O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

5 Melhores Jogos de Tabuleiro Para Você Conhecer!

Está pensando em comprar um jogo de tabuleiro? Não o faça antes de ler esta matéria, porque aqui nós vamos te apresentar os melhores jogos de tabuleiro do momento e falar um pouco sobre algumas novidades que vão mudar as suas tardes de jogatina!

Com a evolução constante da indústria dos videogames, o grande investimento que eles vêm atraindo e as surpresas que a tecnologia nos oferece cada vez mais hoje, não surpreende o grande destaque e a profusão de comunidades gamer que vêm aparecendo na mídia, por isso, pouco se fala sobre os jogos de tabuleiro ou, às vezes, se pensa neles como uma coisa do passado.

Esqueça as damas e o xadrez! Hoje, os jogos de tabuleiro já inventaram muita coisa nova. No mercado, há uma infinidade de jogos modernos que trabalham com diferentes capacidades mentais: jogos de atenção, de estratégia, de imaginação, de agilidade e os que combinam várias delas.

Essa modalidade de jogar pode trazer experiências e momentos únicos que nos unem socialmente e nos fazem trabalhar a mente. Transforme uma tarde numa tarde especial de jogos com os amigos, a familia, ou qualquer outro que você queira chamar para jogar!

Os 5 melhores jogos de tabuleiro

Dixit

Iamgem com Dixit
Foto: Dixit

Dixit é um jogo de imaginação com o qual os jogadores devem se debruçar sobre as ilustrações de um baralho lindo de cartas, para atribuir uma frase, palavra ou gesto. Cada jogador terá sempre 6 cartas na mão e deverá, na sua jogada, escolher uma delas para representar, tentando, a partir da mimica ou das palavras, fazer o melhor para que os outros jogadores a reconheçam depois.

Cada jogador tem sua vez na rodada, na qual escolherá uma das 6 cartas que tem na mão e dará uma dica sobre a arte da mesma, podendo ser uma palavra, frase, mímica, cantar, etc. Depois, separa essa carta virada para baixo, no que os outros jogadores escolhem dentre suas 6 cartas a que melhor se encaixa naquela dica, separando-a virada para baixo e junto a do jogador da vez.

Todas as cartas são embaralhadas e reveladas para que os outros jogadores votem com suas fichas na carta que acham ser a do jogador da vez. A pontuação varia dependendo da condição do jogador com mais ou menos votos. O jogador da vez busca justamente a condição que alguém erre e alguém acerte, pois perde pontos se deixar muito obvio qual é a carta na hora de representá-la.

O jogo precisa de 3 a 6 jogadores, e pode ser jogado a partir dos 8 anos. É um jogo ideal para aqueles que gostam de usar a criatividade e também pode ser um ótimo jogo tanto para jogar com os amigos quanto para jogar com as crianças.

Colonizadores de Catan

Imagem com Colonizadores de Catan
Foto: Colonizadores de Catan

Colonizadores de Catan, ou só Catan, é um jogo de estratégia para 3 ou 4 jogadores, que devem tentar ser a força dominante na ilha de Catan, construindo estradas, vilas e cidades em cima do tabuleiro. Em cada rodada, os dados lançados vão determinar quais recursos a ilha produz, e esses recursos devem ser coletados para construir mais edificações.

O jogo é composto por um tabuleiro dividido em hexagonais, cada uma mostrando um lugar de recurso ou o deserto, que não tem recurso, cada hexagonal recebe um número. No início do jogo, cada jogador distribui duas vilas e duas estradas nas interseções ou nas bordas dessas hexagonais. Além disso, Catan conta com cartas de desenvolvimento que serão compradas durante a partida.

A dinâmica do jogo requer que os jogadores negociem produtos entre si, sendo esse um dos diferenciais de Descobridores de Catan. Também existe a figura do ladrão, que poderá ser usado para roubar recursos.

