Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Looks De Saia Tenista: Como Usar, Dicas E Inspirações

Uma tendência que voltou e agora veio para ficar tem origem direta do mundo esportivo e tem estado muito popular nas quadras.

Estamos falando da saia tenista e dos lindos looks que ela pode proporcionar! Fazendo muito sucesso nas redes sociais, a peça já esteve em alta nos anos 90 e deixa qualquer look estiloso e com ar de retrô.

As saias tenistas são muito usadas por atletas de tênis em todo mundo, mas ela tem saído das quadras e feito parte do visual da mulherada no dia a dia, bem numa vibe de saia colegial, mais esportiva.

Remete-se muito ao estilo dos anos 2000 também e do streety style.

Então, para te inspirar, selecionamos algumas sugestões de looks, além de dicas e ideias de como usar esta peça de roupa super fashion! Vamos conferir?

O que é uma saia tenista?

A saia tenista nada mais é que uma saia mais aberta, com pregas, dando um efeito armado à peça. Ela lembra muito a saia colegial, moda dos anos 90 e que hoje as coreanas usam muito, principalmente na estampa xadrez.

As dobras são mais distantes que uma saia plissada, então ela mais se parece com uma saia de pregas. E geralmente é mais curtinha e esportiva. Por ter um comprimento mais curto, fica estiloso harmonizar com uma meia alta e um tênis bacana.

É uma peça de roupa que pode ser usada no dia a dia e não apenas na quadra de tênis. Ela é versátil e te possibilita combinar com diferentes estilos, saindo até do esportivo.

A cor de saia mais comum é branca, mas hoje em dia é possível encontrar diversas opções de cores. E ela se adapta muito bem a diferentes corpos, sendo bem democrática, por isso.

Magrinhas e gordinhas podem usá-la sem medo!

Enfim, a saia tenista se firmou como uma das maiores tendências e vale a pena ter uma peça desta no guarda-roupa.

Evolução e história da saia tenista

As peças usadas pelas jogadoras de tênis passaram por uma série de modificações

Desde saias compridas, utilizadas em 1920, passando pelos calções mais curtos em 1960, chegando aos tops elásticos e shorts na década de 90. E alcançando as saias e vestidos que temos hoje!

No começo dos anos 1900, o tênis se tornou um dos esportes mais populares da Inglaterra, associando-se à moda da sociedade da época.

Então, presente na moda da classe mais rica, os vestidos de manga comprida e gola alta foram implementados na prática deste esporte. 

Com o passar do tempo, por volta de 1920, algumas tenistas surgiram em Wimbledon expondo os braços e os joelhos. A moda já interferiria no tênis.

Então logo o tenista René Lacoste (da famosa marca Lacoste) criou uma série de polos leves de algodão que facilitam a respiração da pele durante o exercício.

Décadas depois, uma evolução significativa foi implementada, principalmente no tamanho das saias. A peça foi ficando mais curta e prática.

E detalhes superfemininos aumentaram nos looks das tenistas. Os vestidos passaram a realçar as curvas e acentuar a cintura.

E foi, a partir de 1950, que as saias plissadas e os casacos começaram a ficar em alta. Anos depois chegaram os vestidos, e cores também foram sendo possíveis (exceção ao Torneio de Wimbledon que exige look completamente branco até hoje).

Conforme as décadas foram passando, as vestimentas das tenistas foram cada vez tendo mais liberdade, apesar de ainda hoje os grandes torneios ainda serem bastante rigorosos.

Na década de 80, alguns atletas passaram a usar uniformes mais justos e que se adaptavam melhor aos movimentos exigidos na quadra.

Já na década de 90 detalhes coloridos foram inseridos, mudando tradições e possibilitando a criação de looks cada mais diferentes e estilosos. Os materiais leves, elásticos e respiráveis como o nylon eram os mais usados.

E até hoje as roupas das jogadoras estão em constante evolução, com tecidos respiráveis e cada vez mais tecnológicos, mas sem perder o estilo e a beleza.

Fazendo assim ditar moda e inspirar pessoas comuns como nós a usar as roupas no nosso dia a dia. Marcas como Nike, Adidas, Asics, Wilson e Head são destaques.

Como usar e combinar saia tenista

A saia tenista tem uma pegada mais esportiva e mais curta. Por isso, a tendência é encontrar modelos com cores claras, como branco e com um estilo mais verão.

No entanto, ela é bem versátil, sendo possível combinar com diversos estilos diferentes, a depender do que você usa junto dela.

