O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 10: Melhor Calculadora Científica do Mercado!

A calculadora científica é mais complexa que os modelos convencionais.

Mesmo com um tamanho reduzido, as calculadoras científicas conseguem fazer cálculos em níveis avançados que são similares aos primeiros computadores.

Este tipo de calculadora é mais utilizado por pessoas da área de ciências exatas, que precisam fazer cálculos que as calculadoras convencionais não comportam.

As funções presentes nas calculadoras científicas costumam ser bem similares de um modelo para o outro. Lembre-se sempre de adquiri-las nos melhores sites para comprar material escolar!

Para saber mais detalhes sobre as melhores calculadoras científicas e quais são suas especificidades, leia esse artigo e escolha a melhor opção para você!

As 10 melhores calculadoras científicas

Compilamos uma lista com as 10 melhores calculadoras científicas disponíveis no mercado. Confira todas as informações sobre cada uma delas e escolha a que mais se assemelha às suas necessidades!

Calculadora Científica Sharp EL-506TSBBW

Imagem com Calculadora Científica Sharp EL-506TSBBW
Foto: Calculadora Científica Sharp EL-506TSBBW

Esta opção de calculadora científica da marca Sharp é um dos modelos mais completos do mercado.

Possui 470 funções que podem ser calculadas por meio de 6 modos diferentes, sendo eles: estado, normal, número complexo, equação, matriz e lista.

Um dos diferenciais dessa calculadora é seu funcionamento por meio de alimentação híbrida, ou seja, pode ser carregada tanto por bateria quanto por energia solar.

O visor é LCD padrão e o tamanho também acompanha a média das calculadoras científicas mais populares com 15,5 x 7,8 cm, sendo comprimento e altura respectivamente.

Calculadora Científica Casio FX-82MS-2

Imagem com Calculadora Científica Casio FX-82MS-2
Foto: Calculadora Científica Casio FX-82MS-2

A Casio FX-82MS é uma calculadora científica utilizada por muitos estudantes.

É comercializada com um valor bem acessível, realiza uma série de cálculos desde os mais básicos aos mais avançados e conta com 240 funções.

O visor é de LCD padrão e tem duas linhas que asseguram uma melhor visualização.

Esta calculadora científica funciona com uma pilha AA comum.

Conta com teclas macias de plástico, e também com uma capa protetora para assegurar a integridade do aparelho. Suas dimensões são de 16,1 X 7,7, sendo comprimento e largura respectivamente.

Calculadora Gráfica Casio Fx-CG50

Imagem com Calculadora Gráfica Casio Fx-CG50
Foto: Calculadora Gráfica Casio Fx-CG50

Esta é uma calculadora de alta performance da marca Casio, com um valor bem mais alto que as demais. Suas funcionalidades incluem cores vívidas para melhor visualização de gráficos e desenhos.

É possível consultar também a tabela periódica.

Outra vantagem desse modelo é que acompanha um cabo USB, ou seja, é possível transferir arquivos de um computador, notebook ou mesmo de um iPad.

Para isso, a calculadora conta com uma memória de 16MB. Para estudantes em momento de provas, existe a possibilidade de restringir funções e recursos para ser usada apenas como calculadora.

Calculadora Científica Casio Classwiz FX-991LAX

Imagem com Calculadora Científica Casio Classwiz FX-991LAX
Foto: Calculadora Científica Casio Classwiz FX-991LAX

Esta calculadora científica da marca Casio é uma das opções mais completas do mercado.

Possui 553 funções, com um visor em LCD natural que permite ver e analisar os cálculos com facilidade, além de proporcionar uma experiência simples com um menu acessível e detalhes bem explicados.

Além disso, este é um modelo que interage com o smartphone ou tablet.

Para visualizar cálculos, gráficos e planilhas em outro dispositivo, é só gerar um QR Code que direciona a visualização para o dispositivo escolhido. É recarregável com bateria e também com energia solar.

Calculadora Científica Procalc

Imagem com Calculadora Científica Procalc
Foto: Calculadora Científica Procalc

O preço desta calculadora científica da marca Procalc é pouco mais do que R$ 100,00, podendo oscilar de uma loja para outra.