O jogo vai se desenvolvendo conforme novas vilas, pontes e cidades são construídas, pois essas, por sua vez, aumentam a produção de recursos. Apropriado a partir dos 10 anos, é um dos jogos que virou febre nos últimos tempos, agradando todos os tipos de jogadores.

Azul

Imagem com Azul
Foto: Azul

Introduzidos pelos mouros, os azulejos tornaram-se parte da arquitetura portuguesa quando o rei Manuel I ficou fascinado pela sua beleza deslumbrante em uma visita ao palácio de Alhambra, no sul da Espanha. Impressionado pelos interiores decorados de Alhambra, ordenou que seu próprio palácio em Portugal fosse coberto com os azulejos brancos e azuis.

Essa é a premissa do jogo Azul, que leva você a embelezar as paredes do Palácio Real de Évora, competindo com os outros jogadores para ser o melhor artista de azulejos! Os 2,3 ou 4 jogadores devem escolher com cuidado a quantidade e estilo corretos de azulejos. A astúcia no jogo está em planejar suas paredes para maximizar a beleza de seu trabalho e economizar recursos.

As paredes são o tabuleiro e as peças são os azulejos, que vem em diferentes cores e padrões. Os jogadores se revezam, comprando peças dos fornecedores para seu próprio tabuleiro. Os pontos são marcados com base em como se arranjaram os azulejos para decorar o palácio, e pontos extras são dados para padrões específicos e conjuntos completos.

Ganhador de vários prêmios, o jogo Azul pode ser jogado a partir dos 8 anos, e trabalhará com a sua capacidade de planejamento e ordenamento estético.

Sagrada

Imagem com Sagrada
Foto: Sagrada

Sagrada também é um jogo que tem como cenário um fato da história. Agora, você é um artista de vitral, que deverá competir com seus colegas de profissão para criar o mais lindo vitral da Sagrada Família, um grande templo católico que fica na cidade de Barcelona. O jogo chegou ao Brasil em 2018 e pode ser jogado sozinho ou com até 4 jogadores.

A dinâmica de construção dos vitrais é mais abstrata do que em Azul. Os pedaços de vidro colorido no jogo são representados por dados que têm uma cor e um tom, sendo o tom indicado pelos valores exibidos nos dados: quanto mais baixo o valor, mais claro o tom. Os vitrais são construídos com dados posicionados sobre o tabuleiro individual de cada jogador.

Cada tabuleiro tem algumas restrições sobre quais cores ou tonalidade do dado pode ser colocado em cada posição. A cada rodada, os jogadores se revezarão para comprar de um acervo os dados que serão colocados em suas janelas (tabuleiro individual). Os jogadores devem posicioná-los de acordo com as restrições de cor e tom de sua carta de Janela.

Após 10 rodadas, os jogadores pontuam com base em objetivos públicos e pessoais, e os pontos de bônus para tons escuros da cor do objetivo escondido. É um jogo recomendado a partir dos 14 anos devido a maior abstração dos dados na hora de montar os vitrais.

Carcassonne

Imagem com Carcassonne
Foto: Carcassonne

Inspirado na fortaleza medieval do sul de França com o mesmo nome, Carcassonne é um jogo de colocação de peças em que os jogadores preenchem as zonas rurais ao redor da cidade fortificada. O jogo consiste em expandir o tabuleiro de acordo com os limites topológicos das peças que representam cidades, estradas, mosteiros e campos, encaixando-as de maneira estratégica.

Cada jogada consiste em comprar e colocar uma nova peça, cada peça irá expandir o tabuleiro e você deve tentar controlar áreas como uma cidade, uma estrada, um mosteiro, ou campos, para ganhar pontos. Esse controle é feito adicionando um seguidor correspondente ao tipo de área que a peça adicionada representa.

Os seguidores ficarão presos até que a área seja completada, portanto, como a quantidade deles é limitada para cada jogador, a escolha de colocar ou não um deles permeia todo o jogo. Cada seguidor implica em consequências diferentes, mas no geral, quando é finalizada uma cidade ou estrada o seguidor volta ao seu dono, e o local é pontuado.