As saias curtas estão em alta novamente e é uma ótima escolha para os dias mais quentes, seja para usar no dia a dia, ou para sair à noite.

Para diversificar e criar seu próprio estilo, você pode harmonizar a saia com partes de cima variadas, assim como alternar também os calçados.

Então, na parte de cima, dá para compor a saia tenista com um top ou um cropped justo, fazendo um contraponto com a amplitude da saia.

Mas também é possível ousar e coordenar com uma peça ampla, como um moletom ou camiseta tipo t-shirt. Blusinhas de tricô e crochê também são boas opções para fazer um contraste com a parte debaixo.

Outra ideia é fazer sobreposições com casacos, coletes, ou até uma blusa com gola alta por baixo de outra blusa.

Deixe apenas a gola aparecendo para garantir um toque de styling a mais na produção. Ótimo look para um dia de meia estação ou até para um dia mais frio (moletons são tendência em conjunto com a saia)!

Mas nada impede você montar um look todo esportista, combinando a saia com uma bela blusa com gola polo. Vai ficar super descolado, ainda mais se usar no seu dia a dia, em uma situação nada esportiva.

A saia tenista clássica é branca e você pode combinar com cores e estampas diversas na parte de cima e nos sapatos. Ou até mesmo usar uma saia de uma cor intensa, como preto, azul ou vermelho, para criar um look diferente.

Agora a estampa xadrez é que tem feito muito sucesso, ainda mais que dá um ar de colegial ao visual. É um look mais jovem e você pode adaptar e combinar com o que você tem casa.

Nos pés, muitas meninas estão apostando no coturno, que também dá uma equilibrada na feminilidade da minissaia, bem como meia alta, para criar um estilo.

E, claro, o bom e velho tênis, que combina com tudo. Esse estilo de saia combina muito com tênis e não tem erro, ainda mais aqueles grandões que estão na moda.

Para sair do visual esporte, use a saia com salto alto e um belo óculos de sol. Blusinhas mais delicadas e femininas faz o contraponto também. Outra boa combinação é com chapéu bucket e bonés.

Imagem Com Look De Saia Tenista Em Duas Modelos
Looks com saia tenista. Fonte: Pinteres

Inspirações de looks com saia tenista

Agora que você já entendeu o que é esta peça de roupa e com que ela combina, que tal conferir alguns looks para se inspirar?!

Clássica branca em um look todo branco

Harmonize a peça branca com blusas coloridas para dar contraste. A tradicional saia branca é sempre linda e compõe qualquer visual estiloso.

Mais rodada

A saia tenista pode ser mais rodada, sem muitas pregas, permitindo maior movimento das pernas. Com tecidos mais maleáveis e elásticos, a tendência é de uma roupa mais macia e leve.

Mais justa e reta

Há versões mais justas e retas. Muitas, inclusive, possuem um short por baixo, sendo possível praticar qualquer esporte. Outras tem ainda bolso para guardar algo importante, como uma bolinha de tênis.

Com muitas pregas

Ou a saia pode ter muitas pregas. Não chega ser uma saia plissada (pregas menores e muito próximas), mas são dobras que permitem uma abertura maior da peça.

Imagem Com Saia Tenista Branca Com Muitas Pregas
Looks com saia tenista. Fonte: A Chata de Batom

Com camiseta t-shirt

Uma opção bem estilosa é combinar a feminilidade da saia com uma camisetona do tipo t-shirt. Fica superdescontraído e moderno! Escolha aquelas que tem estampas divertidas na frente.

Com moletom

Se o dia estiver mais frio, por que não harmonizar a peça com um moletom quentinho? Adicione uma blusa com gola por baixo e vai ficar super lindo também!

Imagem Com Saia Tenista Branca Com Moletom
Looks com saia tenista. Fonte: Wix

Com cropped

Uma saia tenista combina muito bem com um top ou cropped. Seja mais curto ou maiorzinho, a peça mais justa em cima dá um bom contraste com a saia ampla.

Com peça de tricô

Roupas de tricô ou crochê estão muito na moda, e elas harmonizam bem com a saia. Traz um ar feminino e as texturas diferentes dá um visual exclusivo.

Com tênis

Mantendo um look esportivo, a saia vai muito bem com tênis. Seja um tênis mais simples, ou aqueles maiores e estilosos, fica ótimo! Sapatênis também é uma boa sugestão.

