Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais Os Melhores Enxaguantes Bucais? 10 Recomendados

Na hora de turbinar nossas espelheiras com bons produtos para a saúde bucal, não devemos nos apegar somente a pastas de dente e escovas de dente elétricas. Afinal, os enxaguantes bucais também são essenciais para os cuidados com a nossa boca.

Sabendo disso, preparamos uma lista com os 10 Melhores Enxaguantes Bucais do mercado, além de algumas informações sobre esse produto tão recomendado por milhões de Dentistas!

Vamos conferir se algum deles te agrada?

TOP 10 Melhores Enxaguantes Bucais

Apesar dos hidratantes corporais e cremes para celulite serem bons produtos para ter numa espelheira, não podemos deixar de apostar nos enxaguantes bucais para sempre ter um hálito fresco. Assim, confira os 10 melhores do mercado:

Close-up Red Hot

A marca Close-Up oferece um dos melhores enxaguantes bucais produzidos com cuidado e total atenção aos detalhes. Sendo um enxaguante antisséptico, o Close-up Red Hot é capaz de matar até 99% dos germes, conforme a promessa do fabricante.

Ainda segundo a marca, ele é capaz de combater o mau hálito por até 12 horas e ainda mantém a sensação de alta refrescância. Além disso, é uma alternativa para se prevenir das bactérias. Por fim, tem ótimo sabor e a cor é seu diferencial.

Listerine Cool Mint Refrescância Intensa

Para começar nossa lista, temos um ótimo produto da Listerine, o Cool Mint Refrescância Intensa. Como o próprio nome indica, ele promove uma enorme sensação de refrescância, além de ajudar na obtenção de uma higiene bucal completa.

Sendo no sabor hortelã, ele foi criado para combater o mau hálito, além de atuar contra os germes que causam placa bacteriana e gengivite. Por fim, a marca ainda afirma que ele elimina até 99,9% das bactérias presentes na boca e, por isso, ele merece abrir nossa lista!

Colgate Total 12 Clean Mint

Sendo um dos enxaguantes bucais mais completos do mercado, o Colgate Total 12 Clean Mint é incrível, pois reduz em até 99% as bactérias presentes na boca, bem como mantém o seu hálito fresco por até 12 horas.

Além disso, ele também vem com tecnologia contra cáries, formação de tártaro e de placa. No mais, vale citar que ele também fortalece o esmalte, assim como previne a perda de minerais dos dentes. Por fim, ele também elimina as bactérias da gengiva, evitando o clássico problema de gengivite.

Colgate Plax Ice Infinity

Contando com uma fórmula exclusiva com triclosan e flúor, o Colgate Plax Ice Infinity combate por até 12 horas as bactérias causadoras do mau hálito, placa, cáries, tártaro, entre outros diversos problemas para a saúde bucal.

Por não conter álcool, ele também evita o aparecimento de manchas nos dentes. Além disso, vale citar que ele possui milhões de microcristais de refrescância, que deixam a sua boca com um hábito maravilhoso, mas sem aquela sensação estranha de queimação na boca.

Boni Natural Menta e Melaleuca

O Boni Natural Menta e Melaleuca é indicado para pessoas que preferem composições naturais, tendem a gostar muito deste produto. Feito com vegetais e minerais, é uma alternativa sustentável e que não usa nada de origem animal na fórmula.

Seu sabor é de menta e melaleuca, com os ativos principais de extratos naturais. Além disso, não tem álcool e nem flúor em sua composição, bem como, não há parabenos. Mas, ainda é possível combater até 99% das bactérias, conforme a marca promete.

Listerine Whitening

O Listerine Whitening é branqueador, em formato de enxaguante bucal. Portanto, ele pode deixar os dentes mais brancos e ainda matar os matar os germes.

A sua fórmula tem um efeito espumante e é capaz de dar a sensação de branqueamento. Assim, ele começa a agir desde o primeiro dia de uso, com resultados em até cinco dias.

Aliás, tem até mesmo função para deixar os dentes mais fortes e conta com flúor na composição. Por fim, também é um produto produzido com álcool, mas não deixa de ser um dos melhores enxaguantes bucais.

