O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

As 6 Melhores Tomadas Inteligentes do Mercado!

Não é novidade que as tecnologias se transformam a cada instante. A forma como lidamos com os objetos dentro da nossa casa também mudam por causa delas.

Nós conhecemos bem os assistentes digitais como a Alexa, mas você já ouviu falar sobre as tomadas inteligentes?

Cada vez que temos um avanço tecnológico, mais funções são possíveis e são chamadas “inteligentes”. A Inteligência Artificial pode ser a mais conhecida, mas também temos as casas inteligentes, em que os aparelhos eletrônicos respondem a comandos automáticos.

E para que isso seja possível, as tomadas inteligentes são imprescindíveis!

Elas são como adaptadores automáticos, também chamados de smart plugs, que podem ser encaixadas nas tomadas convencionais ou nos filtros de linha. A partir disso, você conecta vários aparelhos nelas através das redes Wi-Fi e do aplicativo próprio.

Quer conhecer mais e saber quais são as melhores tomadas inteligentes do mercado? Separamos aqui o TOP 6 para que você não tenha mais dúvida. Continue lendo para conferir as novidades.

As 6 Melhores Tomadas Inteligentes do Mercado

Afinal, qual é a utilidade de uma tomada inteligente? O mais interessante, com certeza, é a redução do consumo de energia.

Só que tem mais: você já sentiu que saiu de casa e um eletrodoméstico ficou ligado? Essa sensação já te perseguiu o dia todo ou te fez voltar em casa para checar?

As tomadas inteligentes querem acabar com essa dor de cabeça através do monitoramento dos aparelhos a ela conectados. Isso quer dizer que, de longe, você pode verificar se esqueceu mesmo algo ligado e o desligar por meio do aplicativo.

Antes de tomar alguma decisão de compras, não se esqueça de dar uma olhada nos nossos cupons de desconto para fazer aquela boa economia.  Vamos lá?

Imagem Tomada Inteligente Wi-fi Smart Home Automação Residencial – Novadigital
Foto: Tomada Inteligente Wi-fi Smart Home Automação Residencial – Novadigital

Veja avaliações do produto:

Tomada Inteligente Wi-fi Smart Home Automação Residencial – Novadigital

A primeira tomada inteligente da nossa lista é a da Novadigital e possui plug de três pinos. O produto se destaca pela vantagem de ser bivolt e ser homologado pela Anatel, garantindo mais segurança à sua casa.

Ela se adapta ao comando de voz, porque se conecta à Alexa, Google Assistant e IFTTT. Suporta Wi-Fi somente de 2,4GHz, ou seja, não se pode utilizar em 5GHz, e é compatível com Android 4.4 e IOS 8 ou superior.

O aplicativo para controle da tomada é gratuito. A partir dele ou manualmente, você consegue controlar facilmente seus aparelhos eletrônicos, o que colabora para a diminuição da conta de luz. O aplicativo também concede as informações de consumo de energia e as configurações programadas não se perdem em caso de queda de energia.

Tem corrente de 10A e potência de 1500W, que se compara mais ou menos a um forno elétrico. Quer dizer que em 1 hora, a tomada consome 1500W, o que também gera a redução de consumo energético.

Imagem Kit Tomada Inteligente Smart Plug Wi-Fi_ Contém 2 Smart – Positivo
Foto: Kit Tomada Inteligente Smart Plug Wi-Fi_ Contém 2 Smart – Positivo

Veja avaliações do produto:

Kit Tomada Inteligente Smart Plug Wi-Fi: Contém 2 Smart – Positivo

A Positivo, marca conhecida de eletroeletrônicos, vem ao nosso TOP 6 com sua tomada inteligente bivolt, parte do kit Casa Eficiente. Tem certificado Anatel.

Para instalar, basta apenas plugar na tomada, instalar o aplicativo “Positivo Casa Inteligente” com o passo a passo e pronto, está feito. Ela se conecta ao Wi-Fi de 2,4GHz.

Compatível com os assistentes digitais, também suporta comando de voz. Entre os produtos que podem ser conectados a ela estão ventiladores, luminárias, cafeteiras e frigobar, por exemplo. Ela permite que se agendem horários, se monitore o consumo de energia e se controle os objetos mesmo à distância.

Possui corrente de 10A e a potência de 1000W, então pode ser conectada a todos os aparelhos de menor porte que atinjam a mesma potência. Conta com um ótimo custo-benefício, porque vem em um kit com duas tomadas inteligentes.

Imagem Tomada Inteligente Smart Plug Slim Wi-Fi – i2GO
Foto: Tomada Inteligente Smart Plug Slim Wi-Fi – i2GO

Veja avaliações do produto:

Tomada Inteligente Smart Plug Slim Wi-Fi – i2GO

A tomada inteligente da i2GO é compatível com a Alexa e com o Google Assistent, possui a voltagem única de 110V e a corrente de 10A. Faz conexão direta com o roteador do Wi-Fi de 2,4GHz.

O aplicativo usado para controle e configuração é o “i2GO Home!”, sendo necessário apenas colocar na tomada para utilizá-lo com eficácia. Apesar disso, ela também pareia com outros aplicativos, como o “Tuya”.

A tomada é da linha Slim, sendo pequena e mais fina, e tem controle a distância e acompanhamento em tempo real do consumo de energia, além de timer e agenda para controlar os eletroeletrônicos. O controle de voz faz com que não seja necessário nenhum movimento para ligar ou desligar os objetos.

Também possui certificação Anatel e potência de 1000 a 2400W, o que significa que suporta eletrodomésticos de porte maior, mas atenção: é necessário ficar alerta à corrente elétrica, pois correntes maiores de 10A podem danificar a tomada.

Imagem Tomada Inteligente com medidor de consumo T005 – EKAZA
Foto: Tomada Inteligente com medidor de consumo T005 – EKAZA

Veja avaliações do produto:

Tomada Inteligente com medidor de consumo T005 – EKAZA

A quarta tomada inteligente do nosso TOP 6 é a da EKAZA. Diferente das outras apresentadas até aqui, ela possui a corrente de 16A. Isso significa que os buracos da tomada para o plug são mais grossos e ela é compatível com eletroeletrônicos maiores.

Também é compatível com os assistentes digitais e atende ao comando de voz. Ela diminui o risco de incêndio em casa e controla a corrente que vai para os produtos, evitando sobrecarga e queima dos objetos. Tem certificado da Anatel e sua conexão é feita por meio do aplicativo “EKAZA”.

Ela se conecta com rede Wi-Fi de até 2,4 GHz. É bivolt e possui funções de ligar e desligar, agendamento de horários e monitoramento de energia, chegando a 1600W na voltagem de 110V e 3500W na voltagem de 220V.

Pode ser utilizada tranquilamente para cafeteiras, ventiladores e chapinhas, por exemplo.

Imagem Tomada Inteligente Smart Plug Wi-Fi – RSmart
Foto: Tomada Inteligente Smart Plug Wi-Fi – RSmart

Veja avaliações do produto:

Tomada Inteligente Smart Plug Wi-Fi – RSmart

A tomada inteligente da RSmart é bivolt e funciona com correntes de até 10A. Ela é compatível com aparelhos eletrônicos que vão desde o forno elétrico ao videogame.

Possui funções de ligar e desligar, controle de energia e programação e ajuste de tempo, sendo possível estabelecer padrões para o funcionamento dos objetos.

Ela tem a potência de 1000W. Para você ter uma ideia, as tomadas comuns costumam ter 100W de potência, o que demanda muito mais energia. Por isso, a propaganda da tomada inteligente também se firma em cima da diminuição do consumo.

Suporta 2,4GHz de Wi-Fi, além de ter certificação Anatel e plug de três pinos. Garante a compatibilidade com diversos aparelhos e a comodidade de ter seu controle na palma da mão.

Imagem Tomada Inteligente Smart Interruptor WIFI SA-01 Automação Residencial – Jwcom
Foto: Tomada Inteligente Smart Interruptor WIFI SA-01 Automação Residencial – Jwcom

Veja avaliações do produto:

Tomada Inteligente Smart Interruptor WIFI SA-01 Automação Residencial – Jwcom

A última tomada inteligente de nossa lista é a da Jwcom, que tem o modelo mais diferente daqueles mostrados até aqui, pois não possui buracos de plugin, mas sim uma antena que se conecta ao Wi-Fi de 2,4GHz e atua como um controle remoto.