Imagem Com Saia Tenista Quadriculada Com Moletom E Tênis
Looks com saia tenista. Fonte: Guita Moda

Com coturno

Escolha usar coturno para ficar bem estiloso e diferente. O calçado mais rústico e pesado faz contraste com a saia que é mais feminina. Incrível!

Com salto alto

Quebre qualquer estilo esportivo, trocando o calçado por um salto alto. Adicione acessórios como óculos de sol, bolsa de grife e colares. Fica lindo e delicado! Bem patricinha!

Com meia alta

Uma tendência forte é combinar a saia tenista com meia alta e tênis. O visual fica bem esportivo e estiloso. Como a saia é curta, a meia alta vem confrontar, cobrindo um pouco de pele. Bem legal, hein?!

Imagem Com Saia Tenista Branca, Moletom E Meia Alta
Looks com saia tenista. Fonte: Pinterest

Estampa xadrez

Entre na moda sem medo e varie o visual usando uma saia com estampa xadrez, bem estilo colegial mesmo. É jovial e estiloso!

Preto básico

Para um visual noturno ou um look mais chic, tente usar uma saia preta. Ela é curinga e combina com tudo. Você vai adorar!

Várias cores

Ou vá mais além e inove bastante, usando saias de outras cores. Tente cores intensas e fortes para ficar diferente. Vermelho, azul, amarelo, verde são uma boa pedida!

Imagem Com Saia Tenista Vermelha E Blusa Preta
Looks com saia tenista. Fonte: Shein

Veja também um vídeo com outras inspirações de looks com saia tenista:

Looks de grandes jogadoras de tênis que nos inspiram

Além de nos inspirar em ter garra e resiliência, as grandes tenistas lançam moda o tempo todo com looks estilosos em quadra.

Por mais que a maioria das jogadoras usam apenas shorts, saia e vestido, algumas delas se destacam por conseguir colocar personalidade no visual, ao mesmo tempo que vestem roupas que facilitam suas movimentações durante o jogo.

Selecionamos algumas grandes jogadoras que chamam atenção por seus looks dentro de quadra e arrasam na moda (e no jogo). Vamos conferir!

Serena Williams

Uma das maiores tenistas do mundo de todos os tempos, Serena Williams, sempre chamou atenção pelas suas vestimentas em quadra. Isso porque ela sai da mesmice e não tem medo de inovar nos looks para jogar.

Desde 2010, as irmãs Venus e Serena já começaram a roubar a atenção com o uso de peças arrojadas e marcantes.

As principais mudanças foram a adoção de peças rendadas, franjas, transparências e laços de cetim. Inclusive nesta época a designer Stella McCartney e a marca Adidas começaram a querer patrocinar várias tenistas.

Serena se destaca com saias e vestidos com várias cores, tops com detalhes e transparência.

Após ter sido mãe, inclusive, se envolveu em uma polêmica quando foi proibida de participar do tradicional torneio de tênis de Roland Garros usando um macacão justo ao corpo. A ideia era estimular a circulação sanguínea após o parto, mas não foi bem recebida.

Em forma de protesto às críticas, no Grand Slam seguinte, o US Open (2018), torneio disputado nos Estados Unidos, a norte-americana roubou a cena usando um vestido de um ombro só, composto por um body justo e uma saia de tule todo preto, criado pelo diretor artístico da Louis Vuitton, o estilista Virgil Abloh.

O look foi um arraso e todo aquele tutu de balé fez ela parecer uma bailarina em quadra.

Agora, mais recentemente, prestes a aposentar das quadras, no torneio de despedida, também no US Open (2022), ela chamou mais uma vez a atenção do público.

O look escolhido foi um vestido todo brilhante e tênis com diamantes cravejados, em parceria com sua joalheira e a Nike. O look de brilho foi inspirado nas roupas das patinadoras de gelo. Williams, rainha do tênis, você arrasa sempre!

Imagem Com Serena Williams Com Macacão
Looks com saia tenista. Fonte: Glamurama

Maria Esther Bueno

Brasileira com maior número de Grand Slams conquistados no tênis, Maria Esther Bueno, ou só Maria Bueno, foi revolucionária ao levar a moda para dentro de quadra.

Jogando desde a década de 50 até meados de 1970, a paulista ditou moda e lançou tendências.

O seu jeito gracioso de jogar e os movimentos fluidos renderam o apelido de bailarina. E isso graças às técnicas usadas, mas também às roupas leves e confortáveis usadas por ela.

A tenista foi uma das primeiras a usar vestidos e saias mais curtas em quadra.

