Um aspirador de pó pode ser um eletrodoméstico simples, mas um dos mais úteis e indispensáveis atualmente. Esse aparelho de limpeza tem um design básico, mas é eficaz, e eliminou a necessidade de limpar a poeira e outras partículas pequenas com as mãos.

Por consequência, tornou a limpeza da casa um trabalho muito mais eficiente e rápido. Usando nada além da sucção, o aspirador remove a sujeira e a armazena para descarte.

Por que ter um aspirador de pó?

Dentre os motivos mais comuns que fazem as pessoas quererem adquirir um na sua casa, podemos citar:

  • A rapidez e a praticidade com que a limpeza é feita;
  • O tempo que leva para a sujeira voltar, visto que a poeira não se desloca para cima dos móveis, o oposto do que acontece com a vassoura;
  • A segurança em relação a quem é alérgico à poeira, pois o risco de inalar o pó diminui;
  • Possui uma ergonomia projetada para trabalhar com menos esforço;
  • Reduz o consumo de água.

Além dessas razões mais habituais, trazemos também algumas outras que poucos levam em conta, mas que também são muito úteis no dia a dia:

Lidar com excesso de pelos de animais domésticos

O trabalho habitual desse eletrodoméstico é juntar todos os pelos de animais de estimação que grudam em tapetes e caem no chão. Mas, além disso, você pode usá-lo para aspirar a roupa de cama do seu animal de estimação e remover pelos de colchas antes de jogá-las na máquina de lavar.

Afinal, excesso de pelo em uma máquina de lavar é um dos principais culpados por causar obstruções, vazamentos e falhas nas bombas d’água.

Controle de insetos

Um estudo da Ohio State University mostra que utilizar o aspirador de pó com frequência mata 96% das pulgas (adultas e larvas) em uma casa. Ele também é uma ótima maneira de remover os ácaros e células mortas da pele humana que os alimentam nos colchões.

Renovar estofados, almofadas e tapetes

Além de remover poeira, migalhas e sujeira, seu aspirador de pó e uma caixa de bicarbonato de sódio podem fazer maravilhas para remover odores e iluminar tecidos. Simplesmente polvilhe generosamente bicarbonato de sódio sobre os estofados, travesseiros e tapetes. Esfregue levemente com uma esponja úmida ou esfregão. Deixe o bicarbonato de sódio permanecer na superfície por pelo menos uma hora, depois disso, passe o aspirador.

A aparência dos tecidos mais brilhantes te surpreenderá, porque a natureza ligeiramente abrasiva do bicarbonato de sódio ajuda a soltar a sujeira e o eletrodoméstico a remove.

Deter a poeira antes que ela se espalhe

Use a escova de pó do aspirador para prender a poeira de abajures, livros, luminárias, persianas e até mesmo folhas de plantas antes de fazer qualquer limpeza adicional. Remover a poeira primeiro evitará riscos e manchas.

Reduzir alérgenos dentro de casa

Evite que os peitoris das janelas e as fendas entre as telas e os vidros das janelas acumulem partículas que possam causar alergia a alguém dentro da casa. Use a escova para pó para aspirar as telas das janelas e portas para remover pólen e poeira. Não se esqueça, também, de olhar bem as cortinas, persianas e enfeites que possam ter na janela.

Recuperar pequenos itens

Caso você tenha deixado cair algo pequeno como um brinco, prego ou parafuso atrás de um móvel difícil de mover, pegue um aspirador. Utilizando a ferramenta para fendas na ponta, prenda um pedaço de malha ou meia calça velha na ponta do eletrodoméstico com um elástico. Mire no item perdido e a sucção do aparelho o prenderá contra a malha para que você consiga recuperar seu objeto.

Limpar eletrodomésticos

Antes de qualquer uma dessas dicas, sempre desligue o aparelho antes de fazer qualquer trabalho. 

Use o aspirador de pó para remover a poeira das serpentinas do refrigerador e do condensador. Sua geladeira funcionará com mais eficiência e manterá as temperaturas mais baixas e estáveis. 

Elimine os farelos dos espaços entre aparelhos e bancadas com a ferramenta para fendas. Manter as migalhas sob controle ajudará a prevenir infestações de insetos. 