Ela funciona através de dados enviados para a plataforma de nuvem através do roteador, por meio do aplicativo “Jwcom Smart” para Android ou iOS. Pode funcionar também em outros aplicativos voltados a esse fim, como o “eWelink”.

As potências máximas que ela suporta são de 1270W em 127V e 2200W em 220V, pois tem corrente máxima de 10A. Pode ligar e desligar correntes ligadas a aparelhos tanto pela tomada inteligente (manualmente) quanto através do aplicativo.

O presente estado da carga aparece em tempo real no aplicativo, permitindo esse monitoramento eficaz, sem preocupações com eletroeletrônicos ligados em casa, gastando energia. Porém, ela não contém informações acerca do certificado Anatel.

As pessoas também perguntam

Qual é a função da tomada inteligente?

Na verdade, são várias funções, como podemos perceber, mas a sua principal é conectar vários aparelhos a uma só fonte de energia e enviar comando para eles. Assim, é possível ligar ou desligar todos ou cada um dos equipamentos, dentro ou fora de casa, e também programar o seu horário de funcionamento.

A segurança é outro objetivo da tomada inteligente, porque além de poder controlar um eletroeletrônico fora de casa, ela tem um dispositivo de desligamento quando há sobrecarga ou pico de energia, evitando acidentes.

A tomada inteligente também produz um mapa de consumo de energia e colabora para a economia na conta de luz. Outra vantagem importante é a possibilidade de colocar várias tomadas inteligentes em interruptores diferentes espalhados pela casa.

O que é necessário para ter uma tomada inteligente?

Baixar o aplicativo próprio da marca da tomada ou um aplicativo universal que suporte essa marca, bem como ter uma boa conexão Wi-Fi em casa, que não sofra picos ou quedas e que tenha um alcance considerável.

O que posso ligar na tomada inteligente?

Claro que isso varia de tomada para tomada, porque elas suportam diferentes potências de energia, então é preciso ficar atento a essas especificações. Mas aqui vão algumas dicas: controlar o uso do ventilador ou ar-condicionado e programar a cafeteira para logo que você acordar.

Você também pode programar o horário para ligar ou desligar a televisão, para tocar o despertador eletrônico e para fazer o carregamento de notebooks e celulares, evitando que a bateria fique viciada rapidamente.

Como escolher

Certificado Anatel

É preciso ficar de olho, porque alguns produtos têm certificados de segurança de outros países, mas quem manda na segurança elétrica do Brasil é a Anatel. Você pode pesquisar no próprio site da Anatel se o número de certificação de determinada tomada inteligente realmente existe.

Voltagem

A primeira busca que devemos fazer ao adquirir um aparelho que funciona com eletricidade é a voltagem. Algumas tomadas inteligentes têm a vantagem de serem bivolt, não gerando nenhum problema. Mas vale a dica de sempre estar atento às avaliações do produto referentes a isso.

Corrente

Verifique a corrente máxima que a tomada inteligente suporta para não danificar os seus eletroeletrônicos. A maioria das tomadas que apresentamos aqui tem a corrente mais baixa, de 10A, mas também há um produto da Ekaza de até 16A.

Potência

É um fator que anda lado a lado com a corrente, mas também precisa ser analisada. A potência da sua tomada inteligente deve estar de acordo com a de seus equipamentos, porque senão ela não funciona.

Funcionalidade

Nem todas as tomadas inteligentes têm objetivos iguais. Por isso, dependendo do uso que você deseja, recomenda-se olhar atentamente quais são as funções que o aplicativo é capaz de desempenhar.

Considerações finais

Agora que você já tem conhecimento suficiente sobre as tomadas inteligentes, chegou a hora de olhar as avaliações e adquirir a sua, não acha? Chega de desperdício de energia, de conta alta e de deixar objetos ligados ao sair: elas resolvem esses problemas!

De quebra, ainda facilitam a vida ao permitir o controle de aparelhos a partir de um clique no celular. Seria uma daquelas ocasiões em que você poderia dizer “é muito bom para ser verdade”. Mas aproveita, é verdade mesmo!

Espero que você tenha gostado do conteúdo e de todas as dicas. Comenta aqui o que achou, cupomzeiro. E, se você tiver dúvidas, ficaremos felizes em ajudar.

Até breve!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.