Quais As Melhores Bússolas? Veja 10 Opções do Mercado!

530

Na hora de fazer um acampamento, ter itens como barracas, lanternas táticas, sacos de dormir e até caixinhas de som são extremamente úteis, mas, nunca podemos esquecer das bússolas, pois são elas que nos ajudam a não se perder durante uma aventura.

Por sabermos da importância das bússolas numa viagem, separamos as 10 Melhores Bússolas do mercado, além de alguns informações incríveis sobre elas.

Vamos conferir?!

TOP 10 Melhores Bússolas

Pode preparar a sua caixa térmica! Afinal, com as melhores bússolas do mercado, você vai aproveitar qualquer lugar que estiver, sem se preocupar em se perder na volta. Confira:

Bússola para acampamento Winmany

Para começar, temos uma bússola que faz jus ao nome, já que esse modelo da Winmany é ideal para não se perder em acampamentos. Para começar, ela brilha no escuro, permitindo que você a enxergue em qualquer situação. Além disso, ela também é à prova d'água e poeira. Outro ponto interessante é que ela possui um design retrô, que remete às clássicas bússolas do século XIX. Confeccionada em cobre, ela também possui uma moldura rotativa de 360°, que facilita a navegação, além de ter um ponteiro preciso. Por fim, ela ainda pode ser usada em ambientes adversos, com temperaturas entre 20 °C a 50 °C.

Coghlan's Bússola Mosquetão 1985

A Coghlan's tem diversos produtos incríveis para acampamento, e a sua bússola é um dos melhores deles. Para começar, ela vem com um prendedor, podendo ser fixada em bolsas, cintos e roupas. Além disso, ela também conta com direcionais luminosos no rosto de 27mm de diâmetro, permitindo uma fácil leitura em ambientes com pouca luz.

Confeccionada em alumínio, ela possui alta resistência, além de ser resistente à água e à poeira. No mais, vale citar que ela tem um design moderno, ideal para campistas ou alpinistas que querem sair em aventura em grande estilo.

Suunto MB-6 NH

A Suunto MB-6 NH possui uma agulha feita de aço e o produto é equilibrado para o hemisfério norte. Dessa forma, ela conta com clinômetro, marcações com luz para pouca iluminação e escala de correção.

Tem um design em estilo de caixa de fósforos, que a torna bem moderna.

Sendo assim, sua construção é robusta, além de ser útil para navegações de altitude elevada. Por fim, foi fabricada na Finlândia e serve para várias ocasiões.

Bússola ZPSHYD

Sendo um modelo de bússola para navegação, a ZPSHYD é ideal para quem deseja sair em expedições ou navegações. Produzida em alumínio, ela possui uma estrutura durável, muito resistente ao desgaste. Além disso, ela também é muito resistente à água e à poeira. Entre suas funções, temos uma tabela de conversão de linha de visão e ângulo, além de outra tabela de inclinação e distância, que facilitam a leitura dos dados. No mais, ela também conta com função luminosa que facilita o uso à noite, bem como ainda acompanha uma corda de suspensão para facilitar o transporte.

Bússola de mergulho SK-8 da Suunto

Por pertencer a uma ótima marca, a SK-8 é uma das melhores bússolas feitas com qualidade. Assim, ela é um instrumento de alta precisão e é útil para mergulhos.

O material de sua pulseira é de borracha e foi feita para se adaptar a vários tamanhos de pulsos. Além disso, possui escala fosforescente e alta compensação de inclinação.

Tem estabilização rápida e a sua legibilidade também foi aprimorada. Sua performance dentro da água é muito avançada. Por fim, ela tem um imã atualizado para que possa ter acesso a uma área mais ampla de todo o planeta.

Nautika Ranger

A Nautika Ranger tem base em metal, mas também conta com um pouco de plástico ABS na composição.

Os seus graus de marcação angular são de 5 em 5º. Além disso, ela também não é muito pesada, com cerca de 160g, o que a deixa bem leve para o design do modelo.

Vale citar que a bússola Nautika Ranger é um equipamento militar, assim, a sua indicação é para a pontaria e expedições. Contudo, ela consegue resistir bem a qualquer impacto que venha a acontecer.

Bússola de latão plplaaoo

Fabricada em latão, essa bússola da plplaaoo possui um design clássico, com uma caixa e escala de 360º, que permitem uma leitura fácil e eficiente. Além disso, ela também possui uma tecnologia de esvaziamento, permitindo maior sensibilidade e precisão.

Por ter um design selado, ela também é à prova de choque e à prova d ́'água, assim como também pode funcionar em qualquer condição climática, até mesmo em tempestades. Bastante compacta, ela também possui um pequeno buraco de fechadura, onde você poderá acoplá-la em um chaveiro ou cordão.

Nautika Quest

A Nautika Quest foi feita com o material de plástico ABS, garantindo mais um produto de qualidade à marca Nautika.

