Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Yuri Gagarin: Biografia, Fatos Rápidos, História e Mais!

0 250

Yuri Gagarin, sendo o primeiro ser humano a conseguir chegar ao espaço, deixou seu nome na história de toda a humanidade, sendo reconhecido até os dias atuais.

Infelizmente ele faleceu muito cedo, aos 34 anos de idade, mas conseguiu deixar sua contribuição não apenas com sua missão em si, mas também com a popularidade que alcançou depois disso, intensificando ainda mais esses estudos e avanços tecnológicos, para que o homem pudesse alcançar lugares cada vez mais longes, como realmente o fez, alguns anos mais tarde, com Neil Armstrong chegando a lua.

Fatos Rápidos sobre a vida de Yuri Gagarin

NomeYuri Gagarin
GêneroMasculino
Famoso comoAstronauta
NacionalidadeSoviético / Russo
Signo do ZodíacoLeão
Nascimento9 de março de 1934
Falecimento27 de março de 1968
Conhecido por serO primeiro ser humano a viajar para o espaço.
Causa da MorteAcidente / queda de jato
EsposaValentina Ivanovna Goryacheva
FilhasYelena Yurievna Gagarina
Galina Yurievna Gagarina.

Quem é Yuri Gagarin?

Yuri Gagarin é um astronauta sovientico, ou russo, que viveu entre os anos de 1934 e 1968, tendo marcado seu nome na história da humanidade ao ser o primeiro ser humano a sair da Terra e chegar ao espaço sideral.

O feito ocorreu na década de 60, durante a Guerra Fria, que foi um conflito pacífico travado entre os Estados Unidos e a então União Soviética (que foi dissolvida alguns anos depois, surgindo a Rússia e outros países), marcado por, dentre outras questões, a corrida espacial.

Esse primeiro pontapé foi dado pela União Soviética, que conseguiu vencer essa primeira batalha, chegando ao espaço antes, e transformando seu astronauta, Yuri Gagarin, em um verdadeiro herói, famoso em todo o mundo, assim como Albert Einstein conquistou a fama ao criar a Teoria da Relatividade.

Como foi a infância de Yuri Gagarin?

Yuri Gagarin nasceu em pleno ano de 1934, mais precisamente no dia 9 de março. No ano de seu nascimento, porém, é preciso levar em conta que existia a chamada União Soviética, que era um território gigantesco, onde fica, dentro outros países, a atual Rússia.

De todo modo, embora não se chamasse assim, o território de Kluchino, onde sua família morava, está localizado na própria Rússia.

Um ponto interessante sobre a sua chegada ao mundo, é que ele acabou nascendo e sendo criado em um tipo de fazenda coletiva, que era onde seus pais trabalhavam.

Ele era filho de Anna Timofeyeva e também de Aleksei Ivanovich Gagarin, que não possuíam boas condições financeiras, e tinha que trabalhar pesado para sobreviver e alimentar seus quatro filhos.

A Segunda Guerra Mundial teve um impacto significativo na vida do pequeno Yuri Gagarin, que teve os seus dois irmãos, que eram mais velhos que ele, deportados para a própria Alemanha, a dois anos anos do fim da guerra, sendo escravizados dentro do território.

O interesse do futuro astronauta, pelo espaço em si, iniciou desde muito cedo, onde, mesmo que isso nunca tivesse acontecido antes, ele já tinha vontade de viajar pela imensidão do espaço.

Yuri Gagarin iniciou seus estudos em Liubertsi, na capital russa Moscou, e depois começou a estudar metalurgia, e também pilotagem. Embora não fosse algo, inicialmente, tão significativo, ele acabou se interessando cada vez mais por aviação, até que se tornou piloto militar, em torno do ano de 1957.

Devido a suas habilidades como piloto, Yuri Gagarin logo conseguiu subir em suas patentes, tornando-se tenente sênior apenas dois anos após iniciar seus serviços.

Como Yuri Gagarin se tornou astronauta?

Embora pareça algo inicialmente distante, a aviação tem sim seus princípios fundamentais ligados a viagens espaciais, ao menos no que se refere a pilotagem, a necessidade de um piloto, etc.

Por isso, no ano de 1960, a União Soviética acabou fazendo uma seleção para o seu programa espacial, que estava a todo vapor nesse período. Podem ser consideradas suas seleções, onde primeiramente foram escolhidos 20 pilotos para o programa, e depois um deles seria escolhido para a viagem espacial em si.

Yuri Gagarin, que sempre foi habilidoso, foi um desses 20 pilotos a seguirem para o programa, baseado em quesitos mentais e também físicos. E, posteriormente, acabou sendo o grande escolhido para realizar a viagem.

Vale lembrar, apenas como uma contextualização histórica, que se estava passando em plena Guerra Fria, que ocorreu entre os Estados Unidos da América e a União Soviética, sem conflitos armados, apenas com a disputa de poder entre ambos, como essa corrida espacial.

Por que Gagarin foi o escolhido para a missão?

Claro que Yuri Gagarin sempre demonstrou uma enorme habilidade como piloto, tanto que acabou sendo um dos 20 a serem escolhidos para o teste final. Contudo, o que efetivamente teria levado a justamente ele ser o escolhido para a missão?

Bem, aqui entram ainda diversos outros fatores, que não estavam ligados apenas às habilidades ou experiência. Coincidência ou não, Yuri Gagarin era a pessoa perfeita para executar essa operação, como se tudo fosse realmente criado para sua pessoa.

