As Melhores Notícias Sobre Tecnologia, Games e Muito Mais

Aprenda a reconhecer boleto falso e evite golpes nas compras da Black Friday

A Black Friday está próxima e nesse período a sua atenção deve ser redobrada na hora de fazer suas compras e principalmente pagar pelas mesmas. Por isso, uma das formas de se proteger de possíveis golpes e oportunistas é entender como reconhecer boleto falso.

Para te ajudar com isso, foi criada uma série de dicas que devem ser levadas em consideração não só nesta época, como nas demais compras que você fizer, mais ainda pela internet. Então, leia todos os detalhes e faça bom proveito destas daqui pra frente.

Como reconhecer boleto falso?

Uma das formas mais seguras de evitar o pagamento de um boleto falso é conferir o nome e o CNPJ do favorecido. Dessa forma, confira as informações conforme os dados que constam no fim da página, geralmente. Vale destacar que as empresas devem fornecer esses detalhes sobre a empresa, bem como o endereço e canais de contato direto com o consumidor.

Outra dica para reconhecer boleto falso é verificar se os dados do destinatário são de pessoa física. Em síntese, as empresas não podem gerar guias com nomes de terceiros ou de pessoas físicas, a não ser que você esteja adquirindo algo de um vendedor em particular.

Confira sempre o valor do boleto

Alguns criminosos burlam o valor da guia de pagamento e confiam na sua desatenção na hora de pagá-lo. Assim, para reconhecer boleto falso é crucial verificar se o valor deste condiz com o da compra. É comum ver boletos que não são verdadeiros com valores diferentes, como uma transação de R $10,00 com valor de R $1000 e, caso se depare com essa situação, não pense que é um erro de digitação ou algo do tipo e jamais pague-o.

Verifique o código do banco

Todo boleto possui o código referente ao seu banco, bem como toda instituição tem uma numeração de três dígitos, que é o seu código. Então, para evitar golpes na Black Friday como este, verifique se essa numeração condiz com o nome do banco apresentado na guia.

Onde fica o código do banco no boleto?

Para reconhecer boleto falso por meio da numeração da agência bancária, verifique o código de barras da sua guia. Por sua vez, este código é representado nos três primeiros dígitos da linha digitável ou das barras.

Mais dicas para não cair no golpe do boleto falso

Você pode ainda verificar o e-mail informado na guia para reconhecer boleto falso. Isso porque grande parte das empresas usam endereços oficiais, como por exemplo: [email protected]

De modo geral, as grandes marcas não usam Gmail e Hotmail, mas você também deve conferir o endereço desta no canal oficial da empresa, já que os bandidos podem tentar criar um e-mail quase idêntico ao da empresa.

Para identificar isso, verifique também se o e-mail pelo qual te enviaram o boleto possui o final “.br” ou se há algum número no meio do endereço, pois isso pode ser suspeito. Desse modo, jamais pague uma guia ao detectar alguma coisa nesse sentido.

Evite também usar a sequência numérica do boleto, pois os bandidos podem alterar essa informação, por isso é ideal escaneá-lo para pagar. Porém, mesmo assim é ideal que você confira os dados após escanear, para ver se tem alguma divergência no que informa o boleto e o que mostra no seu aplicativo do banco, caso seja essa a forma de pagamento.

Baixe os boletos no site oficial

Uma boa forma de se resguardar também é sempre baixar o seu boleto do site oficial da empresa e evitar usar os recebidos via e-mail. Além disso, não imprima o boleto para fazer pagamento, pois existem vírus capazes de burlar o valor e o destinatário do mesmo no ato da impressão. Logo, até mesmo as grandes marcas estão sujeitas a serem afetadas por esses arquivos danosos.

E se eu precisar imprimir?

Caso essa seja a única maneira que você tem de pagar a sua guia, confira todos os dados novamente após imprimir. Do mesmo modo, também escaneie antes de pagar, a fim de verificar possíveis alterações no código de barras ou valor entre o que diz o boleto e o que mostra na sua conta bancária.

Por que aprender a reconhecer boleto falso?

Os crimes digitais são cada vez mais comuns e ano após ano eles crescem, da mesma forma que aumentam os usuários da internet. Porém, mesmo com tanto avanço, é difícil conter todos os golpistas, que sempre buscam formas de aplicar novos golpes online.

Nas épocas de muitas vendas pela internet, como é o caso da Black Friday, estas pessoas mal intencionadas se aproveitam da situação e da expectativa dos consumidores para lançar promoções falsas e até mesmo guias de pagamento ou boletos.

Entre os golpes mais comuns dos crimes na internet, está o do boleto falso. Isso porque os criminosos criam diversas guias de pagamento que não são reais e compartilham com os consumidores, que muitas vezes caem na armadilha por desatenção ou, na sua grande maioria, inocência e desinformação.

A maioria dos boletos falsos são em nome de empresas que a pessoa já é cliente e que, geralmente, faz pagamentos mensais à esta. Desse modo, eles mascaram essas guias de pagamento com o leiaute da original, o que aumenta ainda mais a chance dos consumidores serem vítimas desse crime.

Como os criminosos atuam?

Devido ao alto número de vazamentos de dados na internet, muitas informações pessoais se tornam públicas e os bandidos têm acesso a vários detalhes das vidas de usuários da web. Com isso, fica fácil para eles saber o seu salário, seu CPF e até mesmo as empresas onde você compra habitualmente.

Uma dica extra para evitar este tipo de transtorno é jamais fornecer seus dados em locais estranhos na internet, como sites e e-commerces que você não conhece. Da mesma forma, pesquise sempre a reputação de cada empresa antes de fazer uma compra na Black Friday 2022 e em qualquer época do ano. Para isso, você pode usar o Reclame Aqui.

Outra forma comum a esses crimes é o boleto gerado em páginas que não são verdadeiras ou confiáveis. Portanto, uma boa maneira de não correr riscos é verificar se o site é seguro antes de finalizar uma compra no mesmo.

O que fazer ao suspeitar que um site é falso?

É de suma importância evitar qualquer tipo de interação com os links destas páginas e jamais inclua nenhum dado seu em caso de suspeita. Isso porque o mesmo pode conter algum arquivo danoso que sequestra seus dados, onde eles podem usá-los para te aplicar mais golpes.

você pode gostar também
Comentários