Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Trança Embutida: Confira Tutorial, Dicas E Inspirações

Tranças sempre são um excelente penteado.

Versátil e bem prático, a trança embutida com certeza entra para o time dos penteados que podem ser usados no dia a dia ou em festas, com algo mais elaborado. Ela serve para inovar o visual, diversificar ou simplesmente disfarçar aquele dia do bad hair.

A trança embutida parece complicada de se fazer, mas não é. O jeito de se fazer se assemelha com uma trança comum, sendo possível você fazer sozinha em casa.

A diferença, porém, é que o trançado das mechas permanece sempre próximo ao couro cabeludo, daí surgindo o nome “embutida”.

Pensando na praticidade desta trança e quanto ela é bonita, selecionamos algumas dicas e inspirações, além de um tutorial fácil de como fazer e explicação dos tipos de tranças embutidas que existem. Vamos conferir?!

O que é trança embutida?

Trança embutida basicamente é uma técnica em que a trança parece estar por “dentro” do cabelo, utilizando fios do couro cabeludo inteiro para montá-la.

Pode ser feita no centro da cabeça, nas laterais, na diagonal, usando todo o cabelo ou apenas alguns fios. Além disso, há diversos tipos e jeitos de fazer uma trança embutida.

Apesar de parecer moderna, na verdade, a trança é um dos penteados mais antigos da história da humanidade.

Há relatos de seu uso no ano 3.500 a.C., no continente africano e, com o tempo, ela foi evoluindo, passando por vários períodos e civilizações.

Em diversas culturas, as tranças foram, e muitas são ainda, sinônimos de status social, religioso e até hierárquico.

Em quase todos os penteados trançados você deve separar uma mecha e dividi-la em três mechas menores.

Em seguida, você deve jogar a mecha da lateral para o meio das outras duas, repetindo este processo por várias vezes. Enfim, esses movimentos se repetem em praticamente todas as tranças.

Mas a diferença de uma trança embutida para uma tradicional é que na trança comum a trança fica pendura e separada dos outros fios.

Já na embutida, os fios vão sendo adicionados ao longo da movimentação. Então, o resultado é um trançado mais rente ao couro cabeludo, com a trança embutida no meio dos fios. O resultado é lindo e charmoso!

Imagem com trança embutida em cabelo longo
Trança embutida. Fonte: Fique Diva

Como fazer trança embutida?

Agora que você já entendeu o que é realmente uma trança embutida, que tal você aprender a fazer ela você mesma em casa?! É um penteado bem prático e versátil, que você poderá usar em várias ocasiões.

Preparação dos cabelos

Antes de começar a fazer a trança, você deve preparar o cabelo para que você consiga o resultado desejado. Para que o cabelo esteja saudável e pronto para receber o trançado, há alguns passos que você deve seguir.

  • Faça um cronograma capilar, que envolva hidratação, nutrição/umectação e reconstrução, para fortalecer a fibra capilar e reparar danos.
  • Lave os cabelos com um shampoo detox, de limpeza profunda, garantindo a remoção de resíduos e impurezas dos fios, bem como do couro cabeludo. Isso diminuirá os riscos de danos e enfraquecimento da fibra capilar. Não exagere na quantidade de produtos.
  • Seque o cabelo da melhor forma que você desejar, seja usando o secador ou secando naturalmente. O cabelo deve estar bem seco para receber as tranças. Fazer trança no cabelo úmido aumenta a chance de proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.
  • Os cabelos devem estar completamente saudáveis para ser trançado. Isso porque, se os fios estiverem fracos ou danificados, eles sofrerão quebras durante o procedimento.

Passo a passo de como fazer trança embutida

Este tutorial vai te ensinar de maneira simples a fazer uma trança embutida sozinha em casa, sem precisar de ninguém.

Sinteticamente, este tipo de trança começa do topo da cabeça e segue trançando o cabelo até o final, adicionando os fios aos poucos, com uma mecha centralizada. Há outras versões, mas todas as outras tranças nesse estilo embutido são variações dessa principal.

Segue o passo a passo:

1- Separe uma mecha principal no topo da cabeça

Para começar, você deve separar uma mecha principal no alto da cabeça, próximo à franja. Se você tiver franja, não a inclua na trança.

O local de início pode variar a depender do penteado.

2- Divida a mecha principal em três mechas menores

Em seguida, divida essa mecha principal em três mechas menores para iniciar o trançado.

3- Trance a mecha principal

Então comece a trançar, passando a mecha menor da esquerda por cima da mecha menor central e, depois, a mecha menor da direita por cima da mecha menor central. Este é o trançado básico.

4- Continue alimentando a trança

Agora, você vai continuar trançando o cabelo, colhendo todo o restante do cabelo, não apenas as 3 mechas separadas. Você deve ir adicionando os fios à mecha principal aos poucos. Realize o movimento do trançado e depois alimente com mais mechas novas.

