A prática de patinação, à primeira vista, pode parecer um esporte para crianças e adolescentes, que tem a diversão como único propósito. No entanto, um par de patins nos pés pode ser muito mais sério e, além de garantir momentos de alegria, pode ser utilizado como prática esportiva, ajudando na manutenção do peso e fortalecimento dos músculos. Ficou interessado? Nesse artigo, vamos analisar os melhores patins e te ajudar a escolher o ideal para sua necessidade.

A primeira coisa que devemos saber em relação aos patins é que eles são divididos em dois modelos: squad e inline.

Os modelos squad possuem quatro rodas, duas frontais e duas traseiras, que lhe dão mais estabilidade e robustez, não sendo indicados para manobras ousadas, possuindo freio frontal para gerar impulsão. Estes modelos geralmente possuem visual vintage, inspirados nas décadas de 30, 40, 70 e 90. Seu uso é indicado para a patinação lúdica, apenas como diversão, sendo ideal para iniciantes e crianças.

A linha inline, por outro lado, é o ideal para quem gosta de alcançar grandes velocidades e realizar curvas e manobras. Possuem de três a cinco rodas, enfileiradas em linha reta, daí o nome inline. Os freios neste modelo ficam na parte traseira, dando mais controle ao patinador durante o uso. O apoio dele é concentrado na frente e na parte traseira, portanto, exige maior equilíbrio dos patinadores. Este é o modelo para quem gosta de percorrer grandes distâncias e prefere usar os patins na modalidade competição e fitness.

Outro ponto a se considerar é o rolamento dos patins. Trata-se da parte localizada entre a roda e o eixo e interfere diretamente na performance do patinador, podendo afetar a velocidade e as manobras. Sua numeração é feita de acordo com a ABEC e vai de 1 a 9, contando apenas os números ímpares. A numeração de 1 a 7 é considerada intermediária, apresentando ligeiras diferenças entre elas, enquanto os patins de numeração 9 são destinados a uso profissional.

Dito isso, agora vamos adentrar o tópico principal e observar quais os melhores patins que o mercado oferece!

Veja também: A Centauro é confiável para compras de itens esportivos online?

TOP 10 dos melhores patins

Traxart Dynamix

Imagem com Traxart Dynamix
Foto: Traxart Dynamix

Para inaugurar nossa lista de melhores patins, escolhemos um dos modelos mais famosos do mercado, o Traxart Dynamix. O modelo é feito de bota rígida (hardboot), suficiente para sustentar um peso de até 110Kg e impactos moderados, além de possuir proteção reforçada na sua base e na dianteira, auxiliando na fixação do pé do usuário, para garantir maior equilíbrio, em especial durante as manobras.

A bota conta ainda com sistema de absorção, para evitar lesões decorrentes de impactos, contando, também, com uma série de travas, para garantir que o patins não se afrouxe. O modelo é perfeito para patinação urbana e suporta manobras em diversas superfícies, nos casos de patinadores mais experientes. Quanto aos iniciantes, é possível colocar travas nos calcanhares, dando ainda mais versatilidade ao produto.

Detalhes do produto

  • Tipo: Inline;
  • Fechamento: Travas e cadarço;
  • Rolamento: ABEC 7;
  • Material: Alumínio;
  • Rodas: Poliuterano;

Onde comprar?

O Traxart Dynamix é bom?

Patins Roller Ajustável Bel Sports

Imagem com Patins Roller Ajustável Bel Sports
Foto: Patins Roller Ajustável Bel Sports

Aos iniciantes que querem dar os primeiros passos no universo da patinação, o Roller da bel Sports é, sem dúvidas, um dos melhores patins que o mercado oferece.

A bota vem em formato de tênis, o que a torna bem confortável, contando ainda com um sistema de fechamento de velcro e cadarço, oferecendo a proteção necessária para sua diversão sem apertar seu pé. Seu modelo é do tipo quad, o que significa maior estabilidade, evitando as chances de quedas durante suas horas de patinação.

O modelo ainda conta com opção de ajuste, podendo se encaixar em diversos tipos de pé entre 37 a 40, sem alterar o nível de conforto e segurança. Suas rodas são fabricadas em tamanhos maiores e com rolamento ABEC 5, garantindo maior aderência ao solo. Por fim, destaca-se o preço extremamente acessível do produto. Não poderia faltar na nossa lista de melhores patins.

Detalhes do produto

  • Tipo: Quad;
  • Fechamento: Velcro;
  • Rolamento: ABEC 5;
  • Material: Polipropileno e PVC;
  • Rodas: PVC.