Tanto que, como ele mesmo afirma segundos antes de partir, era que cada coisa, cada segundo, cada escolha de sua vida, o levassem para aquele momento.

Dentre os fatores que o fizeram ser o escolhido, sua própria origem, por ser criado em uma fazendo, um camponês, já lhe ajudou bastante. Afinal, a União Soviética era uma nação comunista, e esse era um diferencial a ser levado em consideração.

Suas próprias habilidades, que conseguiu mostrar muito bem durante os testes do qual participou, também foram um fator determinante. Isso porque também seria necessário alguém competente para executar a missão mais importante do mundo, até aquele momento.

Contudo, é indiscutível que a sua baixa estatura, e também peso leve, foram realmente indispensáveis, levando em consideração que ele pesava apenas 69 quilogramas, e sua altura era de apenas 1,57 metros.

Isso se deve ao fato de, com todos os componentes importantes que uma nave necessitaria, bem como o pouco peso que ela deveria ter, o piloto deveria compactuar com esse projeto, uma vez que nem mesmo caberia dentro da nave, caso fosse muito grande e pesado.

Como foi a primeira viagem do homem ao espaço?

Após organizarem todos os preparativos para o lançamento, com a escolha de Yuri Gagarin como o grande astronauta a ir ao espaço, tendo na época apenas 27 anos de idade. O foguete saiu do Cazaquistão, em Baikonur, no dia 12 de abril de 1961, exatamente às 9:07 da manhã.

Assim, ele fez seu trajeto e retornou cerca de 1 hora de 46 minutos depois, caindo novamente no solo do Cazaquistão, mas não exatamente no local que estava estabelecido, pretendendo voltar para a mesma base.

Essa diferença foi ocasionada por um erro de cálculo, que quase custou a legitimidade do projeto, isso porque Gagarin teve que ejetar e descer ao chão de paraquedas, o que poderia significar o não cumprimento da missão em si, podendo ser que a comunidade não reconhecesse o feito.

Por isso, esse pequeno detalhe foi mantido em segredo. Claro que isso não interfere em absolutamente nada, nem tira os méritos daquele que foi recebido como um herói mundial, por ser o primeiro a fazer isso.

Yuri Gagarin: filmes e livros

Por seu feito, a vida e obra de Yuri Gagarin, bem como sua própria missão em si, receberam suas devidas homenagens, considerações, reconhecimento e também representações, como é o caso da retratação de sua façanha em livros e filmes.

Filme

No ano de 2013, a história de Yuri Gagarin ganhou também uma adaptação em um filme. A origem da produção é russa, e conta com detalhes o dia da missão astronauta.

Tudo ocorre exatamente durante o dia da missão, mostrando ainda os pensamentos de Yuri Gagarin, misturados com voltas ao seu passado, onde são mostrados também detalhes importantes sobre sua história. O nome da obra é Gagarin: Pervyy v Kosmose.

Livros

Para quem quer entender mais sobre Yuri Gagarin, sua história e sua missão, o livro “Psicologia e Cosmos”, criado por Vladimir Lebedev no ano de 1969, é uma ótima alternativa para entender e ir muito além da missão em si, entrando aí no campo da própria psicologia.

Yuri Gagarin tinha esposa e filhos?

Quando estava terminando seus estudos de aviação, Gagarin acabou conhecendo aquela que viria a ser sua esposa, Valentina Ivanovna Goryacheva, que era médica. O casamento entre eles foi realmente muito rápido, acontecendo no mesmo ano em que se conheceram, em 1957.

Desse relacionamento, nasceram as duas filhas de Gagarin, Yelena Yurievna Gagarina e Galina Yurievna Gagarina. Valentina viveu com Gagarin até o ano de sua morte, que ocorreu precocemente no ano de 1968, 11 anos depois que se casaram.

Fato interessante sobre esse período é que, embora fosse realmente um bom marido, Yuri Gagarin acabou mudando um pouco depois da fama, dando bem menos atenção para a família, e também começando a beber e farrear bastante. E isso, teria quase acabado com seu casamento, que conseguiu se manter firme até a morte do astronauta.

Quando e como morreu Yuri Gagarin?

Um fato interessante sobre a vida de Yuri Gagarin é que, após sua viagem, ele acabou sendo desligado das missões espaciais, isso porque acabou virando realmente uma celebridade mundial, e sua presença era mil vezes mais importante como um propagandista, do que como um astronauta em si.

Com isso, ele passou a viajar por diversos países, inclusive no Brasil, onde era condecorado e homenageado por seu feito, além de promover a campanha espacial Russa.

No entanto, cerca de 7 anos depois da viagem, ele acabou retornando para algumas atuações, testes, mais ligados à aviação em si, treinando outros pilotos.

E foi em um teste simples que ele acabou sofrendo um acidente fatal, ao pilotar um jato. Sua morte ocorreu no dia 27 de março de 1968, quando tinha apenas 34 anos de idade.

Durante décadas, os reais motivos que teriam causado o acidente, ficaram sem uma explicação muito clara, apenas com especulações.

Atualmente considera-se que ele tenha caído após perder a estabilidade de seu jato, quando foi forçado a fazer uma manobra evasiva muito brusca, tentando desviar de outro avião, que estava sem permissão para estar no local.

Curiosidades sobre a viagem ao espaço

A missão de Gagarin é realmente algo que exprime toda a complexidade de uma viagem espacial, principalmente em um período onde a tecnologia não era das mais avançadas. De todo modo, existem ainda outras curiosidades interessantes, com detalhes que devem ser levadas em consideração.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.