Termômetro digital: descubra qual é o ideal para você – guia de compras

Ter um bom termômetro digital guardado pode ajudar muito em casos de doenças. Principalmente hoje em dia, com a febre sendo um sintoma para prestar muita atenção.
Como os termômetros de mercúrio foram proibidos em 2019, os digitais são a escolha. Aliás, hoje em dia, podemos escolher entre vários modelos digitais desses aparelhos. Sendo assim, há uma variedade considerável de compras desses dispositivos.
Apesar de positiva, essa variedade pode causar indecisão na hora de fazer a aquisição. Portanto, a seguir você confere alguns dos detalhes que compõem o produto. Além disso, também mostraremos os mais indicados para o seu uso.
O que é um termômetro digital?
Também chamados de termômetros clínicos digitais, esses dispositivos possuem um circuito eletrônico dentro. Assim, a alimentação ocorre por conta de uma bateria. Como resultado, são muito usados em instituições de saúde.
Termômetro de Mercúrio e sua proibição
Até anos atrás tinham os termômetros de vidro, que continham um fluído de mercúrio. Assim, devido a sensibilidade ao calor, esse líquido determinava o nível da temperatura medida. Mas, esse tipo de dispositivo foi proibido no Brasil e em mais 140 países.
A razão disso foi a assinatura da Convenção de Minamata, em 2019. Porque nela houve um acordo para não utilizar produtos de saúde com mercúrio na composição. Então, a partir daí, a ANVISA tornou válida a proibição dos termômetros de mercúrio.
Modelos de termômetro digital
No mercado atual, temos mais de um modelo deste produto. Dessa forma, cada um serve o consumidor de uma forma diferente. A fim de escolher o mais adequado, aqui estão os modelos que você pode comprar.
Termômetro Clínico Digital comum
Esse é o formato que talvez seja o mais conhecido. Então, nele o circuito eletrônico é envolto em uma carcaça de plástico com um visor. Desse modo, as informações de temperatura são mostradas.
O funcionamento do produto é feito com a ponta em contato com a pele. Aliás, é recomendável o uso na axila, com o braço dobrado sobre o tórax. Por fim, o aparelho apita quando tem um resultado após três minutos usado assim.
Termômetro Digital infravermelho
Estes modelos com infravermelho tem uma indicação na tela com relação a temperatura. Ou seja, o vermelho indica febre e o verde temperatura normal.
O sensor infravermelho emite um sinal elétrico depois de captar a temperatura da pessoa. Mas não apenas em Celsius, o valor também pode ser configurado para aparecer em Fahrenheit.
Com uma aparência desenhada de maneira mais anatômica, o dispositivo é alimentado por pilhas. Sendo assim, é possível fazer a substituição depois de usar por muito tempo.
Escolhendo o termômetro ideal
Na hora de fazer sua compra, alguns critérios podem fazer a diferença. Por exemplo, existem implementações mais sofisticadas que melhoram o uso.
Resistência a água
Um fator importante para o uso de um termômetro é estar sempre higienizado. Portanto, se for compartilhado, um aparelho impermeável pode ser limpo com pano umedecido. Contudo, nenhum pode ser imerso em água, lembre-se disso.
Infravermelho com luz de fundo
Aparentemente simples, essa característica faz total diferença na hora de fazer medições em baixa luz. Aliás, no caso de bebês acaba sendo uma ótima solução para medir a temperatura sem acordá-los.
Mostrador de bateria
Bateria fraca pode ser bem ruim se acontecer nos momentos mais difíceis. Portanto, modelos de termômetro digital que indicam o nível de energia podem ajudar muito. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com a bateria chegando ao fim ao medir temperatura.
Indicador de medições com sons
Muitos termômetros indicam suas medições apitando, o que torna tudo mais prático. Aliás, é uma característica presente nas versões digitais básicas devido a medição ser mais lenta.
Memória de medições
Já não tão comum são os dispositivos capazes de armazenar informações anteriores. Geralmente, a última é a mais fácil de achar, contudo, existem termômetro que armazenam mais. Por exemplo, algumas versões infravermelho guardam mais de 30 medições antigas.
Vantagens e desvantagens de cada Termômetro Digital
Ilustrando um pouco do uso mais básico desses aparelhos, podemos citar algumas desvantagens e vantagens. Mas, é o consumidor final quem pode decidir como cada modelo lhe beneficia.
Termômetro comum
Em relação ao modelo mais simples temos:
Vantagens:
- Preço mais baixo;
- Alguns modelos medem temperatura em até 10 segundos;
- Ótimos para crianças mais velhas e adultos.
Desvantagens:
- Não são indicados para bebês. Porque precisa se manter parado durante a medição;
- Medidas não são muito precisas;
- Compartilhar eles não é indicado.
Termômetro infravermelho
Então, para o modelo com infravermelho temos:
Vantagens:
- Higiênicos, já que não precisam tocar a pele para medir;
- Podem ser compartilhados;
- Levam apenas 1 segundo para medir;
- Ótimos para bebês.
