Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Vestido Sereia: Confira Como Usar, Dicas E Inspirações

Uma tendência que vem e vai, mas sempre atrai muitos olhares, é o uso do vestido sereia. Este tipo de vestido tem o formato de ampulheta e ressalta o quadril e a cintura da mulher.

Ele é bem justo, acentuando as belas curvas femininas e na parte debaixo se abre na saia, formando uma espécie de cauda, lembrando uma sereia.

Por ser justo e delinear as formas do corpo feminino, ele proporciona sensualidade e delicadeza para quem usa.

E por isso ele é o queridinho das mulheres na hora de escolher um vestido. Ele já esteve em alta desde os anos 50, principalmente em premiações e tapetes vermelhos, e atualmente tem voltado com tudo.

Confira a partir de agora, como usar, com o que combinar, além de dicas e inspirações de looks com vestido sereia.

O que é o vestido sereia?

O vestido sereia foi inventado em 1930 pelo estilista francês Marcel Rochas.

O modelo surgiu como uma homenagem ao formato do corpo feminino, lembrando também uma sereia, pois a peça é justa, com a parte do comprimento mais larga, após os joelhos, como se fosse uma cauda.

Este tipo de vestido realça as curvas femininas e deixa o visual mais sensual.

Apesar de ser bem conhecido nos modelos longos, também é possível encontrar a peça em versões curtas, midi, ou na altura dos joelhos. Logo dá para usar o look em diferentes ocasiões e oportunidades.

A modelagem para essa roupa permite combinar com vários tipos de tecidos. Mas, em geral, os tecidos mais utilizados são aqueles de maior elasticidade, por ser um vestido que acompanha as formas do corpo, na parte mais justa.

Além disso, o tecido também precisa ter um bom caimento para fazer uma cauda mais bonita. Então muitos estilistas optam por tecidos macios, maleáveis, que muitas vezes são acetinados ou possuem brilho para trazer mais sofisticação.

Porém, a verdade que muitos tecidos podem ser utilizados neste corte, desde malha, até veludo, cetim, tricô, entre outros. Isso vai depender muito do gosto ou estilo da pessoa que irá vesti-lo, bem como para qual ocasião é aquela roupa.

As opções de cores também são variadas e podem ser utilizados tecidos de cores lisas até os tecidos que possuem estampas e misturam várias cores. Estes modelos coloridos trazem alegria e podem ser usadas principalmente no verão.

Em termos gerais, ele conta com algumas variantes:

  • Clássico sereia padrão: Corte justo ao longo do corpo e uma abertura no joelho, imitando as barbatanas de uma sereia. Ele abre até a barra deixando as pernas mais livres;
  • Semi sereia: Corte um pouco mais solto, com a abertura um pouco abaixo dos joelhos, gradativa. Este modelo é confortável e proporciona mais leveza aos movimentos;
  • Super sereia: Corte muito justo ao corpo, sendo o que destaca mais as curvas, em comparação às demais variantes. Este modelo ressalta bastante o quadril e forma uma saia mais solta na parte debaixo.

Como usar o vestido sereia?

Os vestidos, modelagem sereia, podem ser usados em múltiplas ocasiões. Eles são os favoritos das noivinhas e das festas de gala, mas acredite, eles podem ser usados no dia a dia também.

No entanto, por ele ser um vestido justo, é interessante ter cuidado para equilibrar o look e, assim, evitar que ele desvalorize o seu corpo ou deixe o visual vulgar.

O modelo sereia mais curto é ótimo para utilizar no dia a dia por possuir um comprimento acima do joelho.

Principalmente em dias mais quentes, é uma escolha para trazer feminilidade e charme para o look. Neste caso, escolha tecidos mais leves e menos estruturados, para ter um visual mais descontraído e menos formal, ainda mais no verão.

Sobre esta época do ano mais quente, uma boa ideia é abusar de estampas alegres e coloridas. Para completar, utilize sandálias e sapatos mais abertos, para deixar o visual mais alongado.

Já o vestido sereia mídi tem o comprimento um pouco abaixo dos joelhos. Ele é uma ótima opção de traje mais elegante, sem ser muito chique.

O visual vai ficar bonito, delicado e com tecidos mais leves pode ser usado durante o dia ou à noite. Sobre os calçados, para este tipo de vestido, recomendam-se sapatos abertos com salto, para evitar o achatamento da silhueta e manter a elegância.

