Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais Os Melhores Leites Para Bebê? Veja o TOP 10!

Quando lidamos com a alimentação de um recém-nascido, ter cuidado com o que ele vai ingerir é fundamental para garantir um crescimento sadio e eficiente. Neste sentido, é essencial apostar nos melhores leites para bebê do mercado, também conhecidos como fórmula infantil.

Sendo assim, confira nossa lista com os 10 melhores leites para bebê e também algumas dicas que separamos especialmente para que não reste dúvidas na hora de fazer uma escolha tão importante e que causa impacto direto na saúde da criança! Vamos conferir?

Top 10 Melhores Leites para Bebê

Após a introdução alimentar, o bebê deve receber o leite materno como complemento até os dois anos.

Com a evolução da humanidade e o avanço tecnológico, as fórmulas infantis estão cada vez mais parecidas com o leite materno para oferecer nas mamadeiras.

Por isso, trouxemos um guia completo para você saber quais são os melhores leites para bebês, e quais os benefícios que eles podem te oferecer! Confira!

Fórmula Aptamil Profutura 1 – Danone Nutricia

Para começar nossa lista, temos o leite Aptamil Profutura 1, que é uma das opções mais completas presentes no mercado de fórmulas infantis.

A sua composição é feita com componentes que estimulam o funcionamento digestivo e oferecem uma nutrição completa.

Um dos pontos fortes dessa opção é que possui prebióticos e nucleotídeos para estimular o funcionamento intestinal, através da formação de micro-organismos que protegem todo o cólon do bebê.

Fórmula Infantil Nan Comfor 1

O Nan Comfor 1 é um leite destinado para bebês entre 0 e 6 meses de idade.

Essa fórmula é feita para bebês que sofrem com a constipação intestinal, ajudando a equilibrar a flora intestinal do lactente.

Em sua composição, constam os ácidos graxos ARA e DHA para ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso central e também no cognitivo. Os prebióticos presentes mantêm a flora intestinal equilibrada, pois alimentam as bactérias boas.

Fórmula Infantil Aptamil Pepti – Danone Nutricia

A fórmula infantil Aptamil Pepti da Danone é destinada para bebês de até um ano com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).

Sua formulação é feita com proteína láctea hidrolisada para evitar alergias na criança.

Essa opção também contém prebióticos FOS e GOS para manter a flora intestinal equilibrada. Outra característica é a presença de ARA e DHA para auxiliar no desenvolvimento do sistema nervoso e cognitivo do bebê.

Fórmula Enfamil Premium 2

O leite para bebê Enfamil Premium 2 é feito para aqueles bebês que precisam de um complemento alimentar. Esse produto pode ser oferecido para os bebês a partir de 6 meses de vida.

Com uma composição muito parecida com o leite materno, ela ajuda no desenvolvimento e crescimento saudável da criança, pois possui a substância taurina. Outros itens presentes em sua composição são ARA e DHA para auxiliar no correto desenvolvimento cognitivo e do sistema nervoso central. Além disso, o produto também contém as vitaminas A, D, E, K, C e ácido fólico.

Fórmula Infantil Nan Sem Lactose

Indicado para os bebês intolerantes à lactose, a fórmula Nan sem lactose é a ideal para casos de intolerância transitória, quando a condição existe devido ao intestino do bebê não estar maduro.

Para conter os sintomas, esse leite não contém o açúcar que causa o problema, evitando, assim, possíveis cólicas e diarreias e garantindo o ganho de peso e crescimento saudável do bebê. Em sua composição, a lactose é degradada, previamente, em açúcar simples, ajudando o organismo do bebê a fazer uma digestão correta.

Fórmula Aptamil Premium 1 Danone Nutrícia

A Fórmula Aptamil Premium 1 é indicada para os bebês que têm entre 0 e 6 meses.

Sendo um dos leites para bebês mais vendidos do mercado, ele é bastante indicado por pediatras e nutricionistas que se preocupam com a alimentação desses pequenos.

Com uma composição que ajuda no desenvolvimento e crescimento da criança, pode ser usada desde o nascimento, para os casos em que a mãe não consegue amamentar.

Imagem Com Fórmula Infantil Nan A.r.
Reprodução: Amazon

Fórmula Infantil Nan A.R.