Sensodyne Cool Mint para Dentes Sensíveis

O Sensodyne Cool Mint possui um ótimo sabor de menta e oferece a melhor limpeza possível dos dentes. Assim, a sua indicação é para as pessoas com sensibilidade e a alivia depois de usá-lo com certa frequência.

Sua fórmula não leva álcool, mas possui um componente chamado nitrato de potássio. Assim, ele chega até as terminações nervosas, então traz alívio das dores. Com embalagens de 250 a 500ml, ele contém flúor, sendo um ótimo recurso extra para cuidar da saúde bucal.

Luminous White

Quem deseja fazer a prevenção contra manchas, esse é um dos melhores enxaguantes bucais para trazer essa solução. Como o anterior, o Luminous White também é um clareador para os dentes.

Seu objetivo é fortalecer, pois possui flúor na composição. Aliás, sua promessa é de dar mais proteção contra formação de tártaro, gengivite e cáries. Por fim, ele também contém CPC, uma tecnologia da Colgate que elimine até 99,9% das bactérias presentes na boca.

Anti Tártaro da Colgate

O Anti Tártaro é um ótimo produto da Colgate, pois sua fórmula é muito mais completa, além de conter antibactericidas. Possui um sabor de menta e não é produzido com álcool, mas leva flúor.

É capaz de limpar todos os cantos da boca, até mesmo os mais difíceis de alcançar. Assim, deixa uma traz a sensação do frescor, sem causar nenhum tipo de ardência. O produto é recomendado para evitar que o tártaro se forme nos dentes. Além disso, deixa a proteção completa para a língua, bochechas e gengivas também. Por fim, também é um ótimo combate contra cáries e placas.

Oral-B Complete

A Oral-B também está entre as marcas mais famosas quando se fala de produtos dentais. Por aqui, temos o excelente Oral-B Complete.

Para começar, sua composição não leva álcool e tem uma ação de quatro em um. Dessa forma, ele garante a sensação de limpeza e frescor por muito mais tempo e ainda tem o sabor de menta. Além disso, ele também protege contra cáries, placas e é bem eficaz para os problemas de mau hálito.

Quais São os Tipos de Enxaguantes Bucais?

Assim como os sabonetes e sabonetes liquídos, também há diversas opções de enxaguante bucal disponíveis para compra.

O enxaguante bucal é visto como uma solução saudável para cuidar dos dentes. Mas, existe uma vasta variedade de produtos oferecidos por diversas marcas.

Por isso, ele é dividido em dois grupos bem simples:

  • Cosmético;
  • Terapêutico.

Um enxaguante bucal cosmético tem maior utilidade em tirar o mau hálito. Então, traz um sabor ótimo para a boca e a sensação contínua de frescor.

Além disso, também há uma quantidade enorme de gostos para escolher, como a menta, que é mais popular.

Por fim, quanto às soluções terapêuticas, tem agentes especiais para fazer o combate a alguns problemas. Por exemplo, ele pode lidar com a cárie, placa bacteriana e também a gengivite. 

A Importância dos Enxaguantes Bucais com Ação Antibactericida

A principal função do enxaguante é chegar até os locais em que a escova e o fio dental não alcançam. Contudo, boa parte dos enxaguantes contém antibactericida ou algum esterilizante:

  • CPC;
  • Triclosan.

Esses componentes são o que ajudam a ter um controle maior do mau hálito. Portanto, pode procurar na fórmula dos enxaguantes bucais por essas substâncias. Assim, tem mais chances de conseguir prevenir o odor por algumas horas.

No caso desses produtos, eles não são a solução para resolver o problema a longo prazo. Dessa forma, o mau hálito precisa ser tratado com um dentista. Além disso, pode ser causado até mesmo pelo estômago.

Para que Serve o Flúor nos Enxaguantes Bucais?

A atuação do flúor é para prevenir os problemas dentais como as cáries ou placas. Ele ajuda a reduzir a perda dos minerais das camadas dos dentes.