Onde comprar?

Patins Inline 2 PM Sports, com Rodas Iluminadas

Imagem com Patins Inline 2 PM Sports, com Rodas Iluminadas
Foto: Patins Inline 2 PM Sports, com Rodas Iluminadas

Para você que é pai e mãe e que gostaria de incentivar seu filhos a brincadeiras ao ar livre, uma das melhores escolhas de patins é 2 PM. O design inovador e moderno cai no gosto de qualquer criança e é impossível não captar a atenção delas, isso sem falar nas suas rodas iluminadas. O patins foi pensado para gerar incentivo nas crianças e habituá-las à prática de esportes.

O modelo conta com proteção reforçada, formada por cadarço, fivela e velcro, e ainda conta com uma base de alumínio e uma bota de tamanho ajustável, para se encaixar no pé do seu pequeno. As rodas alcançam a numeração 7 ABEC e são feitas de poliuretano e borracha, o que ajuda na fixação das rodas ao solo.

O 2PM Sport é um das melhores patins no que se refere ao custo-beneficio, além de proporcionar diversão e interesse ao seu filho por coisas novas. O produto conta com bons níveis de segurança e alta durabilidade, tudo por um preço bem em conta, considerando os atributos do patins.

Detalhes do produto

  • Tipo: Inline;
  • Fechamento: Cadarço, velcro e fivela;
  • Rolamento: ABEC 7;
  • Material: Alumínio, borracha e poliuretano;
  • Rodas: Poliuretano.

Onde comprar?

Patins Roller Derby Candi Girl Carlin

Imagem com Patins Roller Derby Candi Girl Carlin
Foto: Patins Roller Derby Candi Girl Carlin

Apesar de ser um esporte para todo tipo de pessoa, a combinação patins e mulheres têm um charme especial. Pensando nisso, a Roller Derby criou um modelo que une um visual impecável e atributos únicos, o que o faz uma das melhores opções de patins para garotas.

O design do Candi Girl busca inspiração no visual dos rollers americanos dos anos 70 e 90, resgatando a nostalgia de cada época com um desenho em relevo e cores singulares em camurça. O formato de bota gera um produto confortável, reforçado por um acolchoamento nas laterais e na ponta dos dedos, para prevenir escoriações.

O modelo de quatro rodas proporciona maior equilíbrio para os iniciantes e o torna ideal para passeios em relevos irregulares como ruas. Sua base feita em alumínio garante excelente apoio para os pés, sem deixá-los doloridos. O seu fechamento é do tipo cadarço, remetendo, novamente, às décadas de 70 e 90, mas que garante um bom nível de segurança.

A faixa etária indicada para o uso é de 16 anos, com grande variedade de numeração. O modelo é um ótimo pedido para iniciantes e pessoas que gostam da patinação recreativa, contudo, o preço do Candi Girl não é um dos mais acessíveis, tornando-o um dos melhores patins que você encontrará.

Detalhes do produto

  • Tipo: Quad;
  • Fechamento: Cadarço;
  • Rolamento: ABEC 5;
  • Material: Plástico, camurça e alumínio;
  • Rodas: Poliuretano.

Onde comprar?

Patins Roller Derby Candi Girl Carlin vale a pena?

Legacy Pro 84 Patins Fila

Imagem com Legacy Pro 84 Patins Fila
Foto: Legacy Pro 84 Patins Fila

Se você decidiu que quer viver a vida entre a alta velocidade e curvas fechadas, o Legacy Pro da Fila será seu melhor amigo nessa jornada. Sua construção é feita sobre quatro rodas, com uma bota em formato compacto, para melhor aderência aos pés, mas com boa proteção e resistência. Só por estes atributos, merece figurar na lista de melhores patins.

Sendo um patins excelente para a prática do estilo freestyle ou fitness, as rodas possuem rolamento ABEC 7 e todo o seu acabamento foi feito para que o patinador possa imprimir maior velocidade, enquanto retém controle do patins para promover manobras de efeito ou de emergência.

Um diferencial é a tecnologia Air Flow, que permite a passagem de ar com mais facilidade, deixando o interior da bota mais arejado para evitar a proliferação de microrganismos que podem gerar micose e odores desagradáveis. Seu suporte é adequado para pesos de até 100Kg.