A Nan é uma marca muito famosa devido aos leites para bebês que oferece, sendo referência no cuidado e prevenção de bebês até 06 meses.

No caso da fórmula Nan A.R., ela é indicada para aqueles bebês com problemas gástricos, como o refluxo, pois evita a regurgitação e também consegue melhorar a digestão.

Esse leite é indicado apenas para casos específicos, quando o refluxo é realmente um problema que tem causado dores e perda de peso no bebê. Para essa avaliação, é necessário passar por uma avaliação com um pediatra.

Fórmula Infantil Nan Supreme 1

O leite Nan Supreme 1 é uma opção com muitos benefícios e componentes voltados para o desenvolvimento do bebê. A marca ainda promete que essa fórmula não ocasiona gases e cólicas, pois possuem prebióticos para melhorar a digestão e evitar a constipação intestinal.

Rico em vitaminas e sais minerais, essa fórmula também possui DHA e ARA para estimulação correta do sistema nervoso central e cognitivo. A fase 1 é indicada para os bebês entre 0 e 6 meses, porém, existe a fase 2 desse produto, para que os pais possam continuar a oferecer aos bebês de 6 a 12 meses.

Fórmula Infantil Nestogeno 1

Com preço mais acessível, essa opção de leite para bebês é rica em vitaminas e sais minerais, além de conter probióticos.

Essa fórmula pode ser usada desde o nascimento, pois contém os ingredientes adequados para nutrir e fortalecer o bebê.

As proteínas presentes nesse leite estimulam a saciedade da criança. Esse leite não possui ARA e DHA, porém, é uma escolha para quem busca um produto mais acessível.

Fórmula Infantil Pregomin Danone Nutricia

Para fechar nossa lista, temos uma opção super saudável e indicada para bebês com intolerância à lactose.

A Danone é referência no mundo dos laticínios, e obviamente também possui sua fórmula infantil super conceituada no mercado. Contando com dha, ara e nucleotídeos, essa fórmula foi desenvolvida para crianças com problemas com lactose, sendo indicado o seu consumo até 1 ano de idade. Por ser uma fórmula infantil totalmente direcionada a crianças com algum tipo de restrição, pode-se dizer que essa opção é bastante segmentada.

Como Escolher o Leite Ideal?

Na prática, a fórmula infantil se torna necessária em alguns casos quando a mãe não consegue amamentar o bebê ou quando o recém-nascido precisa de mais nutrientes, e a fórmula entra na rotina como complemento alimentar.

Em se tratando de um assunto tão importante, é essencial estar por dentro das melhores opções de leites para bebê para que não restem dúvidas sobre qual a melhor opção para seu filho.

Para começar, mesmo que tenhamos boa vontade, não dá para comprar qualquer leite para bebês que aparece pela frente, afinal, estamos lidando com a saúde de um ser extremamente pequeno.

Na prática, a primeira etapa para saber qual o melhor leite para seu caso é conversar com o pediatra para verificar as necessidades do bebê em relação à alimentação.

É por meio do médico que será avaliado se o bebê nasceu prematuro, teve complicações no nascimento, está abaixo do peso e, a partir dessas informações, indicará a melhor fórmula para cada caso.

Atualmente, algumas marcas são referências na produção de leite infantil rico em vitaminas, minerais, proteínas e outros ativos importantes para a nutrição do bebê, principalmente quanto ao funcionamento correto e desenvolvimento do organismo.

Existem muitos tipos de fórmula infantil presentes em mercados e farmácias. Há versões mais tradicionais, que são indicadas para os bebês sem problemas de saúde.

Outras opções são versões especiais, voltadas para crianças que possuem restrição alimentar ou alguma outra condição de saúde que necessite de uma alimentação específica.

Portanto, se o seu bebê tem intolerância a lactose, ou não se adapta ao leite materno, procure um pediatra para saber exatamente qual leite oferecer a ele.

Recomendação de idade do leite

É muito comum que algumas mães fiquem receosas ao escolher uma fórmula infantil por causa da importância de dar continuidade à amamentação materna. Porém, diversos motivos podem resultar na necessidade do uso de fórmula.

Antes de pensar em papinhas, é necessário focar no leite.

Como exemplo, temos momentos em que a mãe precisa usar tratamentos com medicamentos que afetam o leite materno.