Da mesma forma, evite pequenos incêndios ao usar o aspirador para remover migalhas de torradeiras e fornos desconectados.

Os 4 melhores aspiradores de pó em 2021

Ciclone Force Pas

Imagem do aspirador de pó Ciclone Force Pas06
Ciclone Force Pas06

Este produto possui ótimas recomendações e tem um preço bem acessível. É um aspirador 2 em 1, sendo vertical e que você pode utilizar como portátil também. Seu tanque apresenta uma ergonomia pensada para ter uma maior potência na limpeza.

Seu filtro é removível, permanente e lavável, além de ter um interior em inox, que é prático e fácil de limpar. Dispõe de um depósito de resíduos que tem capacidade de 1,2 litros, o que dispensa o uso de um saco descartável.

Por fim, ele contém acessórios que aumentam seu leque de utilidades. É ideal para limpeza de pisos, tapetes, carpetes e estofados, além de ter um fio com 4.6m de comprimento, o que garante maior alcance.

Onde comprar:  Leroy Merlin

Mondial AP-36 Turbo Cycle

Mondial AP-36 Turbo Cycle
Mondial AP-36 Turbo Cycle

Compacto e prático, ele pode limpar e deixar qualquer ambiente livre de poeira. O aspirador Turbo Cycle 1100W da Mondial é eficiente e potente. Seu design dois em um possui uma haste móvel, que pode ser adaptada ao seu modo de uso, seja no modo vertical ou portátil.

Com um cabo de 4m, você pode se mover sem precisar de uma tomada próxima. Com a ajuda do sistema de filtração dupla Turbo Cycle, o dispositivo tem maior poder de sucção, de forma que o filtro fica limpo e desimpedido, e o poder de sucção é aumentado.

O coletor de pó ciclone é muito prático de usar, pois é destacável e lavável, e seu coletor translúcido facilita a visualização, mostrando o quanto da capacidade já foi utilizada.

Os aspiradores Mondial vêm com acessórios, como bicos multifuncionais, bicos para cantos e fendas, e bicos para facilitar a limpeza de diferentes locais e objetos.

Por fim, use o porta-acessórios do próprio aspirador para organizar todos os acessórios de forma que estejam sempre à mão, o que facilita o armazenamento e evita perdas.

Onde comprar: Amazon 

Aspirador de Água e Pó WAP GTW 10

Aspirador de Água e Pó WAP GTW 10
Aspirador de Água e Pó WAP GTW 10

O aspirador WAP GTW 10 de pó e água é a melhor escolha para quem precisa de agilidade, eficiência e praticidade na limpeza diária.

O produto tem tamanho compacto, potência de 1400W, alcance de mais de 4 metros, sem troca de plugue, que consegue fazer a limpeza de qualquer tipo de pó, seco, úmido ou líquido interno e externo. Tudo isso sem deixar de ter um design moderno e prático.

O principal ponto de destaque desse produto é a sua excelente mobilidade e praticidade. Tem rodas e uma alça ergonômica, que facilita seu transporte para qualquer lugar.

Além disso, os bicos múltiplos, bicos de canto e extensões que acompanham o produto podem ser armazenados em um prático porta-acessórios, o que facilita para quando você o guardar.

O aspirador WAP GTW 10 é equipado com um filtro de espuma de alta eficiência, que pode proteger o motor e garantir uma vida prolongada do produto. É a escolha ideal para quem deseja maior eficiência de limpeza em menos tempo.

O WAP GTW 10 possui um bocal que, além de auxiliar na limpeza de locais de difícil acesso, pode encher infláveis, acender churrasqueiras ou soprar folhas.

Em suma, o aspirador WAP GTW 10 é moderno e inteligente, combinando todas as funções necessárias para garantir um efeito de limpeza mais prático e eficiente.

Onde comprar: Americanas 

Robô Fast Clean

Robô Fast Clean
Robô Fast Clean

Usando o robô Fast Clean, você pode manter sua casa limpa enquanto faz outras tarefas.

Possui sensor anti-queda para evitar quedas em escadas, varandas e locais irregulares; caixa d’água de 140 ml, prática e fácil de limpar; com 7 cm de altura, pode entrar facilmente em móveis e cantos.

É muito indicado para você que quer ser prático na hora de limpar.