Por fim, o vestido sereia longo vai até o comprimento do pé e é utilizado geralmente para ocasiões mais formais, como um casamento ou uma festa de gala.

Inclusive este modelo é muito usado em premiações. E também é bastante requisitado pelas noivas, por trazer feminilidade e deixar o visual mais sensual.

Para o modelo mais longo, a dica é também utilizar sapato de salto alto, mas ele pode ser aberto ou fechado. Dependendo do comprimento da cauda, talvez ele nem apareça muito.

Por ser indicado utilizar o modelo longo em eventos formais, em geral, os tecidos mais estruturados são melhores de se usar, pois traz elegância e formalidade.

Mas também tecidos como cetim, transparências, pedrarias e outras opções materiais com brilhos são bem-vindos para deixar o look mais glamouroso.

Mas lembre-se que, se é uma ocasião que será necessária uma maior mobilidade da sua parte, talvez seja melhor optar por tecidos mais maleáveis e modelos clássico ou semi sereia. Cortes como o super sereia e tecidos estruturados e muito justos podem delimitar os movimentos e não ser tão confortável.

Agora, se a ocasião é rotineira ou até mesmo você quer usar o vestido na praia, durante o dia, mais casualmente, abuse de tecidos mais artesanais, como crochê ou tricô. Aproveite para usar cores, estampas e modelos mais descontraídos.

Com o que combinar o vestido sereia?

O modelo sereia deixa o corpo mais marcado, ressaltando as curvas, então deve-se ter cautela na hora de usá-lo.

Primeiro porque pode destacar partes que você não deseja e, segundo, porque dependendo da ocasião o look pode ser considerado sensual demais.

Uma boa estratégia para deixar o visual mais delicado é utilizar acessórios mais femininos para que não chamem mais atenção que o próprio vestido, mas que o complementem, como uma joia no pescoço ou brincos.

Opte também por um decote mais profundo ou um modelo mais justo no quadril, alternando o ponto de interesse.

Outra dica é escolher sandálias de salto para deixar o visual elegante, variando os calçados, se abertos ou fechados, a depender da ocasião e estação.

A altura do salto também pode variar, optando por saltos maiores se você quer valorizar o comprimento do vestido e não achatar a silhueta, que estará em destaque.

Agora, se você quer reforçar a sensualidade do look, invista em acessórios que chamem mais atenção para o decote, por exemplo, como um lindo colar.

Cores vivas também chamam bastante atenção, além de modelos mais justos, os chamados super sereia. Sandálias de salto agulha combinam com o estilo mais sexy.

Para maquiagem, você pode variar, optando pelo visual mais delicado, com cores mais suaves, como nude, rosa, sem pesar muito. Este tipo de make harmoniza bem com as joias delicadas que foram escolhidas.

Ou escolher algo mais marcante e sedutor na maquiagem.

Para isso, dê destaque para os olhos, com cores chamativas e marcantes, como o preto esfumaçado e um belo delineador. Nos lábios, escolha um batom forte, como o vermelho, por exemplo. Combinando com o look sereia, você com certeza vai arrasar!

E não esqueça dos penteados. O modelo sereia pede muito um cabelo trabalhado, seja cacheado ou liso. Ele pode complementar o look todo solto, ou ser preso em um coque, deixando o vestido arrasar.

Inspirações de looks com vestido sereia

Agora que você já entendeu o que é, como usar e com o que combinar a modelagem sereia, que tal conferir os looks que selecionamos para te inspirar?!

Curto

Ideal para dias quentes, a versão curta do vestido sereia é uma ótima dica para deixar o visual descontraído e feminino ao mesmo tempo. Escolha tecidos leves para isso.

Imagem Com Vestido Sereia Curto Azul Celeste
Vestido sereia. Fonte: Eu Total

Midi

Pensando em algo mais elegante, opte pelo vestido midi, que vai deixar o visual ainda leve, mas também com um ar de chique. Tecidos maleáveis como cetim ficam muito elegantes neste comprimento.

Longo

Quando se fala em modelo sereia, logo se lembra do longo, que é um clássico. Lindo, sensual e feminino, pode usar sem erro, que você vai arrasar!

Para eventos formais

Este modelo de vestido é uma ótima escolha para eventos formais, como um casamento, festa de 15 anos ou qualquer festa de gala. Traz elegância e sensualidade na medida certa!

Para eventos casuais

Já para eventos casuais, o vestido sereia também pode ser escolhido, ainda mais os de comprimento na altura dos joelhos ou curtos. Escolha cores e estampas para deixar o visual mais descontraído.

