Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Franja Bardot – Brigitte Bardot Ditando a Moda dos Fios

Para começar, a franja Bardot é uma franja do tipo cortininha, sabe? Ela é cortada em camadas e tem bastante volume.

Recebe esse nome graças a Brigitte Bardot, bastante famosa e influente nos anos 60. Movimento, personalidade e sensualidade são a marca desse detalhe do corte, que fará toda a diferença no visual por completo, diante do espelho.

Esse tipo de franja foge do padrão milimetricamente cortado, aparecendo um pouco mais desconstruída. Também conhecida como curtain bangs.

Considerada uma tendência vintage, ela já possui mais de 250 mil postagens no Instagram e mais de 1,4 bilhões de visualizações no TikTok.

Curtas no meio e longas nas laterais, aderir a elas pode ter enormes vantagens e também serve para mostrar que uma moda retrô passa longe de significar algo velho. Vamos às inspirações!

Imagem com Franja Bardot (origem da tendência)
Franja Bardot (origem da tendência) – Fonte: Pinterest

Brigitte Anne-Marie Bardot é uma atriz e ativista francesa, que iniciou sua carreira artística como cantora e modelo. Ficou conhecida por suas iniciais BB, e foi considerada um dos maiores símbolos sexuais dos anos 50 e 60.

Com volume no topo da cabeça e fios soltos ondulados, a francesa conquistou o mundo e é referência nos salões e editoriais de moda até hoje.

A franjinha é originalmente indicada para quem tem um rosto mais redondinho ou oval, qualquer mulher pode optar por esse corte.

Rafa Kalimann, Jennifer Lopez, Duda Reis, Camila Coutinho, Bruna Marquezine e Glória Pires são algumas das atrizes brasileiras que aderiram à tendência.

Assim como o corte de cabelo “Long Bob”, essa franja é ideal para quem quer um novo ar no visual mas sem uma mudança muito drástica ou radical.

Imagem com Franja Bardot em cabelo ruivo
Franja Bardot em cabelo ruivo – Fonte: Pinterest

“Pego a parte central da franja e separo. Aí torce e apara” – é o que declara Isis Valverde sobre o corte, que é tendência e ela mantém sozinha e em casa. A atriz Isis Valverde também exibe rosto redondo, portanto, no caso dela, recomenda-se optar por um corte que tire o foco das bochechas.

O nome pode até estar em inglês (“curtain” significa cortina em português), o desenho remete exatamente a uma cortina, com uma parte para cada lado quando dividida ao meio, mas que também pode ser usada de um dos lados, fazendo, no rosto, o visual de uma janela.

Ah! A demanda de manutenção do corte também é baixa, o que conta como uma vantagem, na hora de escolhê-la para repaginar a própria imagem.

Imagem com Franja bardot com coque desconstruído
Franja bardot com coque desconstruído – Fonte: Pinterest

Ela ajuda a alongar a aparência do rosto e também cobre a linha de nascimento dos fios na testa, inclusive se a pessoa tiver entradas ou falhas. Para se ter uma noção básica sobre ela, fica alguns centímetros abaixo dos olhos.

Para rostos quadrados, uma boa opção é adotar a franja bardot com um corte de cabelo médio ou longo repicado, para suavizar as linhas marcadas do maxilar. Para o rosto diamante e o triângulo invertido, cortes médios ou longos com camadas, começando na altura do queixo, são perfeitos caminhos.

A franja bardot pode ser usada tanto com cabelos soltos quanto em penteados! Seu comprimento mais longo que a maioria dos outros tipos de franja faz com que acompanhe diversos tipos de corte de cabelo, além daquele repicado.

Imagem com Franja Bardot em 3 modelos
Franja Bardot em 3 modelos – Fonte: Pinterest

Ela rejuvenesce qualquer pessoa, dando um ar casual, em mulheres, de quaisquer estilos, como se vê nas fotos acima. Além disso, de modo geral, as franjas conseguem até mesmo realçar a maquiagem, atraindo mesmo os olhares de quem passar por você!

A franja Bardot deve ser cortada em camadas, com navalhas e tesouras desfiadeiras. Com muito volume, ela deve ser posicionada na altura da sobrancelha. Fios finos ou mais grossos, cacheados ou lisos, cabem nessa franja, que passa muito longe de infantilizar a imagem da mulher.