Graças ao vestido usado por ela, muitas jogadoras tiveram mais liberdade e ali se iniciou o empoderamento feminino no esporte também.

Nos anos de 1950 e 1960, os seus vestidos e saias mais curtas fizeram sucesso no mundo inteiro e chamaram atenção do público.

A cor predominante era o branco, mas outras cores como amarelo e preto compunham uma peça ou algum detalhe no look.

Muitas das roupas usadas por Maria Bueno foram criações exclusivas do famoso estilista inglês Ted Tinling, se tornaram a marca registrada da tenista. 

E de fato os vestidos da brasileira ganharam fãs em todo o circuito mundial e são lembrados até hoje por figuras icônicas ligadas ao tênis como um divisor de águas.

Imagem Com Maria Esther Bueno Com Vestido
Looks com saia tenista. Fonte: Pinterest

Iga Swiatek

A atual número 1 do mundo (2022) não podia ficar de fora desta seleção de tenistas que não deixam de ser estilosas em quadra.

A polaca Iga Swiatek tem apenas 21 anos e já é considerada um dos grandes nomes do tênis. Isso porque ela dispara na pontuação do ranking e é muito boa no que faz.

Nas roupas, ela também não fica para traz e é dona de um estilo único nas quadras. Com cores diferentes e estampas, seus looks chamam atenção pelas combinações.

A tenista curte usar bastante shorts, o que facilita os movimentos, mas também abusa de vestidos e saias.

Cores fortes como rosa, azul e verde tem sua atenção, assim como o uso frequente de boné. Ela prefere harmonizar peças de cores diferentes e sempre escolhe tecidos mais leves.

Quem patrocina Iga é a Asics, que fica responsável por manter roupas de qualidade e bonitas.

Beatriz "Bia" Haddad Maia

Outro nome brasileiro de peso na área. Estamos falando de Bia Haddad Maia, esta que só vem crescendo no esporte e hoje (2022) é top 15 do WTA, isto é, a melhor posição de uma brasileira na história da era aberta.

A jogadora de 26 anos adora usar looks diversos, mas seus favoritos são tops e saia tenista, com munhequeiras e viseira. Ela costuma usar cores vivas e harmonizar cores com preto ou branco.

Seu estilo é mais básico, mas sem perder a classe e a personalidade.

Sempre de coquinho no cabelo, Bia também usa com frequência saias com shorts por baixo que facilitam guardar a bolinha de tênis, ao mesmo tempo que dão mais liberdade ao se movimentar.

Em um momento da sua carreira, também foi reprimida ao tentar jogar usando uma roupa de lycra, por ser muito grudada ao corpo.

Estava bem frio e nevando, mas o torneio não permitiu que ela jogasse até que ela colocasse outra roupa por cima. Ela cumpriu a exigência e colocou uma saia e uma blusa para jogar.

Imagem Com Beatriz &Quot;Bia&Quot; Haddad Maia Jogando
Looks com saia tenista. Fonte: Tênis Brasil

Maria Sharapova

Por último, a linda da Maria Sharapova, ex-número 1 do mundo no WTA. A tenista russa já se aposentou das quadras em 2020, mas sempre chamou atenção pelos seus looks estilosos. Ela tinha muito o costume de usar viseira, bem como saias e vestidos.

Com muita luta e passar dos anos, as mulheres tenistas conseguiram a liberdade de poder usar peças de roupas mais femininas neste esporte.

E com Sharapova o nível subiu muito e não estamos falando apenas de técnica no tênis aqui.

Essa mulher sabia entrar estilosa em quadra. Vestidos diferentes, com gola, laços, botões, com detalhes, além de saias bordadas e detalhadas, são roupas que sempre ela usava.

E cores intensas como azul, preto, amarelo ou rosa se destacavam, mas sempre combinando e nada brega ou desordenado.

Por muito tempo ela foi patrocinada pela Nike e sempre chamou atenção pelo visual cuidadoso, com detalhes e muito bonito. Inclusive, em um dos jogos ela usou uma linda saia com cristais Swarovski de arrasar!

Imagem Com Maria Sharapova Com Saia Com Cristais Swarovski
Looks com saia tenista. Fonte: Pinterest

Considerações finais

Enfim, a saia tenista é uma tendência super estilosa que veio para ficar. Das quadras para nosso dia a dia! Espero que nossas ideias tenham te inspirado para um próximo look.

Se você curtiu estas dicas, talvez você se interesse por outras publicações sobre moda do nosso blog. Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com as amigas! Até a próxima!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.