Onde comprar: Americanas 

 

 

 

Diferenças entre os modelos de aspiradores de pó

Aspirador de pó vertical

O que é: Possui uma sucção potente, um design inclinado, com opções com ou sem saco. Esses limpadores de chão tradicionais fazem a limpeza do chão para frente e para trás com facilidade.

Para que é melhor: Este tipo de aspirador se destaca na limpeza profunda de carpetes. Procure um rolo de escova que você possa tirar do cano e/ou com altura ajustável para que você também possa limpar tapetes de várias espessuras. Os novos modelos sem fio prometem uma limpeza completa e descomplicada, mas suas baterias podem não durar o suficiente para uma sessão inteira de limpeza.

Contras: As barras verticais não são tão versáteis quanto os aspiradores horizontais, pois geralmente têm menos acessórios e podem ser mais difíceis para empurrar de puxar durante a limpeza do que um aspirador tradicional. Embora a sucção seja muito boa, você ainda pode precisar de um acessório para limpar cantos estreitos.

Aspirador horizontal/Aspirador tradicional

O que é: Composto por um tanque reservatório e uma mangueira longa, esse tipo vem com vários acessórios para fazer a faxina ainda mais completa.

Para que é melhor: Limpar e tirar o pó de quase tudo. O bocal de escova pode ser utilizado para limpar carpetes e detritos, enquanto o bocal para piso serve justamente para limpar o chão. Da mesma forma, com outros acessórios é possível limpar móveis, cortinas, paredes e cantos do chão e do teto com mais facilidade. Sua ergonomia o torna especialmente adequado para limpeza de escadas. 

Contras: Arrastar o aspirador horizontal para todos os lados atrás de você pode ser um incômodo se sua casa possui quartos grandes. Além disso, arrastá-lo para cima e para baixo em escadas geralmente requer as duas mãos. Por fim, eles também podem ser volumosos para armazenar. 

Vassoura elétrica

O que é: Este modelo fino e leve usa uma escova giratória e de sucção leve para jogar os resíduos em uma lata de lixo ou saco. Seu bocal discreto consegue manobrar em torno de móveis com muita facilidade.

Para que é melhor: Este tipo de aspirador leve é ideal para retocar o ambiente de maneira rápida e prática, como embaixo da mesa da cozinha após o jantar. Algumas vassouras elétricas podem até serem convertidas em um aspirador portátil quando você desconecta a barra.

Contras: Apesar de ser muito útil, a sua capacidade de limpeza não é o suficiente para substituir a limpeza mais profunda e mais poderosa de um aspirador de tamanho normal. Os modelos sem fio oferecem mais liberdade de movimento, mas a vida útil da bateria pode ser curta. 

Aspirador de pó portátil:

O que é: O portátil serve para ser utilizado na mão e transportado facilmente, pois é bem leve e pequeno. Ele pode vir em modelo com fio ou sem, além de com ou sem escovas rotativas. 

Para que é melhor: Ele remove pequenas bagunças, como migalhas e sujeiras em mesas, pisos, estofados, interiores de automóveis, cantos estreitos e muito mais. Alguns modelos com fio também podem vir com um adaptador para carro. 

Contras: É considerado um substituto para uma pá de lixo e escova, não um aspirador de tamanho normal cheio de acessórios integrados. Apesar disso, algumas pessoas ainda utilizam algumas pequenas ferramentas para completar este pequeno aspirador. 

Aspirador robô

O que é: Esta máquina sem fio consegue “mapear” sua sala e circula para varrer, às vezes até limpar o chão com água, automaticamente, sem nenhum esforço da sua parte. Você também pode controlar por controle remoto ou programar para limpar quando você não estiver em casa.

Para que é melhor: Os retoques entre as limpezas mais profundas da casa são o forte do aspirador robô. Eles ficam embaixo da mobília que outros aspiradores têm dificuldade de acessar e nas áreas que você pode ignorar. 

Contras: Seu poder de limpeza não pode ser comparado ao de uma máquina de tamanho normal. Além disso, você precisa analisar o cômodo que deseja colocar o aspirador. Se ele tiver muitos obstáculos, poderá não funcionar bem. Por fim, a maioria dos modelos são caros e podem estar fora do seu orçamento.