Imagem Com Vestido Sereia Quadriculado Curto Casual Preto E Branco
Vestido sereia. Fonte: Shafa

Com fenda

O vestido sereia já é uma peça de roupa sensual e arrasadora. Mas quer deixar o visual ainda mais sedutor é usar um vestido sereia com fenda. Uau, fica lindo demais!

Dia a dia

Uma boa sugestão para o dia a dia é usar este modelo mais curto e com tecidos mais leves ou mais esportivos, como o jeans. O look fica feminino e casual, ao mesmo tempo.

Noite

Para a noite, tecidos como cetim ou acetinado são uma boa. Um belo decote e alças mais finas também são destaque, além claro de detalhes como uma fenda, acessórios e um lindo calçado.

Imagem Com Vestido Sereia Com Fenda E Decote Amarelo Para Noite
Vestido sereia. Fonte: DH Gate

Noivas

Um dos modelos favoritos das noivas é o vestido sereia, pois ele traz sensualidade na medida certa. Sua cauda é linda e combina muito com os tecidos de vestidos de noivas. Aposta certeira!

Grávidas

Pode parecer equivocado falar que um modelo justo como este caia bem em grávidas. Mas por que esconder o barrigão lindo? Modelos sereia são ótimos para dar destaque para este momento único e deixam qualquer grávida charmosíssima!

Praiano

Em dias quentes, para um look praiano, escolha cores vivas, estampas, tecidos leves e um lindo sereia para deixar o look sexy e alegre.

Imagem Com Vestido Sereia Praiano
Vestido sereia. Fonte: Shafa

Hollywood

Um dos vestidos mais usados em Hollywood e nos tapetes vermelhos do mundo é o vestido sereia. Ele não tem erro e valoriza o corpo da mulher. Faça esta escolha se você quer um visual que vai arrasar!

Caimento moderno

Como o modelo sereia é uma tendência que já vem desde os anos 50, a moda vem mudando e se adaptando aos novos gostos da mulherada. Então, a dica é optar por um vestido com caimento mais moderno, que tenha a abertura mais discreta ao longo do comprimento e mesmo assim valoriza a silhueta.

Imagem Com Vestido Sereia De Brilho E Um Ombro Só
Vestido sereia. Fonte: Shein

Com mangas

Para os dias mais frios, você pode apostar em um seria com mangas longas. As mangas deixam o visual bem charmoso, sem perder a sensualidade do vestido.

Com babados

Uma ideia glamourosa, para uma festa de gala, por exemplo, é investir em um vestido com babados, seja na cauda ou no decote. O volume vai dar glamour e destaque para o vestido!

Com muito brilho

Aposte em muito brilho no seu modelo de sereia. Há opções com tecidos brilhantes ou também bordados de paetê e outros detalhes que deixam o visual brilhante. Fica lindo!

Com pedrarias

Falando em brilho, invista em vestidos que possuem pedrarias aplicadas. Para uma noite de festa fica muito lindo e valoriza demais a peça de roupa.

Imagem Com Vestido Sereia Longo Cinza Com Pedrarias
Vestido sereia. Fonte: Pinterest

Renda

Há também vestidos neste modelo feitos de renda. São delicados e ótimos para usar em um evento mais formal, mesmo que seja durante o dia. O visual fica romântico e delicado!

Veludo

No inverno, o vestido sereia pode ser usado no veludo. Com cores fortes e escuras, como preto, azul e roxo, é uma boa opção para a noite. Fica divino!

Imagem Com Vestido Sereia Longo De Veludo Vinho Com Fenda
Vestido sereia. Fonte: Aliexpress

Tricô

Materiais artesanais como tricô ou crochê pode ser uma boa sugestão para o dia e um visual mais descontraído e alegre. Cores fortes neste caso valorizam mais o vestido.

Preto

Agora, se está com medo de errar, opte pelo pretinho básico. A cauda do modelo sereia já vai deixar o look charmoso e a silhueta vai estar valorizada, sem exageros.

Vermelho

Escolha o vestido vermelho se realmente quer chamar atenção e arrasar. O modelo já é bastante sensual, então o vermelho vem ainda mais para reafirmar isso. Fica realmente maravilhoso!