Então, é uma ótima ajuda para manter a saúde bucal, mas é preciso tomar cuidado com o excesso:

  • Pode manchar os dentes;
  • Gera problemas estomacais.

Com os enxaguantes certos, dá para manter as propriedades dos dentes com eficácia. Além disso, eles podem ser usados pelo menos uma vez por semana.

Contudo, é preciso ter recomendação de algum dentista a respeito da utilização diária.

Mesmo que seja ótimo para os adultos, é preciso tomar cuidado com as crianças. Então, eles devem ser evitados sem a supervisão médica.

O ideal é que elas tenham idade o suficiente para entender a importância de cuspir o remédio.

Enxaguantes Bucais com Recursos Extras

No rótulo de cada produto, é possível descobrir se eles terão algum benefício. Por exemplo, algumas marcas oferecem tratamento para clarear os dentes e outros como:

  • Remoção de manchas;
  • Alívio da sensibilidade.

Até mesmo a promessa de evitar o tártaro pode ser achada nesses produtos. Então, o ideal é ter atenção a esses detalhes e descobrir quais atendem suas necessidades. Assim, as pessoas que sofrem com os dentes sensíveis podem ver uma enorme diferença.

Os enxaguantes de uso clínico são mais voltados para as pessoas com sensibilidade. Dessa forma, eles conseguem matar os germes e garantir a saúde bucal com eficácia.

No entanto, tem chances de seus preços serem mais altos que os outros.

Quem deseja usar as opções para clarear os dentes, pode precisar de um tratamento. Ou seja, consultar-se com os especialistas para conhecer os melhores enxaguantes bucais clareadores.

Mas, também para que seja eficiente e ajude na redução de manchas.

Quais São as Vantagens dos Enxaguantes Bucais?

Na prática, o enxaguante bucal é um item que se torna indispensável para que mantenha a higiene dos dentes.

Sendo assim, também dá para achar vários benefícios com o seu uso, tais como:

  • Evita placas;
  • Previne tártaro;
  • Melhora a limpeza da língua;
  • Dá sensação de refrescância;
  • Ajuda na saúde bucal.

Seu maior ponto positivo é ajudar a tirar a saburra lingual. Ela é uma espécie de massa fina e branca com concentração de bactérias que ficam na língua. Assim, é uma das maiores responsáveis por trazer o mau hálito das pessoas.

Tem a prevenção da periodontite também que atinge tecidos, ligamentos e certos ossos. Dessa forma, nos piores casos, ela pode resultar em perda de dentes e prejudicar a mandíbula. Essa infecção pode ser causada por conta de placas bacterianas.

Um ponto que poucas pessoas conhecem, é que dá para usar os enxaguantes bucais em feridas.

Por exemplo, algum possível corte dentro da boca pode ser aliviado com o produto. A limpeza traz a cicatrização mais rápida, só é preciso evitar o líquido com álcool.

O Que Considerar ao Comprar um Enxaguante Bucal

Há alguns pontos para considerar antes de escolher um item no mercado. Contudo, a ideia é que o produto possa servir para o seu dia a dia com eficácia.

Portanto, pode colocar esses detalhes sob a sua análise:

  • Sabor;
  • Fórmulas com álcool;
  • Recursos extras;
  • Preço.

Alguns enxaguantes irão custar mais caro do que outros, devido às suas propriedades. Por isso, pode-se pensar em investir em produtos que levam a custo-benefício maiores para sua compra. Ainda mais se precisar fazer o uso diário por recomendação médica.

Composições dos Enxaguantes Bucais

Na hora de comprar um enxaguante bucal, é importante saber que tem certas soluções oferecidas no mercado que nem todos sabem o que significa. Por exemplo, qual seria a diferença entre os produtos com álcool e os que não tem.

Dessa forma, tem muitas opções que oferecem detalhes diferentes e elas são:

  • Clorexidina;
  • Óleos essenciais;
  • Peróxido de hidrogênio;
  • Espessantes.