O Legacy Pro é um produto que, apesar dos atributos, conserva bastante sua leveza, justamente pensando em maior velocidade e, para tanto, possui um sistema de fechamento reforçado, feito de cadarço, velcro e fivelas, para assegurar o posicionamento ideal dos pés durante o uso.

Detalhes do produto

  • Tipo: Inline;
  • Fechamento: Cadarço, fivela e velcro;
  • Rolamento: ABEC 7;
  • Material: Plástico e alumínio;
  • Rodas: Não informado.

Onde comprar?

Patins Flying Eagle F4 Raven

Imagem com Patins Flying Eagle F4 Raven
Foto: Patins Flying Eagle F4 Raven

Uma lista de melhores patins não estaria completa sem a presença do Flying Eagle, um produto voltado para a modalidade freestyle nos contornos urbanos. A bota é revestida com tecidos de qualidade nobre, proporcionado maior conforto do que o restante das opções do mercado, tornando-se fácil de calçar e de manobrar sem gerar desconfortos.

As rodas foram feitas para rodar praticamente em qualquer superfície, contando com tamanhos entre 76 a 80mm, com dureza das rodas na proporção de 85A. A parte interna ainda conta com amortecedores em locais de maior contato com o pé, prevenindo lesões e desconfortos, fora isso, a base e a bota possuem reforço, juntamente com as travas, tudo para garantir maior aderência aos pés e equilíbrio ao patinador.

Por se tratar de um produto com acessórios de primeira linha, o preço do Flying Eagle, na média, ultrapassa os R$ 1.000,00, o que não o torna uma opção interessante caso você pretenda investir pouco.

Detalhes do produto

  • Tipo: Inline;
  • Fechamento: Travas;
  • Rolamento: 7ABEC;
  • Material: Alumínio CNC;
  • Rodas: Poliuretano.

Onde comprar?

Patins Flying Eagle F4 Raven é bom?

Fila Houdine

Imagem com Fila Houdine
Foto: Fila Houdine

O Fila Houdine é um patins especifico do modelo fitness, com uma bota rígida, com presilhas e cadarços igualmente resistentes. Seu interior é de extremo conforto e conta com a tecnologia zero shock, para amortecimento de impactos, proporcionando mais horas de uso sem incômodos.

As rodas são de dureza 82, o que pode fazer com que se desgastem mais rápido, mas elas podem ser modificadas, e o rolamento é ABEC 7, contudo, estes dois pontos garantem maior velocidade durante a prática. O Houdine ainda conta com freio no calcanhar, para proporcionar mais segurança, e uma base de alumínio ampla, para dar equilíbrio ao praticante, considerado perfeito para uso em atividades físicas.

Apesar de ser uma boa também para iniciantes, não é o mais indicado para quem não está disposto a fazer grandes investimentos e não é muito ligado a permanecer em grande estilo, mas, pelas qualidades, merece seu lugar na lista de melhores patins.

Detalhe do produto

  • Tipo: Inline;
  • Fechamento: Presilhas e cadarço;
  • Rolamento: ABEC 7;
  • Material: Alumínio;
  • Rodas: Não informado.

Onde comprar?

Fila Houdine é bom?

Patins Quad Tradicional Hondar

Imagem com Patins Quad Tradicional Hondar
Foto: Patins Quad Tradicional Hondar

Um dos melhores patins para quem está interessado em simplesmente dar uma passeio desinteressado, mas sem abrir mão do estilo. Trata-se de um modelo Quad de bastante equilíbrio, proporcionado pelas suas 4 rodas com dureza 82A, além de elegantes travas na forma de cadarço para quem quer iniciar no esporte, mas não deseja adentrar em algo mais esportivo, procurando apenas algo mais recreativo.

A bota tem comprimento médio e ainda conta com freios frontais, para elevar o nível de segurança, enquanto as rodas com numeração ABEC 7 são suficientes para proporcionar um velocidade elevada, caso o patinador queira. O conjunto eficiência, segurança e visual é um grande atrativo, mas, some-se a isso o fator preço, que é bem em conta, e você terá um produto imbatível, capaz de conquistar qualquer coração e bolso.

Detalhes do produto

  • Tipo: Quad;
  • Fechamento: Cadarço;
  • Rolamento: ABEC 7;
  • Material: Poliuretano;
  • Rodas: Poliuretano;

Onde comprar?

O Patins Quad Tradicional Hondar é bom?

Patins Fila Quad Smash

Imagem com Patins Fila Quad Smash
Foto: Patins Fila Quad Smash

Basquete e Patins. Acha que não tem nada a ver? Provamos o contrário. Se você é fã da NBA e também de patins, esse é o melhor patins que irá encontrar sobre o tema. A Bota Fila remete aos calçados usados por feras do basquete, como Michael Jordan e Magic Johnson nos anos 90, e é a escolha certeira se você quer desfilar com um visual clássico refinado, que o coloca diretamente na lista de melhores patins.

O revestimento interno das botas é de extremo conforto e as rodas mais rígidas garantem o trânsito do praticante em terrenos irregulares sem maiores problemas, tendo, também, um bom desempenho em terrenos lisos, sem alterar a performance. O Fila Smash é uma ótima opção para passeios, confortável e bonito, garantindo boas doses de entretenimento. Seu preço é um pouco mais elevado, mas não chega a ser absurdo para um produto com as qualidades desse patins.

Detalhes do produto

  • Tipo: Quad;
  • Fechamento: Cadarço;
  • Rolamento: ABEC 7;
  • Material: Alumínio e Plástico;
  • Rodas: Poliuretano.

Onde comprar?

Patins Fila Quad Smash é bom?

Patins Mormaii Flexxxa Pro

Imagem com Patins Mormaii Flexxxa Pro
Foto: Patins Mormaii Flexxxa Pro

Para fechar nossa lista de melhores patins, guardamos um lugar para o Flexxxa Pro. Com um bota rígida estilosa e confortável, o modelo da Mormaii garante um produto bastante cômodo, devido ao seu revestimento acolchoado, enquanto as rodas 82A garante uma aderência moderada e maior velocidade no uso.

O sistema de presilhas também é um diferencial, pensado em garantir resistência, independente do solo e das manobras, além de incluir um freio traseiro, garantindo melhor controle e desenvoltura nas curvas. A bota é anatomicamente pensada para se adequar ao pé do patinador. O Flexxxa é adequado para diversos tipos de ambientes, se adequando a parques, ruas e pistas com bastante eficiência.

Detalhes do produto

  • Tipo: Inline;
  • Fechamento: Presilhas;
  • Rolamento: ABEC 7;
  • Material: Poliéster;
  • Roda: Poliuretano.

Onde comprar?

As pessoas também perguntam

Qual a melhor marca de patins?

blank

No cenário da patinação, diversas marcas competem para obter o posto de qual é a melhor, mas, na verdade, isso dependerá da necessidade e do objetivo do patinador. Entretanto, se considerarmos a marca que consegue atender o maior número de pessoas, podemos apontar a Fila como a marca mais completa, por oferecer produtos para diversos públicos, com qualidade e ótimo custo beneficio.

Como escolher o primeiro patins?

blank

Ao escolher o primeiro patins, tenha, primeiramente, o seu objetivo. Você quer algo para lazer, esporte ou competição? Após, verifique as especificações do produto quanto ao peso suportado por ele, para não causar incômodos no uso.

Observe, também, a numeração do calçado, para encontrar o nível de aderência certo para os pés, bem como os sistemas de fechamento relativos à segurança, igualmente, analise o acabamento interno e se ele atende ao seu nível de conforto. Por fim, verifique o rolamento, lembrando-se que, quanto menor o número da ABEC, menos velocidade e mais controle terá o patinador.

Qual o número certo do patins?

blank

É preciso ter em mente que a patinação é um esporte que exige bastante flexibilidade e jogo de pés, por isso é importante que seu pé esteja fixo na bota, mas não é adequado que ele fique travado.

Os pés precisam ter o mínimo de desenvoltura e flexibilidade para que os movimentos sejam fluidos, portanto, recomenda-se escolher uma bota com um número acima do seu calçado comum.

Conclusão

A patinação é uma opção esportiva para quem vive nas grandes cidades, além de ser uma oportunidade para reunir a família em um momento saudável. Seja para esportes ou competições, o importante é utilizar o patins com consciência! Evite transitar com ele em vias movimentadas ou calçadas com pedestres, prefira sempre parques, praças e pistas próprias.

Igualmente, nunca deixe de fazer uso dos acessórios de proteção, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras, além de verificar o nível de proteção fornecido pelos fechamentos de cada produto. Observando as condições de segurança e higienizando-o corretamente, de acordo com cada manual e escolhendo um dos produtos da nossa lista de melhores patins, você terá um item durável, capaz de te proporcionar alegrias por anos!

Essa foi nossa lista de melhores patins. Esperamos ter ajudado você nessa importante decisão. Escreva pra gente nos comentários! Seu comentário é muito importante!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]