O jogador que fizer as colocações mais estratégicas de azulejos e seguidores marcará o maior número de pontos e ganhará o jogo. Uma curiosidade interessante é que as peças dos seguidores, nesse jogo, inspiraram marcadores de lugar como o bonequinho do próprio Google Maps!

O que são jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são definidos como aqueles jogos que se utilizam de uma superfície plana em cima ou a redor da qual a partida se desenvolve.

Porém, a variedade de maneiras de jogar e de tipos de jogos que existem hoje torna difícil defini-los. Basicamente, um jogo é sempre muito diferente do outro, mas todos tem em comum o uso do raciocínio e da memória e, normalmente, a necessidade de parceiros no mesmo lugar que você.

A criatividade dos criadores de jogos de tabuleiro é notável, e por isso, nos últimos anos vem aparecido novas categorias de jogo. Existem aqueles em que você e seus parceiros precisam imaginar para que tudo aconteça e que, por isso, às vezes, nem precisam do tabuleiro para funcionar, somente de suas cartas, como no caso do jogo Dixit, ou das partidas de RPG, que requer somente de dados.

Como escolher um jogo de tabuleiro

Escolher um jogo de tabuleiro pode ser uma coisa muito pessoal, isso porque existem muitas formas na qual um deles pode te atrair. Seja pelo cenário que ele constrói, pelo design, pela premissa e pelo tipo de jogatina que você espera com ele, algum jogo de tabuleiro vai te atrair mais.

Todavia, alguns pontos podem ser considerados antes de escolher o melhor jogo de tabuleiro para você. Por exemplo, alguns jogos não são adequados para se jogar com crianças e alguns podem exigir partidas que demoram um tempo longo. Existem jogos que utilizam cartas e a imaginação, e jogos que têm um mapa e peões.

Ou seja, cada jogo vai ser um universo diferente que você irá explorar, então é bom ter em mente o que você vai querer fazer com ele. Quer passar as tardes de chuva com a família? Ou quer chamar os amigos para uma partida? Você gosta mais de construir impérios para defender ou de usar da imaginação para inventar as coisas mais bizarras?

O mais legal é fazer uma pesquisa e ler tudo que a descrição do jogo diz sobre ele!

Tipos de Jogos de tabuleiro

O que define o tipo do jogo de tabuleiro é sua mecânica, ou seja, como ele funciona. Os jogos de tabuleiro podem ser agrupados em categorias de acordo com critérios como os elementos utilizados nos jogos, ou as capacidades mentais que ele exige na hora de jogar.

Elementos utilizados no jogo são, por exemplo, os peões, cartas, tabuleiros, peças, itens ou fichas, sendo que existem jogos cujos elementos do jogo podem ser abstratos, como é o caso da dama e do gamão, e existem aqueles que os elementos simulam itens da vida real, como no caso de Detetive, com as peças de “arma do crime”, ou as casinhas no jogo Monopoly.

O agrupamento dos jogos, de acordo com as capacidades mentais que se utilizam para jogar, serão aqueles que se encontram pela categoria de estratégicos, de raciocínio, de sorte, de criação. Ademais, as regras e dinâmicas especificas de um jogo podem levar a diferentes éticas de jogar, jogos que prezam pela competição, jogos que prezam pela sorte, etc.

Tendo isso em conta, é legal sempre dar uma olhada no produto, já que os jogos podem ser melhores ou piores para diferentes situações e personalidades. A aparência e a dinâmica de um jogo pode te agradar mais, ou menos, independente da categoria na que ele se enquadra. Fique com a gente para descobrir com qual você mais se identifica!

Jogos de tabuleiro estilo alemão ou eurogame

É um estilo de jogo que surgiu com o jogo alemão de Klaus Tueber, Colonizadores de Catan, em 1995. Esse gênero de jogos tem regras simples, tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos) e alto nível de interação entre os jogadores, mas uma interação que não envolva conflito de tipo bélico entre eles, o que desestimula agressividade e estimula uma postura paciente e de planejamento.

Esse tipo de jogo também tira a sorte da equação, dando prioridade à estratégia e ao jogo aberto, ou seja, dificilmente você verá dados ou cartas escondidas. Utilizam pouco os temas militares, e normalmente não envolvem eliminação de jogadores.

Nesses jogos dinâmicos de gestão e planejamento, a autoria é considerada uma parte essencial do produto, ou seja, o artista que criou o jogo é de grande relevância e importância para seus compradores e jogadores.

Como exemplos de Eurogames temos Catan, Carcassone, Coloretto e Puerto Rico. Os dois primeiros que trouxemos na nossa lista.

Jogos de tabuleiro estilo americano

Alguns poderiam dizer que os jogos de estilo alemão surgiram para contrapor aos de estilo americano, que são mais antigos e complexos do que os eurogames.

Jogos desse estilo costumam ter tempo de duração bem longo, indo de 3 horas até dias! Os jogadores podem ser eliminados durante o jogo, o dado tem muita influencia sobre o resultado e os conflitos direto entre jogadores são estimulados. A maioria dos jogos de guerra e conquista de territórios se enquadra nessa categoria.

Os tabuleiros costumam ser bem grandes também. Nesse estilo, nós temos o famoso War, por exemplo, e alguns mais recentes como Terra Mystica e Through the Ages: A Story of Civilization.

Jogos do tipo abstratos

Os jogos de tabuleiro do tipo abstrato, são aqueles que não podem ter elementos aleatórios ou informações ocultas

Esse tipo de jogo costuma contar com elementos simples, como peças, um tabuleiro e regras básicas. Apesar disso, são, por vezes, bem estratégicos, e podem demandar grande inteligência por parte dos jogadores.

Esses seriam o Xadrez, Damas, Go e Gamão. Existem alguns mais modernos também como Tsuro of the Seas, Hive e Robô Ricochete.

Jogos de criação

São jogos sem um tema específico, ou os que tem como objetivo que os próprios jogadores o definam a cada nova rodada. Nesses jogos, ganha quem for mais criativo.

Nessa categoria, o mais popular, no Brasil, é o Imagem & Ação, muito adequado para se jogar com crianças. Mas além dele, Dixit, que nós trouxemos aqui na nossa lista, também é uma das principais referências dentro da categoria dos jogos de criação hoje.

Jogos de cartas

Tem gente que pode pensar que os jogos de cartas não se enquadram na categoria jogos de tabuleiro, porque justamente não precisam deste para serem jogados, já que as cartas dão a dinâmica. Esse tipo de jogo de tabuleiro pode se encaixar em qualquer outro do tipo mostrados aqui, o que importa é o funcionamento do baralho.

Os jogos de cartas podem ser tanto os mais tradicionais, como o Poker, Buraco ou Sueca, jogados com o baralho convencional de naipes e números, como os card games colecionáveis, como Magic: the Gathering e Pokémon. Além disso, existem ainda os jogos de cartas para jogar com a família, como é o caso do famoso Uno.

Jogos para a família

Esses jogos não são propriamente de um tipo específico, mas são jogos que vão encantar principalmente as crianças, e cuja jogabilidade é perfeita para a família toda porque se adequa a todas as idades.

As crianças têm a imaginação fértil e costumam se atrair pelos jogos que tem elementos que simulam os elementos da realidade, e que podem parecercom peças de brinquedo, como Monopoly, Jogo da vida, Detetive entre outros.

Alguns jogos para a família também podem ser jogos educativos, com os quais a criança aprende novas coisas conforme avança no jogo.

Considerações finais

Agora que você já sabe quase tudo sobre jogos de tabuleiro, é hora de buscar, nas lojas, o seu favorito, e começar a festa ou a aventura!

Boas compras, Cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.