Máquina de costura overloque: saiba tudo para escolher a melhor – guia de compras

A máquina de costura overloque é um aparelho tanto de escala industrial como doméstica. Existem tipos de tecidos específicos indicados para serem usados nela. Ainda, apresenta muitas utilidades dentro do mundo da costura.

Essa máquina é conhecida por ter duas funções muito importantes para dar o acabamento em roupas. Também, existem duas variedades de overloques. Nesse sentido, cada uma possui características diferentes que merecem atenção.

Para conhecer mais sobre essa máquina de costura basta continuar lendo este artigo. Pois, a seguir será descrito tudo o que é preciso saber a respeito dela.

Com o Cupomzeiros, você faz a escolha certa e ainda pode economizar em suas compras online, utilizando cupons de desconto, e ganhando dinheiro de volta com o programa de cashback.

O que é uma máquina de costura overloque

A máquina de costura overloque é um produto criado principalmente para confecção em malha. Isso porque ela é mais indicada para uso em texturas leves e médias. E como esse tecido possui elasticidade, o aparelho é perfeito para a costura.

De modo geral, as duas principais funções desse aparelho são costurar e chulear. O que significa que ela dá pontos na borda de um tecido cortado. A fim de evitar que desfie ou descosture. Assim, dando acabamento na peça.

Inicialmente, todos os tipos de overloque eram industriais. Mas, com o passar do tempo, foram surgindo modelos caseiros. Isso facilitou a vida de pessoas que estão começando no ramo da costura. Já que possibilitou a prática em casa.

Tipos e variedades de máquina de costura overloque

Como citado, existem muitos tipos de máquinas de costura overloque. Logo, a diferença entre elas está na resistência, tecido usado por elas e funções.

1

Overloque industrial

A overloque tradicionalmente industrial é chamada de Galoneira. Com esse tipo de máquina é possível fazer diversos trabalhos de costura como:

  • Gola;
  • Bainha;
  • Barra;
  • Viés;
  • Debrum;
  • Rebatimento de elástico.

Esse tipo de máquina de costura overloque industrial é conhecido por ser mais resistente. Isso porque normalmente possui função específica. Com isso, trabalha em um único tecido. Então, consegue atingir a demanda em uma indústria.

2

Máquina caseira

A máquina caseira é considerada um ponto inicial para a costura. Então, por meio dela é possível treinar para outros tipos mais difíceis. Apesar disso, não se deve subestimá-la.

Ela possui modelos muito sofisticados e tecnológicos. Além disso, tem uma grande variedade de pontos, que são ciclos de entrelaçamento no tecido.

3

Overloque tradicional

Possui função de costurar e ajudar na costura e corte. Nesse sentido, garante um acabamento melhor,aumentando a duração da peça. Logo, pode ser usada tanto em tecidos leves, lingeries, quanto em pesados, tapetes.

4

Interloque

Essa máquina é mais completa do que a anterior. E tem capacidade de fazer a costura reta ou overloque. Aliás, ela é mais usada para trabalhar em jeans.

Principais critérios para escolha do produto

Antes de mais nada, a máquina de costura overloque ocupa bastante espaço. E são bem pesadas se comparadas com as outras Então, quem comprar uma dessas precisa reservar um local para ela.

Para escolher qual adquirir, é importante consultar o tipo de ponto feito por ela. Porque com isso será mais fácil saber qual é mais útil para a função desejada. Também, existem alguns critérios a serem considerados:

  • Tipo de material;
  • Como funciona;
  • Voltagem;
  • Quantidade de agulhas e fios;
  • Indicação de uso (profissional ou doméstico);
  • Tecido suportado;
  • Preço.

Outra coisa importante é escolher um local bem iluminado para colocar a máquina de costura overloque. Pois, por se tratar de uma atividade detalhista a visão da peça é essencial.

Funcionamento das máquinas de costura overloque

A maioria dos equipamentos de costura possuem funcionamento mecânico. Isso é o que permite o movimento das agulhas. Mas, essa função pode ser feitas de duas maneiras:

1

Mecânica

A movimentação na máquina acontece de forma manual. Nesse sentido, o pedal faz com que as alavancas se movimentem.

2

Elétrica

Possui um pedal que funciona como um botão ligando o motor da máquina. Então, essa peça proporciona o movimento da alavanca e das agulhas.

No que diz respeito a máquina de costura overloque, não existem mais modelos manuais. Até porque esse equipamento foi criado para atender a confecção de tecidos mais grossos. Logo, precisa de um motor para agilizar o trabalho.

A voltagem utilizada na máquina de costura overloque

Como a maioria das overloques são elétricas, a voltagem é algo importante a ser observado. Nesse caso, existem tanto máquinas com 110V como 220V. Mas, existem algumas bivolts. Assim, são mais práticas e adaptadas.

Tipos de pontos feitos com uma overloque

Cada aparelho consegue realizar diferentes tipos de pontos. Por causa disso, esse é um fator importante para escolher a máquina ideal para a função desejada.

Os tipos de costura que toda overloque faz são o chuleio e o ponto de segurança. Mas, o que vai diferenciar cada uma delas é o espaçamento entre os pontos. Isso vai interferir no acabamento do tecido. Assim, tornando ele mais delicado ou não.

A máquina depende da textura do tecido utilizado

Um dos pontos mais importantes é o tipo de tecido que ele suporta. Sendo assim, a máquina de costura overloque doméstica serve para texturas finas. E a industrial costura em tecidos grossos como lã.

Saber essas especificações é necessário para garantir qualidade na peça feita. Além disso, forçar o equipamento além da sua capacidade pode danificá-lo.

O material da máquina de costura overloque

As máquinas de confecção atuais geralmente possuem a parte interna de metal e a externa de plástico. Já no caso das industriais e semi-industriais são totalmente feitas de metal. Assim, torna elas mais resistentes e duráveis.

Porém, a desvantagem disso está no peso que esse tipo de estrutura tem. Por causa disso, para escolher uma máquina de costura overloque é preciso levar em conta esse fator. Pois, seu transporte é mais difícil.

Então, dois fatores devem ser considerados em relação ao material do aparelho:

  • Durabilidade;
  • Resistência.

Qual máquina de costura overloque para cada nível de experiência

Existem diversos tipos de equipamentos de confecção overloque. Mas, para cada nível de experiência tem um mais indicado. Logo, entender em qual ponto se está é essencial.

1

Pessoas pouco experientes

Essa é a máquina overloque perfeita para quem está começando a costurar. Pois, nesse caso a galoneira que possui um nível mais avançado seria muito complexa. Por isso, a caseira e as de nível básico seriam perfeitas para adquirir conhecimento.

2

Nível intermediário

Quem já entende sobre máquina de costura overloque deve escolher pelo tipo de demanda dos serviços oferecidos. Então, quem deseja comprar pode escolher entre a galoneira ou uma tradicional mais avançada.

3

Avançado

Pessoas em níveis mais avançados já conhecem ou possuem alguns equipamentos. Por causa disso, a decisão deve o equipamento que está faltando ou o mais produtivo. Essa produtividade vai depender dos tipos de peças feitas com ela.

Conheça as melhores máquinas de costura overloque

Existem vários fatores que influenciam na escolha da melhor máquina de costura overloque. Acima foram descritas características sobre os tipos de overloques. Mas, de acordo com profissionais de costura, existe um top 4 das melhores.

A seguir, conheça quais são esses produtos. Também será mostrado o porquê de cada escolha. Assim, poderá ajudar na difícil tarefa de definir o equipamento perfeito.

1

Máquina de costura overloque doméstica manual da Fox

Modelo Máquina de costura overloque doméstica manual da Fox

Foto Reprodução: amazon.com.br

Com a capacidade de produção de 1000 pontos por minuto a máquina de costura overloque está entre as melhores. Também, pode ser considerada um modelo de fácil deslocamento. Assim, está entre os equipamentos conhecidos como portáteis.

Essa máquina da Fox tem duas agulhas. E é capaz de produzir quatro linhas para acabamento. Logo, ela é ideal para quem precisa realizar pequenos serviços. Pois, funciona muito bem com tecidos mais leves.

Ela só realiza o ponto overloque. O que quer dizer que apenas chuleia e finaliza como citado anteriormente. O motor é elétrico sendo acionado a partir do pedal. Então, para pessoas que desejam iniciar um negócio essa é perfeita.

Além disso, tal equipamento pode ser encontrado na Amazon pela média de R$2.000,00.

É considerada um modelo econômico. Porque, só consome energia quando o pedal é acionado. Por fim, é importante saber que a mesa não acompanha a peça na hora da compra. Isso faz com que seja portátil.

Prós:

  • Capacidade de 1.000 pontos por minuto;
  • Fácil deslocamento;
  • Possui duas agulhas;
  • Oferece um ótimo acabamento.

Contras:

  • Alto valor de investimento.

2

Máquina de costura overloque semi-industrial da Starmac

Modelo Máquina de costura overloque semi-industrial da Starmac

Foto Reprodução: americanas.com.br

Esse equipamento foi criado para suportar tecidos mais pesados. Com isso, serve para fazer acabamentos em qualquer tipo de material. Desde rendas, até lãs. Porém, a desvantagem dela está no peso.

O material da máquina de costura overloque semi-industrial da Starmac é todo de aço. Sendo assim, é um modelo mais resistente do que os feitos em plástico. Também, essa máquina oferece a opção de uso manual ou elétrico.

Contém um motor acoplado e um compartimento para colocar óleo. Então, trocar para o uso manual. Ainda, ela é bivolt, suporta 110 ou 220 volts.

No que diz respeito aos preços, variam em torno de R$700,00. Ainda, a máquina de costura da Starmac pode ser encontrada no site da Americanas.

Prós:

  • Permite costurar tecidos mais pesados;
  • Máquina resistente, feita em aço;
  • Usa-se manualmente ou de forma elétrica.

Contras:

  • Produto muito pesado.

3

Máquina de costura ultralock da Singer

Modelo Máquina de costura ultralock da Singer

Foto Reprodução: extra.com.br

Essa é a máquina de costura overloque que tem uso tanto comercial quanto doméstico. Além disso, sua velocidade é de 1300 pontos por minuto.

O equipamento de costura trabalha em um estilo braço-livre. Ou seja, quer dizer que é capaz de fazer costuras em formato tubular. São exemplo delas barras de calça e pontos de difícil acesso. Então, esse é o tipo perfeito para pessoas de nível avançado.

Assim como a overloque anterior, ela possui duas agulhas e quatro linhas. Ainda oferece dois estilos de pontos, a costura overloque de dois fios e a bainha enrolada.

É um equipamento muito rápido com 1300 pontos por minuto. Aliás, usa-se para franzir tecidos e costurar em malhas.

A máquina de costura overloque é perfeita para quem quer apenas complementar seu ateliê. Em relação aos preços eles variam em torno de R$1.400,00. Além disso, encontra-se com preços acessíveis no site do Extra.

Tem como desvantagem que não é indicada para pessoas iniciantes. Pois, por ser mais complicada e exigir destreza é indicada para os mais experientes.

Prós:

  • Velocidade de 1.300 pontos por minuto;
  • Trabalha em estilo braço-livre;
  • Possui duas agulhas e quatro linhas;
  • Franze tecidos.

Contras:

  • Não indica-se para iniciantes.

4

Máquina de costura overloque ponto cadeia da Zoje

Modelo Máquina de costura overloque ponto cadeia da Zoje

Foto Reprodução: extra.com.br

A máquina de costura overloque da Zoje é um modelo industrial. Então, é útil para pessoas com mais habilidade ou mesmo para costura em grande escala nas indústrias. Por isso, é considerada como de maior resistência.

Essa máquina é ergonômica. Ou seja, possui a altura regulável. Além disso, o ponto dela é feito com duas agulhas e quatro fios. E a velocidade é de 6000 pontos por minuto, o que garante rapidez no acabamento.

Esse modelo encontra-se no site do Extra. Assim, o preço dela varia entre R$4.000,00.

Prós:

  • Tem grande resistência;
  • É ergonômica;
  • Velocidade de 6.000 pontos por minuto.

Contras:

  • Indicado apenas para pessoas avançadas.

Afinal, qual é a melhor máquina de costura overloque?

Como tudo vai depender de um referencial não tem como dizer a melhor ao certo. Mas, os pontos mais cruciais são as funcionalidades, a durabilidade e o custo benefício. Então, a máquina de costura overloque da Singer chama mais atenção.

Isso acontece porque apresenta tanto funcionalidade doméstica quanto industrial. Assim, o torna versátil. Além disso, é um equipamento muito robusto por causa das peças em aço. Então, faz acabamento em qualquer tipo de tecido. Por exemplo:

  • Lã;
  • Malha;
  • Tricot;
  • Lingerie;
  • Flanelinha;
  • Algodão;
  • Poliéster;
  • Cetim;
  • Renda.

Esse equipamento costura e corta ao mesmo tempo. Bem como é capaz de pregar elástico no tecido. Assim também, é muito simples e de fácil manejo sendo possível que iniciantes usem. Porque, os fios já chegam colocados de fábrica.

Qual é a máquina de costura overloque de melhor custo-benefício

A máquina de costura overloque da Singer é a mais completa e de melhor qualidade. Mas, o custo dela é alto e nem todos conseguem arcar. Então, um equipamento de boa qualidade e preço mais acessível é a semi-industrial da Starmac.

Bem como é uma das mais indicadas pelos profissionais de costura. Aliás, com certeza vai atender todas as necessidades básicas do usuário. Já que cumpre com as funções necessárias para que o cliente esteja satisfeito.

Compre sua máquina

Diferente da máquina de costura comum, a overloque tem duas agulhas e de dois a cinco rolos. Dessa forma ela pode substituir as tradicionais. Mas, é importante saber que ela não permite a realização dos pontos simples da confecção.

Por outro lado, promove uma costura mais rápida e completa. Visto que garante o acabamento no tecido. Desse modo, a máquina de costura overloque é um investimento rentável para pessoas no ramo.

Mostrar o perfil completo

Redator(a) | Caçador(a) de desconto

Como caçadora de descontos, meu objetivo é trazer as melhores oportunidades de economia para usuários do site. Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário!

Teremos o maior prazer em ler o que você tem a nos dizer, seja dúvida, elogio, critica ou sugestão!

Escreva seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cupomzeiros
Logo
Registrar Nova Conta
Nome completo (obrigatório)
Redefinir Senha