Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Apple é investigada por acusação de monopólio

O órgão regulador de concorrência do Reino Unido abriu investigação contra a Apple. O processo foi protocolado nesta quinta-feira (04/03).

Os motivos são reclamações de que a App Store – loja de aplicativos da empresa – tem posto regras injustas e anticoncorrenciais a desenvolvedores de apps.

Assim, a investigação deve concluir se a Apple tem, realmente, o monopólio na distribuição de apps no Reino Unido.

Além disso, o órgão regulador pretende identificar se a Apple usa de condições injustas ou anticoncorrenciais aos desenvolvedores. Dessa forma, de acordo com os desenvolvedores de apps, resultando em menos opções de escolha. Ou , então, valores mais altos para os consumidores.

Vale ressaltar que, conforme regras da App Store, os usuários só podem baixar apps via sistema Apple. Assim, não há a possibilidade de baixar aplicativos para iPhones e iPads, por exemplo, sem ser na App Store.

Apple é acusada de cobrar taxas injustas dos desenvolvedores

Além disso, as políticas de pagamento da loja são mais um alvo das reclamações dos desenvolvedores. Isso porque a Apple exige que use apenas o sistema de pagamento da empresa – que cobra comissões entre 15% e 30%.

Desenvolvedores que ganham menos de US$ 1 milhão por ano, por exemplo, pagam taxa de 15%. No caso, pelas transações pela loja de aplicativos da Apple do iPhone, iPad e Mac.

"A App Store tem sido um motor de sucesso para desenvolvedores de aplicativos. Em parte por causa dos padrões rigorosos que temos em vigor – aplicados de forma justa e igual a todos os desenvolvedores. Para proteger os clientes de malware. Além de evitar a coleta desenfreada de dados sem o seu consentimento", justificou a Apple, por meio de comunicado oficial.

Ainda, a Holanda investiga, também a gigante norte-americana. No caso, por mesmos semelhantes.

"Reclamações de que a Apple está usando sua posição de mercado para definir termos injustos. Ou que restringem a concorrência e escolha, disse o presidente da CMA (Competition Practice in London), Andrea Coscelli.

Com informações do G1

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.