O corte dessa franja lembra muito um “v” invertido. Outro fator importante a ser levado em conta aqui é o tamanho da testa. Dependendo se sua testa, é mais longa ou mais curta, você pode brincar com diferentes comprimentos e posicionamentos para os fios da sua franja.

Imagem com Franja Bardot em cabelo curto
Franja Bardot em cabelo curto – Fonte: Pinterest

A hashtag curtainbangs já tem mais de 100 mil postagens no Instagram e 500 milhões de visualizações no TikTok, e os números só estão aumentando.

Estilizar a franja quando o cabelo estiver molhado ou úmido, jogando todo o volume para a frente do rosto também é uma boa pedida.

Assim, quando o cabelo secar, a franja já estará moldurada, sendo finalizada apenas com as mãos ou um pincel.

Com o “V” invertido, ela mantém a testa à mostra, e a parte mais curta da franja fica justamente no meio dela, mantendo a divisão do cabelo.

A partir dessa referência central, o cabelo vai sendo cortado gradualmente, de forma que a parte mais longa termine no topo das maçãs do rosto.

Mesmo crescida, essa franja continua com corte.

Imagem com Franja Bardot loira e morena
Franja Bardot loira e morena – Fonte: Pinterest

É importante ficar muito atenta no corte desfiado e em camadas, alinhando com a altura dos olhos.

A franja não tem a ver com a idade da pessoa, mas ela tem que ter um contexto, uma vez que franjas podem ser um super acerto ou um grande erro dependendo do seu formato de rosto e estilo!

Com esse tipo de cautela, cada mulher pode apostar no seu visual de uma forma muito mais confiante.

A franja cortininha funciona muito bem em cabelos curtos, médios e longos, e também pode ser combinada com os cortes do momento, como o long bob – como já pontuamos – e o shaggy hair. E para complementar o seu corte, você pode variar o acabamento.

Imagem com Franja Bardot em cabelo comprido
Franja Bardot em cabelo comprido – Fonte: Pinterest

Com essa franja, você ainda tem a opção de estilizá-la de acordo com o visual que deseja no dia, tendo como aliado os finalizadores de cabelo.

Como vimos por aqui, um simples rabo de cavalo ou coque ganha muito mais charme com a franjinha na testa. E para dias que você quer apenas alguns fios emoldurando o rosto, se jogue nos acessórios de cabelo, como presilhas, grampos ou lenços.

A “curtain bangs” já está desfilando por aí e inspirando muita gente. Esse modelo é uma espécie de degradê.

Ela muda o rosto em algumas tesouradas e, muitas vezes, parece a solução para muitos dos nossos problemas. Quebra da monotonia, vontade de mudar ou ato de rebeldia: cortar a franja pode ter diversos significados.

Imagem com Franja Bardot em estilo sexy
Franja Bardot em estilo sexy – Fonte: Pinterest

Fica a dica: Cabelo oleoso tem a tendência a pesar mais e perder um pouco do movimento. Já a pele oleosa, somada a uma franja, pode agravar ainda mais a sensação de fios um pouco pesados.

Para algumas franjas desse tipo, basta jogar o ar do secador para baixo, para a direita e para a esquerda, para a franja simplesmente deixar cair. O “Shaggy” também faz jus à moda retrô.

Ele, em tradução livre, significa desgrenhado.

Para quem está em transição capilar, ele também é perfeito: as camadas desfiadas se destacam mais em cabelos ondulados e cacheados, ajudando, inclusive, a renovar o cabelo eventualmente danificado por química, para manter a saúde dos fios.

O visual da franja cortininha já foi considerado o corte do ano pelo Pinterest.

Imagem com Franja Bardot primaveril
Franja Bardot primaveril – Fonte: Pinterest

Esse tipo de corte é mais fácil de modelar do que as franjas tradicionais que pedem por maior atenção. Uma dica é aplicar um pouquinho de pomada nas pontinhas para evitar o frizz. O cabelo curto com franja é uma das principais tendências para esse ano!

O cabelo curto com franjão, como a cortininha, é uma ótima opção para as divas que desejam apostar em um corte curtinho, mas que ainda têm um certo receio em investir na franja curta. Ou seja, se você não quer uma mudança radical na franja, esse modelo pode ser perfeito para você!

Os cortes de cabelo curto cortados na altura do queixo são os que mais combinam com a franja bardot para não pesar o visual.

Imagem com Franja Bardot num cabelo iluminado
Franja Bardot num cabelo iluminado – Fonte: Pinterest

Ela é ideal para quem quer um visual com mais atitude, para você que deseja se sentir mais poderosa com esse look que está sempre em alta.

Em geral, ela fica mais bem alinhada se estiver um pouco acima das pálpebras e um pouco abaixo das sobrancelhas.

A tendência conquistou não só as celebridades e as influencers, como também uma grande parte das mulheres de todo o mundo.

Elas não precisam necessariamente ter aquelas “pontinhas” direcionadas para fora, apenas serem repartidas ao meio já torna o corte fiel.

Ressaltamos que é importante que você lave o rosto com água fria pelo menos duas vezes por dia, para evitar que a oleosidade da testa deixe a franja cortina também oleosa.

Além disso, evite passar a mão com frequência na franja, já que a atitude estimula a produção do sebo, o que pode resultar em uma franja mais oleosa e com sujeiras.

Imagem com Franja Bardot em cabelo médio
Franja Bardot em cabelo médio – Fonte: Pinterest

Se algum dia as franjas começaram curtinhas, agora, meses depois, aparecem alongadas e misturadas ao cabelo.

Se falarmos novamente em números, o Pinterest estimou um aumento de 600% na busca por esse tipo de franja.

Para fazer o teste da franja sem precisar cortar o cabelo, tudo que você precisa fazer é puxar uma mecha frontal do seu cabelo e levá-la até a outra lateral, passando pelo alto da testa.

Depois, é só prender essa mechinha por baixo do cabelo com grampo.

Não existe apenas um, mas sim vários modelos de franja que variam tanto no formato quanto no comprimento.

Imagem com Franja Bardot em visual retrô
Franja Bardot em visual retrô – Fonte: Pinterest

A franja é feita com um volume generoso de cabelo. Em rosto redondo, ela destaca as bochechas, em rostos longos, há uma área maior de rosto.

A moda começou a crescer em 2020 aqui pelo Brasil e a influenciadora Gabi Brandt foi uma das responsáveis por tornar esse corte de franja em uma tendência de 2021.

Franja é que nem camisa branca e jeans: nunca sai de moda e o diferencial das franjas longas é o poder que elas têm de estreitar uma face comprida.

Até os dias atuais, a franja Bardot é a marca registrada de muitas seguidoras do estilo french chic. A fashionista sueca que adotou o french style, Matilda Djerf, é a dona da franja cortina mais pinada do Pinterest, desde 2017.

Imagem com Franja Bardot em look de verão
Franja Bardot em look de verão – Fonte: Pinterest

Antes de passar a tesoura na franja, há alguns detalhes que devem ser observados, como olhos muito próximos ou nariz muito afilado também não combinam com franjas, é o que dizem alguns especialistas em estilizar os fios.

Quem já teve franja uma vez na vida, sabe: ela demanda um pouco mais de atenção, porque nem sempre fica arrumada, sobretudo após lavar os cabelos.

Para evitar isso e ficar com fios alinhados e bonitos, é preciso secar a franja logo após o banho, já que ela costuma secar rapidamente.

Se você tem seguido as estrelas atuais, você sabe que Dakota Johnson (atriz de Cinquenta Tons de Cinza e companheira do vocalista da banda Coldplay) sempre usou essa franja e continuará a fazê-lo por um longo tempo!

Para quem quer um visual Bardot total, pode usar e abusar de um cabelo loiro, que o resultado será muito similar à referência (loiro mel, cinza, dourado, polar).

Imagem com Franja Bardot em cabelos cacheados
Franja Bardot em cabelos cacheados – Fonte: Pinterest

Aqui, uma franja de cortina grossa, que é arrumada em cada lado da face. Quando a gente acha que já viu todo tipo de tendência capilar, vem uma nova proposta para nos fazer enlouquecer a mudar de visual novamente.… E lá vamos nós!

As blogueiras e influenciadoras também ditam e repercutem as tendências nesse sentido, dominantes nos dias atuais.

Você pode apostar nesse visual que é certeiro. Se você também sempre ouviu pessoas dizendo que as franjas não combinam com a estação mais quente, é hora de mudar, e os modelos compartilhados estão aqui para provar.

Não faltam motivos para você se jogar na trend que vai transformar você.