Repita a movimentação até que todo o cabelo seja incorporado à trança.

5- Termine a trança e finalize o penteado

Ao fim do processo, prenda a trança com um elástico de silicone, de preferência, e dê uma afrouxada nos gomos para que ela fique mais bonita.

Finalize o penteado com uma pomada para controlar o frizz e fixar melhor.

Agora confira um vídeo ensinando também de maneira fácil a fazer este tipo de trançado:

Tipos de trança embutida

No tutorial acima foi explicado como faz uma versão básica de trançado embutido. Porém, há outras versões que você pode diversificar. Veja a seguir os principais tipos e mais comuns!

Embutida tradicional ou francesa

É a trança básica embutida, também chamada de trança francesa. Foi a trança ensinada no passo a passo deste artigo.

Ela é construída a partir do trançado de uma mecha por cima da outra. A “alimentação” das mechas é feita ao longo do processo, à medida que você vai acrescentando os fios.

O resultado é um trançado embutido, contido “dentro” do cabelo.

Imagem com trança embutida tradicional
Trança embutida. Fonte: Eu Total

Embutida invertida ou holandesa

A embutida invertida pode ser chamada também de trança holandesa, e ela é o oposto da trança francesa. Logo, para fazê-la, você vai passar uma mecha por baixo da outra. Os fios também são adicionados aos poucos, ao longo do processo.

O resultado é uma trança que fica em alto relevo no cabelo, para “fora“, bem destacada.

Imagem com trança embutida invertida
Trança embutida. Fonte: Eu Total

Embutida lateral

A embutida lateral é feita com uma mecha principal na lateral da cabeça. Ela pode seguir o contorno da cabeça, ou como você preferir.

Quando quiser que sua trança fique mais baixa, pegue fios apenas da lateral superior. Na hora de subi-la, volte adicionar à trança fios da lateral inferior.

O penteado fica mais charmoso quando é uma embutida invertida, ou seja, quando a trança lateral fica exposta.

Imagem com trança embutida lateral em cabelo cacheado
Trança embutida. Fonte: Eu Total

Embutida boxeadora

Embutida boxeadora é a famosa trança que as atletas usam.

Ela também é conhecida por boxer braids (não confundir com box braids, que é um trançado africano) e nada mais é que duas tranças francesas ou holandesas embutidas, uma de cada lado.

Para fazê-la, basta dividir o cabelo ao meio e fazer duas tranças embutidas separadas. Elas podem ser do tipo tradicional ou invertida (exposta), como você preferir.

Imagem com trança embutida boxeadora
Trança embutida. Fonte: Fique Diva

Embutida espinha de peixe

Outro tipo de embutida que fica linda é a trança espinha de peixe. Para ela dar aquele resultado incrível, que se parece uma espinha de peixe, o movimento de trançar é feito de forma diferente do que os demais tipos.

É preciso separar duas mechas e, para fazer o trançado, você vai pegar uma pequena parte de uma das mechas e passar para o outro lado. O processo se repete e você vai adicionando fios para “alimentar” a trança até terminar.

Imagem com trança embutida espinha de peixe
Trança embutida. Fonte: Eu Total

Embutida falsa

Acredite, tem como fazer uma trança embutida sem necessariamente fazer um trançado embutido. Com o auxílio de alguns elásticos de cabelo, você consegue criar um penteado que parece muito uma trança embutida.

A ideia é usar os elásticos para formar gominhos no cabelo e passar uma mecha pelo meio da outra. E, para deixar embutida na raiz do cabelo, é só ir pegando mais mechas à medida em que você avança com a sua trança falsa. Fica bem bonito também!

Imagem com trança embutida falsa
Trança embutida. Fonte: Passando Blush

Inspirações

Deu para notar que tem diversas maneiras de fazer um trançado embutido no cabelo, não é mesmo?!

Logo, há vários penteados que podem ser feitos com trança embutida e também em diversos tipos de cabelos e para todo tipo de ocasião. Selecionamos algumas ideias para te inspirar!

Cabelo curto

O cabelo curtinho também merece uma trança embutida! Vai renovar o visual e deixar o look bem mais charmoso!

Imagem com trança embutida lateral em cabelo curto
Trança embutida. Fonte: Glamour

Cabelo longo

Para cabelos longos, o trançado fica lindo e prático. A trança começa embutida e se encerra como uma trança tradicional. Jogue suas tranças, Rapunzel!

Imagem com trança embutida em cabelo longo cacheado
Trança embutida. Fonte: Eu Total

Cabelo liso

Para valorizar o cabelo liso e criar um visual diferente, o trançado embutido é uma ótima escolha! Não se limite e faça uma, duas, quantas quiser!

