Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Unhas de Polygel: Tutorial, Cuidados e Inspirações!

As unhas de gel são bastante famosas por seu aspecto natural e sua grande durabilidade e, por essa razão, é a preferida das manicures e da maioria das mulheres.

Essas unhas possuem a durabilidade de aproximadamente 3 semanas. Porém, com algumas dicas e macetes, é possível fazer com que durem mais.

As unhas de gel mais famosas são as feitas com polygel, que é um híbrido de gel e acrílico, super pegajoso que acaba grudando em tudo. Mas é super fácil de remover das superfícies com álcool.

O polygel pode ser adquirido em várias cores, para que você não precise usar esmaltes se não quiser. É bem prático já ter uma unha colorida e não precisar pintar.

As cores mais escolhidas, são as mais neutras, sendo elas nude, rosa ou branco. Os tons pasteis são os preferidos da mulherada.

Por possuir diversas cores para as unhas, ele é bastante prático e eficiente, não ter que pintar as unhas toda semana parece até um sonho, não é mesmo?

Imagem com unhas de polygel decoradas em inspiração sereia
Fonte: @kellycrisnoguei – Pinterest

O que é o polygel?

O polygel é um produto muito diferenciado e especial, ele une a força do acrílico e a leveza do gel.

Dessa maneira, as unhas de polygel acabam até sendo consideradas como um alongamento de unha.

O material é aplicado sobre a unha natural e é moldado conforme o comprimento desejado.

Vantagens do polygel

A vantagem que mais vale destaque desse tipo de unha é que ela é muito, mas muito leve.

Entretanto, o seu visual também merece um destaque diferenciado, já que quando feito adequadamente é bem natural.

E, por esses dois motivos muitas, mulheres têm preferido esse tipo de alongamento. Dentre suas muitas características, podemos destacar:

  • Aplicação e remoção rápida;
  • Sem cheiro;
  • Aspecto super natural;
  • Seguro e saudável;
  • Durabilidade e resistência.

Isso é tudo que queríamos ler, não é? Mas o melhor de tudo é o que vamos revelar agora! Você pode fazer esse tipo de unha na sua casa, sabia? Vamos explicar melhor e ensinar o passo a passo.

Quais são os materiais necessários para fazer as unhas de polygel?

Para poder fazer as suas unhas de polygel em casa, existem alguns materiais que são indispensáveis.

O primeiro de todos é o kit com polygel, dual forms e pincel. Existem duas opções de kit, um maior e um pouco mais compacto.

O kit mais recomentado é o kit completo que contém 6 tubos de polygel de diferentes cores, uma caixinha com os dual forms (que são os moldes para fazer as unhas), uma base e um top coat (específicos para polygel), uma lixa com duas gramaturas e um pincel/espátula para moldar o polygel. 

E uma segunda opção de kit que é indicado para quem está começando é mais barata, mas possui menos material.

Agora vamos ver os outros materiais necessários:

  • Lâmpada UV para secagem do polygel: Você precisa da lâmpada para secar o polygel, sem ela não funciona. Recomendamos comprar uma que caiba a mão inteira;
  • Álcool 70%: que servirá para moldar o polygel e não deixar grudar em tudo. Você encontra em qualquer farmácia ou mercado;
  • Lixa elétrica: Ela não é necessária em um primeiro momento, você pode fazer apenas com a lixa que já vem no kit o polygel. Mas faz toda diferença para moldar a parte de baixo da unha e, claro, para a remoção. O preço é acessível, então, se puder, compre para facilitar;
  • Papel toalha.

Passo a passo para fazer a unha polygel

Passo 1

Imagem com unhas sem cutícula e curta
Foto: unha sem cutículas e curta

Faça a sua unha normalmente – cutículas e limpeza (tome bastante cuidado para não se cortar – você vai usar bastante álcool, então acabar ardendo). O ideal é que suas unhas estejam bem curtas para facilitar o processo;

Você pode usar um removedor de cutículas, empurrá-las e depois retirar o que sobrou com um pouco de álcool, se preferir, você pode ainda usar a alicate de cutículas para dar um toque final. Finalize o processo usando uma lixa, lixe levemente as unhas para que depois, a aplicação do molde fique perfeita;

Passo 2:

Imagem com nha sendo polida
Foto: unha sendo polida

Você precisará polir sua unha com a lixa que vem no kit – aqui você precisa usar a lixa de gramatura 240, a mais delicada para não estragar a unha natural.