Imagem com Franja Bardot em cabelo volumoso
Franja Bardot em cabelo volumoso – Fonte: Pinterest

O segredo está em prestar atenção à quantidade de cabelo que integra a franja. Se forem poucos fios, há chance é que ela fique armada e sem forma.

Para saber se uma franja cai bem em você, outro truque simples: junte os dedos médios e indicadores e posicione acima da sobrancelha.

Se os dois dedos praticamente tocarem a raiz dos cabelos, significa que você tem uma testa muito pequena e, por isso, a franja pode achatar o seu rosto, o que geralmente, não é o efeito esperado.

A enorme repercussão do corte curtain bangs, naquela época, fez com que seu uso se reinventasse e evoluísse para contemplar dos fios lisos aos cacheados, e dos tons de cabelo mais escuros aos mais claros.

Imagem com Franja Bardot - Brigitte em preto e branco
Franja Bardot – Brigitte em preto e branco – Fonte: Pinterest

Fechamos nossa lista com mais uma imagem da Brigitte, com quem a abrimos, linhas atrás. A musa inspiradora da franja que virou febre está de volta para trazer novidade: A Soft curtain bangs.

A curtain bangs na versão soft, nada mais é do que a franja cortina alongada, pois, diferente da tradicional, que tem seu início acima da sobrancelha, ela fica um pouco acima da altura dos olhos.

Como seu próprio nome indica, a soft curtain bangs é um corte mais suave.

Desde o começo da pandemia somos constantemente bombardeados de mudanças no visual, das mais leves às mais radicais, vale tudo, e as franjas não escaparam dessa onda da vitamina T, de tesoura.

Franja Bardot além do tempo

Uma franja que viajou décadas e veio direto do túnel do tempo para o século XXI, especialmente para embelezar você!

E se você tem medo de mudar o visual, começar com a franja é dar pequenos passos em perceber como irá se sentir, se algum dia quiser encarar uma mudança maior, e em todo o cabelo.

Bons produtos e um profissional de qualidade lhe farão passar por transições como essa com maior tranquilidade, e também de modo mais consciente do seu desejo e do resultado provável – afinal, mesmo com referência, nenhuma reprodução ficará idêntica a ela.

Isso, não necessariamente pelo trabalho do profissional, mas porque cada mulher é única, assim como cada cabelo, a forma como reage a produtos e intervenções, e inclusive, as suas condições de cuidar do cabelo pós dia de salão.

Todas essas variáveis têm de ser levadas em conta, e o corte perfeito, tem que ser aquele que traga evidência ao que tem de melhor. Traduzindo: o corte perfeito para você!

Muito mais que a franja Bardot: tem estilo para todo mundo

Nem só de cortininha ou do “modo Brigitte Bardot” vive o mundo das franjas, e nós vamos mostrar para você – se liga nessa lista de possibilidades que elas podem apresentar:

  • Franja reta;
  • Franja lateral;
  • Franja Bardot;
  • Franja longa;
  • Franja curta;
  • Franja repicada ou desfiada.

Tudo depende tanto do comprimento, quanto do caimento dos fios, e do vai e vem da moda e das estações a cada ano.

Isso mostra que nada é definitivo e que nós mesmos podemos nos reinventar, experimentando de tudo um pouco. No guarda-roupas, nos cabelos e na vida, porque ela está sempre em movimento!

É hora de arrasar com sua franjinha pra lá de jovial

Sinônimo de glamour e sofisticação, elas são mais antigas do que se imagina.

Os primeiros indícios históricos a respeito das franjas, data do ano 60 a.C., quando Cleópatra, a mais famosa rainha do Egito, se usou do estilo para influenciar os homens pelo poder de sedução que o corte causava.

Elas porventura, podem ser muito associadas à infância, mas adiantamos que essa é uma visão bastante reducionista da coisa: As franjas são sexys, sofisticadas e supermodernas, especialmente depois dos 40. Mulheres maduras podem perfeitamente usar esse visual, sem receio.

Já são mais de 100 anos de história (e looks) nos inspirando, quando o assunto são essas belezinhas, evoluindo, em consonância com as mulheres e suas conquistas.

Nos fios de cabelo ou como charme nas roupas, elas estão por todos os lados e demonstram o seu valor, também entre os homens! Multicoloridas ou no melhor estilo rock, gótico, não será difícil esbarrar com elas por aí.

De um jeito ou de outro, vieram para ficar!

você pode gostar também
Comentários