O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Os 10 Melhores Raticidas do Mercado: Veja!

Ratos são exemplos das chamadas pragas urbanas e costumam dar enormes dores de cabeça para quem tenta se livrar delas.

Pensando nisso, a indústria desenvolveu produtos para auxiliar-nos na hora de pôr esses bichos para longe e para correr!

A seguir preparamos uma lista com os 10 melhores raticidas do mercado.

Para além dos prejuízos e riscos a saúde humana, os roedores podem ainda acarretar outros problemas como os acidentes em consequência dos danos causados em fios e cabos de máquinas e instalações elétricas.

A presença de ruídos e chiados em ligações telefônicas se devem muitas vezes aos ratos.

Por esses e outros motivos vamos conhecer um pouco mais do que tem sido comercializado, quando o assunto é veneno para ratos.

Melhores Venenos Para Rato

Antes de iniciar nossa lista, temos uma super dica para você: sempre faça suas compras em lojas online confiáveis e certificadas, para evitar problemas com a mercadoria.

Além disso, se o seu objetivo é economizar, basta utilizar os nossos cupons de desconto em seus sites favoritos.

Vamos para a seleção!

Raticida Bayer Rodilon

Imagem com Raticida Bayer Rodilon
Foto: Raticida Bayer Rodilon

Eficaz contra ratos e ratazanas, Rodilon – o primeiro da nossa lista – é uma alternativa rápida e que pode ser utilizada nos mais diferentes ambientes.

Isso porque, o produto é resistente à umidade e também possui uma fácil aplicação.

O veneno possui uma alta atratividade para roedores e, por isso, deve ser utilizado em apenas uma dose, garantindo praticidade e eficácia.

Outra importante característica do inseticida é que sua embalagem e produto não se deterioram no ambiente, independente do local em que os ratos estão escondidos.

A recomendação é posicionar o raticida nos locais de passagem e também nos esconderijos dos ratos.

Lembre-se também de colocar um ou dois sachês com uma distância de até 8 metros. Para posicionar os sachês no local correto, é válido observar as fezes, manchas de gordura e também roeduras.

Encontra-se disponível em embalagem com 25g.

Raticida Forth (isca em bloco)

Imagem com Raticida Forth (isca em bloco)
Foto: Raticida Forth (isca em bloco)

Este raticida isca em forma de bloco, possui Brodifacoum que é anticoagulante e de dose única.

Além disso, tem alta atratividade, controlando a população de ratos, camundongos e ratazanas, contendo ainda amargante, para prevenir ingestão acidental.

Ele nada mais é que sementes de girassol tratadas com veneno Forth Raticida Girassol, encontrando-se disponível em embalagem com 25 e 200g. É importante retirar todo e qualquer alimento do local onde a isca será colocada.

Muitas vezes certos atrativos não serão tão eficazes, sendo necessário o controle por raticidas com outros tipos de atrativos.

Raticida Mortein Pró (iscas mata ratos)

Imagem com Raticida Mortein Pró (iscas mata ratos)
Foto: Raticida Mortein Pró (iscas mata ratos)

Mortein Pró raticida é perfeita para acabar com roedores indesejados e extremamente segura para sua família, pois, você não precisará abrir a embalagem para colocá-la ao alcance dos roedores.

Isso porque você vai colocar o pacote direto do supermercado em um local estratégico da sua casa e o rato vai rasgar a embalagem e consequentemente comer o produto.

Substitua as iscas a cada 7 dias caso verifique que elas foram consumidas. A maioria das mortes ocorrerá entre 5 a 7 dias após o consumo das iscas.

Siga as instruções para manipulação, administração e armazenamento do produto de maneira correta.

As iscas são eficazes porque são preparadas com ingredientes que os ratos gostam, ou seja, um atrativo para eles, eliminando-os direto do ninho, para onde o produto é levado antes de ser consumido.

Raticida Ratcel Tecnocell (mata ratos em bloco)

Imagem com Raticida Ratcel Tecnocell (mata ratos em bloco)
Foto: Raticida Ratcel Tecnocell (mata ratos em bloco)

Formulado com grãos integrais e altamente atrativos aos roedores, Raticel tem formulação resistente à água, além de ser eficiente na aplicação em locais abertos e úmidos, próximos à rede de esgotos e áreas sujeitas às intempéries.

Indicado para o controle de ratos e camundongos que infestam residências, comércios e escritórios.

É recomendável a aplicação do produto utilizando-se caixa porta iscas para evitar a contaminação de animais não alvo.

Basta colocá-lo em pontos fixos, próximos aos locais de passagem dos roedores, ou colocar diretamente dentro das tocas, ou ainda, em ratoeiras apropriadas que não permita o acesso de animais domésticos e crianças.