Imagem Com Vestido Sereia Longo Vermelho
Vestido sereia. Fonte: Tudo Com Moda

Branco

Se você precisa de um vestido para uma formalidade durante o dia, como um almoço social, por exemplo, uma boa ideia é optar pelo modelo sereia branco. Fica bem elegante e acessórios como colar, bolsa e um sinto podem completar o look.

Cores vivas

Cores vivas e fortes ficam ótimas neste modelo, pois valorizam o vestido e sua cauda. Fica realmente muito bonito e não há ninguém que não note sua presença.

Imagem Com Vestido Sereia Longo Roxo
Vestido sereia. Fonte: Tudo Com Moda

Degradê

Vestido colorido e diversas cores ficam ótimas neste modelo de roupa, mas que tal um degradê monocromático?! Bem inovador e fica super bonito!

Estampado

Outra ideia é sair das cores lisas e optar por um vestido estampado sereia. Dica boa para usar durante o dia, em dias quentes. Estampas florais, listras e folhagens são boas opções.

Transparência

Um vestido sereia é um vestido bem sensual em qualquer tecido. Para deixar o visual ainda mais sedutor, invista em transparências, ou ainda renda e aplicações. Fica bem charmoso!

Imagem Com Vestido Sereia Longo Branco Com Transparência E Renda
Vestido sereia. Fonte: Tudo Com Moda

Clássico

Há algumas variantes do vestido sereia, mas clássico é clássico. Ele é justo na parte do quadril e torna-se mais solto a partir da altura dos joelhos, podendo ter uma longa cauda ou não.

Semi sereia

Uma versão que muitos adoram é o semi sereia, que tem a abertura abaixo dos joelhos, de forma gradativa, e a parte do quadril um pouco mais justa. É bem delicado e elegante!

Super sereia

Por fim, há a versão super sereia, que se trata de um modelo super justo, marcando bastante as curvas e se encerrando com uma abertura embaixo em uma bela cauda, lembrando muito uma sereia. Lindo, lindo!

Imagem Com Vestido Super Sereia Verde
Vestido sereia. Fonte: Aliexpress

Vestido de noiva sereia

O modelo sereia é um dos mais escolhidos por quem vai subir ao altar. A sua modelagem tem o estilo mais justo no quadril e a abertura embaixo, mas mesmo assim tem suas variantes, com versões inovadoras e com detalhes únicos.

Rendas, decotes, mangas, volume da saia podem variar dentro do mesmo modelo. Mas de qualquer forma ele é indicado para quem quer ressaltar a silhueta na medida certa, dando feminilidade e sensualidade para o grande dia.

O caimento deste tipo de vestido é perfeito, pois ele fica mais solto na parte debaixo, deixando o look da noivinha bem charmoso.

Dentre as variantes, selecionamos algumas opções:

Decote em V profundo

Esse tipo de decote no vestido tipo sereia dá a sensação de alongamento da silhueta e destaca principalmente o colo, dando um ar mais sexy. Ele pode ser tanto no busto quanto nas costas.

Com manga longa

Este modelo com mangas longas é um clássico e atemporal, trazendo elegância e requinte. Ideal para a noiva que quer um estilo mais imponente e para aquela que vai se casar no frio.

Imagem Com Vestido Sereia Para Noiva Com Manga Longa De Renda
Vestido sereia. Fonte: DH Gate

Com manga curta

A manga curta já dá um ar de romantismo e delicadeza para o vestido desse modelo. E as atenções estarão voltadas para os ombros. As mangas podem ser feitas de renda, tule ou outros materiais.

Com cauda

Os vestidos desse modelo podem ter vários tamanhos de cauda. Isso vai depender do estilo e gosto da noiva. As caudas são uma atração à parte no vestido de noiva e merecem atenção, ainda mais no modelo sereia.

Imagem Com Vestido Sereia Para Noiva Com Cauda
Vestido sereia. Fonte: Aliexpress

Para a praia

O vestido de noiva para um casamento na praia é mais clean e discreto, pois geralmente é um evento mais intimista, para menos convidados. O ideal é que o vestido sereia escolhido seja confortável, menos estruturado e mais leve.

Confira mais algumas inspirações de vestido de noiva sereia neste vídeo:

Considerações finais

Então, lindo o modelo de vestido sereia, não é mesmo? Espero que tenhamos te inspirado e ajudado com as estas dicas.

Deixe nos comentários a sua opinião e também compartilhem com as amigas que você acha que vai curtir este conteúdo.

Se você gosta de dicas de moda como essa, não deixe de conferir nosso guia. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.