Como escolher o aspirador de pó ideal

Sem fio, vertical, cilindro, robô, com e sem saco. Os aspiradores de pó vêm em todas as formas e tamanhos, o que pode ser um pouco intimidador quando você está tentando encontrar a melhor opção em um curto espaço de tempo. O que é certo para uma casa grande com muitos tapetes não funcionará necessariamente para um apartamento menor com um piso duro. Nesta seção orientaremos você para tomar a melhor decisão na hora de comprar o aspirador ideal para seu fim específico. 

Quanto você precisa gastar? Você pode pagar no mínimo R$110 por um simples, mas para obter um mais rebuscado, você precisará gastar ao menos R$220 reais.

No entanto os aspiradores sem fio tendem a ser mais caros, especialmente se você quiser uma bateria com uma duração decente. Pagar mais não é garantia, pois encontramos aspiradores bons e ruins e a qualquer preço.

Retenção de alérgeno

Também é importante escolher um  que não deixe escapar poeira nem alérgenos para o ambiente durante a limpeza. Isso pode acontecer se o sistema interno estiver mal vedado ou se os filtros não forem muito eficazes.

Procuramos diversas reviews sobre diversos modelos e encontramos alguns com e sem saco que se destacam em manter os alérgenos trancados durante a limpeza, que indicamos neste post.

Você deve escolher um aspirador de pó sem fio?

Eles são rápidos e mais fáceis de utilizar, mas podem ser caros. Ademais, muitos têm dificuldade para se igualar aos aspiradores com fio no quesito de poder de limpeza. 

Os aspiradores de pó sem fio estão ficando cada vez mais populares. Eles tendem a ser leves, sem saco, modelos tipo vertical, com menor capacidade de poeira, muitos acessórios e uma opção de conversão em um dispositivo portátil. Existem versões de alta capacidade e ensacadas.

Prós: 

  • Geralmente são muito leves, de até 1kg, ou seja, é consideravelmente mais prático em comparação a um aspirador de 3kg;
  • Compacto e fácil de guardar;
  • Como não tem nenhum cabo, é muito mais fácil de se movimentar pelos cômodos com ele;
  • Também serve para limpar carros, escadas e outros locais difíceis.

Contras:

  • A capacidade para armazenar a poeira é menor, ou seja, será necessário que você esvazie mais frequente da caixa e faça mais limpeza do filtro;
  • Pode ser caro em comparação aos modelos com fio;
  • Há muitos modelos muito fracos no mercado;
  • O tempo de limpeza é limitado pela vida útil da bateria (embora alguns modelos tenham baterias substituíveis).

Qual tipo você deve comprar?

Modelos ensacados e sem saco podem perder a sucção ao encher, ou até mesmo vazar alérgenos para o cômodo. Os fabricantes de aspiradores sem saco costumam afirmar que os modelos ensacados perdem a sucção à medida que o saco enche, enquanto os aspiradores sem saco não.

Alguns também afirmam que seus sistemas sem saco têm recursos que fazem do esvaziamento mais higiênico. No entanto, tanto aspiradores ensacados quanto os sem saco podem perder a sucção à medida que o saco ou o recipiente enche. 

Outrossim, aspiradores sem saco com recursos de esvaziamento higiênico liberam muito mais poeira na sala quando esvaziados do que os modelos com saco. Se você não quiser pagar por sacos, opte por um modelo em que eles sejam reutilizáveis.

Além disso, é possível, também, tomar medidas para evitar que a poeira volte para sua casa após a limpeza. Esvazie os aspiradores sem saco do lado de fora, de preferência em um saco, e use luvas e máscara se tiver alergias graves. 

Em síntese, aspiradores com fio ainda são uma aposta melhor se você deseja uma limpeza mais profunda e significativa ou caso possua uma casa maior. Apesar disso, os melhores aspiradores sem fio são tão bons quanto seus equivalentes com fio, além de serem leves e práticos.

No entanto, você precisa escolher com cuidado. Encontramos mais de 40 aspiradores sem fio que você não deveria comprar, pois os consumidores não ficaram satisfeitos no quesito potência de limpeza. Verifique nossas recomendações e leve em consideração todos os pontos apresentados aqui para poder escolher o  ideal para você com o melhor custo x benefício.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]