Desvantagens:
- Preço mais elevado;
- Necessidade de prática para usar corretamente;
- Modelos de termômetro digital que medem pela orelha, precisam apontar diretamente para o tímpano para ter a medida exata.
Como deu para perceber, cada versão é indicada para um tipo de consumidor. Então, é o seu perfil de uso que vai ajudar a definir a compra.
Saiba quais são os melhores modelos de termômetros
Depois de saber os detalhes que compõem um bom produto é hora de ir às compras. Sendo assim, no intuito de facilitar, trouxemos algumas indicações dos melhores aparelhos de cada versão.
Veja avaliações do produto:
Termômetro digital com ponta flexível – THGTSPF – Sapo
Muito indicado para quem cuida de crianças, esse modelo lembra um brinquedo. Sendo assim, pelo formato e pela ponta flexível, ele pode ser uma boa aquisição.
Prós:
- Medição em 1 minuto;
- Resistência a água;
- Memória de última medição;
- Indicador sonoro.
Contra:
- Não tem luz de fundo;
- Sem indicador de bateria.
Veja avaliações do produto:
Termômetro digital com ponta rígida iColor- THGTH150B – Branco – G-Tech
Esse é mais um modelo para abastecer seu estoque doméstico. Assim, junto com o anterior, ele é muito indicado para crianças e também para adultos. No entanto, possui algumas características a mais, tornando-o muito completo.
Prós:
- Preço baixo;
- Indicador de medição por sons;
- Memória da última medida feita;
- Nível de bateria indicado no visor;
- Resistente a água;
- Desligamento automático.
Contras:
- Não possui luz de fundo.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Clínico Digital G-tech Th1027 Branco Medir Febre
Muito semelhante ao anterior, este pode ser uma opção viável devido ao preço ainda menor. Bem como o outro, ele é bastante completo e pode ser uma ótima aquisição.
Prós:
- Modelo à prova d’água;
- Medição feita entre 1 e 2 minutos;
- Indicador sonoro;
- Visor com informação de bateria;
- Memoriza a última medição.
Contra:
Não tem luz de fundo.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Digital Clinico Febre Com Beep Adulto Infantil
Mais um modelo de preço acessível e que pode ser útil para crianças e adultos. Aliás, apesar de não ser à prova d’água, tem um display em LED, facilitando a leitura.
Prós:
- Ponta flexível;
- Memoriza a última medição;
- Beep sonoro;
- Precisão em torno de 0.1ºC;
- Desligamento automático.
Contra:
- Não é resistente a água;
- O visor não é retro-iluminado.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Clínico Digital Geratherm Rapid
Caso esteja disposto a subir o valor do seu investimento, esse é o ideal. Porque ele não é apenas resistente, como também ágil. Assim, este termômetro mede a temperatura em 9 segundos.
Prós:
- Resistente a água;
- Ponta flexível;
- Indicador sonoro;
- Memória da última medição;
- Desligamento automático;
- 2 anos de garantia.
Contra:
- Sem Luz de fundo;
- Não possui indicador de bateria.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Digital Infravermelho Portátil YRK-002A – Anu
Entre os infravermelhos, este é um bom exemplo de versatilidade. Afinal, com ele você pode medir tanto a temperatura de pessoas quanto de objetos.
Prós:
- Medição em apenas 1 segundo;
- Desligamento automático após 17 segundos;
- Possui luz de fundo;
- Indicador sonoro;
- Mostrador do nível de bateria.
Contra:
- Não tem resistência a água;
- Sem memorização de medidas anteriores.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Digital Infravermelho Temp. Corporal Febre Gp-300
Mais ou menos na mesma faixa de preço, esse dispositivo tem muitas características semelhantes. Aliás, o design de ambos é bem parecido também. Contudo, este tem uma estrutura metálica e até mostra medidas em Celsius ou Fahrenheit.
Prós:
- Luz de fundo;
- Capaz de memorizar até 32 medidas anteriores;
- Medições feitas com até 15cm de distância;
- Indicador sonoro;
- Nível de bateria no visor;
- Também mede temperatura de objetos e alimentos.
Contras:
Não é resistente à água.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Laser Digital Infravermelho Febre De Testa Bebe Adulto E Infantil – Bioland – Modelo E127 Anvisa E Inmetro
Subindo o seguimento de preço, temos este modelo com design mais moderno e elegante. Então, entre suas características, podemos destacar o visor que muda de cor conforme a temperatura. Além disso, há a possibilidade de armazenar medições anteriores.
Prós:
- Leva 1 segundo para medir;
- Indicador sonoro e de cor para temperatura;
- Memoriza as últimas 20 medições feitas;
- Luz de fundo;
- Mede temperatura de líquidos e objetos também;
- Indicador de nível de bateria;
- Desligamento automático após 30 segundos sem uso;
- Medição entre 1 e 5cm de distância;
- Possibilidade de medida em Celsius e Fahrenheit
Contra:
Não é à prova d’água.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Digital De Testa Omron Mc-720
Esse modelo procura reunir tudo o que faça valer a pena seu investimento. Sendo assim, você pode medir a temperatura de superfícies, do ambiente e também da pele.
Prós:
- Possui Luz de fundo;
- Indicador sonoro;
- Memoriza 25 medições;
- Nível de bateria no visor;
- Distância para medir temperatura de até 3cm.
Contra:
- Não tem resistência à água;
- Preço elevado.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Clínico G-Tech Digital de Testa Sem Contato – Medição da Temperatura Corpórea, Ambientes e perfícies
Campeão de vendas e de versatilidade, chegamos a este modelo da G-Tech. Assim, a partir do seu uso, pode-se medir a temperatura tanto do corpo quanto de líquidos. Dessa forma, ele tem ganhado boas avaliações em diversas plataformas de venda.
Prós:
- ndicador Sonoro;
- Luz de Fundo;
- Nível de bateria no visor;
- Memória que armazena até 30 medições.
Contra:
Sem resistência à água.
Veja avaliações do produto:
Termômetro Digital Flexível Basal Centesimal
Existe uma categoria de termômetro capaz de fazer uma medida específica. Portanto, para mulheres que querem acompanhar sua ovulação, estes modelos são ideais.
Se acaso estiverem planejando engravidar ou apenas acompanhar o ciclo menstrual, podem optar por essa alternativa. Aliás, atualmente não existem tantos termômetros basais disponíveis no Brasil. Mas, trouxemos uma boa opção para o caso dessa demanda. Além disso, é considerado como o ideal para acompanhar as temperaturas do corpo, este modelo é muito competente. Além disso, mesmo sem tanta variedade, ele se destaca no mercado com vários recursos. Por exemplo, a temperatura é mostrada com duas casas decimais, com maior exatidão.
Prós:
- Indicação sonora;
- Resistência à água;
- Memoriza a última medição feita.
Contra:
- Sem luz de fundo;
- Não possui indicador do nível de bateria.
Qual é o melhor termômetro digital?
Depois de apresentar tantos modelos, a escolha pode ser um pouco difícil. Sendo assim, vamos simplificar indicando os melhores modelos de termômetro digital.
Começando pelos clínicos, o modelo Th1027 da G-Tech é o mais interessante. Isso porque, levando em conta o custo-benefício, suas funções são muito completas. Apesar de não ter muita robustez, como o Geratherm Rapid, ele é bem mais acessível.
Qual termômetro digital tem o melhor custo-benefício?
Em relação ao custo-benefício, o Gp-300 ganha destaque por unir detalhes essenciais por um preço menor. Além disso, o modelo ainda tem a possibilidade de memorizar até 32 medições.
Desse modo, torna-se uma ótima compra, inclusive para quem quer comparar as informações de medidas.
Compre seu termômetro digital
De fato, a evolução com o tempo beneficiou muito esses aparelhos. Aliás, ao escolher um termômetro digital, há uma garantia maior de segurança e precisão.
Seja para uso doméstico ou profissional, os termômetros digitais são ótimas escolhas. Sendo assim, a compra vai depender do uso e da finalidade que cada usuário deseja.
A ideia desse artigo foi servir como um guia para que o consumidor escolha conscientemente. Portanto, é necessário analisar as características que mais necessita. Por fim, basta alinhar ao máximo com as vantagens de cada produto.
Dessa forma, as chances de comprar o dispositivo ideal aumentam muito. Aliás, depois, basta aprender os detalhes e usufruir do seu novo termômetro digital.
Considerações Finais
A escolha do termômetro digital ideal para você depende de vários fatores, como o uso que você pretende fazer dele e a precisão que deseja obter. Com os equipamentos tecnológicos modernos, é importante considerar sua funcionalidade, características técnicas e estilo de vida.
Se você está em busca de um termômetro digital para uso em casa, considere modelos simples com a maior precisão possível. Se você tem necessidades profissionais, procure por um modelo mais sofisticado, que atenda às suas exigências de qualidade e precisão. Independentemente do uso destinado, é importante analisar as características e funcionalidades de cada modelo antes de tomar uma decisão.
Alguns termômetros digitais são mais precisos do que outros, portanto verifique a precisão antes de comprar o seu. Embora o termômetro digital certo para você possa variar, esperamos que estas considerações finais possam ajudar a tornar sua decisão mais fácil e tranquila.
O termômetro digital é uma ferramenta bastante útil para medir a temperatura. Existem diferentes tipos de termômetros digitais, cada um destinado a um propósito específico. Por exemplo, há termômetros com alcance de temperatura de -50 a 150 graus Celsius, outros que permitem medir temperatura entre -50 a 300 graus Celsius e ainda aqueles que permitem medições desde -20 a 1000 graus Celsius.
Além disso, é importante mencionar que alguns termômetros vêm com funções extras, como a memória de temperatura e a capacidade de mostrar a temperatura em diferentes unidades: Fahrenheit, Celsius e até Kelvin.
Assim, não importa qual seja o seu propósito, com certeza você encontrará um termômetro que possa lhe atender. Cabe a você, então, descobrir qual é o mais adequado para as suas necessidades.