Após isso, pegue o papel toalha com um pouco do álcool 70% e limpe toda a poeira das unhas.

Passo 3:

Imagem com unha na Luz UV
Foto: unha na Luz Uv

Aplique a base que vem no kit de polygel (uma camada bem completa e tome cuidado para não passar nos dedos, aqui não adianta limpar com acetona o que ficar borrado, já que essa base atrai o polygel).

Coloque para secar por 90 segundos na luz UV e quando terminar, passe o papel toalha com álcool novamente para tirar a camada pegajosa que fica.

Passo 4:

Experimente os dual forms nas suas unhas antes de decidir qual usar. Você precisa usar um que cubra toda a sua unha, não sendo do tamanho exato da sua unha e sim um pouquinho maior;

Passo 5:

Imagem com gel sendo aplicado com pincel sobre a unha
Foto: gel sendo aplicado

Pegue o polygel da cor que você escolheu e com a espátula que vem no kit e comece a moldar a unha com o pincel, use o álcool para ir manipulando o produto.

Essa é a parte mais difícil, mas com um pouco de prática, vai ficando bem mais fácil. Para esse passo, você deve pegar uma quantidade boa de produto para que a unha não fique muito fina ou muito grossa, não tem uma medida exata.

Molde a unha inteira, colocando produto nas beiradas também, mas cuidado, porque quando pressionar na unha, o produto vaza – ou seja, tenha cuidado na quantidade. Parece um pouco confuso, mas é mais fácil na prática;

Passo 6:

Imagem com o dual form sendo pressionado contra a unha
Foto: dual form sendo pressionado

Pressione o dual form na unha, não muito perto da cutícula, porque vai vazar um pouco. Com um pincel molhado de álcool, retire o produto que vazar.

Na parte de baixo da unha, você precisa molhar o pincel com álcool e ajeitar o polygel, para não ficar acumulado por baixo da sua unha natural, imagine que você precisa de uma unha um pouco mais retinha, imitando uma unha natural.

A curvatura da unha vem com o formato dual form, mas a parte de baixo, é preciso moldá-la.

Passo 7:

Colocar para secar por 2 minutos. Retire da luz e tire o dual form – aperte dos lados e faça um pouco de força para soltar, sai bem rapidinho. E pronto, você tem a unha seca;

Passo 8:

Imagem com unhas de polygel lixadas
Unhas em gel lixadas

Agora você vai precisar da lixa que vem com o kit na gramatura 120 – mais áspera. Ela é que vai te auxiliar a criar o formato da sua unha.

Use a outra gramatura para ajeitar a unha também. Retire excesso de polygel seco com a lixa (as vezes fica preso na cutícula, então você pode tirar com a lixa);

Passo 9:

Limpe a unha toda novamente com o papel toalha e o álcool;

Passo 10:

Passe o top coat que vem com o kit – muita atenção nesse passo: não deixe encostar na pele, pois ele ficará super duro e quando secar, vai parecer que é polygel nos seus dedos.

Aqui você precisa passar apenas nas unhas. Coloque para secar na luz UV por 90 segundos. Passe óleo de cutículas e está pronto.

O ALONGAMENTO MAIS FÁCIL DO MUNDO| POLYGEL …
YouTube · Michelli Specht

Algumas dicas importantes:

  • A lixa elétrica pode ser usada para deixar a parte de baixo da unha mais “smooth”, melhor arrumadas;
  • Não chegue muito perto das cutículas com o dual form, o produto vai acabar vazando e subindo por cima da cutícula, ficando impossível de retirar a cutícula depois e aí você terá que lixar tudo de novo e refazer.
  • Deixe as suas unhas bem curtinhas por baixo, pois facilita o processo de refil. Conforme as unhas cresçam, você pode ir lixando com a lixa elétrica. Ela já possui ponteiras específicas para isso.

Refil da unha de polygel

Para aplicar o refil, é possível moldar o polygel direto na unha por cima da parte que cresceu – faça o passo a passo de cuidados e limpeza, aplicação da base, secagem na luz UV, aí aplique o polygel e molde na unha.

Use a lixa elétrica ou a lixa normal para deixar tudo liso e reto. Passe o top coat novamente e seque na cabine.

Ou, então, fazendo o processo de remoção total e aplicação de tudo novamente. Essa escolha acabará te consumindo mais tempo, mas será mais fácil de se fazer.

Decorações em unhas de polygel

Imagem com Unhas de polygel em degrade amarelo e rosa
Fonte: @unhasamei – Pinterest

A principal vantagem de utilizar a técnica de polygel como alongamento é a naturalidade da unha muito bonita sem a necessidade de utilizar um esmalte colorido.

Mas para você que gosta de decorar as suas unhas, saiba que nas unhas de polygel, todas as decorações estão liberadas.

É possível decorá-las com pedras, adesivos e outros acessórios. As unhas de polygel são indicadas para quem gosta de naturalidade e também para quem gosta de decorações.

Como remover o polygel?

Imagem com lixa elétrica
A lixa elétrica pode ser usada para retirar a unha em gel

Você poderá remover com a lixa elétrica ou com a normal. A lixa elétrica é muito mais rápida, mas será necessário já ter um pouco de prática com ela.

Vamos ver o passo a passo para remoção:

  1. Comece cortando ou lixando o comprimento.
  1. Faça o lixamento na base da unha com cuidado para não machucar a unha natural. Com a lixa elétrica, não use por muito tempo em um mesmo lugar porque esquenta e irá te machucar.
  2. Lixe até você entender que chegou na sua unha natural
  3. Use alguma base para dar força à unha e pronto.

Quais os cuidados com as unhas de polygel?

Para manter as suas unhas saudáveis e inteiras será necessário realizar manutenções (a cada 15 ou 20 dias).

Evitar contato constante com produtos químicos que podem corroer o gel. Ao lavar louça, prefira utilizar luvas e para remover esmalte ou decorações, use removedor de esmalte ao invés de acetona.

Nunca use as suas unhas como ferramentas (ex: para abrir um pote), evite impactos e também evite pressionar o material (ex: forçar um botão).

Lembre-se que são unhas artesanais delicadas moldadas uma a uma e que requerem cuidado.

Existem muitos casos de unhas de gel feitas em pessoas que não tomam  cuidado, seguindo o dia a dia de maneira regular e até conseguem preservar as unhas, mas elas duram bem menos do que quem toma os devidos cuidados.

Como fazer as unhas de gel durarem mais?

Imagem com unhas de polygel em tons azuis listrados
Unhas de gel em tom azul

Antes de começar a aplicação, passe vinagre branco nas unhas com um cotonete ou um algodão, o vinagre removerá o óleo natural da unha ou algum resíduo, esse truque pode aumentar a duração de suas unhas de gel.

O ideal para retirar as cutículas é utilizar o óleo para a cutícula e não água morna, já que as unhas acabam retendo líquido quando entram em contato com a água morna e se expandem após a aplicação, não tendo uma boa durabilidade.

As unhas de gel longas podem ser um problema em viagens e atividades do cotidiano. Elas podem ser danificadas.

Para evitar esse problema, após aplicar base nas unhas, aguarde secar e passe mais uma camada da metade das unhas até as pontas para fortalecê-las.

Dê preferência aos sabonetes neutros ao lavar as mãos e o uso diário de óleo ajuda a evitar ressecamento e quebras indesejadas.

Na hora de lavar a louça, o recomendado é usar luvas, pois o detergente é o grande vilão para quem usa unhas de gel.

Quem for viajar para a praia ou local com piscina, deve tomar bastante cuidado ao molhar suas unhas de gel, o cloro e o sal do mar podem enfraquecer suas unhas, por isso, sempre lembre de levar óleo ou hidratante e sempre seque bem as unhas após entrar na água.

Qual a diferença entre unhas de fibra e unhas em gel?

Imagem com unhas de fibra de vidro em nude com glitter
Unhas de fibra de vidro

Essas duas técnicas utilizam os mesmos materiais, porém, as unhas de gel usam molde dourado adesivo ou tips para dar suporte ao alongamento.

As unhas de fibra de vidro são mais resistentes que as unhas de gel e duram por mais tempo.

As unhas de gel usam cola que podem ser abrasivas para as unhas, já as unhas de fibra, não.

Ambas possuem um aspecto muito natural, mas as unhas de fibra, por serem moldadas com fios de fibra superfinos, resultam em um alongamento mais natural aos olhos mais críticos

Problemas comuns nas unhas de gel e como resolver

As unhas de gel, com certeza, são grandes aliadas à beleza da mulher, porém, se o uso for constante e não houver uma pausa entre um processo e outro, as unhas podem ficar danificadas.

Além disso, remoções incorretas e usos de produtos duvidosos também ajudam a danificar as unhas.

Para não ter problemas, ou, saber identificá-los e resolvê-los, veja a lista abaixo.

Unha de gel danificada

A maioria dos problemas das unhas de gel estão diretamente ligados à remoção incorreta, usar ferramentas inadequadas e mal uso da técnica.

 Por isso, se puder, é recomendado sempre procurar um profissional para retirar as unhas de gel. 

Na eventualidade de uma emergência, o recomendado é seguir o seguinte procedimento: com ajuda de um alicate de unha, retirar a camada em gel danificada (com muito cuidado).

Depois, colocar um algodão com uma solução removedora por cima dos resíduos por cerca de cinco a dez minutos, se precisar, mergulhe a unha em água morna para retirar o resto do gel com bastante cuidado para não retirar camadas da unha natural. 

Unhas naturais danificadas

Se acontecer de, no processo de retirada, danificar as unhas naturais, o recomendado é esperar a recuperação total, que pode levar alguns meses.

 Nesse período, pode-se usar soluções fortalecidas com vitaminas e evitar usar esmalte ou base. 

Unhas quebradiças sempre que tirar as unhas de gel

Isso irá acontecer se não houver uma pausa entre um processo e outro, o gel impede a unha de respirar.

 Por isso, é importante fortalecê-las e hidratar com ajuda de produtos específicos e de qualidade. 

Problema na pele das mãos

O processo de secagem das unhas de gel envolvem usar uma cabine com luz UV, é preciso estar atenta em limitar o tempo de exposição a, no máximo, dez minutos e utilizar luvas protetoras.

 A luz UV acumula na pele e pode causar problemas a longo prazo e até risco de desenvolver um câncer de pele, portanto, o cuidado deve ser dobrado. 

Apesar de o risco ser pequeno, um câncer muito comum na pele das mãos e ao redor das unhas chama-se carcinoma espinocelular, que é causado pela exposição excessiva de raios ultravioletas

Além da utilização de luvas, recomenda-se passar um protetor solar à prova d’água nas mãos antes de fazer as unhas de gel também. 

Uso de acetona

A acetona resseca as unhas e pode acabar danificando-as. Existem alguns removedores que causam menos danos e são fortalecidos com vitaminas. Dê preferência a eles. 

Produtos de má qualidade

Se ao retirar as unhas de gel e elas ficarem amareladas é sinal de que o produto utilizado foi de má qualidade, o gel não costuma deixar esse efeito nas unhas naturais. 

Fungos nas unhas

 Se a técnica for aplicada corretamente com produtos de qualidade, ferramentas de manicure esterilizados e asseio no manuseio, os fungos não irão aparecer.

Porém, os fungos podem aparecer ao deixar espaços entre a unha natural e a de gel, causando acúmulo de umidade entre as camadas. 

Mesmo com a técnica aplicada corretamente e, sem espaços entre as camadas, recomenda-se sempre, que tomar banho ou lavar a louça, secar muito bem as mãos e unhas.

você pode gostar também
Comentários