Sua visada é dobrável e ainda possui argola em D, para fixar melhor em mochilas. Além disso, pode-se dizer que ela é ideal para quem não sabe mexer em bússolas, já que é bem compacta.

Por suas configurações, dá para ter certeza de que ela sempre vai estar segura para que não quebre. Assim, ela é ideal para atender as expectativas mais básicas e oferece bom desempenho em sua função.

Nautika Bússola Mapa

A Nautika Bússola Mapa é indicada para cartografia básica, sendofabricadas com plástico ABS. Dessa forma, suas funções permitem uso para qualquer ocasião. Por exemplo, camping, lazer e pescarias.

Quem pretende fazer a leitura de algum mapa, consegue lidar bem com esse modelo. Além disso, a precisão é um de seus pontos altos, graças à marcação de 2 em 2º.

Seu recurso extra é a lupa, então, a visualização é superior e mais eficiente. Conta com cerca de 11,5 cm em suas dimensões de comprimento e também é leve, com 120 g.

Explorer 2.0

A Explorer 2.0 é um modelo feito para o uso à noite, com marcações luminosas para ajudar.

Dessa maneira, ela é feita a prova d’água e a sua agulha possui o melhor aço sueco. A bússola Explorer 2.0 conta com uma aderência de Dryflex, o que deixa o manuseio mais fácil. 

A sua placa de base também tem curvatura para que se ajuste à palma da mão. Além disso, tem alguns detalhes magnéticos que são de alta qualidade.

Como Escolher Entre as Melhores Bússolas?

Há alguns pontos principais para fazer a escolha desse instrumento para uso profissional ou não. Assim, o objeto precisa atender alguns requisitos para tornar a compra um bom negócio.

Então, sempre se informe a respeito desses detalhes técnicos:

  • Recursos;
  • Finalidade;
  • Marcação angular;
  • Comprimento;
  • Peso.

Seu objetivo principal é traçar e indicar rotas com maior facilidade. Mas, não é qualquer aparelho que pode servir para as suas necessidades. Além disso, existem tipos diferentes de bússolas para que possa escolher a ideal no seu caso.

Além disso, após escolher a sua bússola, você também pode conferir bons telescópios e binóculos, pois eles serão perfeitos para ter uma boa visão em qualquer aventura!

Quais São os Tipos de Bússolas?

Para saber quais são as melhores bússolas para atender ao que deseja, foque na finalidade. Por exemplo, um aparelho simples pode servir apenas para apontar as rotas. No entanto, existem outras variedades que atendem a outras situações:

  • Geológicas;
  • Marítimas e de mergulho;
  • Cartográficas.

Até mesmo uma bússola militar ou de pontaria pode ser útil para o que deseja. Contudo, um instrumento marítimo costuma ser maior e mais robusto.

lém disso, também é fixo por contar com estrutura para se prender nas embarcações.

Quanto a uma cartográfica, ela terá vários recursos para deixar a leitura mais fácil. Ou seja, traz conforto para ler mapas com réguas ou escalas métricas.

Assim, sua agulha é móvel, tem limbo giratório, linha de fé e seta de referência.

Outros Tipos de Bússolas

Um objeto simples, terá apenas um limbo fixo e uma agulha que se move para ajudar na orientação.

Dessa forma, é o básico para que consiga achar locais e direções. Contudo, um modelo geográfico, já oferece esse tipo de função:

  • Nível de bolha: mede possíveis inclinações em planos;
  • Clinômetro: mede os ângulos de inclinações;
  • A agulha aponta para o sul.

No caso dos objetos para mergulho, é comum que elas sejam feitas para pôr no pulso. Ou seja, funcionam como os melhores smartwatches. Assim, as bússolas ideais são as que se ajustam bem, têm limbo giratório, agulha móvel e linhas como referência para direções.

Entenda a Marcação Angular das Bússolas

A composição do aparelho é feita com agulha e a rosa dos ventos para marcar os pontos cardeais. Mas, também tem uma espécie de circunferência para apontar os ângulos de 0 a 360º. 

Podem ser conhecidas por alguns como limbos e costumam se apresentar em:

  • 10 em 10º;
  • 5 em 5º;
  • 2 em 2º.

Quanto menor for essas escalas, maior a precisão para localizar direções e se guiar.

No entanto, quem precisa de uma bússola que seja bem eficaz e potente, pode preferir as de 1 em 1º. Assim, torna-se melhor para memorizar algum ponto em especial.

Como Funcionam as Bússolas com Líquidos?

Esse tipo de recurso é visto em vários tipos de bússolas, mas trata-se de um requisito para navegar. Dessa forma, esse fluido age como uma espécie de amortecedor para absorver:

  • Choques;
  • Vibrações;
  • Movimentos.

São capazes de evitar danos aos elementos contidos no instrumento. Mas, uma de suas funções é estabilizar a agulha, portanto, deixa-o mais fácil de ler. Assim, tem vários estilos para escolher, como as esféricas ou modelos pequenos.

