Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais os Melhores Jogos de Tabuleiro? 05 P/ Conhecer!

Está pensando em comprar um jogo de tabuleiro? Hoje nosso assunto é os melhores jogos de tabuleiro do mercado para você se divertir com os seus amigos e a sua família. Conheça cada detalhe e escolha aquele que mais te chamar a atenção! Confira!

Conheça agora os 5 melhores jogos de tabuleiro

Para aqueles momentos de diversão com a família e com os amigos, escolha dentre os melhores jogos de tabuleiro a melhor opção e tenha os melhores momentos!

Dixit

Dixit é um jogo de cartas com o qual os jogadores devem se debruçar sobre as ilustrações de um baralho lindo de cartas, para atribuir uma frase, palavra ou gesto.

Cada jogador terá sempre 6 cartas na mão e deverá, na sua jogada, escolher uma delas para representar, tentando, a partir da mímica ou das palavras, fazer o melhor para que os outros jogadores a reconheçam depois.

Cada jogador tem sua vez na rodada, na qual escolherá uma das 6 cartas que tem na mão e dará uma dica sobre a arte da mesma, podendo ser uma palavra, frase, mímica, cantar, etc.

Colonizadores de Catan

Colonizadores de Catan, ou só Catan, é um jogo de estratégia para 3 ou 4 jogadores, que devem tentar ser a força dominante na ilha de Catan, construindo estradas, vilas e cidades em cima do tabuleiro.

Em cada rodada, os dados lançados vão determinar quais recursos a ilha produz, e esses recursos devem ser coletados para construir mais edificações.

A dinâmica do jogo requer que os jogadores negociem produtos entre si, sendo esse um dos diferenciais de Descobridores de Catan. Também existe a figura do ladrão, que poderá ser usado para roubar recursos.

Azul

Introduzidos pelos mouros, os azulejos tornaram-se parte da arquitetura portuguesa quando o rei Manuel I ficou fascinado pela sua beleza deslumbrante em uma visita ao palácio de Alhambra, no sul da Espanha.

Impressionado pelos interiores decorados de Alhambra, ordenou que seu próprio palácio em Portugal fosse coberto com os azulejos brancos e azuis.

Essa é a premissa do jogo Azul, que leva você a embelezar as paredes do Palácio Real de Évora, competindo com os outros jogadores para ser o melhor artista de azulejos!

Sagrada

Sagrada também é um jogo que tem como cenário um fato da história. Agora, você é um artista de vitral, que deverá competir com seus colegas de profissão para criar o mais lindo vitral da Sagrada Família, um grande templo católico que fica na cidade de Barcelona. O jogo chegou ao Brasil em 2018 e pode ser jogado sozinho ou com até 4 jogadores. A dinâmica de construção dos vitrais é mais abstrata do que em Azul. Os pedaços de vidro colorido no jogo são representados por dados que têm uma cor e um tom, sendo o tom indicado pelos valores exibidos nos dados: quanto mais baixo o valor, mais claro o tom.

Carcassonne

Inspirado na fortaleza medieval do sul de França com o mesmo nome, Carcassonne é um jogo de colocação de peças em que os jogadores preenchem as zonas rurais ao redor da cidade fortificada.

O jogo consiste em expandir o tabuleiro de acordo com os limites topológicos das peças que representam cidades, estradas, mosteiros e campos, encaixando-as de maneira estratégica. O jogador que fizer as colocações mais estratégicas de azulejos e seguidores marcará o maior número de pontos e ganhará o jogo.

O que são jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são definidos como aqueles jogos que se utilizam de uma superfície plana em cima ou a redor da qual a partida se desenvolve.

Porém, a variedade de maneiras de jogar e de tipos de jogos que existem hoje torna difícil defini-los. Basicamente, um jogo é sempre muito diferente do outro, mas todos têm em comum o uso do raciocínio e da memória e, normalmente, a necessidade de parceiros no mesmo lugar que você.

A criatividade dos criadores de jogos de tabuleiro é notável, e por isso, nos últimos anos vem aparecido novas categorias de jogo.

Existem aqueles em que você e seus parceiros precisam imaginar para que tudo aconteça e que, por isso, às vezes, nem precisam do tabuleiro para funcionar, somente de suas cartas, como no caso do jogo Dixit, ou das partidas de RPG, que requer somente de dados.

Como escolher um jogo de tabuleiro

Escolher um jogo de tabuleiro pode ser uma coisa muito pessoal, isso porque existem muitas formas na qual um deles pode te atrair. Seja pelo cenário que ele constrói, pelo design, pela premissa e pelo tipo de jogatina que você espera com ele, algum jogo de tabuleiro vai te atrair mais.

Todavia, alguns pontos podem ser considerados antes de escolher o melhor jogo de tabuleiro para você. Por exemplo, alguns jogos não são adequados para se jogar com crianças e alguns podem exigir partidas que demoram um tempo longo.

Existem jogos que utilizam cartas e a imaginação, e jogos que têm um mapa e peões, ou seja, cada jogo vai ser um universo diferente que você irá explorar, então é bom ter em mente o que você vai querer fazer com ele.

Quer passar as tardes de chuva com a família? Ou quer chamar os amigos para uma partida? Você gosta mais de construir impérios para defender ou de usar da imaginação para inventar as coisas mais bizarras? O mais legal é fazer uma pesquisa e ler tudo que a descrição do jogo diz sobre ele!

Tipos de Jogos de tabuleiro

O que define o tipo do jogo de tabuleiro é sua mecânica, ou seja, como ele funciona. Os jogos de tabuleiro podem ser agrupados em categorias de acordo com critérios como os elementos utilizados nos jogos, ou as capacidades mentais que ele exige na hora de jogar.

