5 milhões de seguidores, o que confirma a grande estrela que ela é fora dos palcos.

Em suas postagens e entrevistas, ela sempre se mostra uma grande defensora de causas sociais, sendo uma defensora ativa dos direitos das mulheres, da busca pela liberdade e igualdade feminina.

Apesar de ser ativa em suas redes sociais, é importante salientar que ela não costuma mostrar muitos detalhes de sua vida pessoal, cujo ela mantém de forma bem discreta. A grande maioria de seus posts são relacionados ao trabalho, opiniões, ou algo pessoal em alguns pontos, mas nada muito revelador.

Quanto a sua vida amorosa, também não há muito o que se falar, uma vez que Itziar Ituño realmente não dá muitos detalhes sobre isso.

Mas a grande verdade é que ela ainda não é casada, ao menos até o ano de 2021, embora sempre rolam boatos sobre sua vida conjugal, que se mostram errados, já que ela realmente é solteira, e também não tem filhos.

No entanto, segundo a própria atriz, em algumas entrevistas, ela revelou que mantém um relacionamento de longa data com um cantor e ator peruano, mas que ninguém sabe a identidade, já que ela sempre busca manter tudo em segredo do grande público, para não misturar sua vida pessoal e profissional.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.