Imagem com trança embutida tripla em cabelo liso
Trança embutida. Fonte: Salão Virtual

Cabelo ondulado ou cacheado

Se quiser variar no look, a ondulada ou cacheada tem a textura do cabelo a seu favor para fazer a trança embutida.

Imagem com trança embutida em cabelo ondulado médio

Cabelo crespo

As crespas também podem se beneficiar com a versatilidade da trança. Veja a seguir uma sugestão de trança embutida lateral. Muito charmoso!

Imagem com trança embutida lateral em cabelo crespo
Trança embutida. Fonte: Fique Diva

Loiras

O cabelo loiro é bem iluminado e pode ser interessante fazer um trançado embutido para variar e criar um estilo.

Imagem com trança embutida lateral em cabelo liso curto loiro
Trança embutida. Fonte: Minha Tatuagem

Morenas

As morenas podem criar diferentes penteados usando a trança embutida. Uma boa ideia é fazer mais na lateral, para criar uma trança diferente. O resultado é lindo!

Imagem com trança embutida lateral em cabelo moreno liso
Trança embutida. Fonte: Oi Bonita

Ruivas

O ruivo já é um cabelo diferente, mas nem sempre você quer usar ele solto todos os dias. Para variar e, principalmente, para os dias que o cabelo está mais oleoso, a trança vem como uma forma de renovação. Penteados lindos podem ser feitos! Veja esta ideia, que toda trança fica presa.

Imagem com trança embutida em cabelo ruivo liso
Trança embutida. Fonte: Minha Tatuagem

Com luzes

As luzes, reflexos ou balaiagem ficam ainda mais lindas com penteados que usam tranças embutidas. As mechas ficam realçadas e passam um aspecto de movimento para as madeixas. Fica lindo!

Imagem com trança embutida lateral com rabo de cavalo em cabelo com luzes
Trança embutida. Fonte: Minha Tatuagem

Para eventos formais

Se você precisa ir mais arrumada em ocasiões chiques, um penteado com trançado embutido é uma excelente escolha. A trança é uma boa ideia incrementar penteados para eventos formais.

Imagem com trança embutida e espinha de peixe para evento formal
Trança embutida. Fonte: Oi Bonita

Para o dia a dia

Mas ao mesmo tempo, ela pode ser ótima para usar no dia a dia também, para um look casual. Use e abuse da criatividade e aproveite para fazer vários tipos de tranças embutidas.

Imagem com trança embutida boxeadora para o dia a dia
Trança embutida. Fonte: Oi Bonita

Elaborada

A diversidade e versatilidade é tanta que é possível fazer um penteado com uma trança mais elaborada, bem embutida ou invertida, com vários trançados e usando várias técnicas.

Imagem com trança embutida elaborada
Trança embutida. Fonte: Portal Estética E Beleza

Simples

No entanto, também é possível fazer uma trança simples, embutida suavemente nos cabelos e feita de forma rápida. É uma ótima dica inclusive para aquele bad hair day.

Imagem com trança embutida simples em cabelo cacheado
Trança embutida. Fonte: Oi Bonita

Com acessórios

Apostes em acessórios para incrementar o trançado. Há no mercado presilhas, elásticos, prendedores, flores, linhas, argolas, “bijus” e tudo o que você imaginar para prender na sua trança.

Imagem com trança embutida tripla na raiz e coque com acessórios
Trança embutida. Fonte: Fique Diva

Presa em um coque

Um lindo penteado é aquele que começa com um trançado embutido preso ao final em coque alto. Fica charmoso, elegante e super diferente!

Imagem com trança embutida invertida com coque
Trança embutida. Fonte: Eu Total

Presa no rabo-de-cavalo

Outra ideia é fazer a trança e prender ela em um rabo-de-cavalo mais baixo. Por fim, deixe a franja solta na frente. Este penteado fica bastante elegante e cabe muito bem em ocasiões mais formais, como um casamento, por exemplo.

Imagem com trança embutida com rabo de cavalo baixo
Trança embutida. Fonte: Minha Tatuagem

Várias tranças

Depois que você pegar prática, você vai conseguir fazer tranças embutidas muito rapidamente. Então aproveite e faça várias. Não precisa nem fazer até o final do cabelo. O penteado com várias tranças fica lindo para um dia de verão.

Imagem com 4 tranças embutidas na raiz de cabelo liso infantil
Trança embutida. Fonte: Área de Mulher

No topo da cabeça

Sem criar muita frescura, faça uma trança embutida frouxa no topo da cabeça, deixe o resto do cabelo solto. Para finalizar afrouxe os gominhos. Bem charmoso, hein?!

Imagem com trança embutida no topo da cabeça
Trança embutida. Fonte: Oi Bonita

Romântica

Tranças sempre são românticas. Mas que tal fazer uma embutida formando tipo uma coroa e deixando o cabelo meio preso? O resultado é incrível e delicado!