Elementos utilizados no jogo são, por exemplo, os peões, cartas, tabuleiros, peças, itens ou fichas, sendo que existem jogos cujos elementos do jogo podem ser abstratos, como é o caso da dama e do gamão, e existem aqueles que os elementos simulam itens da vida real, como no caso de Detetive, com as peças de “arma do crime”, ou as casinhas no jogo Monopoly.

O agrupamento dos jogos, de acordo com as capacidades mentais que se utilizam para jogar, serão aqueles que se encontram pela categoria de estratégicos, de raciocínio, de sorte, de criação.

Ademais, as regras e dinâmicas específicas de um jogo podem levar a diferentes éticas de jogar, jogos que prezam pela competição, jogos que prezam pela sorte, etc.

Tendo isso em conta, é legal sempre dar uma olhada no produto, já que os jogos podem ser melhores ou piores para diferentes situações e personalidades.

A aparência e a dinâmica de um jogo pode te agradar mais, ou menos, independente da categoria na que ele se enquadra. Fique com a gente para descobrir com qual você mais se identifica!

Jogos de tabuleiro estilo alemão ou eurogame

É um estilo de jogo que surgiu com o jogo alemão de Klaus Tueber, Colonizadores de Catan, em 1995. Esse gênero de jogos tem regras simples, tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos) e alto nível de interação entre os jogadores, mas uma interação que não envolva conflito de tipo bélico entre eles, o que desestimula agressividade e estimula uma postura paciente e de planejamento.

Esse tipo de jogo também tira a sorte da equação, dando prioridade à estratégia e ao jogo aberto, ou seja, dificilmente você verá dados ou cartas escondidas. Utilizam pouco os temas militares, e normalmente não envolvem eliminação de jogadores.

Nesses jogos dinâmicos de gestão e planejamento, a autoria é considerada uma parte essencial do produto, ou seja, o artista que criou o jogo é de grande relevância e importância para seus compradores e jogadores.

Como exemplos de Eurogames temos Catan, Carcassone, Coloretto e Puerto Rico. Os dois primeiros que trouxemos na nossa lista.

Jogos de tabuleiro estilo americano

Alguns poderiam dizer que os jogos de estilo alemão surgiram para contrapor aos de estilo americano, que são mais antigos e complexos do que os eurogames.

Jogos desse estilo costumam ter tempo de duração bem longo, indo de 3 horas até dias! Os jogadores podem ser eliminados durante o jogo, o dado tem muita influencia sobre o resultado e os conflitos direto entre jogadores são estimulados. A maioria dos jogos de guerra e conquista de territórios se enquadra nessa categoria.

Os tabuleiros costumam ser bem grandes também. Nesse estilo, nós temos o famoso War, por exemplo, e alguns mais recentes como Terra Mystica e Through the Ages: A Story of Civilization.

Jogos do tipo abstratos

Os jogos de tabuleiro do tipo abstrato, são aqueles que não podem ter elementos aleatórios ou informações ocultas.

Esse tipo de jogo costuma contar com elementos simples, como peças, um tabuleiro e regras básicas. Apesar disso, são, por vezes, bem estratégicos, e podem demandar grande inteligência por parte dos jogadores.

Esses seriam o Xadrez, Damas, Go e Gamão. Existem alguns mais modernos também como Tsuro of the Seas, Hive e Robô Ricochete.

Jogos de criação

São jogos sem um tema específico, ou os que tem como objetivo que os próprios jogadores o definam a cada nova rodada. Nesses jogos, ganha quem for mais criativo.

Nessa categoria, o mais popular, no Brasil, é o Imagem & Ação, muito adequado para se jogar com crianças. Mas além dele, Dixit, que nós trouxemos aqui na nossa lista de melhores jogos de tabuleiro, também é uma das principais referências dentro da categoria dos jogos de criação hoje.

Jogos de cartas

Tem gente que pode pensar que os jogos de cartas não se enquadram na categoria jogos de tabuleiro, porque justamente não precisam deste para serem jogados, já que as cartas dão a dinâmica.

Esse tipo de jogo de tabuleiro pode se encaixar em qualquer outro do tipo mostrados aqui, o que importa é o funcionamento do baralho.

Os jogos de cartas podem ser tanto os mais tradicionais, como o Poker, Buraco ou Sueca, jogados com o baralho convencional de naipes e números, como os card games colecionáveis, como Magic: the Gathering e Pokémon.

Além disso, existem ainda os jogos de cartas para jogar com a família, como é o caso do famoso Uno.

Perguntas frequentes

Quais são os principais jogos de tabuleiro?

Cada época tem aquele jogo de tabuleiro que fica mais famoso. Dentre os mais conhecidos estão o xadrez, o gamão, o jogo de damas, o Banco Imobiliário, Ludo, dentre outros.

São exemplos de jogos de tabuleiro?

Os jogos de tabuleiro são muito antigos e famosos e, provavelmente já existiam durante a Idade Antiga nas primeiras civilizações das quais temos informações: a Suméria e a Egípcia.

São exemplos de jogos de tabuleiros o xadrez, o banco imobiliário, o gamão, o jogo da velha, ludo, mandalas, dama, entre outros.

Qual o jogo de tabuleiro mais divertido?

Vai depender do seu gosto pessoal. Na nossa lista de melhores jogos de tabuleiro estão algumas dicas e opções interessantes que você pode escolher e jogar com seus amigos e familiares.

Considerações finais

Agora que você já conhece os melhores jogos de tabuleiro, é hora de buscar, nas lojas, o seu favorito, e começar a festa ou a aventura! Boas compras, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.