Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Puffer jacket: Inspirações Para o Seu Guarda-Roupa!

A “Puffer Jacket”, ou simplesmente puffer (jaqueta acolchoada, em tradução livre do inglês) é uma peça de frio isolada com penas de pato ou de gansos. Bolsas de ar criadas pelo volume das penas permitem a retenção de ar quente.

Ela faz parte do chamado “estilo comfy”, tratando da união da moda com conforto, sendo ideal para ocasiões e circunstâncias em que não haja código de vestimenta muito rígido.

Nada mais é do que aquela peça preguiçosa, mas que não te deixa desleixada, podendo ser usada até num ambiente formal de escritório.

Apesar de algumas pessoas torcerem o nariz para ela, a puffer jacket tem a sua versão feminina e masculina e estamos aqui para inspirar você a construir produções com originalidade e estilo, dignas de quem a veste. Prontos ou não, lá vamos nós…

A história da Puffer jacket

Imagem com primeira puffer jacket
Fonte: latimes.com

O chamado “estilo confortável” começou a dar sinais na década de 90, com o uso de lingeries e camisolas e, hoje, a puffer jacket virou uma tendência e um “calorzinho no coração” para quem trabalha em casa – o que virou uma realidade durante a pandemia e uma opção depois dela -, ou em empresas tipo startup.

Característica também de um “estilo de rua“, que é bastante expressivo e reúne diversas tendências, em que as ruas se apropriam dos lançamentos das passarelas e traduzem cultura e identidades locais.

Aqui, as pessoas elegem peças, estampas, acessórios e tudo aquilo que faz sentido na sua realidade.

E a puffer jacket surgiu de uma história real de apuros…

Macia e confortável como uma almofada, a puffer jacket começou a ter sua história na moda construída, pelas mãos de Eddie Bauer, um homem corajoso e explorador norte-americano, que esteve perto de perder a vida por causa de uma hipotermia, durante uma viagem de pesca, na companhia de um amigo, em pleno inverno.

Ele era dono de uma loja de produtos esportivos e a criou no ano de 1935.

A primeira versão do que seria a puffer jacket que conhecemos hoje, era o Skyliner, um casaco com penas, revestidas por um tecido acolchoado.

O que veio em seguida, foram releituras de uma “pneumatic jacket”, aparentemente nada vendável e difícil de produzir em série.

Entre os anos 50 e 60, o casaco acolchoado em seda ganhou popularidade e logo na década seguinte, pensado para o vestuário feminino, a designer Norma Kamali criou o casaco Sleeping Bag e outras variações, com diversos nomes, aplicados a diversos contextos de baixa temperatura tomaram a cena nos anos 90, com uma cara meio vintage.

De cores neutras a cores vibrantes, ela dá para você diversas possibilidades de composição para você exercitar sua criatividade e descobrir como ela pode se destacar, e é isso que vamos fazer passar por aqui.

O estilo Comfy e a puffer jacket

Imagem com puffer jacket em estilo comfy
Fonte: guitamoda.com

Em sua maioria, os itens comfy são criados a partir de tecidos macios, leves, com modelagem mais ampla e solta e claro, sem adereços e com poucos detalhes que possam vir a incomodar ao vestir.

As calças de moletom e os tênis para os pés ilustram bem o que buscamos dizer.

A puffer jacket passeia bem por aí, e antes que você argumente que esse visual te parece desleixado ou informal demais, essa impressão é rapidamente desfeita, quando se investe em peças com tecidos diferenciados e bons acabamentos.

Essa quebra de paradigmas mostra que vestir-se bem ou mal tem mais a ver com a qualidade das peças que você tem a disposição, do que com esse ou aquele estilo propriamente dito.

Basta estar atento a algumas dicas, ao que mais te valoriza e abrir a cabeça para sair do óbvio e se surpreender!

A puffer jacket a as startups

O termo startup, do inglês, significa “começar algo novo” e é comumente relacionado à inovação no mundo dos negócios.

Sabe aqueles locais de trabalho nada formais? Aqueles onde você não tem um horário rígido para cumprir e não precisa bater ponto nem nada?

Um daqueles espaços onde se estimulam as boas ideias e mesmo o ócio criativo? Parece um sonho, não?

Empregos onde não se trabalha engravatado, nem se fica o dia todo em tarefas repetitivas ou na mesma posição…

Lá, com certeza, você iria poder vestir sua puffer jacket para trabalhar tranquilamente, sem ser alvo de olhares de estranhamento.

Essa jaqueta com ares de colchão inflável seria bem-vinda em organizações tidas como disruptivas, como a Google, por exemplo.