Imagem com trança embutida romântica
Trança embutida. Fonte: Pinterest

Esportiva

Ao mesmo tempo, tranças podem compor um visual bem esportivo, prendendo todo o cabelo, como em uma embutida boxeadora. Prontinho para um dia casual ou até para praticar algum esporte.

Imagem com trança embutida esportiva
Trança embutida. Fonte: Minha Vida

Falso side cut

Por fim, escolhemos o penteado falso side cut para encerrar as inspirações. Ele basicamente é um trançado embutido na lateral, bem rente ao couro cabeludo e próximo da orelha. Fica parecendo realmente que você fez o corte!

Imagem com trança embutida falso side cut
Trança embutida. Fonte: Minha Tatuagem

Looks que combinam com trança embutida

As tranças embutidas podem ser usadas em diversas ocasiões e situações. Como elas são versáteis, é possível variar no tipo de trança e no penteado também, adaptando para o evento que for necessário.

É muito comum usar o trançado embutido no dia a dia. Vale para variar o look, mas também para prender o cabelo naqueles dias que ele acorda rebelde.

Então é possível combinar a trança com roupas casuais, para usar no trabalho, na escola/faculdade. Assim como para uma saída à noite, cinema ou passeio.

Calças e shorts dão super bem com uma embutida boxeadora, por exemplo, ou uma embutida tradicional. Se você pretende praticar algum esporte, a trança também é uma forma super prática de prender o cabelo e continuar bonita.

Variações de tranças são super bem-vindas, se você quer uma pegada mais romântica, o que pode combinar muito bem com vestidos e saias. O trançado embutido é uma ótima sugestão de penteado para o verão, inclusive.

Mas também tranças deste tipo são super válidas para compor um penteado de um evento mais formal, que exige um traje mais sofisticado.

O trançado embutido permite fazer vários penteados diferentes e fica um charme, compondo um coque ou rabo-de-cavalo, por exemplo. Combine, então, o penteado com trança com um lindo vestido. Vai ficar superelegante!

As tranças embutidas também sempre marcam presença em eventos de moda do mundo, assim como nos tapetes vermelhos de grandes premiações. Logo, não tenha medo de usar tranças nos penteados e harmonizar com o seu vestido ou saia, para uma ocasião mais formal, como um casamento ou formatura.

Dicas de como manter uma trança embutida por mais tempo

Depois de aprender a fazer este tipo de trançado e se inspirar com a nossa seleção de penteados, vamos conferir as dicas de como manter a trança intacta por mais tempo!

Tranças duram mais tempo no “bad hair day”

As tranças embutidas duram muito mais se forem feitas em dias em que os cabelos não foram lavados ou naqueles “bad hair days“. Quando os cabelos estão sujos, a oleosidade natural do couro cabeludo “segura” os fios e os mantém mais firmes no penteado.

Faça uma trança com gominhos apertados

Faça um trançado bem apertado, com os gomos bem juntinhos para que seja mais difícil de desmanchar. A dica vale para todos os tipos de fio e comprimento de cabelo. A trança espinha de peixe embutida, por exemplo, é linda e costuma ser a que dura mais tempo.

Use cremes finalizadores para uma trança polida e no lugar

Para deixar a trança mais arrumada, no lugar, bem certinha e polida, sem nenhum frizz aparente, aposte em pomadas e cremes finalizadores. Coloque um pouco de produto nas mãos e comece a trançar, de modo que a pomada seja aplicada em todo o comprimento. 

Spray também ajuda manter a trança em cabelos com camadas

Nos cabelos repicados, desfiados e com camadas, algumas pontas dos fios podem ficar de fora do penteado, o que faz o visual desmanchar em pouco tempo.

Para deixá-las no lugar, a dica é usar spray fixador antes de começar a trançar as madeixas. Desse modo, será mais fácil moldar e fixar as camadas por dentro dos gominhos do penteado.

Faça a trança com babyliss em cabelos finos

Além de cachear o cabelo, o babyliss também é um grande aliado para cabelos lisos ou muito finos, pois garante volume nas tranças que ficam mais murchas e sem vida. 

O aparelho deixa a trança mais texturizada e com movimento. Então, se você tem cabelo fino, a dica é cachear o cabelo e só depois começar a trançar o penteado.

Considerações finais

Então, tranças nos cabelos realmente são lindas, não é mesmo? Espero que tenhamos te inspirado e ajudado com as estas dicas.

Deixe nos comentários a sua opinião e também compartilhem com as amigas que você acha que vai curtir este conteúdo.

Se você gosta de dicas de beleza e moda como esta, não deixe de conferir nosso guia. Até a próxima!

você pode gostar também
Comentários