Existem também casos que, por alguma razão do organismo da mãe, a produção de leite diminui e passa a ser insuficiente para o bebê.

Em algumas situações, pode acontecer de o bebê nascer com intolerância ou alergia alimentar e necessitar de leites como o leite zero lactose ou o antirrefluxo.

Os bebês que nascem abaixo do peso podem, também, precisar complementar a amamentação utilizando fórmula infantil.

Além disso, é de extrema importância lembrar sempre que o acompanhamento com o pediatra é crucial na hora da escolha do leite ofertado para o bebê, e só deve ser utilizado quando a mãe não consegue ofertar o leite materno.

A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e também da Sociedade Brasileira de Pediatria, é que o bebê deve receber o leite materno, no mínimo, até os seis meses de vida.

Além dos componentes, também é essencial saber qual é a idade correta para oferecer o produto certo para o seu bebê.

Na hora da escolha, fique atento ao rótulo, o qual contém a informação sobre a idade para qual aquela fórmula é destinada.

A mudança de uma idade para outra ocorre porque as necessidades nutricionais dos pequenos mudam em cada fase e o leite apresenta características diferentes para cada fase.

No geral, o leite infantil é apresentado em três classificações.

A primeira é a fórmula do tipo 1, feita exclusivamente para bebês de 0 a 6 meses.

A fórmula tipo 2 é destinada para os bebês com mais de 6 meses e, para algumas marcas, ainda existe a fórmula do tipo 3, comumente oferecida para os bebês acima dos 10 meses de vida.

Outra forma encontrada em algumas marcas é a indicação do tipo 1 para bebês entre 0 meses e 1 ano e a fórmula tipo 2 para os bebês com mais de 1 ano.

Essas informações podem ser encontradas na embalagem do produto, na parte inferior. Outra característica que muda de um leite para o outro é a quantidade de leite usado para cada faixa etária do bebê.

Tipos de leite para Bebê

Embora muitas pessoas acreditem que eles são todos iguais, podemos dizer que os leites para bebê possuem características e tipos próprios.

Sendo assim, confira os tipos de leite para bebê mais comuns do mercado, justamente para que você saiba exatamente qual comprar:

Fórmula sem lactose

Esse produto é destinado para os bebês com intolerância à lactose, sendo utilizado especificamente para esses casos.

Essa intolerância deve ser identificada pelo pediatra da criança que, a partir de avaliação, indicará o melhor leite e o tratamento necessário.

Como a intolerância à lactose causa sintomas desconfortáveis, como cólica e diarreia, é importante manter a alimentação do bebê com fórmulas que evitem o problema.

A fórmula sem lactose degrada a lactose em açúcares menos difíceis de serem digeridos e, dessa forma, a digestão acontece com maior facilidade e o bebê não terá os sintomas.

Leite para bebês alérgicos à proteína da vaca

Outra fórmula especial é a produzida para bebês com alergias alimentares causadas pela proteína do leite de vaca.

Conhecida como APLV, ela é mais comum do que imaginamos e ocorre, na maioria das vezes, devido à imaturidade do sistema imune do recém-nascido.

Entre os sintomas dessa alergia estão a vermelhidão no corpo, coceiras, diarreia e vômito. Para resolver essa questão, existem fórmulas específicas com proteína hidrolisada.

Na composição, estão os peptídeos que quebram a proteína do leite e evitam a alergia.

Outras fórmulas que podem ser usadas para os alérgicos a essa proteína são as produzidas a partir da soja.

Para saber qual a fórmula mais indicada para bebês com APLV, consulte o pediatra para que a doença seja confirmada e para que ele indique a melhor fórmula infantil.

Leite anti-refluxo

Esse leite é indicado para aqueles bebês diagnosticados com problemas gastrointestinais que causam refluxo.

É importante saber diferenciar cada caso, pois é muito comum que bebês gorfem com frequência e não é necessário maiores preocupações.

Porém, se as gorfadas passarem a interferir no ganho de peso e na saúde do bebê, fazendo com que ele apresente outros sintomas, é indicado procurar um médico.

Em casos em que a saúde e o desenvolvimento da criança são afetados, o pediatra costuma indicar fórmula infantil AR, ou antirrefluxo.