Os enxaguantes bucais sem álcool são indicados para as pessoas com sensibilidade. Mas, também não trazem a ardência incomoda aos seus usuários.

O uso de álcool é apenas um princípio ativo e não faz diferença na eficácia da limpeza

As fórmulas com clorexidina são bem potentes, são recomendadas para evitar o mau hálito. Além disso, essa composição é ideal para usar antes de fazer cirurgias. Ela ajuda a reduzir as chances de contrair infecções após o procedimento.

Quanto aos óleos essenciais, eles são responsáveis por trazer a sensação de refresco. Contudo, tem o peróxido de hidrogênio, que é um agente oxidante que ajuda a clarear os dentes.

Por fim, os espessantes são usados para resolver problemas de salivação.

A Importância de Usar os Enxaguantes Bucais do Jeito Certo

Para ter eficácia maior em relação aos melhores enxaguantes bucais, o processo deve ser bem feito.

Portanto, o ideal é começar com o fio dental e passá-lo em todos os dentes. Depois, é necessário usar a escova e a recomendação para elas é:

  • Ter cerdas macias;
  • Escovar por pelo menos dois minutos;
  • Passar a escova em todas as direções e na língua.

Quando esse processo for feito, pode-se colocar a quantidade indicada de enxaguante. Assim, algumas doses são recomendadas pelos dentistas, mas algumas pessoas medem com a tampa. Contudo, após fazer os bochechos, é preciso cuspir todo o conteúdo.

Não se deve lavar a boca com água, já que ela pode contribuir para diminuir a eficácia do produto. Sem ela, a sua ação pode durar até 12 horas seguidas, o que é ideal para usá-lo apenas duas vezes ao dia

As Pessoas Também Perguntam

Para que você encontre o enxaguante bucal mais apropriado para suas necessidades, é necessário se atentar a algumas dúvidas comuns sobre esse tipo de produto, confira:

Faz mal usar Listerine todos os dias?

Não é indicado fazer o uso todos os dias, por ele funcionar como um remédio. Dessa forma, seu deve estar na rotina quando um dentista recomendar.

Ao utilizar da maneira errada, pode trazer problemas como desequilíbrio da flora bucal.

Usar o enxaguante não substitui nenhum tipo de limpeza para os dentes. Assim, para fazer a higiene bucal, as opções mais recomendadas são a escova e o fio dental.

Então, ele é usado como complemento e também para dar um bom hálito.

Quantas vezes se deve usar enxaguante bucal?

Sua indicação de uso é de duas vezes por dia, de preferência, de manhã e à noite. Contudo, sempre deve vir depois da escovação, por até 30 segundos com bochechos.

Assim, ao usar no nível recomendado, ele pode ajudar a prevenir doenças bucais.

Por que não usar enxaguante bucal com álcool?

Fazer uso do enxaguante com álcool todos os dias não é uma boa opção. Dessa forma, ele pode matar as bactérias boas da boca e desequilibrar a flora bucal.

Além disso, afeta os dentes e os deixa porosos, o que contribui para surgirem manchas.

Quando fizer algum procedimento cirúrgico, também pode trazer algum desconforto. Ele é capaz de causar ardências na região que passou pela operação. Assim, dê preferência aos enxaguantes que possuem flúor que oferecem menos riscos. 

Considerações Finais

Na hora de cuidar da saúde da nossa boca, um dos produtos indispensáveis para o dia a dia é o enxaguante bucal.

Na prática, há muitos benefícios que os enxaguantes podem oferecer ao fazer o uso correto. Por exemplo, previnem as doenças causadas por bactérias e ainda tira o mau hálito.

As vantagens podem ser aproveitadas graças à qualidade que essas marcas têm. No entanto, é preciso ter atenção a respeito das substâncias nas fórmulas de cada um. Assim, o ideal é achar um produto que possa atender às suas necessidades.

Sendo assim, esperamos que esse guia completo tenha te ajudado a encontre um enxaguante bucal adequado para suas necessidades bucais!

Por fim, essas foram as nossas recomendações de hoje, mas logo logo voltaremos com novas dicas para vocês!

Leia também:

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.