Uma das maiores e de maior sucesso empresas do mundo tem a liberdade como um de seus mais valiosos princípios, e não há dúvidas de que essa fórmula tem dado certo.

Isso significa ir na contramão de uma cultura que julga a qualidade do que você produz, simplesmente pelo modo como escolhe se vestir, o que já não tá com nada, faz tempo…

Puffer jacket e as baixas temperaturas

Imagem com puffer jacket usada na neve
Fonte: bedazelive.com

Apesar de o Brasil ser um país tropical e ter a fama de ostentar altas temperaturas durante o ano, existem regiões do país onde em épocas específicas, o clima se assemelha muito ao europeu e ao inverno norte-americano retratado em filmes, com granizo, neblina, neve, termômetros próximos ao zero ou mesmo negativos, e tudo ao que se tem direito.

Assim sendo, usar uma puffer jacket ou mesma tê-la no armário não é tão “over” ou fora de contexto quanto parece, para alguns de nós.

E em geral, ao contrário do que se vê nos Estados Unidos e na Europa, onde você consegue se isolar do frio dentro de casa, graças aos aquecedores, isso não acontece aqui no Brasil, ou seja, o frio ainda pode te incomodar bastante, mesmo depois de fechar a porta!

De rejeitada à queridinha do guarda-roupas: a jornada da puffer jacket

Os gomos separados e os enchimentos desse tipo de casaco apareceram também em xales, capas e até mesmo em calças que lembram roupas esportivas de neve, conforme pontuam especialistas do mundo da moda.

Num primeiro momento, pode-se dizer que a puffer jacket foi vista com maus olhos, uma vez que produz uma estética de silhueta aumentada, o que é o oposto de marcar as curvas do corpo, como faz a maioria das peças desejadas pelas pessoas.

As novas roupagens que a peça recebeu, lhe deram uma cara fashion, fazendo-a ir muito além da ideia de proteção contra as baixas temperaturas, mas sem deixá-la para trás.

Sabe aquele seu edredom favorito que você tira do armário e se esconde nele, para ver um filme e comer pipoca?

Pois bem… Essa sensação é parecida a de vestir uma puffer jacket.

A Psicologia e as interpretações para o uso da puffer jacket na atualidade…

A roupa é um dos elementos no campo das análises que podemos colocar enquanto indicativos e reflexos do próprio comportamento e da maneira de interagir com o mundo.

É consenso que quando se trata do tão falado “novo normal”, a pandemia nos trouxe muito mais que o reconhecimento da importância definitiva da internet, o empreendedorismo e a ideia de trabalhar em casa – há muito pouco tempo, discriminada – como opção.

Ela trouxe medos, adoecimentos e sintomas bastante singulares e característicos dessa geração, que presenciou o cenário ou que já nasceu inserido nele.

As máscaras, por exemplo, passaram obrigatoriamente a fazer parte do dia a dia das pessoas, impondo, também através do vestuário, o chamado distanciamento social.

O medo do contágio foi nosso grande fantasma nos últimos dois anos e também o responsável pelo aumento dos casos de prejuízos diversos em saúde mental. Mas, onde a puffer jacket entra nessa história?

Estudiosos e profissionais da Psicologia comportamental e de outras vertentes dessa ciência dizem que as jaquetas puffer passaram a ser vistas como uma tentativa de proteção contra o invisível (a contaminação pelo vírus).

Há quem argumente ainda que, por ser volumosa, a puffer jacket ocupa espaço. Com isso, as pessoas não podem se aproximar de você, sem causar necessariamente, uma indisposição com alguém.

E como esse foi um acontecimento em escala planetária, todas as partes do mundo aderiram à peça.

A puffer jacket como fenômeno

O cenário desenhado aqui e vivido por todos nós fez a peça protagonizar algumas façanhas que valem ser mencionadas: as buscas pelo item aumentaram 174%, segundo pesquisas do setor de moda, tornando-o um dos mais desejados no último trimestre, nos Estados Unidos, diante da flexibilização das medidas sanitárias.

Ao mesmo tempo em que esse produto ocupou o primeiro lugar da lista de mais procurados em lojas, na categoria feminina e masculina de uma vez.

Você conhece a maxi puffer jacket?

Imagem com maxi puffer jacket
Fonte: whowhatwear.co.uk

Se não, a gente faz as honras…

A maxi puffer jacket nada mais é do que uma versão mais alongada da puffer jacket. Elas são basicamente constituídas por um enchimento fofo (seja de penugem, seja o enchimento sintético) costurado no meio de duas camadas de tecido.

