image w856 1 Oliver Masucci: Biografia (1968 - atualmente)

O sucesso do ator chegou com os papéis de Adolf Hitler e Ulrich Nielsen, em Dark.

Se manter na ativa por muito tempo não é algo fácil de ser conquistado no mundo da atuação. Porém, para o ator Oliver Masucci tem sido uma experiência e tanto. Com quase 30 anos de atividade, o ator é famoso na Alemanha e reconhecido internacionalmente devido sua atuação em Dark. Com 51 anos, a emoção ainda está longe de acabar, pois sua maestria e talento ainda podem render muitos sucessos nas telonas.

Masucci se formou na Universidade de Artes de Berlim e estreou como ator interpretando Andy no filme de mesmo nome, em 1992. O seu reconhecimento chegou após interpretar Adolf Hitler em uma adaptação do romance sátiro Er Ist Wieder.

A nível internacional, o papel de Dark lhe rendeu diversas críticas positivas após dar vida a um dos principais personagens da série, o policial Ulrich Nielsen.

Atualmente, o ator tem uma fortuna estimada em mais de $5 milhões, além de já ter recebido prêmios nas categorias de Melhor Ator Principal e Melhor Ator Coadjuvante em três edições do Prêmio Cinema Alemão.

O ator de 1,87m e 80 quilos, o ator é discreto sobre sua vida pessoal e não costuma se envolver em polêmicas, tendo uma ficha impecável e mostrando apenas o básico em suas redes sociais.

Fatos sobre a vida de Oliver Masucci

NomeOliver Masucci
GêneroMasculino
Famoso comoAtor
NacionalidadeAlemão
Nascido6 de dezembro de 1968

Quem foi

Nascido em 6 de dezembro de 1968, Oliver Masucci é um ator alemão, com descendência Italiana, conhecido principalmente por seus papéis de Adolf Hitler, na adaptação cinematográfica Er Ist Wieder e do policial Ulrich Nielsen na série Dark.

Oliver foi criado na cidade de Bonn, na Alemanha, porém, nasceu em Stuttgart. Filho de pai italiano, mãe alemã e com mais dois irmãos, a família do ator era proprietária de restaurantes na cidade em que residiam.

Como Oliver não queria seguir o ramo alimentício da família e desde muito cedo demonstrava vontade de fazer carreira na atuação, o jovem decidiu, após conclusão do Ensino Médio, cursar Artes na Universidade de Berlim.

Porém, mesmo não escolhendo seguir os passos de seus pais, uma das paixões de Masucci ainda é cozinhar e sabe como preparar boas refeições, sendo o prato preferido de preparo o alemão Rouladen. Outro hobbie muito presente na vida do ator é jogar vídeo game, pois cresceu na época em que essa tecnologia, nos anos 70, estava começando. Oliver passou sua juventude interessado por jogos como Atari e pinball.

Seu terceiro, mas não menos importante, passatempo é viajar. Sempre que está de folga, o ator procura por lugares interessantes para conhecer, alguns dos lugares preferidos que visitou foi Nova York, São Francisco, Grécia e Suíça.

Masucci é fluente em Alemão, sua língua nativa, e também fala italiano, inglês e francês, lhe dando vantagem em papéis internacionais.

Relacionamento

Oliver é um ator muito discreto sobre sua vida pessoal. No geral, sabe-se que ele é casado com uma namorada de longa data. Os três filhos que tem são frutos desse relacionamento. Com a descrição, até hoje Masucci não divulgou o nome de sua esposa e de seus filhos.

Carreira

A carreira de Oliver como ator iniciou em peças de teatros durante sua passagem pela Universidade de Berlim. Nas telas, sua estreia aconteceu no filme Andy, onde deu vida ao personagem de mesmo nome, no ano de 1992. Alguns anos depois, em 1999, o ator estrelou o filme Schwarz Grift Ein, fazendo o personagem Ricky Ohlsen.

Em 2002, Masucci participou de dois filmes de sucesso na Alemanha, Blood of the templars e The Red Jacket, interpretando neste último o soldado bávaro. Em 2009 estrelou o filme “Vulcão”, com o papel de Gernot e no ano de 2011 foi escalado para dar vida a Antônio, no filme “Was Ihr Wollt”.

Seu reconhecimento aconteceu após interpretar o papel do líder nazista Adolf Hitler no filme Er Ist Wieder Da e em seguida, no papel de Victor Parkov no filme Mordkommission Berlin 1. A fama mundial aconteceu após ser escalado no elenco da série Dark, na Netflix. O personagem interpretado por Oliver foi do policial Ulrich Nielsen.

Outros filmes que estão no currículo do ator são Dengler: Fremde Wasser, Spielmancer Herrliche Zeiten, Never Look Away e Enfant Terrible.