Cada projeto pode precisar de uma viscosidade diferente do líquido. Por exemplo, pode ser álcool, óleo ou querosene, que são as opções mais comuns. A vantagem é a estabilização rápida da agulha e a redução de oscilações. 

Qual é o Material das Melhores Bússolas?

É normal que o material de fabricação tenha um grande impacto na resistência do produto. Contudo, alguns itens têm valores altos, mas são feitos de matérias-primas bem frágeis.

Portanto, na hora de fazer a sua escolha, opte por um instrumento que seja de:

  • Metal;
  • Alumínio.

Tem muitas bússolas que são feitas de plástico ABS, que é o mais comum. Mas, a durabilidade não será a mesma que o instrumento feito com alumínio ou metal. Por exemplo, esses materiais são mais resistentes à corrosão e impactos.

Uma das melhores formas de garantir que seu aparelho não vá quebrar, é guardar bem. Assim, caso ela venha com capas protetoras, é um ótimo bônus para a proteção.

No entanto, sem esse recurso, a mantenha em locais que não tem perigo de sofrer pressão.

Recursos Ideais para um Bússola

As melhores bússolas já contam com as funções ideias para elas. Mas, eles são apenas tradicionais e tem alguns aparelhos que contam com recursos extras. Assim, servem para tornar o uso mais prático, como:

  • Lupas;
  • Tampas de proteção;
  • LED ou visor luminoso;
  • Espelho refletor;
  • Anel para fixação;
  • Cordões.

Comprar um produto que tenha lupa, pode ser útil para ver as marcações dos ângulos de forma eficiente. Além disso, as tampas de proteção servem para evitar arranhões e a quebra com possíveis impactos. Contudo, o LED ajuda a usar o item durante a noite.

Tem ótimos recursos úteis nesses produtos. Por isso, caso precise de algum em especial, o ideal é verificar se o aparelho desejado possui algum deles. Dessa forma, é mais fácil para a decisão final e se vai suprir as suas necessidades.

No mais, após comprar uma boa bússola para sua viagem, também opte por boas garrafas térmicas e garrafas retráteis, pois elas são ótimas companheiras para uma aventura.

Principais Características das Bússolas

Igual a todo instrumento, elas possuem o jeito certo para funcionar e possuem a própria anatomia. Por exemplo, é necessário que elas fiquem em locais planos ou na horizontal.

Mas, a composição delas se baseia nesses detalhes:

  • Limbo;
  • Agulha magnética;
  • Portão;
  • Escala de inclinação magnética.

Em algumas bússolas, elas podem ter outros detalhes como as réguas e escalas para medir a distância em mapas.

No entanto, o modo de funcionamento do aparelho costuma ser bem simples. É essencial que se conheça a diferença entre norte magnético e o verdadeiro.

Não siga apenas as orientações do modelo de forma cega quando usá-lo. Dessa forma, procure memorizar e lembrar os pontos em que já passou para ajudar na sua localização.

Assim, se reduzem as chances de se perder.

As Pessoas Também Perguntam

Embora sejam muito antigas, nem todo mundo sabe como funciona uma bússola e, dessa forma, escolher um modelo para comprar acaba sendo difícil. Por isso, separamos alguns questionamentos básicos que você deve se atentar sobre esse tipo de produto, confira:

O que mede a bússola?

Esses instrumentos costumam ter uma agulha magnética de alinhamento preciso com o campo magnético terrestre.

Por isso, ela indica quais são os pontos cardeais, norte, sul, leste e oeste. Assim, cada tipo pode funcionar de forma diferente em cada ambiente.

Para que serve a linha de fé na bússola?

A seta de direção ou a linha de fé, tem um propósito bem específico no objeto. Dessa forma, serve para localizar a direção em graus de algum ponto. Ou seja, o azimute desse mesmo lugar.

Quando giramos uma bússola o que acontece com sua agulha?

No momento em que as pessoas estão em movimento com a bússola, a agulha oscila. Assim, ela se move de acordo com sua busca de posição para recuperar o equilíbrio. Então, ela aponta para o norte, para fazer a procura.

Um ponto importante é que o aparelho se mantenha sempre na posição horizontal. Portanto, o recomendado é que não a incline, para não afetar o seu desempenho na busca.

Considerações Finais

Pode preparar o seu protetor solar! Afinal, com as melhores bússolas do mercado, você terá segurança na hora de viajar para praias, montanhas, florestas e até mesmo desertos.

Sendo assim, para achar o item ideal para a sua compra, é preciso que ele atenda às suas necessidades. Portanto, até mesmo os modelos mais simples podem ser úteis a você.

Achar a bússola certa pode ser bem fácil quando a conhece melhor. Assim, tanto profissionais quanto estudantes, precisam saber o que procuram.

Então, priorize a qualidade e quais os recursos que o instrumento pode oferecer!

No mais, esperamos que esse guia completo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as bússolas!

Por fim, essas foram as nossas recomendações de hoje, mas em breve voltaremos com novas dicas incríveis para vocês!

Leia também:

Até mais, Cupomzeiros!

você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes