TOP 5 Colete Salva-Vidas: Conheça o Ranking!

O colete salva-vidas é um item indispensável para todos que praticam atividades aquáticas. Seja das mais simples até as mais complexas.
Afinal, quando o assunto é água, qualquer descuido pode se tornar um problema enorme. É aí que os coletes entram, proporcionando flutuação e estabilidade para quem usa.
Dessa maneira, se você costuma nadar em mar aberto, fazer passeios de barco, esportes como canoagem, ou qualquer prática que lhe deixe próximo à água: você com certeza precisa de um colete salva-vidas.
Nesse sentido, para que você esteja realmente seguro, é preciso recorrer a itens certificados e testados. Geralmente, a própria Marinha do Brasil tem a função de testar e validar esses produtos.
Portanto, nós do Cupomzeiros selecionamos os melhores coletes salva-vidas do mercado, que possuem tal reconhecimento. Abaixo você saberá todos os detalhes, então continue lendo para não perder nada!
Melhores coletes salva-vidas
Ao comprar um colete salva-vidas, é preciso estar atento a muitos detalhes. Tais como sua finalidade de uso, materiais da composição e o tamanho correto. Afinal, estamos falando da sua segurança!
Por isso, se acaso o usuário esteja usando um produto inadequado para seu corpo e aplicação, o colete não cumprirá todas as suas funções. Ou seja, quem estiver usando estará se colocando em perigo por falta de atenção ou uma venda mal realizada.
Por exemplo, como existe uma grande variedade de coletes no mercado, é fácil se confundir com os auxiliares de flutuação. Certamente, não são produtos ruins, porém não são considerados salva-vidas, pois apenas lhe ajudarão a flutuar durante o nado.
Mas, para facilitar para você, todos os coletes que citamos aqui são homologados. Vamos lá?

Veja avaliações do produto:
Ativa 3G – Colete náutico
O primeiro dos melhores coletes salva-vidas da nossa lista é muito comum de ser encontrado em qualquer embarcação no Brasil. Logo, se você possui um barco ou algo do gênero, é o ideal.
Ainda assim, ele serve para qualquer atividade na água. É muito seguro, pois é capaz de deixar o corpo sempre na vertical, se desacordado, faz isso em até 5 segundos.
Ademais, outros itens de segurança incluídos são o apito, ajuste no pescoço e fita para prender bem ao corpo.
Seu fator de flutuabilidade é 75, servindo para corpos entre 55 e 110kg.

Veja avaliações do produto:
Colete salva-vidas PROTECH V4 PROLIFE
O segundo lugar do TOP 5 é um colete salva-vidas feito em tecido neoprene, basicamente formado por borracha sintética. É o tecido utilizado em todas as roupas e acessórios de mergulho ou esportes na água.
A fabricante garante que os flutuadores são flexíveis e se ajustam ao corpo, oferecendo muito conforto.
Apresenta uma boa abertura nos braços, aumentando e facilitando a movimentação do corpo para nadar.
Ademais, possui zíper frontal com puxador firme, e engates para fechar o colete com trava de segurança.
Está disponível nos tamanhos M, G, GG, e EG.

Veja avaliações do produto:
Colete salva-vidas PROLIFE N1 (Vermelho)
O TOP 3 de melhores coletes salva-vidas é da mesma marca citada acima, a PROLIFE, especializada em artigos para a água.
Na coloração vermelha, seu diferencial está no tecido de Nylon, que é impermeável, leve e muito resistente. A marca assegura estilo e segurança.
Falando em segurança, possui duas tiras que se ajustam conforme o corpo e engates com trava. Também tem uma chave de engate que pode se prender em Jet skis.
Sua maior característica são as telas de escoamento que evitam que o colete fique cheio de água e pesado.

Veja avaliações do produto:
Colete salva-vidas 55 Classe V Ativa
O próximo item da nossa seleção é feito especialmente para quem prática esportes de velocidade na água, como esqui, canoagem e até banana boat.
É fabricado com espuma de difícil perfuração e boa flutuabilidade, e acabamento em tecido vinil que oferece um design bonito e confortável.
Diferentemente dos outros, este possui 3 fechos na frente juntamente com 3 fitas de polipropileno que se ajustam bem na cintura e peito.
É capaz de flutuar corpos entre 55 e 110kg.

Veja avaliações do produto:
Colete de flutuação Wave Azul – Jogá
O último colete da nossa lista é do tipo que citamos no começo, de flutuação. Ele não serve como um salva-vidas completo, pois deve ser usado apenas em casos de riscos pequenos.
Ou seja, é feito para quem pesca, anda em pequenas embarcações ou pratica atividades em águas calmas.
Ademais, apresenta 2 fechos de segurança e um zíper frontal que não se soltam facilmente. Suas fitas de suporte são 2 na horizontal e 1 na vertical.
Disponível em diferentes tamanhos, ele é todo feito com matéria prima brasileira.
As pessoas também perguntam sobre colete salva-vidas
Após conhecer os melhores coletes salva-vidas que selecionamos para você, queremos melhorar mais ainda sua experiência. Portanto, abaixo responderemos às perguntas mais frequentes relacionadas a esse produto e seu uso.
Dessa maneira, assim que você obter o seu, não precisará se incomodar com essas questões. Ou seja, estará prevenido e preparado para usar!
Como escolher o melhor colete salva-vidas?
Para escolher o melhor colete salva-vidas para você, é preciso saber para que você pretende utilizá-lo. Isso porque cada colete possui uma funcionalidade, sendo mais adequado para situações na qual foram fabricados.
Existem classificações para cada tipo de colete, que são identificadas por números romanos do 1 ao 5. Essas classificações estão relacionadas diretamente com o nível de risco que tal atividade oferece. Confira a tabela abaixo para entender melhor:
Tipo de colete | Uso recomendado |
Classe I | para mar aberto |
Classe II | para navegação costeira e resgate |
Classe III | embarcações marítimas |
Classe IV | para trabalho em embarcações |
Classe V | atividades esportivas de velocidade |
Geralmente, na hora da compra, é possível identificar a classificação a qual ele pertence. Ademais, o melhor produto também será aquele que deixa o seu corpo seguro conforme seu peso e medidas.
É possível afundar com colete salva-vidas?
Não, o colete salva-vidas é feito justamente para que você não afunde em nenhuma hipótese. Toda a sua composição é projetada pensando na flutuação em todos os tipos de profundidades.
Além disso, a maioria dos coletes sempre garantem que o seu corpo fique na vertical, até mesmo se você estiver desacordado na água. Ou seja, a sua cabeça sempre estará na superfície, evitando o afogamento e a ingestão de água.
Ainda assim, o recomendado em todas as ocasiões é que o usuário saiba nadar por conta própria. E que certamente, esteja ciente de que acidentes podem acontecer, e que a água pode ser mais perigosa do que parece.
Dessa maneira, o colete facilitará o nado em segurança e evitará que você afunde.
Quantos kilos suporta um colete salva-vidas?
Cada colete salva-vidas suporta pesos específicos, então sempre deve-se verificar durante a compra. A grande maioria dos modelos padrões flutuam corpos de 55 a 110kg. Porém, alguns possuem modelos do P ao GG, incluindo diferentes pesos.
No nosso TOP 5, os modelos PROTECH V4 PROLIFE e PROLIFE N1 apresentam essas medições e variam dos mais pequenos, de 35kg, aos extra grandes, superiores a 110kg.
A capacidade de suporte e flutuabilidade está diretamente envolvida com a composição do colete. O que costuma ser feito de espuma, borracha, nylon ou neoprene.
Ademais, vale ressaltar que para crianças, os coletes precisam ser infantis, pois flutuam pesos menores do que os adultos.
Pode usar colete salva-vidas na praia?
Sim, você pode e deve usar colete salva-vidas na praia. Por mais que seja muito difícil ver alguém usando objetos de segurança na beira da praia… Bombeiros e especialistas recomendam que se você não sabe nadar, sempre utilize o colete por garantia.
Outros objetos que flutuam, como boias, pranchas de isopor e macarrões, não garantem nenhuma segurança, e dependendo da força das ondas, apenas piora a situação.
Dessa maneira, sempre verifique a cor das bandeiras da região em que você está, e fique próximo a guaritas com guarda-vidas. E o mais importante, tenha consigo algum aparelho de segurança ou que auxilie a experiência na água, como coletes, pés de pato e óculos de natação.
Em caso de nado em alto mar, a atenção é redobrada. Mesmo que você tenha habilidades de natação, nunca dispense o uso do colete salva-vidas. E muito menos saia em embarcações que não acompanhem profissionais da saúde.
Qual a função do colete salva-vidas?
Como já citamos várias vezes, a função do colete salva-vidas é fazer com que o seu corpo flutue na água. Além do mais, ele também certifica e previne que você não corra risco de afogamento em piscinas, no mar ou em lagos e rios.
Porém, o colete também possui outras funções de segurança dentro da água. Ele é responsável por lhe manter aquecido, evitando a hipotermia durante algum acidente que necessite aguardar o resgate.
Ademais, alguns coletes também são capazes de evitar que a sua cabeça fique de baixo da água. Então, caso você desmaie durante acidentes ou problemas, ele manterá seu corpo na vertical e a cabeça longe da água.
Considerações finais
Em suma, o colete salva-vidas é um equipamento de segurança fundamental para qualquer atividade aquática. Nesse sentido, ele não é só recomendado, mas sim obrigatório em todas as situações que possam incluir riscos dentro da água.
Então, esperamos que você tenha compreendido o quão indispensável esse produto é. Ou seja, se você ainda não possui um para cada integrante da sua família, está na hora de adquirir.
Após escolher qual colete do nosso TOP 5 mais se encaixa para a sua rotina, utilize nossos cupons de desconto e ofertas de cash back para economizar sem perder sua segurança.
Aliás, deixe seu feedback nos comentários e compartilhe esse conteúdo com aqueles que você se importa, para que também aprendam sobre segurança na água.