Um dos pontos importantes de sua carreira e citados em entrevista ocorreu durante a filmagem do longa em que deu vida ao líder nazista, pois, foram filmadas cenas com a reação de pessoas na rua, enquanto o ator estava vestido de Hitler, reportando que muitas pessoas ficavam felizes em ver o vilão e aproveitou o momento para falar contra o racismo.

Sua atuação em “Er Ist Wieder Da” rendeu a Masucci uma indicação ao prêmio Deutscher Filmpreis, em 2016, na categoria de melhor ator.

Principais filmes e séries:

Er Ist Wieder Da (2015): Esse filme, em português Ele está de volta, é um longa de comédia alemã escrito por David Wnendt e baseado no romance de Timur Vermes. A história acontece em 2014, quando Adolf Hitler (Oliver Masucci) acorda em seu antigo Bunker, em Berlim, não lembrando dos acontecimentos que sucederam 1945.

Sem ter para onde ir, o homem continua interpretando tudo o que vê sob sua perspectiva nazista e, mesmo sendo reconhecido por todos, as pessoas não acreditam que ele é realmente o líder nazista, pensando que se trata de um ator ou comediante.

No decorrer do filme, os vídeos violentos publicados pelo líder viraliza no Youtube e ele alcança grande popularidade na sociedade, se passando como artista. No entanto, em sua primeira oportunidade, se aproveita da situação e tenta voltar para o mundo político.

Não deixe de lembrar (2018): Esse filme foi um drama que alcançou grande sucesso, sendo exibido no Festival Internacional de Cinema de Veneza no mesmo ano do lançamento e concorreu ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia. Também foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O filme é inspirado na vida de Gerhard Richter e mostra o estudante de arte Kurt Barnett após a Segunda Guerra Mundial. O drama tem início quando o jovem se apaixona por Ellie Seeband, porém seu pai, o professor Carl, não aceita o relacionamento.

Ao longo da trama, o jovem Kurt, com cinco anos, seguindo um conselho recebido de sua tia Elizabeth, morta pelos nazistas e a chegada de uma jovem que chama atenção pela semelhança com a tia. Com diversos acontecimentos em sua família marcados pela Segunda Guerra Mundial, o garoto passa a trabalhar em sua arte, onde ele alcança o sucesso expondo suas memórias de infância.

Dark (2017 a 2020): A série “Darkness”, conhecida mundialmente como “Dark”, se tornou um sucesso do Streaming Netflix. O enredo acompanha a trajetória de quatro famílias – Nielsen, Kahnwald, Doppler e Tiedemann — de uma pacata cidade alemã chamada Winden.

Quando o desaparecimento de duas crianças locais acontece perto da antiga usina nuclear, a pacata cidade se torna agitada e os segredos daqueles que vivem por ali começam a dar as caras durante uma investigação policial. É nesse momento que o desaparecimento das crianças parece estar relacionado a ocorrências registradas há muitos anos, deixando todos consternados e curiosos sobre a origem de tudo.  

A série fala sobre viagem no tempo e a história fica confusa perante os acontecimentos embaralhados em diferentes tempo e espaço. Esses fatos se repetem a cada geração, nas mesmas famílias e causa o suspense presente na série.

A maior crítica dos amantes de séries é justamente sobre a dificuldade que todos enfrentam em entender os acontecimentos, que estão presentes em diversas linhas de tempo, alternando entre acontecimentos dos anos 1953, 1986 e 2019, causando estranheza em quem assiste.

Leia mais sobre Dark: Elenco, Trailer e Curiosidades

Enfant Terrible (2020): Conhecido no Brasil pelo nome “Fasbinder: ascensão e queda de um gênio, a história de Enfant Terrible se passa em 1982, onde o cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder morreu após sofrer uma overdose, aos 37 anos.

Em seus poucos anos de vida, o jovem conquistou feitos impressionantes, tendo produzido cerca de 60 filmes e muitas peças teatrais, trabalhando como montador, roteirista, ator e outros, se tornando um dos mais importantes nomes do novo cinema alemão.

A morte prematura do personagem após sua precária situação física e mental coincide com o período em que seu sucesso ascendeu com rapidez.

Play (2019): O filme alemão Play foi dirigido por Philip Koch. Os papéis principais ficarão a cargo de Emma Bading, Oliver Masucci e Victoria Meyer.

O enredo desse filme se passa em Munique, com a personagem Jennifer, de 17 anos, se sentindo solitária e insatisfeita com o próprio corpo. Então, ela passa a jogar um novo jogo de realidade virtual chamado Avalonia.

Durante a história, a jovem se aproxima de Pierre, por quem está apaixonada. Com seu vício no jogo, ela começa a se dedicar cada dia mais e desequilibra a vida familiar, causando diversos problemas para todos.