Parece que não, mas o isolamento é sim um fator importante, uma vez que além de manter você aquecido, também é o responsável por mantê-lo seco.

Em se tratando da nossa estrela e das possibilidades de isolamento térmico de que dispõe, no caso da penugem, além de reter mais calor, é mais leve, facilitando os movimentos do seu corpo dentro da peça – tudo isso, é claro, a um preço mais alto.

Já o caso do isolamento sintético, trata-se do total oposto: tende a menor liberdade de movimentos e menor retenção de calor, apesar de ser mais acessível, financeiramente falando.

A puffer jacket é mais comumente produzida com isolamento sintético.

Essa opção faz um ótimo trabalho isolante em condições úmidas e secas, portanto, o clima de onde vive, a sua necessidade e uma série de outras variáveis exercem influência sobre essa escolha e devem ser avaliadas com cuidado.

Mas, como usar a famosa puffer jacket?

Imagem com Kate Middleton usando puffer jacket
Fonte: hellomagazine.com
Imagem com Kim Kardashian usando puffer jacket
Fonte: eonline.com
Imagem com Katy Perry usando puffer jacket
Fonte: borodk – Pinterest
Imagem com Rihanna usando puffer jacket
Fonte: dailymail.co.uk

A peça que caiu no gosto de celebridades como Kim Kardashian, Rihanna, Kate Perry e até da princesa Kate Middleton, membro da família real britânica e duquesa de Cambridge, vai bem com lã ou linho, ou ainda unidas a moletons e camisetas soltinhas.

Há também as versões metalizadas, que dão ares de modernidade e a versão em preto também vai bem se você optar por um visual mais discreto, porque além de ser, digamos, minimalista, combina com qualquer outra peça de composição.

Se a sua puffer jacket for colorida, além de tornar o seu visual mais vibrante, você consegue montar looks lindíssimos, com um viés monocromático, isso fica a seu critério, seja você alguém mais extravagante ou mais delicado!

Pensando nisso, existem até opções de cores que vão desde cores como como menta, laranja, amarelo, rosa, vermelho e azul, podendo ser usadas com calças jeans, leggings, tênis ou botas.

Vale de tudo por aqui!

As puffer jacket são peças oversized

Aqui vai mais uma curiosidade para você: a título de informação, vale o registro de que a puffer jacket pode ser considerada uma peça oversized!

Esse é mais um termo da língua inglesa do qual a moda se apropriou, mas não se assuste, que traduzimos para você!

As peças chamadas de oversized recebem esse nome porque fogem da modelagem padrão e são confeccionadas com medidas maiores do que as convencionais, especialmente na largura dos ombros e das mangas. N

uma tradução literal para o português, a expressão significa “super dimensionada”.

Em resumo, você tem um estilo oversized se escolhe roupas práticas e maiores que você, tipo aquele camisão que você pega emprestado do seu pai ou namorado e cabe duas versões de você lá dentro.

E a regra vale para tudo dentro do guarda-roupas, tá?

É legal ressaltar também que apesar da proposta da “almofada”, “da preguiça” e da “modelagem gigante”, e toda essa brincadeira com as convenções e regras da moda (que a própria moda relativiza e desconstrói), as chamadas “regras de ouro” nunca “saem de moda”.

Importa sempre manter o equilíbrio, tomando cuidado com os excessos, afinal, ninguém aqui quer virar meme, sendo comparado a um saco de batatas, ou quer?!

É o fim do mistério: hora de mergulhar nas inspirações

Imagem com puffer jacket marrom
Puffer Jacket marrom – Fonte: Pinterest

Como vimos, existem puffer jackets tanto para homens quanto para mulheres e tanto em cores sóbrias e neutras quanto mais coloridas e vibrantes. Começamos os trabalhos por aqui com uma peça feminina, em tom terroso.

Repare na elegância dessa produção, da cabeça aos pés e nessa atmosfera de inverno transmitida apenas pela imagem…

A modelo está com o que parece ser uma saia cintura alta, acompanhada de blusa gola alta e bota do tipo cano alto nos pés.

A cartela de cores do look conversa em todas as peças e a nossa puffer jacket arremata, trazendo o frescor de uma cor mais vibrante e menos pálida. A bolsa, como acessório, harmoniza muito bem.

Em sua versão curta, como a da foto, também podem ser chamadas de puffer coat.

Imagem com maxi puffer jacket azul
Puffer Jacket azul escura – Fonte: Pinterest

Esse aqui é mais um look feminino e veio para mostrar que você pode vestir preto sem precisar parecer séria demais!