Esse leite utiliza substâncias específicas, como farinha de semente, amido (de batata, milho ou arroz) e gome de jataí, para deixar o leite mais espesso e consistente, evitando o refluxo.

Leite com prebiótico e ácidos graxos

Sempre que puder, dê preferência para as fórmulas com prebióticos e ácidos graxos. Esses leites ajudam no desenvolvimento da saúde e são ótimos para os bebês.

Para encontrar essas substâncias no rótulo da fórmula infantil, procure por FOS e GOS na embalagem.

A função dos prebióticos é ajudar no equilíbrio da flora intestinal, pois alimentam as bactérias boas do intestino.

Já os ácidos graxos, como DHA e ARA, são gorduras boas que ajudam no desenvolvimento neurológico, cognitivo e no sistema nervoso central.

Leites que contêm essa substância são ótimos para crianças com problemas na evacuação.

Outros elementos importantes para as fórmulas infantis são vitaminas que ajudam no desenvolvimento geral da criança, como vitamina A, C, D, E e também do complexo B.

Outro ingrediente que pode ser encontrado para ajudar no crescimento do bebê é a taurina.

Embalagem

Existem diversos tamanhos diferentes disponíveis no mercado. As mais encontradas são as de 400 g e de 800 g.

Quando for comprar uma marca ou tipo de leite pela primeira vez, procure comprar a embalagem menor, assim, caso seu filho não se adapte, o gasto não foi tão grande e o desperdício é menor.

Após o bebê estar adaptado, procure por embalagens maiores, pois além de serem mais econômicas, também evita que precise voltar até a farmácia ou mercado a cada três dias.

A média de duração de uma lata de leite, para bebês que consomem diariamente, é de uma semana.

As Pessoas Também Perguntam

Quando falamos de leite para bebê, é comum que as pessoas tenham dúvidas básicas sobre o produto, muitas vezes porque nunca entenderam como ele funciona.

Sendo assim, separamos algumas dúvidas comuns sobre o leite para bebês, confira:

O que é melhor: leite ou composto Lácteo?

Mesmo que parecidos e muitas vezes causando confusão na hora da compra, o composto lácteo e o leite são bem diferentes.

Enquanto o leite em pó é um produto composto por água, gordura, proteínas, enzimas, vitaminas e lactose, totalmente natural, o composto lácteo é um produto resultante do leite e outros ingredientes, feito a partir do leite reconstituído e cheio de açucares e outros ingredientes não lácteos.

Qual a diferença entre leite e fórmula?

A fórmula infantil é feita a partir do leite de vaca modificado e com gorduras, proteínas, vitaminas e minerais para que se torne o mais parecido possível com o leite materno.

Enquanto isso, o leite em pó é feito apenas com o leite de vaca, minerais e vitaminas.

Quantas vezes deve-se dar a fórmula para o bebê?

Essa recomendação é feita na embalagem da fórmula. Também é importante levar em consideração a instrução passada pelo pediatra para atender as necessidades individuais de cada bebê.

Considerações finais

Investir em berços, pasta de dente para bebê, chupetas alimentadoras, potes térmicos para bebês, bóias para bebês, mesas de atividades, entre muitos outros produtos é essencial para manter a saúde do seu bebê em dia.

No entanto, podemos dizer que o leite para bebê é o principal produto a ser comprado para o pequeno, afinal, ele é responsável pela nutrição diária e até mesmo tratamento médico.

Sendo assim, esperamos que a partir das informações e dicas repassadas nesse texto, fique claro que o melhor a se fazer é seguir as orientações do pediatra que acompanha o bebê para que a individualidade seja respeitada, já que, em cada caso, um tipo de leite é o ideal. 

Diversos tipos de fórmulas infantis são comercializadas atualmente, existem fórmulas específicas para tratar condições de saúde, como alergias e problemas gastrointestinais.

Por isso, é importante estar sempre atento ao rótulo, no qual há as informações de idade, ingredientes utilizados e medidas usadas em cada faixa etária. 

Espero que tenham gostado do nosso top 10 melhores leites para bebê!

Curtam e compartilhem esse post para que mais pessoas acompanhem nosso conteúdo!

Por hoje é só, mas logo mais voltaremos com novas dicas incríveis para vocês!

Até mais, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.