No entanto, o valor acompanha a quantidade superior de funções que ela, sendo 403 funções que podem ser analisadas pelo visor natural, ou seja, é um visor que permite ver o cálculo enquanto ele está sendo feito.

A calculadora funciona com uma pilha comum AAA, e suas dimensões são de 17,2 x 8,3, comprimento e largura, respectivamente.

É uma boa opção para quem está adquirindo a primeira calculadora científica, afinal, ela mostra os cálculos e não é complicada de utilizar.

Calculadora Científica Casio FX-991ESPLUS

Imagem com Calculadora Científica Casio FX-991ESPLUS
Foto: Calculadora Científica Casio FX-991ESPLUS

A calculadora científica da marca Casio possui visor natural, conta com 417 funções e pode ser recarregada por energia solar ou com bateria convencional.

Suas dimensões são de 15,5 X 8,3 cm, respectivamente comprimento por largura.

Estudantes ou profissionais da área de Exatas podem encontrar uma ótima calculadora de uso fácil para calcular matriz, equações diversas, cálculos de base ou de vetor.

O valor é mais alto que as calculadoras convencionais, mas é compatível com as funcionalidades que desempenha.

Calculadora Gráfica e Programável HP Prime II

Imagem com Calculadora Gráfica e Programável HP Prime II
Foto: Calculadora Gráfica e Programável HP Prime II

A HP Prime II é uma calculadora científica de alta performance, programável e com uma série de funcionalidades que justificam o seu valor mais elevado.

Ela pode passar dos R$ 1.000,00 em sites de compra, com algumas oscilações comuns. Há três possibilidades de configurações, sendo elas: CAS, doméstico, Aplicativos.

A primeira opção, CAS, são feitos cálculos que utilizam símbolos, além de gráficos de todos os tipos. A segunda opção, doméstico, funciona para cálculos numéricos como os de trigonometria e aritmética.

Há também alguns aplicativos que ampliam o uso dessa calculadora,  fazendo com que ela seja uma das melhores opções do mercado.

Calculadora Gráfica Procalc

Imagem com Calculadora Gráfica Procalc
Foto: Calculadora Gráfica Procalc

Esta calculadora científica da marca Procalc é muito similar a anterior, a diferença é que, além de cálculos complexos, ela também é capaz de mostrar, na visão, os gráficos diversos, como aqueles de estatísticas, esboço e regressão.

É uma ótima opção para estudantes da área de Exatas.

O visor é de LCD natural e monocromático, possui 360 funções e a alimentação é à bateria. É uma opção um pouco mais cara por conta de sua funcionalidade extra em relação aos gráficos.

Ainda assim, esta opção é consideravelmente mais barata que os modelos similares.

Calculadora Científica HP 300S+

Imagem com Calculadora Científica HP 300S+
Foto: Calculadora Científica HP 300S+

Esta calculadora científica funciona com bateria e energia solar, conta com um visor de LCD natural, possui 315 funções e é acessível a estudantes e a profissionais das mais diversas áreas.

O valor de comercialização não é dos mais baratos, mas também não é muito caro. Está na média de preço compatível com as funções que oferece.

É possível realizar cálculos de combinação, fatoração e permutação. Além disso, os cálculos são mostrados completos no visor, assim o usuário pode verificar o passo a passo do processo.

Este modelo também realiza conversões decimais e hexadecimais.

Calculadora Científica Elgin

Imagem com Calculadora Científica Elgin
Foto: Calculadora Científica Elgin

A calculadora científica da Elgin é um modelo para quem não quer investir muito.

É um modelo CC-56, e consegue processar cálculos diversos e complexos como logaritmos, cálculos exponenciais, conversões na trigonometria, entre outros.

O visor é em LCD padrão, funciona com uma pilha AAA, possui 56 funções e 10 dígitos.

É uma calculadora pequena com dimensões de 13,2 x 7,8, sendo comprimento e largura respectivamente. Possui uma tampa para proteger os números.

Quais são os tipos de calculadora disponíveis no mercado?

Existem diversas opções de calculadoras disponíveis no mercado, sendo algumas portáteis e outras não.

Algumas dessas opções possuem subcategorias que mostram opções menos conhecidas e com mais funcionalidades. Confira, a seguir, quais são as opções e escolha a mais interessante.

Calculadoras portáteis

Calculadora básica

A calculadora básica é uma velha conhecida da maioria das pessoas, tendo sido utilizada na escola, em situações cotidianas, no trabalho, entre outros.

As funções desta calculadora são básicas e ela é portátil, geralmente sendo do tamanho da mão. Pode ser conhecida como uma calculadora de quatro funções, por somar, subtrair, dividir e multiplicar.

Comumente, estas calculadoras contam com apenas uma linha para demonstrar o resultado da solicitação, mas existem outras opções menos populares no mercado como a calculadora de tela dupla ou a calculadora de três linhas.

Estes dois modelos são convencionais também, a diferença é que contam com uma tela diferente e que proporciona mais informações.

A calculadora de tela dupla pode ser utilizada em determinados espaços que necessitam de informações mais completas.

Nesse sentido, pessoas que trabalham com conversão de moeda, impostos e serviços que demandam cálculos de margem de lucro, são alguns dos que a utilizam.

Por sua vez, a calculadora com tela de três linhas mostra um processo detalhado da conta feita e é muito vantajosa para quem trabalha com negociações acontecendo em tempo real.

Este modelo possui uma memória que pode ser acessada pelo usuário.

Calculadoras de impressão

Calculadora compacta

Esta opção é muito semelhante à calculadora convencional, no entanto, o diferencial desse tipo é permitir que seus resultados sejam impressos.

Existem outros modelos com mais opções, inclusive aquelas que fazem cálculos fiscais e cambiais.

Calculadora de mesa

Ainda que tenha quase todas as funções da calculadora compacta, esta opção é maior e também serve para anotar pequenos lembretes e informações.

Outro diferencial é que sua impressão é também mais rápida do que a outra.

Calculadora térmica

Este nome se refere ao processo de impressão deste modelo que ocorre por aplicação de calor, onde ocorre um processo químico em que as cores passam por reações e são impressas na fita térmica.

Estas calculadoras costumam ser mais caras por conta do uso da fita ao invés de papel.

Calculadoras científicas

Calculadora científica convencional

Esta é a calculadora mais básica dentre as científicas. É uma opção muito utilizada por estudantes e profissionais da área de Exatas e pode trabalhar fórmulas, um número alto de funções disponíveis, entre outros.

Calculadora científica gráfica

Assim como a calculadora científica convencional, esta opção oferece uma série de funções e cálculos diversos.

A vantagem é que também oferta gráficos e cálculos que podem ser completamente analisados e verificados no visor.

Calculadora científica programável

O diferencial deste modelo é permitir que o usuário programe as funções e cálculos mais utilizados.

É uma opção interessante, pois permite que o usuário relembre vários cálculos, além de guardar na memória esse tipo de informação.

Diferenças entre a calculadora científica e a calculadora financeira

É muito comum existir certa confusão entre as atribuições de uma calculadora científica e uma calculadora financeira.

As diferenças podem parecer mínimas para a maioria das pessoas, mas elas estão presentes e pode ser que comprar uma ou outra sem saber disso, acabe sendo um prejuízo.

Começando pelas atribuições de cada uma: a calculadora científica é destinada, sobretudo, ao uso de estudantes, professores, ou seja, ao uso acadêmico em geral.

Os cálculos feitos nessa calculadora são similares àqueles feitos em calculadoras convencionais, porém, este modelo conta com mais opções.

Por sua vez, a calculadora financeira é utilizada em empresas. É um modelo especializado em juros e procedimentos financeiros específicos como taxas, amortizações, juros diversos, entre outros.

É uma ferramenta muito utilizada no meio financeiro. Estas calculadoras também podem ser chamadas de HPs, por essa ser a marca mais presente na fabricação desse modelo.

Outra particularidade da calculadora financeira é que ela se utiliza do RPN (sigla para Notação Polonesa Reversa), um sistema que deve ser aprendido por pessoas que trabalham no meio.

Esse sistema é bem diferente daquele em que os estudantes estão inseridos nas escolas e universidades, afinal o RPN é mais direcionado à aplicabilidade no mercado.

Não há muita semelhança entre os cálculos feitos entre uma científica e uma financeira.

Portanto, tanto a calculadora científica quanto a calculadora financeira possuem especificidades que as tornam muito apropriadas cada uma ao seu meio.

Como escolher uma boa calculadora científica?

Se você ainda está em dúvida sobre qual calculadora escolher, confira essas dicas para levar a melhor opção em calculadora científica para casa!

Entenda quais funções são desejáveis em uma calculadora científica

Para fazer essa análise, é preciso saber para que você precisa de uma calculadora científica. É preciso saber quais são as funções mais necessárias e mais utilizadas no seu dia a dia.

Se você for estudante, professor ou se costuma necessitar da maioria das opções, então busque por aquela calculadora que tenha mais funções.

Escolha uma calculadora científica com base no uso

Esta dica é conectada com a dica acima. É preciso conhecer os padrões de uso para escolher aquela que mais se adéqua ao uso cotidiano.

Evitar comprar um produto em que a maioria das funções não é utilizada.

Verifique a funcionalidade do visor

O visor é outro ponto de grande interesse, pois é ali que os cálculos e gráficos devem ficar visíveis.

Nesse sentido, é preciso ter em mente que existem opções em que o visor pode ter até 3 linhas, e outras em que os gráficos são apresentados em telas duplas.

Atente-se para as formas de alimentação da calculadora

A forma de alimentação mais comum das calculadoras científicas é à bateria ou mesmo por meio de pilhas AAA.

No entanto, é possível encontrar opções com alimentação dupla, ou seja, duas opções disponíveis, podendo ser pilhas AAA e bateria; ou então bateria e energia solar.

O problema da alimentação por energia solar é que, em alguns dias, essa luz pode estar fraca ou em falta.

Nesses casos, em dias chuvosos, por exemplo, utilize pilhas ou recarregue a bateria com o carregador. Em dias de sol, utilize a luz solar.

Conheça os tamanhos de calculadoras científicas disponíveis no mercado

O tamanho das calculadoras pode não ser a primeira coisa que você pensa quando fala em trocar o seu modelo, mas este detalhe deveria ser de interesse.

O tamanho apropriado para ser devidamente manuseada sem problemas em relação ao tamanho da mão, dos dedos, da textura das teclas. Todos esses são pontos interessantes de análise.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor calculadora científica?

A melhor calculadora científica é aquela que cumpre com todas as funcionalidades desejadas pelo comprador. Não é preciso que a calculadora tenha todas as funções e sim que tenha a função que o comprador necessita. Esse tipo de conhecimento só pode ser alcançado por meio de uma análise dos prós e contras de cada opção disponível nessa lista.

Como já compilamos para você, essa lista com as dez melhores calculadoras científicas, basta ler cada item e verificar qual é a função mais importante para o seu uso. Na dúvida, escolha aquela calculadora que conta com a maior quantidade de funções e que possui um valor de comercialização mais acessível.

Qual é a melhor marca de calculadora científica?

A marca Casio é uma das que mais ficam em evidência quando o assunto é calculadora científica. A marca possui uma vasta coleção que abrange uma série de pontos de interesse que podem chamar a atenção dos consumidores. Existem as opções mais caras e as mais acessíveis.

No entanto, escolher uma calculadora pela marca não é uma decisão muito boa, afinal, pode ser que apesar de impecável em seu funcionamento, esta calculadora não tenha aquela função específica que você necessita. Nesse caso, é sempre preferível fazer uma análise mais abrangente e escolher a melhor opção, mesmo porque existem aqueles modelos que são mais caros que outros.

Considerações finais

As calculadoras científicas consistem em um avanço tecnológico direcionado a auxiliar a vida do estudante e do profissional da área de exatas.

São ferramentas essenciais para o bom desenvolvimento das tarefas cotidianas, além de existirem diversas opções no mercado.

É possível comprar uma pelo preço, pela quantidade de funções ou mesmo pela marca. No entanto, uma análise combinada de todos esses fatores é a melhor forma de escolher a calculadora correta.

Até breve, cupomzeiro!

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>