A puffer jacket em contraste com o jeans da calça e com a camisa num tecido que lembra o moletom, deixa a produção suficientemente jovial, moderna e descolada e faz com que a gente veja claramente a peça como possibilidade, incluída no vestuário do dia-a-dia, e não como uma coisa de outro mundo!

Essa versão é mais longa que a anterior, e falamos de modelos similares, linhas atrás. Se não lembra, volta e dá uma olhadinha!

Imagem com maxi puffer jacket rosa
Puffer Jacket rosa pastel – Fonte: Pinterest

Esse é mais um exemplo feminino de puffer jacket, dessa vez, colorida: mais precisamente em rosa pastel. Dessa vez, nos pés está uma sandália aberta, para mostrar que não há nenhum impedimento quanto a isso, além de estarem aparentes detalhes da peça, como bolso e botões.

A calça dobrada acima do tornozelo se encarrega do tom descontraído e dá o seu toque de charme ao resultado final.

Imagem com puffer jacket roxa
Puffer Jacket roxa – Fonte: Pinterest

E a gente mergulha nas cores também por aqui: olha que charme esse look girl, todo preto, com uma puffer jacket roxa!

Marcou ou não marcou presença? E o tênis branco nos pés deu ainda mais personalidade a produção, não acham?

A corrente na bolsa e a estampa na camiseta dão uma cara bem urbana e autêntica a essa nossa inspiração! Também falamos do estilo urbano por aqui. Sobe um pouquinho para conferir!

Imagem com puffer jacket branca
Puffer jacket bege – Fonte: Pinterest

Porque essa é uma cor coringa e não pode faltar. Em um tom quase neve, essa puffer jacket cai bem acompanhando roupas de toda cor, e é disso que a gente gosta, né não? Pois então ela também vem para cá!

O “visual preguiçoso” da cabeça aos pés não perde a elegância e ganha até óculos escuros para complementar. Esse look, como diria o Olaf – boneco de neve do filme Frozen – é um “abraço quentinho” que dá para sentir daqui!

Desse jeito fica super fácil essa história de brincar na neve…

Imagem com puffer jacket amarela
Puffer jacket amarela – Fonte: Pinterest

E essa roupagem meio rock’n’roll em amarelo mostarda, agradou alguém? Com saia de botões e meia-calça, podemos dizer que o visual está aprovado?

Super alegre e comunicativo, com esse aqui, eu diria que as definições de “zero defeitos” foram atualizadas com sucesso!

Imagem com puffer jacket masculina vermelha
Puffer jacket masculina vermelha – Fonte: Pinterest

Vamos de puffer jacket masculina? Porque sim, os homens também têm vez por aqui! O que dizem vocês desse lindíssimo modelo vermelho?

Cheio de atitude, não? Facilmente chama a atenção – no bom sentido – onde quer que chegue!

Imagem com puffer jacket masculina multicolor
Puffer jacket masculina (estilo color block) – Fonte: Pinterest

Mais uma inspiração para a homarada de plantão, dessa vez, no estilo color block, com faixas numa mistura de cores super interessante na peça, além do feicho frontal e do bolso, em zíper. Nada mal, não é?

Vaidade, estilo e autocuidado também são assuntos de menino… Caprichem vocês também!

Para não perder de vista, um apanhado:

Depois de toda essa viagem que fizemos, o resultado fica nesse check list. Muita atenção, que a gente passa tudo a limpo – A puffer jacket vai bem com:

  • jeans
  • biker shorts ou leggings
  • mistura de estilos (tênis, botas, saias, vestidos, meia-calça, drapeados e estampas)

E essas são só algumas das opções. Boas doses de criatividade e bom senso te farão ousar na medida certa, encontrando a expressão que mais combina com você!

Corre e vai lá se aquecer com a sua puffer jacket novinha!

Viram só como falar de moda é tudo de bom? Esperamos ter esclarecido dúvidas sobre esse artigo do vestuário e feito ao menos você considerar a possibilidade de se aproximar dele, se por acaso esteve ou já foi resistente.

Há páginas mais específicas também, com dicas especialmente pensadas para o uso masculino da peça, e vale dar uma olhada nisso também, seja para você mesmo ou para os homens da sua vida.

Mais dicas para o uso de puffer jacket estilo cropped (até a cintura) ou ao joelho, você acha em diversos canais no youtube. Para guardá-la opte por um saco de compressão, para ocupar menos espaço no guarda-roupa.

Cuidado para não fazê-lo um elefante branco no seu armário, mas se você é viajante, a peça está esperando por você.

Dito isso, nos despedimos por aqui.

Até a próxima…

você pode gostar também
Comentários