Raticida Ratoway em grãos – Quimiway

Imagem com Raticida Ratoway em grãos - Quimiway
Foto: Raticida Ratoway em grãos – Quimiway

Chegamos a metade do nosso ranking de melhores raticidas do mercado com esse produto anticoagulante elaborado com Brodifacoum, eficaz no controle de Ratazanas, Ratos e Camundongos e pronto para uso.

Nesse caso também cabe verificar após uma semana e reaplicar o produto nos locais onde houve o consumo das iscas, com o objetivo de eliminar aqueles roedores que não tiveram a oportunidade de consumir o raticida quando da primeira aplicação.

Após a ingestão, os roedores morrem no período médio de 3 a 5 dias, conforme informações da ficha técnica do produto disponível na web.

Raticida Dulrat Brodifacoum – Dulbarmiga

Imagem com Raticida Dulrat Brodifacoum - Dulbarmiga
Foto: Raticida Dulrat Brodifacoum – Dulbarmiga

Essa é mais uma opção de raticida para uso em residências, indústrias e edifícios comerciais. Usar luvas para manuseio e aplicação do produto é uma medida de proteção importante.

Dulrat também tem eficácia no combate a ratos de telhado, ratazanas e camundongos.

Trata-se de um inseticida em dose única e de uso doméstico, em que também não é necessário abrir os sachês na aplicação. Aplicáveis entre 1 e 3 sachês de 25 gramas em cada ponto de aplicação ou iscagem.

Ele também contém substância amargante que previne a ingestão humana.

Raticida Citromax (pó de contato) – 1 KG

Imagem com Raticida Citromax (pó de contato) - 1 KG
Foto: Raticida Citromax (pó de contato) – 1 KG

O sétimo item da nossa lista de melhores raticidas do mercado contém em sua composição o Cumatetralil, substância eficaz no combate aos ratos e ratazanas.

O pó para rato Citromax é um raticida do tipo pó de contato, de dose múltipla, eficaz no controle das principais espécies de roedores urbanos (Rattus novergicus, Rattus rattus, e Mus musculus).

O produto age como um anticoagulante e a morte dos roedores ocorre aproximadamente de 9 a 17 dias após o contato com a substância.

Há na ficha técnica do produto, instruções de aplicação específicas para cada tipo de praga. Recomenda-se manter o produto na embalagem original, e também não reutilizar embalagens vazias.

Para a aplicação, as recomendações são utilizar o produto conforme recomendações do fabricante, manipular o produto,somente com os equipamentos de proteção individual, manter pessoas, principalmente crianças e animais domésticos longe do local de trabalho e não entrar em contato direto com o produto.

Raticida Kellmat – Sementes de cereais

Imagem com Raticida Kellmat – Sementes de cereais
Foto: Raticida Kellmat – Sementes de cereais

O Raticida Citromax Grãos de Girassol é recomendado para roedores em residências, escolas, fabrica de alimentos, depósitos, silos, etc.

O principio ativo do raticida também é o Brodifacoum, que como sabemos, age impedindo a coagulação normal do sangue.

A morte do roedor ocorre no prazo médio de dois a sete dias após a ingestão do produto.

É indicado tanto para áreas internas quanto para externas e não se faz recomendado aqui também, o contato direto das mãos com as iscas. Esse é um produto do grupo Kelldrin.

Em geral, as substâncias contidas nas iscas também são tóxicas para outros mamíferos como gatos, cães e o próprio homem e portanto só podem ser utilizadas por profissionais técnicos habilitados.

Raticida Straik – Sachê 25 gramas

Imagem com Raticida Straik – Sachê 25 gramas
Foto: Raticida Straik – Sachê 25 gramas

Isca premium mais atrativa para os roedores, o Straik Isca Mata-ratos tem efeito anticoagulante e fórmula exclusiva, desenvolvida com cereais e sementes oleaginosas nobres, como a macadâmia, tornando-se altamente atrativo aos roedores e com a palatabilidade muito semelhante aos alimentos comuns que atraem essas pragas.

Esse fator faz com que o Straik Isca Mata-ratos se diferencie das iscas tradicionais. É recomendado não só para residências, mas para áreas onde a oferta de comida é abundante, como locais de estocagem de alimentos.

Eficaz contra Ratos, ratazanas e camundongos.

Raticida Tomcat – Motomco – 2,2 KG

Imagem com Raticida Tomcat - Motomco - 2,2 KG
Foto: Raticida Tomcat – Motomco – 2,2 KG

O Tomcat com isca de refeição de brometalina contém o ingrediente ativo premium Bromethalin, excelente para o controle comprovado de altas populações de roedores e infestações graves.

A brometalina é um ativo não anticoagulante agudo que começará a matar ratos e camundongos em 2 ou mais dias, mais rápido que as iscas anticoagulantes.

Devido a sua ação mortífera rápida quando comparado aos anticoagulantes, mais roedores podem ser controlados com menos isca.

Tomcat é uma fórmula exclusiva de aveia e grãos projetada para máxima palatabilidade, e é ideal para uso quando fontes de alimentos concorrentes estão disponíveis.

A isca de refeição é versátil o suficiente para muitos usos e é rotulada para aplicações em tocas de ratos além de 100 pés de edifícios.

Acompanhe mais informações sobre os melhores raticidas do mercado aqui.

Como descobrir se existem ratos na sua casa?

Os ratos possuem dentes incisivos que não param de crescer. Então, o ato de roer permite que os dentes permaneçam sempre afiados e não cresçam em excesso.

Ou seja, eles não podem deixar de usá-los, por isso estão sempre roendo, sejam objetos ou alimentos.

Os dois pares de dentes incisivos, que crescem até 3 mm por semana, os fazem roer objetos resistentes como cabos elétricos, madeira, plásticos e concreto, a fim de desgastar os dentes.

Graças a essa dentição afiada é possível perceber se há ratos em sua residência. Atente-se ao surgimento de itens ou mantimentos roídos.

Pelas fezes do rato também é possível identificar a presença do animal.

Os dejetos são pequeninos e escuros. Até mesmo seus bichinhos de estimação podem te ajudar a confirmar a existência de ratos. Geralmente, gatos e cachorros podem ficar agitados durante a noite se notarem a presença dos roedores.

Elencamos para você, alguns desses sinais

  • Fezes: As fezes dos ratos, em forma de contas, chamadas cíbalas são facilmente localizadas a olho nu e dificilmente podem ser confundidas, devido às suas características próprias. A forma e o tamanho das cíbalas variam conforme a espécie.
  • Urina: Com odor bastante característico. Dois terços dos ratos transportam na urina o parasita causador da toxoplasmose.
  • Marcas de gordura: Manchas contínuas de cor escura junto aos rodapés, próximas aos cantos, sobre canos ou caibros, provocados pela gordura que os ratos deixam ao roçar seu corpo quando caminham pelos mesmos lugares.
  • Roeduras: Lascas de madeira nos cantos das portas e parapeitos de janelas, pequenos orifícios semicirculares em armários, paredes. Observe marcas de dentes em materiais roídos.
  • Ninhos: Feitos geralmente com papel roído, alguns trapos ou outros materiais macios, mas sempre com a presença de grandes quantidades de pelos da própria mãe que preparou a cama dos filhotes. Frequentemente há restos de alimentos nesses ninhos.
  • Observação visual: Ratos vistos durante o dia podem sugerir uma alta infestação.

Durante o outono e inverno, a incidência de roedores nos ambientes é maior, pelo fato deles ao fugirem da baixa temperatura buscarem abrigo no interior dos ambientes.

Nesse período, eles diminuem sua atividade e ficam quase o tempo todo nas tocas, saindo apenas para se alimentar. O que é mais que suficiente para fazerem estragos.

Além disso, as chuvas, muitas vezes, fazem com que os dutos e bueiros se encham de água, desabrigando os ratos de seu habitat. Assim, há uma necessidade de eles procurarem um novo local para viver. Vale lembrar que ratos têm hábitos noturnos, período em que não há tanta circulação de pessoas.

Sobre a dimensão de saúde pública, vale o destaque a seguir…

A transmissão de doenças

São pelo menos 55 enfermidades, segundo Normam Gratz, biólogo aposentado da Organização Mundial de Saúde (OMS), que listou doenças transmitidas direta ou indiretamente por esse tipo de praga, entre elas, a popular leptospirose.

Entre os sintomas estão: Febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (especialmente na panturrilha, conhecida como “batata” da perna), pele amarelada e calafrios.

O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

As leptospiras podem sobreviver até semanas ou meses, dependendo das condições do ambiente (temperatura, umidade, lama ou águas de superfície). Porém, são bactérias sensíveis aos desinfetantes comuns e a determinadas condições ambientais.

A água sanitária, por exemplo, mata as leptospiras e deverá ser utilizado para desinfetar reservatórios de água, locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada.

Atualmente, as principais formas de identificar a leptospirose consistem nos métodos sorológicos, que detectam no sangue do paciente a presença de anticorpos contra as espécies de Leptospira.

A capacidade adaptativa dos roedores

Os ratos e camundongos possuem uma capacidade adaptativa que os credenciam a sobreviverem e proliferarem nos mais diversos ambientes, tal qual o homem.

São altamente prolíficos, resistentes e possuem uma extrema habilidade corporal que permite transpor obstáculos e caminhar sobre cordas e fios. Alimentam-se de diversos produtos de origem vegetal e animal.

As ratazanas e ratos-de-telhado analisam o alimento antes de consumi-lo. Iscas ou outro alimento colocados são observados cuidadosamente.

Estes ratos ao desconfiarem não devoram o alimento no aguardo de um rato mais jovem ou inexperiente consumir o alimento e caso o observador note sinais de doença no primeiro rato, rejeita o alimento e “avisa” os demais da colônia do perigo presente.

Não acontecendo nada de anormal com o primeiro rato, os demais se aproximam e consomem o alimento.

Para se defenderem, quando ameaçados ou agredidos, eles tentarão se esgueirar e arranhar ou morder. Embora seja raro, isso pode vir a acontecer.

Como afastar os ratos da sua casa?

As medidas preventivas englobam todos os métodos mecânicos de controle e medidas de higienização:

  • Manter a área externa limpa sem entulhos, materiais empilhados (madeira, canos, telhas), mato e grama devidamente aparados, poda de galhos de árvores que se projetem sobre a construção.
  • Eliminar ou proteger as fontes de água: fossos, valas, poças estagnadas, poços, caixas d’água e outros reservatórios
  • Armazenar de forma adequada e protegida (em recipientes fechados) cereais, alimentos, rações. Acondicionar o lixo em sacos plásticos dentro de recipientes tampados. Os sacos de lixo devem ser colocados em lugares altos próximo à hora da coleta.
  • Manter adequadas as instalações hidráulicas e redes de esgoto. Ralos devem ser sifonados ou com sistema abre e fecha. Válvulas antirrefluxo devem ser instaladas na saída da tubulação de esgoto.As fossas sépticas e assépticas deverão estar bem vedadas.
  • Fechar todos os orifícios nas paredes externas com argamassa. Devemos eliminar aberturas ou frestas maiores que 0,5 cm.
  • Instalar dispositivos de auto fechamento nas portas mais utilizadas. Proteger vãos sob as portas ou janelas, com telas, rodinhos de borracha ou chapas galvanizadas. Instalação de golas metálicas em pilastras e colunas também são indicados.

A eliminação de fontes de alimentos e água, a vedação dos acessos e a eliminação dos abrigos são essenciais para o sucesso no controle de roedores.

Você já ouviu falar em “Efeito Bumerangue”?

O uso inadequado de raticida pode levar a um fenômeno comprovado denominado “Efeito Bumerangue”.

Este efeito consiste no aumento da população inicial de roedores ao invés de sua diminuição. Isso acontece porque numa desratização mal feita, somente alguns elementos da colônia morrem.

Os sobreviventes vão ter abundância de água, abrigo e alimento. Na abundância destes fatores, a taxa de reprodução aumenta bastante e a colônia evolui intensamente até o esgotamento dos recursos da área.

A partir daí, os membros mais fracos são expulsos desta colônia e irão formar novas colônias ao redor.

As pessoas também perguntam

Qual o efeito do raticida?

rato

O mecanismo de ação desses produtos se dá pela inibição da síntese, no fígado, de vitamina K, muito importante no processo da coagulação sanguínea.

Onde os ratos ficam escondidos durante o dia?

Geralmente, em meio aos entulhos e caixas de papelão ou madeira, no telhado ou ainda dentro de casa, em diversos cômodos e debaixo ou dentro de eletrodomésticos e móveis.

Os ratos emitem sons?

rato guinchando

Eles emitem guinchos agudos. Podemos ouvi-los principalmente à noite, quando a movimentação dos animais fica mais intensa. Se a colônia estiver numerosa, os ruídos se tornam ainda mais fortes. Sons similares a passos humanos indicam que os roedores podem estar percorrendo o forro do telhado, por exemplo.

O que é um porta isca?

É uma forma mais segura de utilizar iscas peletizadas ou raticida em bloco parafinado. Além de proteger contra a chuva e o sol, não permite que animais domésticos e crianças tenham contato com o veneno. Pode ser usado em ambientes internos ou externos.

É o fim dessas pragas nada simpáticas!

Com todas essas dicas e informações esperamos ajudar você a se livrar dessas aparições indesejadas. Ressaltamos a importância de obedecer as recomendações do fabricante quanto a manipulação, e também às medidas de saúde e segurança, para o caso de contato com a substância.

Armadilhas caseiras são menos eficazes no caso de controle de ratos, por em geral, vulnerabilizar as pessoas a um contato mais desprotegido com esses animais.

Esteja atento às especificações relativas à quantidade, periodicidade e, sobretudo, descarte desse tipo de material para se proteger do início ao fim de sua aplicação.

As fichas técnicas de alguns desses produtos aparecem na internet. Encontre a opção que melhor se aplica a sua necessidade e boa sorte!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>